Os Goonies

Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

pipietro 29/03/2023

Adaptação com altos e baixos
Acho necessário me justificar que li esse livro talvez com uma mentalidade não tão adequada para a faixa etária que ele se destina. Nunca vi o filme, mas fiquei curioso para ver algumas semelhanças e diferenças entre os dois (apesar de não ser muito a minha praia ver filme).

Altos porque, para mim, os trechos mais pessoais e introspectivos dos personagens são maravilhosos, muito profundos mas com uma linguagem simples, da idade deles, além de reflexivas. E, claro, sem deixar de lado toda essa fantasia encantadora do Steven Spielberg que não há quem ela não convença, indescritível.

Baixos porque não sei se é um enredo muito cativante na sua originalidade e muito romântico para mim (no sentido de que as coisas mais improváveis sempre acontecem na hora exata para salvar a todos e todos viverem felizes), e aí eu preciso tirar o peso dessa crítica com os objetivos desse livro em mente nékkk. Tem um pouco também da arte dessa edição que eu tenho, que é linda e me encantou, mas que passa uma sensação que não é muito explorada no livro (suspense, por exemplo, ou até um terror).

No mais, meus filhos quando existirem provavelmente vão ler, acho que eles vão gostar ainda mais do que eu!

Thomas124 23/03/2023

O filme dos Goonies já é muito bom, e esse livro consegue deixar tudo melhor.

Eu simplesmente adoro qualquer história de crianças embarcando em uma aventura.
Esse livro, é ótimo para quando você quer ler uma aventura tranquila, divertida, e infantil.

O livro se passa na visão do Mikey, uma criança ingênua, e eu simplesmente adoro isso, pois é uma forma totalmente diferente de ver o mundo.

Eu não aconselho este livro para pessoas que realmente não gostem de histórias feitas para crianças, pois é realmente tudo muito infatilizado. Mas eu adorei, fazia tempo que eu procurava um livro sobre piratas e finalmente achei.

A aventura se desenvolve muito rápido, o que faz você não conseguir parar de ler o livro. Uma pessoa com um ritmo de leitura rápida conseguiria ler isso em menos de 2 dias.

miauuuu 22/02/2023

Maravilhoso
Melhor livro de ação que eu ja li. que livro bom. to apaixonada por todos personagens meu deus que lindos

Ana 22/02/2023

Os Goonies são um grupo de amigos que vivem nas Docas Goon (quem mora lá é conhecido como goony, daí o nome do grupo), composto por Mikey, Gordo, Bocão e Dado. Cada um dos meninos tem uma característica em especial: o Gordo, é claro, só pensa em comida e gosta de inventar histórias; Mikey é o clássico filhinho da mamãe que é super magrelo, fracote e tem todas as doenças respiratórias imagináveis; Bocão fala mais do que devia e conta mentiras a revelia; o Dado é o cabeça do grupo, é muito inteligente e cria mil e uma bugigangas, apesar de nenhuma funcionar verdadeiramente.

Um belo dia, eles recebem a notícia de que o lugar que eles vivem será demolido para dar espaço a um novo campo de golfe, caso não tenham como comprar o terreno. Como é de se imaginar, nenhum goony tem dinheiro suficiente para isso. É claro que os meninos, ao encontrarem o velho mapa do tesouro do pirata Willy Caolho, não veem outra alternativa a não ser procurarem o ouro para ajudar os pais.

Sabe aquela nostalgia que a gente sente quando nos lembramos de algo que aconteceu na nossa infância? Pois foi exatamente isso o que eu senti durante a leitura de Os Goonies. Não me lembrava muito bem de certos detalhes da história, mas quanto mais eu lia, conseguia me lembrar até do gosto das balinhas de hortelã que eu comia enquanto assistia ao filme. Garanto para vocês que não há sensação tão mágica quanto essa no mundo.

A única coisa que me incomodou, e que me incomoda independentemente da história, foram os capítulos longos demais. Mesmo assim, vejam só, a narrativa é tão boa que esse detalhe não conseguiu atrapalhar o fluxo de leitura. Os personagens são incríveis, extremamente fofos e prezam, acima de tudo, a amizade. Mesmo com todas as dificuldades, estão juntos o tempo todo e demonstram a importância dessa união.

O livro possui uma narrativa leve, fluida e divertida, que fez com que eu o terminasse em pouco mais de um dia. O trabalho gráfico da Darkside está, como sempre, impecável; a única coisa que eu mudaria seria o tamanho da fonte, colocaria um pouco maior para ficar mais confortável. É claro que isso não atrapalhou a magia da história: Os Goonies é, com certeza, o melhor livro infanto-juvenil que li nos últimos tempos.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Vicente Tavares 23/01/2023

Pura Noltalgia.
Eu não sei explicar muito bem, mas sempre que alguém fala que é um filme "tipo Sessão da Tarde" eu já imagino algo muito bom, cheio de aventuras e muita emoção e eu tenho certeza que parte desse sentimento veio do filme Goonies que eu assisti e reassisti tantas vezes. Então quando eu decidi ler esse livro, esperava algo muito fiel ao roteiro original, quase como um DVD escrito, mas o que eu encontrei foi ainda melhor, é um DVD com extras.
O livro realmente é fiel ao filme, mas vai além, há diversas "cenas deletadas", tudo narrado em primeira pessoa pelo Mike Walsh que se identifica com o pirata Willie Caolho e segue nessa busca pelo navio pirata que teria se refugiado numa das cavernas das Docas Goon.
É uma leitura agradável, com sabor de anos 80, onde crianças de 11 anos encontram uma família de bandidos, armadilhas mortais e um navio pirata cheio de tesouros... e sobrevivem pra contar a história.
A edição especial da Dark Side tem o capricho costumeiro da editora. Capa dura, papel pólen de boa gramatura, um poster mapa acompanha a obra, mas na versão que eu comprei não veio o marcador em forma de caveira (ou barra de ouro-caveira), ainda assim, valeu o investimento. É um ótimo livro, pra ler e reler naquela tarde de chuva com um chocolate quente e um bolinho.

Helen Moya 03/01/2023

Leitura rápida, a cada página lida parece que estamos assistindo sessão da tarde. Mergulhamos literalmente nas aventuras vistas no filme.

Emili.Maggot 30/12/2022

Perfeito
O filme é maravilhoso e o livro melhor ainda ?? foi uma nostalgia lembrar dos detalhes do filme, eu sou apaixonada pelos Goonies ??

Za.lima 25/12/2022

Nostálgico
Me recordo de quando era criança e assistia os goonies na sessão da tarde e lembro de pensar que meninos corajosos
Acabei ganhando o livro por coincidência ou acaso e decidi ler.
Um livro que fala sobre o poder da amizade e aonde ela pode te levar. Há alguns lugares que você tem que ir sozinho, mas outros tem que ir acompanhado se não você não vai chegar no final e essa foi a grande lição que o livro trouxe para mim

Vivi 22/12/2022

Bom para passar o tempo com nostalgia
Uma boa aventura para passar o tempo. Porém, embora seja um clássico, confesso que não me prendeu muito e eu custei pra terminar. A leitura inclui uma boa dose de humor no estilo dos filmes de sessão da tarde: ladrões do tipo trapalhões, tesouros perdidos, amores não correspondidos e muita nostalgia.

GreiceG 10/12/2022

Never say die...
Ótima adaptação do roteiro do filme, um clássico de aventura despretensioso e atemporal. Dá vontade de assistir o filme de novo e de novo...

Jr. 26/11/2022

Com uma mistura de aventura e suspense o livro se torna uma leitura bem rápida e leve. É um bom complemento para quem já viu o filme e consegue se ambientar melhor ao cenário, algo que o livro deixa a desejar.

Perola.Silveira 09/11/2022

Perfeito
Melhor livro de amizade, companheirismo e lealdade que já li.
A cada capítulo eu queria mais e mais. A história é super desenvolvida e envolve super o leitor.

Geovanna.BraganAa 03/11/2022

Simplesmente muito bom!! É um livro q prende a gente pelo gatinha leitura ser bem suave, além de ser um livro engraçado tem muitos mistérios q são descobridos ao longo do livro. Recomendo mtt, demorei mais tempo do q o normal pra ler mas não foi por querer, recomendo mtt este livro!!