Como cozinhar sem receitas

Como cozinhar sem receitas Glynn Christian

Resenhas - Como cozinhar sem receitas

Michelly 26/05/2013

O que eu li: Como cozinhar sem receitas
Acho que faz mais ou menos dois meses que eu recebi esse livro da Editora Gutenberg e assim como eu já disse aqui, não com a falta de tempo só consegui terminar o livro essa semana. Mas é como dizem: antes tarde do que nunca, certo?

No livro o chef inglês Glynn Christian ensina como conhecer melhor os alimentos e como criar pratos deliciosos sem seguir uma receita ao pé da letra. Confesso que eu achava que seria uma tarefa impossível, afinal para quem não tem afinidade com a cozinha não pode simplesmente esquecer algo que eu considerava ser tão importante: a receita. Acontece que eu me surpreendi com a forma como o autor mostra que aprende-se a cozinhar cozinhando a mesma coisa cem vezes, e não cozinhando cem coisas uma única vez.

Apesar de a leitura ter sido pesada por ter muitos detalhes que eu acho que uma pessoa com mais conhecimento em culinária do que eu possa entender melhor, além do fato do autor ter citado receitas e ingredientes um tanto complicados para alguém que não conhece nada do mundo gastronômico, mesmo assim eu gostei demais de ter lido.

Neste livro você vai aprender que seguir uma receita passo a passo, ainda que a receita seja sua, é certeza de uma comida ruim. E que o importante é saber reconhecer o sabor do que você está preparando e seguir os seus instintos na hora de cozinhar. A única receita aqui é usar e abusar da liberdade de improvisar e para isso o autor mostra como saber com o que cada ingrediente combina, quais se complementam.

Agora o que não dá para deixar de lado é a diagramação do livro. É incrível! Os espaçamentos ajudam bastante na leitura e as folhas são grossas, o que também ajuda.

Como cozinhar sem receitas é uma ótima leitura para qualquer um que goste de cozinhar, mesmo que apenas naquelas datas importantes ou para família e amigos.

Guta 22/04/2020

Não ajudou tanto quanto o título sugeriu.
Minha experiência pessoal com o livro não foi muito boa. Não sei se eu não consegui reter as informações porque eram muitas ou mal redigidas, ou até mesmo por um déficit meu. Engraçado que ainda lembro com clareza as principais dicas do livro da Marie Kondo, mas se me perguntar alguma trilha do sabor e como identificá-las, eu deixaria você na mão. Acho que um livro de culinária escrito por um europeu não bateu muito bem com uma leitora latina de classe C. Muitos ingredientes, até diria a maioria, não são do meu cotidiano como brasileira e também nem tenho acesso, o que torna difícil a imersão. Até aí a hipótese é que o problema não está no autor necessariamente, mas tenho de admitir que as partes em que ele despreza fortemente o uso de pimentas ou quando exalta o microondas (eu até suspeito que alguma marca de eletrodomésticos seja o patrocinador deste chef) aplacaram o meu vigor de leitura.
Eu tenho que dar créditos, porém, por algumas receitas boas que fiz questão de marcar a página com lindas orelhas de burro.
Concluindo-me, talvez eu não seja uma cozinheira a altura do livro para tê-lo absorvido da forma mais proveitosa possível. Espero que outres leitores tenham uma experiência melhor que a minha.
Daniela.Stuart 08/08/2021minha estante
Me vendeoseu por favorzinho?