Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana

Walt Disney: O Triunfo da Imaginação Americana Neal Gabler

Resenhas - Walt Disney

Eudes 18/08/2010

Uma pessoa real
Hoje em dia, forçando bastante a mente, posso lembrar das vezes que vi, no programa Clube do Mickey (ou era Disneylândia), Walt Disney apresentando algum episódio em seu programa. Ali, em uma imitação de seu escritório - hoje eu sei que é uma imitação - estava o homem que era praticamente uma lenda. Vê-lo ali, em carne, osso e impulsos elétricos, era equivalente a ver o Papai Noel de verdade. Um ser mítico vivendo entre humanos. O criador de tantas coisas fantásticas que habitavam o mundo de todas as crianças, sendo eu uma delas.

Ali, naqueles poucos segundos, era possível saber que Disney não era apenas uma marca, mas que ele existiu. Na época eu ainda não sabia que ele já estava morto e, mesmo que soubesse, isso não faria diferença.

Quando programas como Clube do Mickey (ou Disneylândia) pararam de ser exibidos, esse distanciamento da pessoa de Disney se tornou mais forte e ele se tornou para mim o que ele é para o mundo em geral, uma marca. Uma assinatura impessoal em fitas de vídeos, revistas em quadrinhos, DVDs e todo tipo de bugiganga. Até mesmo seus desenhos animado - a marca de seu estúdio - mudaram para animações computadorizadas que, em sua maioria são ótimas, graças à Pixar, mas não são Disney. São Pixar.

Enfim, Walt Disney era apenas sinônimo de comércio e nada mais. Não havia mais uma pessoa, apenas uma coisa. Aliás, essa é uma frase que se encontra no livro acima, dita pelo próprio Disney: "Não sou mais Walt Disney, Walt Disney é uma coisa".

Se ele se sentia assim, sendo ele mesmo, imagina quem apenas conhecia-o por causa de uma empresa.

Acho que nunca li uma biografia em minha vida. Não que eu me lembre. Li o excelente Guerra dos Gibis e Os Homens do Amanhã, dois livros que traçam a "biografia" das histórias em quadrinhos, o primeiro no Brasil e o segundo nos EUA. Mas biografia mesmo, de uma pessoa, acho que nunca li. Porém, quando me deparei com a de Walt Disney, tive de adquirir e a li, acho que em duas semanas e alguns dias. Terminei-a ontem.

São 900 páginas, mas apenas 700 são de texto, sendo o restante de bibliografia. É um livro fantástico. A pessoa acompanha a vida de Disney desde antes de seu nascimento até o seu último dia sobre a terra, como se estivesse lá, diante dos acontecimentos.

Como o escritor não tem vínculos com a empresa Disney, pôde ser imparcial, mostrando todas as facetas do homem, tanto suas qualidades, quanto seus defeitos. E, tanto um, como o outro, eram muitos. Passamos a entender os motivos de toda sua vida criativa e também somos arrastados para sentimentos de admiração, pena e até raiva por um homem que se tornou maior do que ele mesmo.

Ler que a certa altura do início de sua carreira, enfrentando dificuldades financeiras, "Disney procurava comida no lixo" é no mínimo perturbador. Foi apenas uma vez e, claro, isso acontece com milhões de pessoas no mundo e é tão perturbador quanto, mas o ponto aqui é como uma figura que parece tão intocável e inatingível também teve seus momentos de homem comum que, no fundo, o livro deixa claro, era o que ele era, um homem simples.

O livro é imparcial e relata tanto seus erros como seus acertos, seja na vida de artista ou na vida privada. Disney, além de um gênio, também era pai, marido, irmão, filho e teve os mesmos problemas que todas essas "funções" trazem à vida do homem comum.

Obviamente não é um livro que vá agradar aos que não gostam da marca Disney, pois acho que já há uma predisposição a não gostar de nada do que for dito, contra ou a favor, sempre vendo o livro como tendencioso. O preço também é proibitivo, e tem praticamente que ser fã para adquirir. Mas, como eu já disse, considero como sendo imparcial. Mostra que por trás de um mundo de fantasia, Disney era tão real quanto eu e você.
Luis 20/02/2011minha estante
Brilhante resenha. Parabéns.

Geraldo 09/10/2014minha estante
Uma resenha impecável!!!!

Jéssica Marise 26/04/2015minha estante
Pode ter certeza que pela sua resenha quem não é fã teve a sementinha da curiosidade plantada dentro de si!

Maria Faria 16/04/2017minha estante
Uma grandiosa resenha que conseguiu atiçar ainda mais minha curiosidade!

Cleyton 25/12/2017minha estante
Que resenha fantástica! hoje, 25/12 estava olhando para esse livro sobre a possibilidade de compra-lo, algo que vem já algum tempo, mas pelo valor ainda não tinha-o feito. após ler a sua resenha ficou aquele gosto de querer ter conhecimento sobre a vida de uma das grandes pessoas que passaram pela terra e nos deixaram muito mais que belos desenhos para se apreciar mas também grandes histórias de uma pessoa simples porém determinada!

Renata.Avila 04/11/2020minha estante
Que resenha meus amigos, que resenha!

Franciele 20/06/2022minha estante
Que resenha, parabéns

Letícia Vincenzi 11/11/2020

Nada sucinto
Sim, esse livro é um tijolo. Um verdadeiro tributo ao homem que mudou o mundo e passou a vida buscando a perfeição.
Trata-se de uma overdose de detalhes técnicos, artísticos, familiares, aspectos psicológicos e muito mais.
É uma ode à todas as fases da vida do Walt Disney, abordando minuciosamente a sua inspiradora trajetória, trazendo, por exemplo, pontos sobre: sua a infância em Marceline e a difícil convivência com seu pai, a sua condição de voluntário da Cruz Vermelha na Primeira Guerra, o nascimento de Mickey (nomeado por sua esposa), as traições que sofreu por colegas de trabalho no início de sua carreira, a contribuição indireta dos Três Porquinhos para ajudar o povo americano a superar a grande depressão, o sucesso de Branca de Neve, o fracasso financeiro nas primeiras distribuição de Dumbo e Pinóquio, problemas com empregados filhados a sindicatos e grevistas, sua contribuição artística durante a Segunda Guerra, sua ficção por miniaturas e por trens, o desenvolvimento da televisão como novo meio de entretenimento lucrativo que serviu de meio para alcançar um fim tão sonhado ? a Disneyland, o seu grande sonho de fundar o EPCOT como uma cidade do futuro (e não como um parque como conhecemos hoje), que foi frustrado com a sua morte aos 65 anos.
Enfim, esse livro aumentou o padrão das biografias para mim, vai ser difícil encontrar outra história com a mesma riqueza de detalhes da jornada de outra pessoa, me senti emocionada em diversas partes, como se eu estivesse visitando novamente o Walt Disney World.

Passos 25/08/2021

Walt Disney
Excelente livro, que conta a brilhante história de Walt Disney com todas as dificuldades do inicio até seus triunfos com desenhos, filmes e a Disneyland.

PITUCALELE 16/03/2023

Walt Disney
Biografia de um ser humano que viveu além do seu tempo, um visionário, criativo, metódico e perfeccionista.
Gostei muito da leitura, mesmo tendo algumas partes sobre finanças qu achei cansativa.

rafaella 10/09/2021

Adeus, meu amigo
Demorei tanto para ler esse livro que é estranho ficar sem ele agora. Foi um ano de companheirismo, porque eu sabia que seria uma despedida difícil.

Walt Disney, durante esse tempo, foi a pessoa que eu amei, me inspirei, odiei, odiei ainda mais e, no final, chorei com sua partida. Aprendi muitas coisas com o meu amigo. O que não devo fazer e como não devo tratar as pessoas, seguir meus projetos correr atrás dos meus sonhos.

Disney teve uma vida difícil. Lutou muito para que tudo finalmente desse certo em sua vida, para a sua empresa ganhar ascensão... acho que por isso ficou daquela forma desbotada. Estava cansado de lutar.

Ele foi um deus da criatividade e conseguiu também ser um imbecil completo.

O trabalho de Neal Gabler foi maravilhoso. Escrever a história de uma cara que foi tão grande sem duvidas não deve ser fácil.

Henrique_ 25/08/2023

As lutas na construção de um império
Walt Disney estabeleceu um novo paradigma das artes no século XX, indo para além de seu tempo, desafiando as convenções e criando suas próprias regras. Aqui temos relato do clássico self made man, da construção de um império que fascina e atrai mesmo os mais rabugentos. Sobre a biografia em si, ela se debruça bastante na evolução deste império sob a gestão de Disney, detalhando as técnicas de desenho, projeções, os erros e acertos, as negociações com banqueiros e estúdios, as questões trabalhistas, etc. Quando assistir a um Pinóquio, por exemplo, sem dúvida me lembrarei da luta e dos meses que levaram para fazê-lo. Mas o estilo da narrativa foi cansativa, principalmente com relação à forma como os detalhes foram contados, de uma maneira bastante documental e descritiva. Ao longo de tantas páginas, parecia que tudo ia se repetindo.

Leandro. 28/08/2021

Resumindo.
Se você tiver um sonho, nunca desista desse sonho. Walt Disney perseverou e acreditou, com sua persistência criou algo grandioso marcando gerações, este livro conta um pouco da vida de Walt, suas angustias, decepções e criações...

Luiza 27/06/2021

Um tijolão bom pra quem tem fôlego.
O livro, com certeza, não é fácil de ler. Não por apresentar uma narrativa rebuscada e difícil, mas por ser detalhado ao extremo - é preciso ter paciência e fôlego. De minha parte, como sou fã de Walter Elias Disney, esse estilo minucioso me agradou na maior parte do tempo.
Partes chatas? Sim, há muitas. Foram entediantes os trechos que se demoraram em questões financeiras, na logística desinteressante de suas empresas, nas negociações contratuais ou em detalhes técnicos muito apurados...
Em compensação, outros detalhamentos foram, pra mim, muito envolventes: .sua vida familiar, sua infância, o casamento com Lilian, o período da Guerra, o sucesso ou fracasso das animações, as elucubrações de sua mente genial, sua obstinação, sua personalidade perfeccionista e muitas vezes intimidadora, curiosidades sobre os parques, sobre a criação de Mickey, Donald, Branca de Neve e outros personagens, sua doença no fim da vida etc. Esses trechos eram tão envolventes que eu sempre achava que acabavam depressa demais.
Porém... fica uma pergunta: que Disney era workaholic e visionário, ok, sabemos... Um exemplo de perseverança e dedicação, um sujeito apaixonado por sua arte e convicções. Mas, para além disso, e para além do vício em cigarro (coisa quase que obrigatória naquelas décadas), será que não há passagens picantes e certas "imoralidades" ou bizarrices em sua vida?
Confesso: adoro biografias que mostram o lado sombra desses ícones da nossa história (não importa de que época). Não me atrai apenas conhecer o legado positivo e o lado fascinante dessas personalidades... Saber do lado mais frágil, amargo, escondido, imoral e pervertido desses sujeitos é igualmente (ou mais) saboroso. E esse lado, o lado sombra do Tio Walt, quase não vi. Praticamente zero. Por que será? Tio Walt não tinha tempo pra bizarrices? Ou o autor infelizmente nos poupa disso?
Disney não tinha amantes, não era homossexual, não era violento, não tinha vícios (o do cigarro não conta), nunca cometeu um crime ou contravenção (a não ser falsificar sua idade para servir o exército, nada de mais), não era de fato antissemita, não era racista, não era satanista (segundo muitos teóricos da conspiração)... não era nada fora da curva a não ser um visionário genial perseverante e perfeccionista? Nenhuma fofoquinha bizarra?
Amigos, o livro é muito bom, é uma viagem fantástica na vida e obra de uma dos maiores ícones do século XX... mas creio que Gabler escondeu o lado mais feio do Tio Walt.
Não posso afirmar com 100% de certeza, é uma especulação, mas acho possível que isso tenha ocorrido. Folheando uma biografia sobre James Dean ("James Dean: Tomorrow Never Comes", livro por Darwin Porter, sem publicação no idioma português), o autor escreve que Disney recorria a jovens viris para lhe proporcionarem prazer sexual. Porter diz que ele era homossexual e pagava (o ainda desconhecido) James Dean por favores sexuais. Dean, um sujeito obscuro, emocionalmente conturbado e usuário de drogas, era bissexual e muitas vezes atuava como garoto de programa em seus dias de obscuridade. Será que as histórias sobre Walt, nesta biografia, são verdade? Livros bombásticos como esse não costumam ser publicados no Brasil, uma pena.
Lamentei também que o autor passou muito sucintamente (pra não dizer que c@g0u absolutamente) em relação à experiência de Disney na América Latina. A criação do Zé Carioca não mereceu mais do que uma linha. ☹☹☹
A história do estereotipado papagaio malandro é muito interessante. O que li sobre isso está nos livros dos brasileiríssimos Ruy Castro ("Carmem, uma Biografia") e Ricardo Amaral ("Anos 40: Quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil"). Recomendo ambos 💙
Enfim, no cômputo geral, o livro é bom, vale a pena, aprendi muito sobre a obra de Disney e um pouco mais sobre sua vida pessoal, infância, início de carreira, casamento e morte. Sobre podres de verdade, praticamente nada - se é que eles existiram. Mas, baseada na minha experiência literária, invariavelmente existem.
No fim, me emocionei um pouco, mas juro que já li biografias que me fizeram rir pelos cotovelos e também me levaram a lágrimas abundantes. Não foi o caso dessa obra.

Rah 04/07/2020

Além do Tio Walt
Ler sobre ele me fez abrir tanto a mente sobre sonhos, dificuldades e loucuras pessoais. Walt era um sonhador com visões diversas, ele era o coração do studio, em que absolutamente tudo tinha que superar o lançado anteriormente e tinha que passar pelas mãos dele.
Juntou as animações em preto e branco ao som - lhe dando vozes, colocou música, colocou cor em um mundo preto e branco, criou o Mickey à imagem de um grande ídolo chamado Charles Chaplin que, depois, virou seu fã. Imaginou que o realismo em desenhos podia sim prender pessoas em frente à um filme de animação (ninguém acreditou que pessoas passariam horas vendo um desenho que até então era voltado somente para curtas), e em 1937, depois de anos lutando em entender como seriam feitos seus anões, lançou o tão querido e aclamado Branca de Neve.
Representava qualquer espécie em uma sala chamada cela para fazer seus animadores entenderem como ele queria que fosse os personagens- imitou de anões até veados para o Bambi. Pensou em unir artes ao projetar Fantasia, um filme completamente diferente.
Era uma luta constante para levar todos os sonhos e tudo aquilo que levaria pessoas ao encantamento. Criou um mundo só pra ele, uma Disneyland que nós levava ou perfeccionismo.

De tudo que pode se dizer de Walt era que era o maior visionário e sonhador do mundo, ele pulava de projeto em projeto sempre querendo alcançar mais longe, querendo vencer o tempo e chegar no futuro. Por mais que a gente saiba que ele se foi, corta o coração ver que ele não esteve la para crias seu sonhado EPCOT.
Mas se Walt era o coração, Roy era o cérebro, e eu queria que as pessoas entendessem o quanto esse homem era importante.
Roy era o irmão de Walt que fundou com ele o studio, e que fez de tudo para alcançar o sonho daquele. Walt desenhava o projeto e não se importava com custo, ele só sabia que aquilo ia ser magnífico, Roy era o que corria atrás do dinheiro... eles passaram anos a beira da falência mesmo com todo o sucesso do mundo porque Walt sempre criava algum projeto revolucionário, e independente do dinheiro, ele seguia.
Vamos sempre lembrar do quão bom é criar projetos independente de tudo, lutar por eles e apreciar a beleza do mundo Disney; e vamos sempre lembrar daqueles que lutaram conosco. Roy, você é incrível!

Eduardo 23/09/2012

Esse foi o cara!
Walt Disney foi um exemplo de sonhador que soube transformá-los em realidade, lutando contra tudo e contra todos. Um exemplo de perseverança que sabia que podia contar somente com sua força de vontade e... que se recusava a aceitar a dura realidade do dia-a-dia. Preferia viver sonhando, apesar de desejar transformar seus projetos em ferramentas para fazer os outros felizes!

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literáriooooos.

Hoje iremos falar sobre uma das maiores histórias de sucesso na América.

Um homem sonhador que viu potencial em coisas que ninguém mais via e a partir daí construiu seu reino de fantasia que perdura até hoje.

Walt Disney - O triunfo da imaginação americana. Acompanha a vida de um homem que desde criança descobriu sua paixão, que era desenhar.

Após se formar ele se inscreveu na Cruz Vermelha e foi para a Europa. No seu retorno ele começou a procurar trabalhos como ilustrador. Depois de um tempo ele se mudou para Hollywood para iniciar sua carreira de animador.

Sua carreira começou com sucesso e um contrato muito promissor. Mas logo ele levou um golpe e perdeu o direito sobre todos seus personagens. Então ele precisou se reinventar.

Foi aí que ele criou seu famoso personagem "Mickey Mouse".

Um livro biográfico e documental com linguagem acessível e numa edição de luxo belíssima.

Eu como fã do mundo criado pelo Walt Disney amei saber mais sobre sua vida e modo de trabalho. É muito incrível ver toda a dedicação dele e preocupação com que cada pessoa se sinta única.

Realmente uma leitura muito inspiradora.

Amei e indico.
Sandra Rosa 26/10/2020minha estante
Sonho com essa biografia desde que foi lançada

Luiz Cláudio 16/10/2010

Impressionante
Acabei de ler este livro. O que mais me impressionou foi ver como na maior parte da vida do estúdio Disney, ele esteve a ponte de ir à falência.
Como o Walt Disney foi pressionado (até por ele mesmo) a fazer sempre o melhor e a ser o melhor.
E é inegável como tudo o que ele fez influencia toda a indústria do cinema até hoje. O legado que ele deixou para o mundo é extraordinário, e somente é uma pena ele não ter conseguido ver a abertura do EPCOT center.
Livro pra quem gosta de saber sobre todos os detalhes da vida de Walt Disney

Morcego 02/04/2014

WALT DISNEY O TRIUNFO DA IMAGINAÇÃO AMERICANA
Neal Glaber nos apresenta a verdadeira biografia de Walt Disney, nos seus mínimos detalhes.
Depois de sete anos de pesquisa, Gabler montou um relato surpreendente da vida de um homem que ajudou a criar a imaginação americana e mundial. Gabler nos mostra passo a passo a infância pobre, cheia de disciplina de Walt Disney, depois, sua juventude, marcada pela sua passagem na I Guerra Mundial, sua vida adulta, onde criou seus primeiros desenhos animados, "Alice's Wonderland", e depois, seu personagem mais famoso: Mickey Mouse, com "Plane Crazy" (1927) e depois, o primeiro desenho sonoro, "Stemboat Willie" (1928).
Há também sua inserção ao cinema colorido, com "Flowers and Trees" (1932), com o qual venceu o primeiro de seus 22 Oscars.
Gabler nos conta também o passo a passo da criação de seus filmes, bem como o declínio de seu estúdio, devastado pela greve de animadores; os filmes militares feitos durante a II Guerra Mundial, seus filmes live-action, seus filmes animados posteriores, a criação da Disneyland, seus anos após o parque e o fim de sua vida.
Gabler conta também como Walt Disney vivia realmente, marcado por traições, tristezas, fracassos, problemas com sua imagem publica e enfermidades; bem como era sua relação com Lillian, sua esposa e com suas filhas, Diane e Sharon; sua paixão por trens e sua busca obsessiva pela perfeição. Além disso, conta em detalhes, os últimos dias de sua vida e como foi sua morte.
A verdadeira história de Walt Disney, o homem que ajudou a modelar a imaginação americana e nos deixou um legado eterno.
Um livro excelente.

10/10

Cristiane 19/01/2023

Gênio!
Se tem uma palavra que possa descrever Walt Disney é essa: Gênio!
Foi de grande valia para mim poder desfrutar dessa obra, pois assim pude conhecer muito mais da história desse gênio da animação.
O livro é um compilado dos principais fatos da vida de Walt, desde sua infância até sua morte.
Aqui, podemos descobrir como começou esse amor pelas animações e todos os desafios que ele teve de enfrentar para alcançar seus sonhos.
Foi interessante conhecer os bastidores de algumas das principais criações da Disney, como o próprio Mickey, Branca de Neve e Cinderela, e também como ele deu a volta por cima diante de inúmeras críticas e problemas financeiros.
Esse livro é um incrível e repleto de informações importantíssimas para a história da Disney.
Vale muito a pena lê-lo.
Recomendo!

SilviaV85 20/10/2020

Boa leitura de uma pessoa única
Sempre me interessei por WD e quando saiu esse livro, quis ler. Apesar de ter mais de 700 páginas, não é um livro cansativo, mas bem detalhado da vida e obras desse homem extraordinário, que apesar de ser uma difícil, era única. O autor relata muito bem a vida dele e vale muito a pena ler. Já li algumas vezes e recomendo.