Confissões de um Ateu Budista

Confissões de um Ateu Budista Stephen Batchelor

Resenhas - Confissões de um Ateu Budista

Breno 21/04/2013

Interessante experiência de vida
"Confissões" é, antes de tudo, uma pequena autobiografia. A vida de Batchelor, que se tornou monge budista após viajar errantemente até chegar no Tibete na atribulada década de 60, é o fio condutor do raciocínio que se tenta expor: o budismo é uma religião secular, um método, um caminho, o qual, despido da metafísica, deuses ou misticismo das tradições mais antigas, oferece uma resposta contundente para o desafio da vida. Batchelor oferece, neste livro, os caminhos que tomou para submergir no budismo, e depois para questioná-lo.
Interessando-se ou não pelo budismo ou pelo Oriente, a leitura é válida pela experiência de vida e pela interessante história de busca pessoal e espiritual do autor.

Jorge 29/09/2020

Estorvo
O Buda, há cerca de 2500 anos, como alguns outros buscadores de sua época, percebeu que conceber deuses não só é desnecessário como atrapalha muito. Não fosse a propensão humana para distorcer e corromper, a expressão "ateu budista" seria um pleonasmo.

P. H. de Aragão 15/09/2019

Duas biografias em uma
As “confissões” do título são memórias interessantes de um ex-monge budista ocidental, mas não passam de curiosidades. O livro brilha mesmo nos momentos em que a autobiografia é posta de lado e Stephen Batchelor nos conta suas reflexões, investigações e conjecturas sobre o o mundo e a vida do Buda histórico. Uma obra que se debruçasse apenas sobre esse aspecto seria excelente.

Nota 7/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Mariana 03/08/2023

Refúgio
É o meu livro preferido sobre budismo até o momento. Eu me identifico muito com a forma como Stephen Batchelor vê as coisas. Ainda há um longo caminho até que eu possa de fato entender o surgir condicionado e por em prática as Quatro Nobres Verdades de Sidarta Gautama. Ainda assim, me sinto com mais coragem e ânimo para explorar e ler mais a respeito do budismo e de tudo que há em volta dele.