Mariah 31/07/2022
(esses textos não estão no livro eu só não confio em nada pq cai em um conhecimento filosófico de verdades incompletas que torna tudo isso sem propósito)
Mas está fichado e resumido, são textos importantes do Freud
ESCRITOS CRIATIVOS E DEVANEIOS.
____| Ao crescer, as pessoas param de brincar e parecem renunciar ao prazer que obtinham do brincar. Contudo, quem compreende a mente humana sabe que nada é tão difícil para o homem quanto abdicar de um prazer que já experimentou. Na realidade, nunca renunciamos a nada; apenas trocamos uma coisa por outra. O que parece ser uma renúncia é, na verdade, a formação de um substituto ou sub-rogado. Da mesma forma, a criança em crescimento, quando pára de brincar, só abdica do elo com os objetos reais; em vez de brincar, ela agora fantasia.
____| Podemos partir da tese de que a pessoa feliz nunca fantasia, somente a insatisfeita. As forças motivadoras das fantasias são os desejos insatisfeitos, e toda fantasia é a realização de um desejo, uma correção da realidade insatisfatória. Os desejos motivadores variam de acordo com o sexo, o caráter e as circunstâncias da pessoa que fantasia, dividindo-se naturalmente em dois grupos principais: ou são desejos ambiciosos, que se destinam a elevar a personalidade do sujeito, ou são desejos eróticos. Nas mulheres jovens predominam, quase com exclusividade, os desejos eróticos, sendo em geral sua ambição absorvida pelas tendências eróticas. Nos homens jovens os desejos egoístas e ambiciosos ocupam o primeiro plano, de forma bem clara, ao lado dos desejos eróticos. Mas não acentuaremos a oposição entre essas duas tendências, preferindo salientar o fato de que estão freqüentemente unidas. Assim como em muitos retábulos em que é visível num canto qualquer o retrato do doador, na maioria das fantasias de ambição podemos descobrir em algum canto a dama a que seu criador dedicou todos aqueles feitos heróicos e a cujos pés deposita seus triunfos. Veremos que aqui existem motivos bem fortes para ocultamento; à jovem bem educada só é permitido um mínimo de desejos eróticos, e o rapaz tem de aprender a suprimir o excesso de auto-estima remanescente de sua infância mimada, para que possa encontrar seu lugar numa sociedade repleta de outros indivíduos com idênticas reivindicações.
____| Os ‘bons’ são aliados do ego que se tornou o herói da história, e os ‘maus’ são seus
inimigos e rivais.
____| Tentemos, por exemplo, aplicar à obra desses autores a nossa tese anterior referente à relação entre a fantasia e os três períodos
de tempo, e o desejo que o entrelaça; e com seu auxílio estudemos as conexões existentes entre a vida do escritor e suas obras. Em geral, até agora não se formou uma idéia concreta da natureza dos resultados dessa investigação, e com freqüência fez-se da
mesma uma concepção simplista. À luz da compreensão interna (insight) de tais fantasias, podemos encarar a situação como se segue. Uma poderosa experiência no presente desperta no escritor criativo uma lembrança de uma experiência anterior (geralmente de sua infância), da qual se origina então um desejo que encontra realização na obra criativa. A própria obra revela elementos da ocasião motivadora do presente e da lembrança antiga.
____| Não devemos esquecer, entretanto, de examinar aquele outro gênero de obras imaginativas, que não são uma criação original do autor, mas uma reformulação de material preexistente e conhecido. Mesmo nessas obras o escritor conserva uma certa independência que se manifesta na escolha do material e nas alterações do mesmo, às vezes muito amplas. Embora esse material não seja novo, procede do tesouro popular dos mitos, lendas e contos de fadas. Ainda está incompleto o estudo de tais construções da psicologia dos povos, mas é muito provável que os mitos, por exemplo, sejam vestígios distorcidos de fantasias plenas de desejos de nações inteiras, os sonhos seculares da humanidade jovem.
Poderão dizer que, embora eu tenha colocado o escritor criativo em primeiro lugar no título deste artigo, me ocupei menos dele que das fantasias. Reconheço o fato, e devo tentar desculpar-me alegando o estado atual de nossos conhecimentos.
____| O escritor suaviza o caráter de seus devaneios egoístas por meio de alterações e disfarces, e nos suborna com o prazer puramente formal, isto é, estético, que nos oferece na apresentação de suas fantasias. Denominamos de prêmio de estímulo ou de prazer preliminar ao prazer desse gênero, que nos é oferecido para possibilitar a liberação de um prazer ainda maior, proveniente de fontes psíquicas mais profundas. Em minha opinião, todo prazer estético que o escritor criativo nos proporciona é da
mesma natureza desse prazer preliminar, e a verdadeira satisfação que usufruímos de uma obra literária procede de uma libertação de tensões em nossas mentes. Talvez até grande parte desse efeito seja devida à possibilidade que o escritor nos oferece de, dali em diante, nos deleitarmos com nossos próprios devaneios, sem auto-acusações ou vergonha. Isso nos leva ao limiar de novas e complexas investigações, mas também, pelo menos no momento, ao fim deste exame.
PERSONAGENS PSICOPÁTICOS NO PALCO (1942[1905 OU 1906])
____| Para tal finalidade, o fator primordial é,
indubitavelmente, o desabafo dos afetos do espectador; o gozo daí resultante corresponde, de um
lado, ao alívio proporcionado por uma descarga ampla, e de outro, sem dúvida, à excitação sexual
concomitante que, como se pode supor, aparece como um subproduto todas as vezes que um
afeto é despertado, e confere ao homem o tão desejado sentimento de uma tensão crescente que
eleva seu nível psíquico. Ser espectador participante do jogo dramático significa, para o adulto, o
que representa o brincar para a criança, que assim gratifica suas expectativas hesitantes de se
igualar aos adultos. O espectador vivencia muito pouco, sentindo-se como “um pobre coitado com
quem não acontece nada”; faz tempo que amorteceu seu orgulho, que situava seu eu no centro da
fábrica do universo, ou, melhor dizendo, viu-se obrigado a deslocá-lo: anseia por sentir, agir e criar
tudo a seu bel-prazer - em suma, por ser um herói. E o autor-ator do drama lhe possibilita isso,
permitindo-lhe a identificação com um herói.
———> ele chama de heroi o que deveria se chamar “persona principal” o que os jovens hoje em dia tem consciencia perfeita chamando de ser o “main character” uma fantasia vivida. se popularizou e muitos entender o erotico nisso pois o tiktok é de todo erotico e se popularizou por la.
—> ele ainda chama a satisfacao do heroi em meio as turbulencias de uma satisfacao sadomasoquista meu deus discordo plenamente.
____| O primeiro desses dramas modernos é Hamlet. Seu tema é a maneira como um homem até então
normal torna-se neurótico devido à natureza particular da tarefa com que se defronta, ou seja, um
homem em quem uma moção até ali recalcada com êxito esforça-se por se impor. Hamlet
distingue-se por três características que parecem importantes para a questão de que estamos
tratando: (1) O herói não é um psicopata, transformando-se em tal apenas no decorrer da ação.
____| sigamos o curso de seu desenvolvimento junto com aquele que adoece. Isso é particularmente
necessário nos casos em que o recalcamento não está já dentro de nós, mas precisa primeiro ser
instaurado, isso significa dar um passo além de Hamlet na utilização da neurose no palco.
____| além de um outro implícito no problema da
peça: não nos é possível ter a convicção solidária de que somente determinada pessoa tem o
privilégio de satisfazer a moça plenamente. Por isso não podemos colocar-nos no lugar dela.
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