A LENDA DOS CRISTAIS

A LENDA DOS CRISTAIS ANA CAROLINA JALLES

Resenhas - A LENDA DOS CRISTAIS

Ju 27/09/2013

A Lenda dos Cristais
Eu não vou explicar aqui quem é Merlin, ou quem é Morgana. Apesar de ter descoberto, na última visita que tive em casa, que tem gente que não sabe quem eles são, não entendo como pode ter realmente alguém no mundo que nunca ouviu falar nesses dois (talvez porque eu seja completamente fascinada por tudo o que remete ao Rei Arthur). Se você, que está lendo essa resenha, é uma das pessoas que nunca ouviu falar deles, vai precisar procurar informações no Google se quiser saber quem são, porque eu me recuso a dizer mais. Mas saber ou não saber não influencia em nada o entendimento de A Lenda dos Cristais.

Há 2300 anos, sete bruxas, netas de Merlin e Morgana (isso quer dizer que não tem como elas não serem absurdamente poderosas), enfrentaram um ser maligno que perturbava o equilíbrio do mundo: o mago das trevas Cien. Elas não conseguiram matá-lo, mas ele foi banido. Sete colares, com cristais, ficaram com cada uma das bruxas, e foram enfeitiçados de forma que pudessem avisar quando a volta de Cien estivesse próxima, para que, nesse momento, elas se reunissem e lutassem mais uma vez. As bruxas se espalharam pelo mundo, mas os colares nunca se perderam. Uma descendente de cada uma delas, herdeira também da magia, é responsável por sua guarda, geração após geração.

"- O que importa é que para as pessoas que acreditam, ele é real, e o que ele fez também é. (...) As pessoas dizem que só acreditam no que elas podem ver, mas você pode ver, realmente ver, a maldade ou a sinceridade, ou só o que é o resultado final?"

É muito interessante a história que a Carol criou. Conhecemos adolescentes entre 15 e 16 anos de todos os tipos; algumas que já ouviram falar do significado dos cristais, outras que só usam o seu por ser uma herança de família ou simplesmente por considerarem o colar bonito. Jovens que vão precisar aprender a controlar sua magia adormecida para que o mundo não sofra nas mãos de Cien.

O livro tem 230 páginas, então é claro que não dá para conhecer as protagonistas (e as pessoas que as rodeiam) com uma profundidade absurda. Mas me espantei ao perceber que algumas partes do livro realmente me emocionaram, foi aí que notei que a autora desenvolveu as personagens o suficiente para que elas se tornassem palpáveis.

O texto é fluido, dá vontade de continuar lendo. Os conflitos evoluem bem, e algumas personagens crescem bastante também.

Eu adorei o fato de existir uma aldeia em que Morgana foi acolhida, e onde sua filha nasceu, que ainda abriga uma de suas descendentes. É ela a responsável por unir todas as portadoras dos cristais no lugar em que cresceu que, aliás, não é nem um pouco moderno... rs... eu enxergava as pessoas até com trajes diferentes enquanto lia os trechos que se passam na aldeia dos Dracheroter. Eles usam espadas, escudos, arco e flecha, enfim, coisas que fazem a gente se sentir no túnel do tempo. Muito legal.

Embora eu tenha gostado muito de A Lenda dos Cristais, não acho que uma sequência seria uma coisa essencial para ele. A história inclusive estava muito bem terminada, até que veio o epílogo e mudou tudo. Foi a única coisa que não me agradou. Mas, no geral, acredito que a autora fez um trabalho muito bom. =)

"- Ainda tem muito para ser percorrido antes do fim, eu sei. Mas não se preocupe com isso agora. Agora todos estão dormindo. A guerra dará uma trégua essa noite. Sonhe. É para isso que servem os sonhos. Para nos tirar de uma realidade que é dura demais."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-lenda-dos-cristais.html
Juh 27/09/2013minha estante
Éêê eu sei quem é a Morgana e sei quem é Merlin, hahhahaha. nossa Ju que demais ela pegou personagens de uma outra história e inclui no livro, simplesmente perfeito, sua resenha me deixou louca para lê-lo. A capa é linda ( eu já falei isso quando o livro foi divulgado heheheh). Outra coisa que achei interessante foram os cristais, que se tornaram colar e muitas meninas usavam porque era uma joia de família ou por acharem bonito!!! Esse livro deve ser ótimo!! E nossa Ju eu tenho uma preguiça de ler livros em serie, simples assim: NÃO gosto!! rsrsrs!

Narinha 28/09/2013minha estante
Parece ser uma boa história, mas não me chamou a atenção. Apesar da resenha ser positiva, o fato de o livro não se aprofundar muito nas personagens me incomodou um pouco, até porque adoro ter um preferido ou preferida, mas como deu a entender que teria uma continuação, quem sabe se no próximo livro a autora apresente as personagens de modo que possa haver um desenvolvimento maior delas?! Apesar de ter ficado curiosa em relação aos 7 colares, por enquanto não esta na minha lista de leitura...

Lore 29/09/2013minha estante
Oi Ju! Li o primeiro capítulo do livro quando você apresentou a parceria, e lembro de realmente ter gostado! De fato, a leitura flui de uma maneira que você deseja continuar lendo e não parar mais. Fora que gostei bastante da história das ruivas, o fato de cada uma ter seguido um rumo diferente e no fim todas estarem ligadas por uma história que acreditam ser lenda. A capa é lindíssima, e bom, creio que a sequência do livro será ótima! Espero poder lê-lo em breve :) adorei Ju

Cris 07/10/2013minha estante
Adorei a citação: "As pessoas dizem que só acreditam no que elas podem ver, mas você pode ver, realmente ver, a maldade ou a sinceridade, ou só o que é o resultado final?"
Quando fala em sete cristais, já lembro dos anéis de "O senhor dos Anéis". Gostei, achei a história interessante, apesar de um livro com poucas páginas.

Leilane 07/10/2013minha estante
Aih, Ju, acho que você vai me matar com minha próxima declaração, mas não são muito fã das história relacionadas ao rei Arthur. Sempre achei filmes e coisas a fins legais para assistir apenas uma vez, mas quando li a série As Brumas de Avalon confesso que meu conceito despencou, não gostei de nenhum livro e não é por que tudo dá errado, é por que a maior parte é sem pé nem cabeça. Foi só a Meg que tirou minha má impressão com Avalon High, mas continua não sendo um dos meus temas favoritos.
Fico feliz que o livro te agradou, quanto ao epílogo, acho que vamos ter de começar a fazer protestos com todos os autores, pois tem sido frequente se ler um livro de bom a incrível e vir o golpe de decepção no epílogo.
Amei a resenha!
Beijos

Sarah 12/10/2013minha estante
Adorei, fiquei bem interessada. Sou super fã de Brumas de Avalon (e sim, sei quem é Merlin e Morgana hahahaha), já li os 4 livros 2 vezes e quero ler de novo! Senhora de Avalon vive olhando pra mim aqui na minha estante e está na fila. Então obviamente ia me interessar por A Lenda dos Cristais.

Achei interessante o foco um pouco mais adolescente (indo na onda literária atual, não?!). E bem imaginei que viria uma sequência, principalmente pelo número de páginas. Com tantos personagens, natural que a autora queira explorá-los mais. Quero ler, quero ler! :)

Thaís 12/10/2013minha estante
Adorei o livro Ju! Essa coisa de lendas, profecias e tal sempre me atraem, com esse livro não seria diferente, principalmente pela magia, coisa que eu sou fascinada. No inicio da resenha você falou sobre Merlin e Morgana, eu fique meia perdida até minha ficha cair rsrs quase que eu não lembro.

Jéssica 27/08/2013

Esse livro é uma mistura de magia e ação, que envolve o leitor a um ponto ápice da leitura.

Nessa história o mundo da mitologia é bem complexo, onde tentarei explicar o mais fácil possível. A lendária história de Merlin e Morgana tem pontos diferentes do que conhecemos. Merlin e Morgana tiveram um relacionamento amoroso proibido que acabou gerando Sarah. Depois da morte de Merlin, Morgana estava desprotegida e sem lar e acabou sendo ‘‘adotada’’ pelo clã Dracheroter. Sarah naturalmente se casou e gerou sete filhas, onde todas herdaram a magia dela.

Suas filhas Mila, Ivana, Jessica, Leslie, Ailyn, Sophia e Alba foram magas excelentes. Mas toda história tem seu vilão e a dessa é o bruxo Cien, que queria governar o mundo. As irmãs lutaram bravamente e o prenderam, só com o tempo cada uma foi seguindo sua vida e construindo seu lar, mas todas levaram consigo um colar de cristal. Esse colar tinha a função de, se por acaso Cien despertasse novamente, elas saberiam e poderiam se reencontrar novamente. Esses colares foram passados de geração em geração, até a história presente do livro.

“Foi assim que Merlin gerou uma descendência secreta, protegida por instituições secretas também secretas, que sobreviveu através dos séculos, até os dias de hoje, pronta para salvar o mundo.”

As herdeiras dessa família hoje são Nathalia, Meredith, Lauren, Amber, Dianne, Amanda e Emma. Elas não se conhecem e a única que sabe toda a história é Meredith, que foi criada no clã dos Dracheroter. Todas elas, desde Morgana, são ruivas. Nem uma das mulheres dessa família tem a cor do cabelo diferente, todas são ruivas.

Depois que Cien começa a despertar, Meredith é designada a partir em busca das outras seis meninas. Ela tem ajuda de Connor, seu amigo e treinador, e de Dean, filho do líder do clã. Não será nada fácil para eles contarem a verdade para essas meninas, já que muitas não acreditam no poder da magia.

Não irei aprofundar muito em cada personalidade das meninas, porque é bem instigante vocês lerem o livro é saberem como elas são. Ana Carolina traz uma história cheia de aventura, descoberta de si mesmo e o amor por alguém que você ama.

“Se as coisas não estão boas, é porque ainda não chegou o fim!”

Teve algumas cenas que Ana me fez chorar, porque mesmo que as coisas aconteceram de forma que eu não queria a vida é feita de escolhas. E alguns personagens escolheram o que acharam ser o certo, mesmo que não fosse o certo pra mim.

Acabei encontrando pequenos erros de revisão, o que me atrapalhou um pouco na leitura e a editora pecou em relação à revisão. A Lenda dos Cristais é o primeiro de uma trilogia.

Quotes:

“Considerando que Cien acabara de sair do inferno, ele estava muito mais para um demônio do que para um anjo.”

“Eram apenas sete garotas ruivas, com idades entre quinze e dezesseis anos que agora carregavam casa uma espada, adaga, arco e flecha e escudo.”

site: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/08/resenha-lenda-dos-cristais-ana-carolina.html#more

Sol Brasil 16/09/2013

{Resenha+Vídeo} A Lenda dos Cristais (Ana Carolina Jalles)
Em primeiro momento a autora já nos enforma como surgiram às sete bruxas, que são descendentes de Merlin e Morgana, esses tiveram um relacionamento amoroso onde geraram uma filha chamada Sarah. Com a morte de Merlin, Morgana se refugiou no clã Dracheroter onde sua filha pôde se casar e gerar sete filhas. Todas elas herdaram magia.

"Foi assim que Merlin gerou uma descendência secreta, protegida por instituições secretas também secretas, que sobreviveu através dos séculos, até os dias de hoje, pronta para salvar o mundo."
Pág. 08

Onde a muita bondade tem que haver o seu equilíbrio, ou seja, na trama conhecemos um bruxo muito mal, chamado Cien onde o seu maior objetivo é dominar o mundo. Para combater o bruxo, as sete irmãs Mila, Ivana, Jessica, Leslie, Ailyn, Sophia e Alba se juntam e lutam corajosamente, onde com suas magias o prendem no inferno. Mas tem um porém, elas sabem que o bruxo Cien um dia ira se libertar. Caso isso aconteça às sete bruxas fazem um colar de cristal, a sua função é de alerta-las, se por acaso Cien estiver retornando. Com isso cada bruxa segue seu caminho, vida e passam o colar de cristal por gerações e gerações.

Logo em seguida somos apresentados as protagonistas da obra, Nathalia, Meredith, Lauren, Amber, Dianne, Amanda e Emma as descendentes de Merlin e Morgana que após dois mil anos ainda carregam como herança as suas magias. Todas sabem da lenda dos Cristais, mas só Emma por sua família ainda continuar fazendo magia e Meredith por continuar morando no clã Dracheroter sabem que são bruxas, as outras não têm ideia.

"Ele queria se vingar das sete malditas bruxas que o tinham condenado a tantos anos de escuridão, a viver isolado da sociedade a qual almejava dominar."
Pág. 177

Cien o bruxo das trevas retornou, forte com mais ódio e vingança. Meredith por sua vez é escolhida junto com Connor e Dean para reunir as outras seis bruxas. Eles têm que correr contra o tempo, pois devemos lembrar que algumas nem ao menos sabem de suas origens e de qualquer forma precisam se preparar para a grande batalha.

A partir desse ponto, vamos conhecendo um pouco das vidas das bruxas, onde elas moram com quem moram, suas rotinas, pessoas próximas e assim por diante. Cada uma recebendo e reagindo a noticia de um jeito. Todas aceitam os seus destinos e vão para a aldeia Dracheroter para passar por treinamentos e se preparar para terrível batalha.

"Ele viu quando as sete bruxas ruivas começaram a se juntar no centro do Stonehenge, Cien bem no meio, seus olhos fechados e, graças aos sons da luta, surdo e cego ao que acontecia ao seu redor."
Pág. 221

O livro é pequeno e a história se desenrola muito rápido, então durante a leitura o que me incomodou foi o excesso de personagens, os acontecimentos são de imediato não precisava envolver tanta gente. Estou me referindo às pessoas próximas das sete bruxas, que as acompanharam por toda a trama. Tenho que ressaltar que a autora tem 15 anos e tem um longo caminho para percorrer, seria interessante trabalhar mais em alguns pontos e detalhes do livro.

Gostei muito das ideias, propostas que foram colocadas na narrativa, onde a leitura flui prendendo o leitor. Me apeguei a alguns personagens como, por exemplo, o irmão da Nathalia o Lance, Lauren e seu namorado Ben, Meredith e Connor.

Agradeço a autora por fornecer seu exemplar para a leitura, onde pôde conhecer mais um autor nacional que está vindo com tudo. Li na Fan Page do livro que A Lenda dos Cristais faz parte de uma trilogia, não vejo a hora de ler sua continuação. Para aqueles que gostam ou não de historias de lendas e bruxas, recomendo.

Para assistir o vídeo resenha: http://www.youtube.com/watch?v=l5lvrPOAAt4&feature=player_embedded

site: http://www.loveebookss.com.br/2013/09/resenhavideo-lenda-dos-cristais-ana.html

Khrys Anjos 08/12/2015

As escolhidas
Neste primeiro livro da saga somos apresentados as nossas 7 heroínas/bruxas Nathalia, Meredith, Lauren, Amber, Dianne, Amanda e Emma.

Apenas Merdith tem conhecimento de sua origem pois foi a única criada na aldeia dos Dracheroter. Assim quando a ameaça da volta de Cien se torna eminente ela precisa sair pelo mundo em busca das outras bruxas.

Ela junto com o Connor e o Dean acaba vivendo pequenas aventuras para reunir as meninas. E levam de quebra mais dois “guerreiros” Lance e Farid para a aldeia.

São 7 adolescentes com idade entre quinze e dezessete anos com personalidades distintas. E o convívio entre elas acaba formando um elo de amizade mais forte que os elos sanguíneos.

Elas precisam treinar a magia e a arte da guerra antes de enfrentar o bruxo Cien, que recebe a ajuda de sua prima Raven para voltar a vida através do círculo de Stonehenge (Só por isso ele já merecia mesmo ser aniquilado. Este é o local mais sagrada para qualquer bruxa neste planeta – acredito que toda mulher nasce com uma essência de bruxa dentro dela - e violá-lo é o pior crime que Cien poderia cometer).

O que mais chamou minha atenção nesta história é que a Ana Carolina criou na verdade 7 histórias dentro de 1 grande história. Como são 7 bruxas temos as narrativas de suas vidas, como elas são como pessoas, a evolução que ocorre com cada uma e suas descobertas no amor.

Já é difícil criar 1 história imagina ter que unir 7 e interligá-las de uma forma que o trama não se perca. E foi exatamente isso que a Ana Carolina fez.

Eu fiquei completamente encantada com a forma desta menina escrever. Ela tem uma eloquência tão grande para criar as situações e as lições contidas neste livro que estou até agora me perguntando se a Ana tem mesmo apenas 14 anos.

As mensagens que podemos tirar desta leitura são:

Família são as pessoas que realmente se importam com você. Não necessariamente sendo parente de sangue.

A união para um determinado propósito é capaz de derrubar o nosso inimigo.

O Destino traz para a nossa vida as pessoas que podem nos ensinar a crescer e evoluir sendo pelo amor ou pela dor. Cabe a nós aprender a lição e integrá-la ao nosso dia a dia.

Quando nos aceitamos pelo que somos e não pelo que as outras pessoas querem que sejamos podemos fazer a Luz que está dentro de nós vir para fora e expandi-la para o mundo.

A amizade é a maior conquista que podemos fazer no outro porque envolve amor, fidelidade, respeito e lealdade. Quem conquista um amigo pode dizer que sua vida valeu a pena.

Só fiquei muito triste com um fato que aconteceu durante a batalha. Tô aqui na expectativa que no próximo livro possa ser feito algo para reverter a situação.

Quem está querendo ler uma história de magia, amor, superação, amizade, união e sonho vai encontrar tudo isto aqui neste livro.

Agora é conter a ansiedade para ler a continuação desta saga.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2013/10/resenha-lenda-dos-cristais-ana-carolina.html

Vanessa Vieira 15/11/2016

A Lenda dos Cristais - Ana Carolina Jalles
O livro A Lenda dos Cristais, primeiro volume da série homônima da paulista Ana Carolina Jalles, nos traz uma história mágica e envolvente sobre bruxas que pertencem à linhagem de Merlin e Morgana. Com características bem interessantes e marcantes e uma trama repleta de ação e aventura, o enredo é bem instigante e misterioso, porém alguns pontos da história ficaram um pouco crus.

Reza a lenda que Merlin e Morgana foram amantes fervorosos e que, como fruto deste relacionamento, nasceu uma menina extremamente poderosa. Sarah, a descendente direta deles, concebeu sete meninas que, com o passar do tempo, acabaram se distanciando e cada uma delas carrega um colar com um cristal. Porém, o segredo do poderoso legado da bruxa Morgana não permaneceu oculto por muito tempo...

Após vários séculos, os cristais sobrevivem e acabam indo parar nas mãos de sete garotas ruivas, que se conhecem justamente quando a antiga lenda vem à tona. São elas Meredith, Amanda, Dianne, Emma, Nathalia, Amber e Lauren e as jovens estão à mercê de um grande perigo: Cien, um poderoso bruxo das trevas que foi derrotado anteriormente pelas filhas de Sarah ressurgiu e está ainda mais forte, disposto a tudo por vingança.

As sete jovens guerreiras partem para a aldeia dos Dracheroter, a fim de aprimorar seus poderes e unirem forças no Stonehenge para derrotar o feiticeiro e seus temidos demônios. O objetivo delas é impedir que o sol seja tomado por uma magia obscura e se torne negro, transformando o mundo em uma escuridão perpétua...

A Lenda dos Cristais foi um livro que ganhou minha atenção de modo instantâneo por trazer um enredo incrivelmente mágico e remanescente da linhagem de Merlin e Morgana. Sou aficionada por histórias que envolvam bruxas e suas vertentes e logo de início fiquei encantada pela trama de Ana Carolina Jalles e pela riqueza dos detalhes com que ela compôs a obra. Porém, o que acabei notando é que apesar de ter estruturado seu enredo de maneira magistral, alguns pontos da história careceram de desenvolvimento, principalmente no que concerne aos diálogos trocados entre os protagonistas da trama, bem como outros detalhes em específico. Narrado em terceira pessoa, de forma fluída e instigante, o enredo é majestoso, mas com alguns retoques poderia ter sido ainda melhor.

Dentre as personagens da história, a que mais me chamou a atenção foi Meredith. É visível o quanto a jovem é sábia e tem postura de líder e acredito que nos próximos volumes teremos algumas surpresas quanto a ela. Lauren surgiu na trama de forma bem intrigante e gostaria que sua relação com a Nancy tivesse sido um pouco mais explorada, mas creio que a sequência da saga se encarregará disto. Emma tem um talento nato para poções de cura envolvendo a botânica e me encantei com o jeito meigo e carismático da jovem. As demais personagens da trama, Nathalia, Amber, Amanda e Dianne não conseguiram despertar tanto a minha atenção e talvez isso tenha sido pelo fato delas ainda terem traços bem infantis, mas acredito que as jovens irão amadurecer nos próximos volumes.

O feiticeiro Cien surgiu nos capítulos finais da trama de forma bastante maquiavélica, não poupando esforços para atingir as sete jovens. O bruxo havia sido derrotado pelas sete filhas de Sarah há alguns séculos e tudo leva a crer que isso se deu por conta de uma de suas fraquezas, ou seja, a de ser apaixonado por Ailyn, a ancestral de Meredith. Por esse livro ser bem introdutório, o vilão não foi tão explorado quanto eu gostaria, mas acredito que iremos conhecê-lo mais a fundo no decorrer da série. Raven, a enigmática prima de Cien, surgiu na trama como um meteoro e quando eu esperava que ela fosse usar ainda mais da sua magia negra e de seus corvos, o destino reservado para a personagem acabou sendo outro.

Em síntese, A Lenda dos Cristais se mostrou um livro muito bom e que reflete com bastante clareza o talento de Ana Carolina Jalles. Os elementos incorporados a trama foram bem interessantes e convincentes e achei majestoso a autora trabalhar a história se baseando no legado de Merlin e Morgana. Porém, alguns pontos da trama acabaram soando destonantes, como o diálogo entre as protagonistas e o fato de todas elas - cada uma em uma parte isolada do mundo - se unirem tão facilmente a causa, com poucas e rasas objeções a respeito. A capa do livro é incrivelmente bonita e bem condizente com a história, com a ilustração de uma jovem ruiva e de seu colar cintilante de cristal e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação e ortografia. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar a obra.

site: http://www.newsnessa.com/2016/11/resenha-lenda-dos-cristais-ana-carolina.html