Os Goonies

Os Goonies Steven Spielberg
Chris Columbus

Resenhas - Os goonies

@vanessachrisostomo 31/03/2024

Aventura de crianças envolvendo piratas, tesouros, armadilhas... quem viu o filme vai saber já como é a narrativa. Porém, em vários momentos a leitura é arrastada e não prende tanta atenção.

Carolfreitasnf 24/03/2024

Os Goonies
Crianças, navios piratas, bandidos, aventura e muita nostalgia, esses foram os “ingredientes” utilizados nessa história.

Ler esse livro foi uma verdadeira viagem no tempo, conforme eu ia lendo o filme ia passando todo na minha mente e eu ia me lembrando de quando assistia a esse e muitos outros clássicos da sessão da tarde e da minha infância.

Mas, nostalgia a parte o livro é muito bem desenvolvido, tem uma parte ou outra que tem um ritmo mais arrastado, mas não é nada que atravanque a leitura. Um ponto positivo do livro é que ele conta o que acontece depois da cena final, dando um desfecho mais redondo a história.

Pra quem curtia o filme com certeza vai amar esse livro, fora que a edição é muito linda.

bpachiella 13/03/2024

Eu já assisti o filme, mas foi em 2016, lembro pouquíssimas coisas, mas foi interessante ler o livro e relembrar algumas cenas.
O mais nobre da caça ao tesouro deles é o motivo, eles não estão nessas para ficar ricos, eles nem sabiam se o ouro ainda estava lá, se estivesse eles usariam pra não deixar a doca goon virar o clube de golf, ou seja, não foram gananciosos.
O mais legal desse livro, na minha opinião, é a narrativa ser da perspectiva de uma criança, o capítulo mais legal é o capítulo em que o Gordo conta toda história q ele passou com o Sloth, é uma parte mais rápida e simples de ler, sendo até engraçada.
O Sloth derrete meu coração sempre q aparece, ele ficou preso naquele buraco por anos e anos e não virou uma ?fera? desalmada e q só odeia tudo e todos, ele sabe quem fez aquilo com ele, e ?canaliza? a raiva apenas pros Fratelli, mas ao mesmo tempo sabe q eles são família, e continua tendo um certo cuidado. Mas eu chorei na parte em que o Gordo pede aos pais para adotarem o Sloth, ainda mais qnd mostra que ele realmente foi adotado.
A conexão do Mikey com o Willy Caolho da um toque especial.
Aliás, as partes em que a asma do Mikey (e do pai dele) é tratada como uma fraqueza ou como algo controlável me deixou bem pensativa, principalmente sobre a época.
No fim, gostei mais do q esperava.

Carolina2972 10/03/2024

Quero ser uma goonie!
Uma aventura super divertida e bem contada. Asssiti o filme antes de ler o livro e a história é bem fiel, claro que no livro tem mais detalhes e cenas que não foram colocadas no filme. Adorei ter lido e virou um dos meus favoritos!!

danihhduarte 01/03/2024

É sobre amizade
É um livro fofo, juvenil, sobre aventuras de um grupo de amigos adolescentes. Uma leitura leve e sem muitos altos e baixos

Daniel Tard 28/02/2024

Os Goonies: filme que marcou a minha infância!
Agora em livro, Os Goonies é uma obra fantástica que mostra o poder da amizade e uma aventura que todas as crianças ou adolescentes gostariam de viver e que envolve navios piratas, tesouros perdidos, lula gigante. O filme foi feito na década de 80 e é bastante comum o bullying ao personagem Gordo, visto como algo inocente, hoje temos uma visão diferente a respeito disso. Ótimo livro e ótima aventura! Saudades das ficções fantasiosas da década de 80, como Os Gonnies, História sem fim, Et: o extraterrestre e Garotos Perdidos. Stranger Things, atualmente, traz essa nostalgia!

Hiária 27/02/2024

Sessão da tarde
Este livro me fez lembrar demais das tranquilas tardes de ?Sessão da tarde? e me deu uma nostalgia imensa.

É um livro de ficção bem fofo e cheio de diretas sobre amizade e companheirismo.
Também nos ensina a ter fé e persistir no nosso propósito, sem desviar do caminho, sem distrações, superando os desafios, levando os amigos juntos, pegando somente o útil e necessário.

É uma baita lição de vida!!

Hugo.Mucci 12/02/2024

Never Say Die
Uma leitura extremamente divertida e fantasiosa, mas uma fantasia com os pés no chão, contada do ponto de vista de uma criança inteligente e sonhadora.

Tem a mesma vibe do filme, divertindo e torcendo pra tudo ficar bem, porque os Goonies merecem muito.

Ótimo livro. Agora rever o filme pra manter a aventura viva por mais um tempo.

Ligiamx 03/02/2024

Eu me declaro um companheiro Goony, para sempre sem temor!
Esses moleques são terríveis, dito isso, gostei muito kkkkk
O livro é bem parecido com o filme, mas o livro no final dele tem mais alguns detalhes sobre o que aconteceu com os goonies logo após a aventura deles. Muito bom.

ClAudio.Persa 21/01/2024

Nostálgico
A narrativa se torna arrastada em alguns momentos o que deixa a leitura meio lenta. A nostalgia pelo filme dos anos 80 é que nos faz imersos na trama. De um modo geral, um bom livro pra todas a idades e pra quem gosta de uma boa aventura.

Notas da Leitora 27/12/2023

Esse livro foi pura nostalgia. O filme fez parte da trajetória de muita gente que cresceu assistindo Sessão da Tarde e, nessa versão literária, existem algumas diferenças e, principalmente, informações extras no final. Valeu a pena ler para relembrar a infância.

Samantha.Facincani 25/12/2023

Goonies Never Say Die!
Cara? Esse filme marcou toda uma geração! E sim, eu faço parte dela? e foi por isso que quando descobri a existência desse livro, fiz questão de incluí-lo na minha coleção.

O livro conta a história de um grupo de amigos que terão suas casas destruídas para a construção de um campo de golfe para os ricos da cidade e tem apenas mais um final de semana antes de deixarem suas casas para irem para outras cidades e provavelmente nunca mais se encontrarem. É como se fosse a finalização de um ciclo. Suas casas ficam em uma região chamada de Goon Docks de Astoria, no Oregon. Daí o nome Goonies.

Enquanto arrumam seus pertences para saírem de suas casas, descobrem um antigo mapa do tesouro e para ?celebrarem? esse último final de semana juntos, decidem por uma última peripécia, que os leva em uma aventura para desenterrar o tesouro perdido de Willy Caolho, um lendário pirata do século 17. Durante a aventura, eles são perseguidos por uma família de criminosos que querem o tesouro para eles.

Muita diversão, num livro que fala principalmente sobre amizade e como podemos nos manter unidos apesar dos percalços que podemos encontrar pelo caminho.

Perfeito ??

P. Barata 24/12/2023

Nostalgia
Não é o tipo de narrativa que eu gosto, mas a aventura das crianças é cativante. É um dos poucos livros que acho que a obra cinematográfica ficou melhor. Vale pela nostalgia.
Adrielle.Alvarenga 11/01/2024minha estante
??

Doug 16/12/2023

Fez relembrar minha infância
Leitura do livro fez relembrar minha infância como era feliz. Livro igual o filme cheio de aventura e ação. Da vontade de ver filme para ter momento de reflexão com vida vale pena viver.
Cleber 18/12/2023minha estante
Quem é um Goonie já lembra da música da Cindy Loper só de ver o nome do livro :)
Quando peguei o livro p ler tive que ver o filme tbm, muito bom

Doug 19/12/2023minha estante
É verdade mesmo não tem como acabar de ler, não ver filme de novo. Também me fez lembrar dos meus colegas de vizinhança. Que época boa. Hoje em dia criança não brinca mais na rua por medo da violência.?