As velas ardem até ao fim

As velas ardem até ao fim Sándor Márai

Resenhas - As velas ardem até ao fim

iammoremylrds 11/01/2021

é uma leitura fácil e rápida, apesar do início dele ser bem monótono, ele é recheado de questionamentos que colocam o leitor para refletir, isso por meio dos diversos assuntos abordados nele

Azev 29/02/2020

Leitura fácil e rápida
É um livro que nos leva de volta ao século passado, acompanha a história de vida de dois homens que se conheceram desde crianças e cuja amizade foi tão forte que durou duas décadas. No entanto, apesar de tudo, um dos amigos foge para o outro lado do mundo, e um segredo perturbador preenche o vazio das suas vidas.
O livro narra o reencontro destes dois homens, separados pelos segredos e pela distância, após 41 anos esses segredos são desvendados durante um jantar, em que as velas ardem até ao fim.

O livro é pequeno, pois tirando as primeiras páginas de contexto, o restante é apenas a narração do jantar em que ambos conversam.
O livro aborda temas que fazem o leitor pensar e questionar-se a si próprio e aos valores da vida, como a amizade, companheirismo, amor à pátria, a fidelidade e o amor.
Senti que a ultima parte (a parte em que os segredos eram desvendados) foi muito aborrecida, pois o livro foi narrado pela perspectiva do general, e na hora da verdade foi somente ele que narrou tudo, quase um monólogo o tempo todo, páginas e páginas intermináveis em que eu torcia para que o seu convidado também tivesse a oportunidade de falar e explicar a sua versão dos factos. Mas nada disso aconteceu, o passado é revelado, mas apenas de uma parte, o convidado quase não falou nada, não se explicou, e no final cada um segue seu caminho. Achei o final muito inconclusivo, senti que ficaram coisas pendentes, o que foi triste pois eles se separaram e após o reencontro morreriam sem se reencontrar de novo. Também fiquei sem saber se o general estava tendo um caso romântico com a sua ama, ou se apenas se tratava de uma amizade terna e profunda.

Enfim, gostei muito do livro, mas a parte do monólogo e a falta de atenção dada ao convidado Konrád durante o mesmo me desiludiram um bocado.

Glauber 22/05/2020

Livro pequeno e profundo
É considerada uma obra-prima do escritor húngaro.

A obra fala sobre um general, que recebe a visita de um grande amigo, após mais de quarenta anos sem se verem.

A gente descobre que esse encontro era, de certa forma, esperado pelo general, pois queria sanar algumas dúvidas sobre algo que aconteceu envolvendo essa amizade.

Durante a narrativa, há reflexões sobre amizade, amor, memória, velhice, solidão, paixão, rancor, tempo etc, de um modo ao mesmo tempo singelo e eloquente.

Para quem gosta de reflexões filosóficas sobre a vida, é um prato cheio.

S. G. Conzatti 03/10/2019

Uma história que é quase um monólogo no qual o dono da casa vai divagando sobre suas lembranças e mágoas do passado que envolvem seu visitante, um antigo amigo. O modo como o autor demonstra os sentimentos que remoemos por anos, a solidão e a dúvida é profunda de um modo verdadeiro. Um belo livro sobre ser apenas humano.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

MaywormIsa 27/05/2022

O monólogo sucede até o fim
Eu sei, peguei pesado com o título, mas é algo que eu gostaria que você soubesse de pronto antes de ler a obra. Tudo acontece em memórias do narrador personagem contando para seu amigo em uma noite chuvosa na sala de estar, 41 anos depois de terem ficado sem se ver.

O filho do General e seu melhor amigo dividiam uma amizade muito bonita e poética. No entanto o filho do general fica a espera de 41 anos para confrontar o amigo que o abandonou fugitivamente sem deixar rastros ou bilhetes, e esse confronto é o que deveria ser o ponto alto do livro.

No entanto, o que acontece é que o amigo é passivo, abre mão de falar qualquer coisa, e deixa o filho do General ficar num monólogo extenso por mais de 100 páginas sobre assuntos diversos (que são ótimos), e mesmo quando faz perguntas, ele mesmo se responde.

O final é surpreendente.

O que eu mais gostei, é que ninguém precisava ser extraordinário nesse livro, pra ser especial. Nini é uma personagem que nos causa um quentinho no coração, e ela praticamente nem fala nada durante todo o livro.

O autor tem um jeito especial de escrever sobre as coisas, transformando o cotidiano, o usual, o banal, o que passa batido por nós, em algo delicado, curioso, e nos convida a olhar a vida ao nosso redor com mais atenção e beleza.

Achei um pouco prolixo o monólogo, mas também, se fosse direto ao ponto o livro acabaria em menos de 50 páginas. Já te aviso que não tem ação, nada de fato está acontecendo a não ser uma conversa tensa cheia de flashbacks e pensamentos.

Letícia 12/11/2020

Um pouco confuso na minha cabeça.. é possível entender mas é estranho a ausência de resposta para tantas perguntas.

Elisabete.Costa 30/01/2022

Livro muito bom, que recomendo vivamente.
Historia de amor, onde as contradições da vida estão bem patentes e permitem fazer o percurso de vida dos protagonistas.

Mafalda 25/03/2023

Não é o tipo de leitura para mim. Só li para fazer apresentação na aula de português e para um livro tão pequeno parecia que nunca mais acabava. QUE RAIVA dos diálogos (mais um monólogo do que um diálogo) de uma fala em 5 pinas cheias de descrição mas parece que a história não se desencolve.
Ok percebi a teoria toda e tudo o que aconteceu mas o final foi horrível estava à espera que fosse ter pelo menos algo que eu nubca imaginaria jo fim mas não eles simplesmente ficaram o livro inteiro sentados a falar nada com nada...

Julio.Argibay 26/10/2018

No fio da suspeita ...
Um livro com uma temática tocante, cercada de mistério e meio que improvável. O romance é a estória de uma vida, ou se preferir, três vidas, como melhor desejar. O enredo é desenvolvido nas entrelinhas, em segredo, aos poucos, com subterfúgios, silenciosamente. Outrossim, há um trecho, que lembra um monólogo filosófico, contado a partir do terço final da obra, através de elucubrações de uma mente inquieta, intranquila e solitária. O velho traz consigo segredos, cumplicidades e ao mesmo tempo ele precisa de respostas, ou não, apenas eh preciso queimar as evidências e manter as aparências. Sendo assim, continuamos com as divagações filosóficas sobre o sentido da vida; sobre as grandes paixões mal resolvidas; antigas e sólidas amizades, traições não reveladas. Mas chegou a hora de fugirmos para os trópicos. Lá eh mais seguro. Nesse momento eh mostrada a vivência do amigo de infância, em terras longínquas: do povo e da forma de viver dessa região, descrita como perigosa. Além, do jeito indolente com que essas populações vivem, nos leva para um cenário muito diferente do mostrado pelo autor até agora e na parte final do livro. Os personagens são bem arredios, misteriosos, talvez inconclusivos, no sentido de que coisas, fatos, estórias são escondidas e ainda não foram reveladas. Há sempre uma dúvida no ar. Algo mal resolvido, algo não contado. Então seguimos a diante. Vamos aos personagens: a ama ? idosa, fiel, dedicada e companheira de uma vida ou mais de uma, com um passado nebuloso e sofrido. Achei mesmo que era a própria mãe do personagem principal, essa é a velha Nini, se não me engano. Bom, com certeza há um mistério ai nessa relação. Vamos a Kristyna - a esposa, sua pessoa não foi tão explorada, como as demais. Aparece mais na parte final e é retratada, apenas, como lembranças de uma mente já idosa e cansada. O que a torna misteriosa e distante, inatingível. Finalmente, o amigo de infância, Konrar, também esqueci a grafia do nome. Eles possuem uma amizade muito próxima, são confidentes desde cedo, em alguns momentos até demais, nem sei... tem coisa ai. Mas pode ser pura maldade dos invejosos de plantão. Porém, mudando de assunto. Há um paradoxo entre os amigos, sempre presente, entre a riqueza de um e a pobreza do outro. Resumindo, caros amigos ... eh um bom livro. Inté mais.

MarcosQz 22/11/2018

E que fim...
Poderia ter dado 5 estrelas, mas não achei justo, a leitura de início é bem monótona e sem grandes emoções. Detalhes das personagens são dados aos poucos, Konrád é quase secundário, o General é quem narra tudo basicamente, quase um monólogo.
As histórias por trás da história central são cativantes, os segredos, os mistérios, os amores, até mesmo a morte, tudo é carregado de segredos. A amizade entre esses dois homens, abalada por motivos questionáveis, é toda a história. 41 anos depois eles se encontram para uma grande conversa, o que poria fim aos segredos e dúvidas do passado, que eles encontram, entre seus mistérios e amores.
A amizade entre os dois é romântica, não no sentido mais literal, mas existe uma cumplicidade, existe algo de mais forte ali, puro, e perigoso.
Inveja, cobiça, desejo, ciúme, tudo isso e mais além temperam esse livro, mas faltou algo mais, algo mais profundo do que ele foi e é.

Célia 20/03/2023

Um livro que dá vontade de agarrar o protagonista e abaná-lo pelos ombros.
Que escrita tão envolvente e poética e ao mesmo tempo tão sem ação nenhuma que me fez querer largar o livro e voltar a pegar nele uma e outra vez.
Uma escrita excelente mas uma narrativa tão monótona que me fez demorar muito para concluir esta leitura
Li 18/04/2023minha estante
Eu li em 4 horas,mas acreditando que fosse acontecer algo passional, esperando que um dos dois desse um basta a tanto falatório e partisse pra um duelo...

Kris 26/01/2022

Livro que tem uma narrativa que possa parecer cansativa, mas que me fascinou do início ao fim. E um desfecho muito bom.

Alexandra153 31/05/2023

Num castelo remoto, dois amigos reencontram-se passados 41 anos. No decorrer de um jantar, um dos amigos reflete sobre o motivo dessa separação por tantos anos.
Um livro com muitas passagens que convidam à reflexão.
Gostei!