Os Goonies

Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

livrodebolso 14/10/2019

Preciso confessar que eu nunca assisti ao filme dos Goonies. Não sei o que aconteceu, mas eu fiquei minha infância toda pulando as vezes em que o filme passou na Sessão da Tarde. É... Eu não tive essa experiência.
Mas até que fico feliz, pois essa aventura que acabei de viver aqui foi a melhor de todos os tempos!
Que coisa mais incrível!
O livro é recheado de referências, seja sobre filmes, séries de TV, música e literatura clássica, etc.
Para impedir a demolição de sua casa, Arthur Dent resolve deitar na frente do trator amarelo... ah! Não! Não desta vez!! ?
Para impedir a demolição de suas casas, um grupo de amigos resolve procurar por um tesouro prometido em um velho mapa encontrado no porão da casa de um deles.
A expectativa de viver algo inimaginável e perigoso, e de quebra ajudar seus pais, os faz vencer seus medos e encarar uma gangue italiana comandada por uma mãe do mal, a Mama Fratelli. .
Por não conhecer anteriormente, minha imaginação precisou trabalhar sozinha para desenhar as crianças, e eu só pensava em Stranger Things; e quanta semelhança entre as duas ficções! .
A expedição em busca do ouro de Willy Caolho segue por cavernas e corredores subterrâneos, enquanto os meninos desvendam mistérios, fogem dos inimigos e derrotam uma lula gigante.
O final é lindo e a mensagem maravilhosa.
Claro que quero, agora mais do que nunca, assistir ao clássico infantil do cinema! ?
P.S.: esta edição é a comemorativa de 30 anos está lindíssima, e vem com o mapa do tesouro! ?

Livros e História 25/09/2019

Uma aventura hilária
Os Goonies conta uma das histórias mais incríveis sobre aventura e amizade. Quem não queria ser um Goonie? Quem não queria viver as loucas aventuras atrás do tesouro perdido de Willy Caolho? Confesso que em muitos momentos durante a leitura eu imaginava as cenas do filme, ri muito com o Gordo, e só pensava: Bocão, você é idiota, cala a boca (rsrsrsrs).
O livro conta a história de 4 amigos inseparáveis: Mikey, Bocão, Gordo e Dado (Os Goonies). O lugar onde eles moram está sendo comprado por um homem rico e mesquinho para se transformar num campo de golfe, porém, eles não querem que isso aconteça. Numa tarde de chuva, os amigos estão reunidos na casa de Mikey e decidem ir ao sótão para ver alguns artefatos guardados. Enquanto eles fuçam nas coisas guardadas, Mikey acha um mapa, era o mapa de Willy Caolho, ele já havia escutado as histórias desse incrível pirata e pensou que poderia salvar o lugar onde morava se conseguisse achar o tesouro.
Acontece muitas coisas e outros personagens coadjuvantes são incorporados a história, como o Brand, a Andy, a Stef, os Fratelli e o Sloth. E a partir daí, é só confusão! Eles acham o túnel secreto, passam por algumas armadilhas, são perseguidos pelos Fratelli, as engenhocas do Dado nunca dão certo, acham o antigo poço dos desejos, o Gordo se aventura com o Sloth, e encontram o navio pirata com o Willy Caolho.

site: https://www.instagram.com/p/B2hfXs1g1N5/?utm_source=ig_web_copy_link

Caê 21/04/2019

Para os fãs é um ótimo complemento à experiência cinematográfica.
Não acredito que seja uma leitura para todos. O livro apresenta algumas falhas, em muitos momentos parece que as coisas acontecem aceleradamente, falta um ritmo mais contido que desenvolva e descreva melhor as situações e crie o clima adequado para então seguir adiante. Parece que se perdeu uma boa oportunidade de aprofundamento no universo do filme para trazer elementos novos e novidades sobre os personagens. São apresentados os mesmos acontecimentos da película, salvo por algumas cenas que foram cortadas da versão final do longa mas estão presentes no livro. (mas vale ressaltar um epílogo muito bacana, em que apresenta fatos posteriores ao filme).
No entanto, para os fãs que têm uma ligação emocional com o filme, o livro é divertido e carregado de nostalgia. Amo esse filme então desfrutei muito da leitura, mas não acho que alguém que não assistiu ou que não tenha grande envolvimento com a obra cinematográfica aprecie muito "ler o filme".

Thadeu Costa 20/04/2019

James Kahn - Os Goonies
Mickey, um garoto que mora nas docas Goon, entra numa aventura incrível atrás de um tesouro pirata, após encontrar por acidente um mapa do tesouro. Ele e seus amigos se aventuram e passam por desafios perigosos, mostrando que cada integrante dos Goonies e importante e capaz de vencer seus medos e limitações.

Toda essa história começa com o intuito de conseguir salvar a residência de todos nas docas, pois os moradores estão a ponto de perde-las para que um empresa construa um campo de golfe.

É uma história interessante, bem escrita em primeira pessoa (Mickey), e apesar de ser uma história juvenil, é ótima para qualquer idade. Com várias sacadas cômicas e muito bem adaptada por Steven Spielberg. Não tem muita diferença do filme mas quem não o viu, vale muito a pena ler a história e assistir ao filme.

Não é uma história com reviravoltas mirabolantes, romances incríveis mas tem personagens muito bem elaborados, alívios cômicos interessantes, e com certeza vai ter um personagem que o leitor vai se encantar. Livro muito bom.

Thadeu Costa 20/04/2019

James Kahn - Os Goonies

Caique.Nascimento 07/04/2019

Não assisti o filme
Essa é uma daquelas histórias que costuma da certo. Uma fórmula composta por crianças±mistério+desajustados.
Primeiramente, parabéns para Darkside. Mais uma edição linda e completa, com desenhos, capa dura e feito para enfeitar estante.
Quanto a história, eu gostei das referências. O autor original realmente adora Ester eggs, e essa história é cheio deles. É bom para pesquisar depois é entender a história melhor.
Porém previso ser sincero, os personagens são um saco. O protagonista tenta se provar o livro todo, mas só convence a si mesmo. O tal do bocão é um saco, não serve nem pra alívio cômico , o Brand não tem utilidade, o Dado é um fracasso. O Sloth tem muito potencial mas é pouco aproveitado. O melhor personagem é o gordo, simplesmente porquê as mentiras deles valem mais que a "realidade" do livro.
Mesmo a história sendo meio sobre uma desgraça, estamos no mundo perfeito, falar mais do que isso seria spoiler. Os puzzles são horríveis, eu esperava mais dificuldade para resolução, e no final, ninguém contribuía para isso, o protagonista só precisa do restante dos personagens porque não teria feito nada disso sozinho.
O enredo é de um filme de criança, mas cheio de coisas adultas que não poderiam ser contadas a uma faixa de idade 5-12.
Enfim... Todo mundo olha pra mim e diz, "funciona melhor no filme". Então vou conferir. E por favor, é só minha opinião. Quem sabe se você assistir o filme primeiro acabe gostando mais do livro?

Fabiana 08/01/2019

Um garoto de 13 anos e seus amigos saindo numa aventura para procurar o tesouro perdido do pirata. Quer uma coisa mais legal que essa? Os Goonies é um livro encantador, misterioso, divertido e muito bem escrito. James Kahn fez um incrível trabalho com a estória do Steven Spielberg. Os personagens criados são hilários, cada um à sua maneira. Adorei cada um, adorei seu desejo por aventuras e como eles são ligados uns aos outros. As situações em que eles são colocados são geniais, e nenhuma ponta solta é deixada no fim.
Sempre tem algo acontecendo e eles estão sempre em apuros e cada um tem o seu espaço para mostrar seu valor. É fascinante ver cada personagem crescer e deixar de lado suas fraquezas nos dois dias em que a aventura se passa. Acompanhar esse crescimento te faz pensar sobre suas próprias fraquezas e dependências, por isso Os Goonies não é um livro só para crianças. É um livro que te faz abrir os olhos para a pessoa que você é, e quem você poderia ser se soubesse lidar com seus medos. Acho que todo mundo precisa sair numa aventura para caçar um tesouro algum dia.
Vale muito a pena ser lido, não importa se você tem 8 ou 80 anos. Todo mundo ama estórias de piratas.

site: https://blogliterariodafabi.blogspot.com/2015/10/resenha-2-os-goonies.html

Mundo Tolkien 13/11/2018

Uma das melhores Aventura da minha infância...
A Narativa nos traz uma sensação bastante legal de estar conversando com o personagem, como se fosse um velho amigo seu contando como passou as férias. Esse clima ajuda a leitura a fluir e dá um envolvimento na história. Conforme avançava, mais eu me sentia um goony. Também é ótima a interação entre o grupo de amigos e dá um tom especial à narrativa; identificam-se ali de fato crianças com um forte laço de amizade, que pode ser encontrado no seu colégio, no seu bairro e até entre os seus amigos. Nos levando para lembranças a muito tempo adormecidas...

Juliana Tavares 25/10/2018

Um livro de crianças aventureiras. Tive um pouco de dificuldade de imaginar certas cenas por ser algo mais fantasioso e com bastantes aventuras. Mas a história em sí é muito gostosa de se ler.

Koala Leitora 12/08/2018

Muito minha infância
Gente, que livro maravilhoso, dá pra rir bastante com as invenções do Dado, as mentiras do Gordo, a esperteza do Mikey, as maluquices do Bocão e o jeito do Brandy. A cada palavra eu torcia para que esses carinhas conseguissem alcançar seus objetivos que era chegar ao tesouro perdido.
Eu já tinha visto o filme quando pequena, mas ler essa história não tem preço, é cada loucura que você encontra pelo caminho que não dá vontade de largar o livro em nenhum momento.
Ler "Os Goonies" me fez relembrar muita coisa da minha infância, inclusive meu espírito aventureiro, mas calma gente, não vou sair caçando tesouros ok? Já estou um pouco velha ?????
Foi incrível essa leitura e eu assistiria novamente o filme depois disso, mas só quero apreciar cada momento.
Para quem não sabe, os Goonies são esses rapazes que se apelidaram dessa forma devido ao local onde moram, que está prestes a ser tomado pelos ricaços para construção de uma nova pista de golf, então eles descobrem esse mapa e saem em busca do tesouro perdido para resgatar suas casas das mãos dos esnobes riquinhos.
A aventura é maravilhosa e vale a pena cada segundo de leitura, eu nem preciso dizer né? Estou encantada! .

Josyas 18/07/2018

Os Goonies "Never say die"
Criado por Steven Spielberg e escrito por James Kahn, a clássica aventura de "Os Goonies" chegou para o universo Geek pela "Darksidebooks". Assim como acontece no filme, o livro é empolgante divertido e tem aquele toque de aventura entre amigos que os anos 80 e 90 nos proporcionaram. Para quem curtiu muito esse filme na infância a sensação de nostalgia é um ponto a mais. Never say die!

Mayla Viviani 17/07/2018

A história gira em torno do grupo intitulado "Os Goonies". O grupo é formado por Mikey, Bocão, Dado e Gordo. O grupo se reúne para uma espécie de despedida, pois todos terão que se mudar. Eles vivem em Astoria, em uma região chamada Docas Goon daí o nome do grupo, porém os membros do Country Club Hillside querem construir um campo de golfe no local. Uma ação judicial movida pelos morados ganhou a causa para que o campo não fosse construído, no entanto eles deveriam pagar as hipotecas, coisa que nenhuma família das Docas Goon tinha condição.

"Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,No céu e no inferno e na guerra nuclear.Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,No campo ou na cidade, na floresta, onde for,Eu me declaro um companheiro Goony Para sempre, sem temor."

Os meninos então vão para casa de Mikey, lá para fugir do irmão mais velho do mesmo, Brand, eles acabam no sótão do pai de Mikey. Lá, em meio as quinquilharias do antigo museu de Astoria que o pai dele guarda, eles encontram um mapa. O mapa pertencia ao pirata Willy Caolho, datado de 1532. O mapa mostra onde um grande tesouro está escondido.
Os meninos não pensam duas vezes e decidem que irão viver aquela aventura, caso encontrem o tesouro, salvarão todos os moradores de Docas Goon, caso contrário, viverão sua última aventura.
O que os meninos goonies não contavam era que a família dos Fratelli naquele dia havia fugido da prisão, e por azar do destino eles acabam descobrindo o que os meninos estão procurando, e claro, ficam interessados. Aí começa a maior aventura da vida dessas crianças.

"Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte desta história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira."

Os Gonnies foi criado pelo premiado diretor Steven Spielberg, foi um filme de muito sucesso nos anos 80. Este livro é um roteiro adaptado pelo escritor James Kahn, que é bem conhecido por este tipo de trabalho, tendo adaptado roteiros como Star Wars e Indiana Jones. O livro é todo narrado em primeira pessoa por Mikey. A história apresenta uma ótima aventura; apresentando também uma série de descobertas que ocorrem nesta transição da infância para adolescência, talvez por isso tenha feito tanto sucesso.
A história é muito bem escrita, de fácil compreensão e bem divertida, não tem como não rir das histórias do Bocão. Sei que essa história marcou uma geração, porém eu nunca assisti ao filme, pelo menos não me lembro de ter visto, acho que isso foi bem legal, pois "descobri" a história em forma de livro, o contrário da maioria das pessoas.
A única parte negativa do livro, para mim, são os capítulos extensos, prefiro capítulos mais curtos, isso tornou a leitura um pouco maçante em alguns momentos.
Os Goonies sempre me chamou a atenção, pois a Lily - personagem da série How I Met Your Mother - sempre citava algo do filme, então meu interesse veio daí.
Minha edição não é de colecionador, porém é muito bonita, as páginas são amareladas, a fonte possui um tamanho confortável para leitura, antes de cada capítulo há como que um resumo do que acontecerá, e também uma arte de caveira de pirata. No fim do livro temos uma imagem do navio do pirata Willy Caolho. Na capa também temos o mapa, como podem ver a DarkSide mais uma vez surpreende o leitor com uma edição fantástica.
O que vou fazer agora é assistir ao filme, pois apesar do livro não ter se tornado meu favorito, eu gostei muito da história, gostaria de tê-lo conhecido alguns anos atrás, acho que conseguiria me conectar mais com os personagens.
Os Goonies foi uma ótima leitura, que recomendo não só para os fãs do filme, mas também para quem gosta de uma boa aventura infanto-juvenil. Não deixem de conferir, e se já leram e/ou assistiram ao filme comentem aqui suas impressões, vou amar saber a opinião de vocês.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/07/livro-os-goonies-james-kahn.html

Nay 24/06/2018

Super divertido...
Uma história muito rápida e gostosa de ler, deixa realmente uma sensação de quentinho no coração, fala sobre a importância das amizades e tem uma narrativa totalmente coerente com o olhar de uma criança.