Mayombe Pepetela

Resenhas - Mayombe

Mariana 28/10/2022

esse aqui eh emocionante? pensa em um livro que te surpreende e ainda te arranca umas lágrimas.
obg fuvest

João 24/10/2022

indicadissimo
livro que retrata muito bem o dia a dia do Mayombe durante o momento de luta pela libertação de Angola. Tudo se passa ao redor de guerrilheiros do MPLA e é muito bem descrito.

Olívia Farias 14/10/2022

Quando se trata de liberdade, a luta supera as diferenças
Mayombe diz sobre a luta pela libertação de Angola e todo o movimento que foi levantado.
A história se difere dos outros livros que tratam de guerra por ser narrado em primeira pessoa, porém, não apenas por um narrador, e sim por vários, onde guerrilheiros falam sobre o que está acontecendo naquele cenário, sobre sua cultura, amores, as questões tribais, miscigenação e como eles e enxergam o mundo de acordo com seus conceitos filosóficos. Mesmo com tantas diferenças, o ponto em comum que os une é a luta pela libertação do país em que vivem.

Léia Viana 20/09/2022

#12livrospara2022 - livro de Agosto.
É sabido que nada na vida é unanimidade. Quem dirá os livros! Pois bem, esse livro foi muito bem comentado por muitos booktubers e tem resenhas enaltecendo a criatividade de sua escrita.

Eu confesso que não me adaptei a escrita, não curti como os fatos foram contados e está tudo bem quanto a isso. Se você gostou, fico feliz, afinal, o que seria do amarelo se todos gostassem do preto não é mesmo.

Algumas reflexões no livro são bem interessantes e quero compartilhar duas delas com vocês:

"É bom esclarecer que raros são os outros, o Mundo é geralmente maniqueísta."

"Quem não quer estudar é um burro e, por isso, o Comissário tem razão. Queres continuar a ser um tapado, enganado por todos... As pessoas devem estudar, pois é a única maneira de poderem pensar sobre tudo com a sua cabeça e não com a cabeça dos outros. O homem tem que saber muito, sempre mais e mais, para poder conquistar a sua liberdade, para saber julgar. Se não percebes as palavras que eu pronuncio, como pode saber se estou a falar bem ou não? Terás de perguntar a outro. Dependes sempre de outro, não és livre. Por isso toda a gente deve estudar, o objetivo principal de uma verdadeira revolução é fazer toda a gente estudar. Mas aqui o camarada Mundo Novo é um ingênuo, pois que acredita que há quem estuda só para o bem do povo. É essa cegueira, esse idealismo, que faz cometer os maiores erros. Nada é desinteressado."

Se eu recomendo a leitura? Claro que sim! Você deve ler se quiser, e mesmo esse livro do qual não gostei como muitos outros, tirei boas reflexões dele.

Kirla 19/09/2022

Achei maravilhoso que estava esperando um livro de guerra, com tiros e bombas e violência e o que recebi foi natureza humana e política. Os nomes dos personagens são difíceis de entender no início, mas depois tudo fica lógico e fluido. Não é um livro pra ler num fim semana pq tu lê e fica pensando, repassando diálogo, traçando paralelos. É uma ótima leitura!

viana 31/08/2022

eee
leitura da escola, o comeco é lento, demorei umas duas semanas até a página 60, mas devorei o resto em alguns 2 3 dias, muito boa a história da Oninda e o comandante, o que dificultou mais o começo da leitura foi a identificação entre o sem medo e o comandante, demorou a entender que eram a mesma pessoa, queria que no epílogo houvesse uma atualização da história do comissario w seu romance mas no geral foi uma boa leitura.

Julia.Dani 17/08/2022

Mayombe
São tantas camadas de discussão política e também sobre a natureza humana que eu sinto como se devesse reler para conseguir pegar todas as mensagens. É um livro que cativa o leitor ao mesmo tempo que mostra diversos pontos políticos de uma forma tão diluída que parecem questões humanas e simples do dia a dia.

érika 17/08/2022

mayombe
Mayombe é um livro que conta sobre alguns guerrilheiros durante o movimento do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola). Ao longo do romance, são tidas diversas reflexões e pontos de vista (o que torna o livro interessante). Em geral é um livro muito bom de se ler.

xLeoSaraiva 10/08/2022

"[Os senhores] fazem a guerra, em parte, como quem joga à roleta: é um meio de se confrontarem com o outro eu".
Além de ser uma leitura bastante pertinente, "Mayombe" é o típico livro pelo qual não sei por onde começar a escrever uma resenha (rsrs). Em meio a tantos detalhes, tantas reflexões e minuciosidades, a presente obra traz uma mistura de ficção e história, de utopia e realidade.
Escrito por Pepetela, um ícone da literatura angolana, "Mayombe" relata a campanha dos militantes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) durante a guerra de independência do país. Na história, conhecemos o Comandante Sem Medo, uma figura extremamente enigmática, imponente, de grande prestígio entre seus camaradas combatentes, mas também muito malquisto por outros. Ao longo de pouco mais de 200 páginas, conhecemos as principais fragilidades por trás de toda a imponência de nosso protagonista, suas angústias e expectativas diante da guerra e do futuro de Angola.
Fiquei muito impressionado com a abordagem conflitiva dos aspectos raciais, do tribalismo, da influência religiosa, dos processos de aculturação e de muitos outros atributos como parte do cotidiano dos guerrilheiros. Em alguns momentos, temos a impressão (correspondida pela História) que além de travarem uma luta contra o exército colonial português, os angolanos tinham uma série de conflitos entre si que dificultavam o processo de independência, retardando-o.
Em suma, é um privilégio poder ser apresentado à história de um país por meio de uma leitura tão profunda como essa. Recomendo muito!

SARAIVA, L.

Gybak 06/08/2022

A angústia de não se sentir parte de lugar algum
Personagens que se sentem angustiados com o futuro de sua pátria, o qual também representa uma incerteza sobre o porvir de suas próprias vidas. A angústia de se sentir rejeitado por todos e de ter que provar o tempo todo que merece confiança, admiração. De não pertencer nem ao sim, nem ao não, mas ao talvez - e de saber que o "talvez" é odiado por todos...

Clara 14/07/2022

Mayombe
o livro se passa durante a Guerra de independência da Angola, achei q seria um livro parecido com Terra Sonâmbula, do Mia Couto, já q se passa na guerra de independência de Moçambique e os dois países tem muita história em comum, mas n podia estar mais errada, mayombe foca mais no lado político, mostrando as qualidades e os defeitos do movimento

arthurzito 23/06/2022

Demorei um bom tempo para finalizar esta leitura, achei que a história era muito profunda e que aproveitaria mais do livro se lesse num ritmo mais lento. Mayombe é um livro fantástico e me surpreendeu muito.
A história acompanha a guerra de libertação da Angola e a vida dos guerrilheiros que lutam contra as tropas portuguesas. O autor centra o foco da narrativa nas experiências e nos pensamentos dos guerrilheiros, representando uma guerra lenta e dando mais espaço para os conflitos internos da base militar.
A narração é feita em terceira pessoa e em grande maioria focada no comandante da base, Sem Medo. Em outros momentos a narração é posta em primeira pessoa, onde os pensamentos de um personagem próximo também se destaca. Achei isso uma marca interessante da fluidez do livro.
Um detalhe que eu gostei bastante também é que a floresta que dá nome ao livro, o Mayombe, é onde fica a base militar dos angolanos e em momentos de reflexão e tensão se apresenta poeticamente nas palavras do autor. O texto têm várias discussões importantes, como a guerra colonial, o tribalismo que divide os guerrilheiros, comunismo e amadurecimento pessoal. Diálogos muito enriquecedores!

"Os meus guerrilheiros não são um grupo de homens manejados para destruir o inimigo, mas um conjunto de seres diferentes, individuais, cada um com as suas razões subjetivas de lutar e que, aliás, se comportam como tal."

Luciana 03/06/2022

Pela Revolução
Mais do que os combates de MPLA pela libertação de seu país das mãos portuguesas, Pepetela conseguiu apresentar um pouco da riqueza étnico-cultural presente nas diferentes tribos e suas diversas formas de pensar. Essas diferenças, entretanto, são superadas pelo sonho comum da revolução e um país livre.

Bookster Pedro Pacifico 25/05/2022

Mayombe, de Pepetela
Escritor angolano, vencedor de vários prêmios literários, Pepetela foi o escolhido para representar o seu país no Bookster pelo Mundo! Mayombe é um de seus livros mais importantes, tendo sido incluído por vários anos em listas de vestibulares aqui no Brasil.

Publicado em 1979, a obra narra a luta dos combatentes do MPLA pela libertação de seu país contra as tropas portuguesas. O cenário principal é Mayombe, uma floresta tropical em que soldados de diferentes tribos da Angola passam um longo período à espera de um conflito armado contra o inimigo comum. A floresta e a guerra são personagens importantíssimos da narrativa e estão presentes ao longo de toda a leitura.

Ao mesmo tempo, há diversos personagens humanos que compartilham a tarefa de narrar a história. São vozes de diferentes tribos angolanas e que mostram a diversidade cultural e social no país. É uma Angola que busca não só a libertação do colonizador, mas também uma identidade e união interna. O autor ainda consegue mostrar o lado humano daqueles que vivem a guerra na linha de frente. E os próprios apelidos dos personagens são capazes de revelar suas características.

Confesso que, inicialmente, a leitura não foi das mais fáceis. Tive dificuldade de identificar os personagens nas cenas iniciais e diálogos construídos pelo autor - e acho que os apelidos pouco comum dos combatentes possa ter contribuído para isso. Mas a partir da segunda parte do livro, consegui me envolver mais com a história e entender melhor a dinâmica de conflitos que preenchem a obra. Para finalizar, a live que fizemos no Clube do livro com uma especialista no tema foi essencial para enriquecer a experiência da leitura!

Um livro denso que reune de forma muito interessante os conflitos armados que marcaram a história da Angola com os aspectos humanos, mais profundos, que compunham a sociedade daquela época! Recomendo uma leitura sem pressa e com atenção aos detalhes e à escrita poética do autor.

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster

Joselanny 18/05/2022

Independência de Angola
Como é lutar se sua voz não é ouvida? A proposta de Mayombe é justamente esta: contar uma história que é amplamente ignorada, mas de fundamental importância para a libertação dos povos da África, nesse caso o povo Angolano.
Mayombe conta-nos a história de algumas das personagens que fizeram parte do exército angolano contra os portugueses. Aqui, o objetivo de Pepetela é garantir que cada tipo envolvido na luta esteja representado.
Angola é composta por muitas tribos, muitas das quais são rivais. Todo mundo tem sua própria língua, costumes e modo de vida. Mas chegou um momento da história onde essas tribos tem que se reunir para derrotar seus colonizadores, os portugueses, que colonizaram e escravizaram o povo angolano.
Tudo isto, claro, tem um protagonista: a própria floresta do Mayombe, uma das 7 maravilhas de angola atualmente, de uma beleza natural incrível.
Além do envolvimento da floresta em todo o enredo, a língua portuguesa teve um papel muito importante. Graças a língua o exército - vindo de diferentes tribos, com diferentes idiomas - se comunicou e conseguiu atingir seus objetivos.
O cenário histórico do Mayombe ocorre durante a luta de Angola contra a dominação portuguesa. Naquela época, Salazar era o ditador de Portugal e causou uma repressão mais dura contra o povo de Angola.
Em meio a encontros e divergências sobre ideias e ações, nossos guerrilheiros se apresentam não como heróis, mas como pessoas comuns, cheias de falhas e conflitos pessoais. Pepetela descodifica a imagem romantizada do MPLA. Do ponto de vista empírico, o autor critica ações até então não mencionadas. Após o fim da luta pela independência de Angola, o poder do país começou a ser contestado por vários grupos, incluindo o MPLA.
O Mayombe surgiu como uma importante inovação na estrutura dos vestibulares atuais, pois a Literatura Africana foi, por muito tempo, simplesmente ignorada pelos leitores brasileiros.
O povo africano tem muita luta que deve servir de exemplo para o povo Brasileiro, o MPLA sendo um movimento anticolonialista conseguiu a independência de seu País com muita luta.