A Garota Que Podia Voar

A Garota Que Podia Voar Victoria Forester

Resenhas - A garota que podia voar

Michelly 06/01/2013

O que eu li: A Garota que podia voar
O livro conta a história de uma garotinha – Piper – que tem o dom de voar. Um talento que não é bem visto pelos seus pais – Betty e Joe McClouds – que diziam que isso não era coisa de Deus e a proibiram de tirar os pés do chão para ninguém soubesse do seu “problema”. Piper que amava o seu dom e não queria perde-lo.

Quando Letícia Hellion vai a fazendo dos McClouds oferecendo ajuda a Piper, era impossível não confiar em uma pessoa tão doce. A doutora Hellion leva a garota para o I.N.S.A.N.O., uma instituição para crianças com habilidades fora do comum como: Lily, que é telecinética; ou Daisy, que tem uma força incrível; ou Conrad, com uma inteligência além do normal.

O grande mistério está em descobrir qual o real interesse da Dr. Hellion nestas crianças: se ela quer realmente ajuda-los ou há algum plano terrível por trás de todo esse carinho que ela demonstra por eles.

Assim com eu disse no começo do post, “A Garota que Podia Voar” é um livro voltado para o público infantil, ainda assim possuí uma ótima narrativa, de fácil entendimento, mas avançada para o público em questão. Na minha opinião, não é um livro voltado apenas para os jovens, pois possuí características capaz de atrair todos os tipos de leitores. Acredito que a autora soube desenvolver e muito bem uma história atraente, divertida e emocionante. Além de ser cheia de frases incríveis.

Tami 26/03/2013

Uma aventura juvenil
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/03/resenha-garota-que-podia-voar.html
Proibida cópia.

Sabe aquele livro que é completamente diferente do que a gente imagina? Pois esse é um deles. Imaginava um livro infantil, simples e singelo sobre uma menina que podia voar. Talvez algo no estilo de uma fábula. Não podia estar mais enganada.

Piper McCloud é uma menina especial: ela pode voar. Seus pais (Betty e Joe) são fazendeiros e muito apegados aos costumes, dificilmente precisam lidar com mudanças na vida. Além disso, sempre foram muito religiosos então não conseguem compreender o dom da filha. Piper normalmente voa escondido por medo do que as outras pessoas irão pensar, porém um dia as coisas escapam de seu controle e ela acaba voando na frente de toda a comunidade. Esse dia vira a vida dela de ponta-cabeça, com ela acordando no outro dia com a casa cheia de repórteres e os vizinhos com medo de que seus filhos brinquem com a menina.

"Piper decidiu pular do telhado. Não foi uma decisão precipitada.Este era seu plano - subir até o alto do telhado, correr de uma ponta à outra para ganhar velocidade. Pular.Finalmente, e o mais importante, não cair." (pág. 1, primeiras linhas)

A Doutora Hellion é diretora do I.N.S.A.N.O, um instituto para pessoas com dons especiais. Ela vai até a casa de Piper após saber sobre o incidente e resolve ajudá-la levando a menina para o instituto. Seus pais ficam um pouco relutantes, mas como querem o melhor para a filha a deixam ir. O instituto aparentemente perfeito, e todos os alunos tem algum dom, o que deixa Piper muito feliz. Conrad é um desses alunos, um menino muito inteligente, até mais do que os seus pais gostariam (motivo pelo qual ele foi mandado para lá). Praticamente todos os alunos tem medo dele. Porém o que parecia perfeito no início começa a dar sinais de problema, e Piper precisa pensar rápido em como ajudar seus colegas.

Definitivamente, não é um livro para crianças. Tem um tamanho bem razoável, sem imagens e com uma trama relativamente complexa. É um livro bem juvenil e com o foco na aceitação das diferenças. Piper é uma menina adorável e muito sincera. Ela argumenta com seus pais sobre Deus, liberdade e seu dom. Tudo do ponto de vista de uma criança que não consegue entender como as coisas funcionam no mundo ainda. Aliás, o livro traz muitos questionamentos e reflexões, em especial sobre o que devemos fazer com as nossas diferenças: escondemos ou é algo que podemos usar com orgulho?

Confesso que no início a narrativa não me chamou muito a atenção. O livro parecia um pouco enrolado, demorado para engrenar. Porém depois que Piper vai para o instituto a história se torna muito atraente. Todos os personagens e os cenários são bem explicados, e a emoção da história começa. Bastante aventura e suspense juvenil, tudo em um clima de escola. Tem uma parte do desfecho que para mim se desenrolou de forma rápida demais, porém é apenas uma coisa entre tantas interessantes do livro.

Gostei bastante da capa, bem mais bonita que a originial. A fonte é agradável e não notei problemas de português/digitação. Achei as folhas de um papel curioso, são como as de "livros de inglês". Não sei o nome desse tipo de papel, mas é mais grosso e um pouco brilhante. Bonito e de boa qualidade, porém acho que isso deve contribuir para o livro ser um pouco mais caro.

A história de Victoria Forester é bem envolvente e, apesar de fechar a história sem muitas brechas, deixa algumas coisas no ar que poderiam se tornar um próximo livro - apesar de o mesmo não existir. Talvez a escritora ainda esteja pensando na continuação. Para quem gosta de histórias juvenis com aventura, esse é uma boa indicação!

"Eu acho que não machuca ninguém a gente ter um sonho e um plano. Porque se a gente não fizer isso, nunca vai chegar a lugar nenhum." (pág. 52)

Luan 22/05/2014

resenha de ''a garota que podia voar'' da victoria forest
O livro conta a história de Piper uma garota muito especial.ela é muito especial porque ela sabe voar deste que se lembra.
Um dia aconteceu um grande "erro" depois que ela tentou pecar uma bola de beisibol.
Depois disso as pessoas da cidade dela(que são pessoas MUITO religiosas) pensam que isso era uma coisa do mal.
Depois disso todo o mundo(literalmente)ficou sabendo que Piper McCloud
podia voar.Veio uma mulher chamada Letitia Hellion que a convidou para um tipo de "escola para super dotados" e os pais de Piper aceitão e ela vai.
Depois ela percebe que a doutora Helion pode não ser tão do bem assim.
a capa tá muito spoiler do livro ;D.

Victor 05/12/2014

É de tirar o folego.
Esse livro não é muito popular. Conheci ele passando o olho num catálogo da Saraiva, jogado bem no canto da página. "A garota que podia voar". Sem dúvida, é um dos melhores livros que eu já li.
Esse livro, simplesmente, me surpreendeu. Normalmente, quem o pega, pensa que só mais uma simples história infantil, e de fato, essa pessoa está completamente enganada.
Ele conta a história de uma garota que vive no Condado de Lowland. Piper, uma garota diferente de todas as outras. Ela era a garota que podia voar.
Seus pais, simples fazendeiros que conservavam os costumes familiares, quando se deparam com sua filha flutuando no ar, precisaram tomar medidas drásticas para suas vidas. Como todas as pessoas do condado de Lowland eram muito religiosas, os pais de Piper encararam o estranho dom de Piper como se fosse uma maldição, fazendo com que a filha tome o máximo de distancia das outras pessoas, para que elas jamais descubram o seu segredo, e não à tratem como um demônio.
Como era sua paixão, Piper não podia evitar de voar. Voar era tudo para ela, e seu sonho era rodar todo mundo com o seu voo. E por conta da opinião dos outros, ela tinha que fazer isso escondida. Imagina o que aconteceria se alguém descobrir que ela é capaz de fazer algo anormal, que nenhuma outra criança pode fazer?
Então, numa festa de 4 de Julho, frustrada, Piper se descontrola, e acaba revelando a todos seu segredo. No dia seguinte, sua casa está cheia de repórteres e os vizinhos com medo de seus filhos brincarem com Piper, com medo, por ela ser diferente.
Para sua salvação, a Doutora Letitia Hellion surge em sua casa e a salva da mídia. Ela leva Piper para o I.N.S.A.N.O., um instituto que estuda seres com dons especiais. Tudo lá parece muito perfeito, e todos os alunos do instituto (também com dons) também acham isso. Bem, quase todos. Conrad, um garoto super inteligente, que vive pegando no pé dos alunos do instituto, inclusive no de Piper, acha que há algo de errado com o lugar, e então, junto a Piper, ele bola um plano para salvar a vida de seus colegas. E assim, juntos descobrirão a verdadeira missão do I.N.S.A.N.O.
O livro é engraçado, pois, ele não é infantil, como parece. Possui uma narrativa de tirar o folego, você literalmente sente na pele o que os personagens passam. Ele é algo mais juvenil, porque tem temáticas um pouco mais maduras, e de difícil compreensão para crianças. O livro fala de pessoas que usam o nome de Deus para coisas erradas, um pouco sobre religião, aceitação as diferenças, relação familiar, etc. Coisas que crianças dificilmente compreenderão.
O formato do livro é engraçado. Ele parece livro de inglês de escola, e vi que não fui o único a reparar nisso. Muitas pessoas falaram o mesmo na internet. Tipo... folhas brancas brilhantes, meio
que parece plástico, e tem um formato não muito convencional em relação à outros livros.
O livro é perfeito! Faz o leitor refletir sobre questões da vida, intriga eles com uma boa dose de suspense, sentir o que os personagens sentem, e com uma narrativa bem trabalhada.
Victoria Forester está de parabéns! É uma ótima escritora, e espero que essa história tenha continuação, porque os personagens são apaixonantes, e quando o livro acaba, meio que dá um vazio.

site: http://cdlivro.blogspot.com.br/

Alessandro 13/10/2018

Uma leitura leve e divertida
Apesar de ter sido escrito para o público infanto-juvenil tem uma história suficientemente complexa pra não decepcionar o público mais velho.
Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens principais, em especial a protagonista é bastante cativante
Não gostei da maneira fácil com que as crianças resolvem algumas situações em momentos específicos do livro, mas isso é implicância minha, visto que está adequado ao público alvo.