Recomeço

Recomeço Ledinilson Ribeiro Moreira

Resenhas - Recomeço

Amiga Leitora 07/03/2016

Recomeço narra a história de Rafael, um jovem nascido em berço de ouro, portador de uma genética admirável, rico, bonito e jovem características que podem ser invejadas por algumas pessoas, tal ''importância'' concedera ao jovem um ego inflamado qual o fazia não dar importância a ninguém. A vida de Rafael é de longe muito diferente dos demais garotos de sua idade (16), ele tinha tudo o que queria, vivia em uma casa invejável, tinha todos os confortos e mimos que o dinheiro podia comprar, menor de idade e sem carteira de habilitação ele já ostentava sua própria Ferrari, presente dado por seus pais. Tal realidade de vida mudou a mentalidade do garoto, enquanto os demais estudavam e faziam planos para o futuro, Rafael apesar de prodígio pouco se importava em relação ao futuro (na verdade ele não dava a mínima para isso kkk).
Toda aquela mordomia de Rafael estava prestes a mudar em certos aspectos, certo dia Duda sua namorada do colégio contou a ele que estava grávida, ele ficou chocado e passou a argumentar que o filho não era dele, que ela estava tentando o enganar (falsas amizades causou nele esse trauma de não confiar muito nas pessoas), afirmando que não queria responsabilidades. Ele teve a crueldade de sugerir que a criança fosse abortada e abandonou Duda em uma rua deserta debaixo de uma forte chuva que caía. Fugindo de suas obrigações durante os seis primeiros meses da gravidez de Duda, Rafael evitava qualquer fonte de contato com ela, se ele fosse convidado para alguma festa e soubesse que ela estaria lá, o convite seria recusado, ele aniquilava qualquer chance de contato que poderia surgir caso a encontrasse em algum lugar.
A família de Duda lhe deu todo o apoio em relação a gravidez com acompanhamentos médicos, necessidades que toda grávida tem, e juntos montaram o quarto do bebê. Aos seis meses de gravidez Rafael tomou a decisão de acompanhar Duda ao médico para fazer o exame ultrassom. Ouvir as batidas do coraçãozinho de seu filho mexeu com ele, um sentimento muito forte estava surgindo dentro dele. Na festa de fim de ano da escola o casal foram juntos, tiveram uma noite agradável juntos de amigos, mas algo terrível estava para acontecer. Um acidente horrível acontece com o carro em que estavam Rafael e Duda, infelizmente somente Rafael sobreviveu (gente não é spoiler), sua vida se torna outra realidade a partir daqui, um novo trauma surgiu dentro dele o sentimento de culpa pela morte de sua namorada e de seu filho o consome. O jovem se vê obrigado a mudar de cidade, e é em Belo Horizonte que ele pode vir a ter a chance de um recomeço, mas nada será como antes o remorso o persegue.
Aos poucos ele se dá novas oportunidade, e passa a encontrar felicidade e verdadeiras amizades onde ele jamais havia imaginado, um recomeço estava surgindo na vida do jovem.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/02/resenha-recomeco-autor-parceiro_6.html

Camila Rosa 12/02/2014

Recomeço
Bom o que eu posso dizer sobre Recomeço? O livro tem uma historia linda, eu adorei conhecer o Rafael apesar de que ele me dava muito raiva mesmo no começo, um garoto metido, que não estava nem ai para ninguém que não fosse ele, mas um dia a sua namorada engravida, e é logico que ele não quer a criança, porem um acidente muda, tudo, perde namorada e filho, a culpa o consome, e ele fica a se perguntar se tem o direito de ser feliz novamente. Recomeço é um livro lindo, que faz com que reflitamos sobre a vida, sobre o perdão ao próximo, e ao nosso próprio perdão, pois as vezes nos perdoar é a coisa mais difícil de se fazer. Devo dizer que aprendi muito com o livro, sabe ele chegou em na época certa para mim. A leitura é muito rápida que você nem vê e o livro já acabou, uma escrita simples, encontrei alguns erros, mas foram em poucos nada que atrapalhasse a leitura, super recomendo o livro, pois ele tem um linda lição pra nos ensinar.

Sandra 16/08/2013

RECOMEÇO

Rafael é um adolescente, rico, bonito e sem compromisso algum com a vida. Menino de vida fácil, rodeado por falsos amigos e muito imaturo.
Mesmo com a pouca idade dirige carros caríssimos como a sua Ferrari. Sua família que o ama muito, não é indiferente ao caráter do filho, irresponsável e desamoroso, por isso, temem o futuro do filho.
Pedro, seu único irmão, estudante de medicina, mora no exterior. Rita, a cozinheira antiga da família, era de uma certa forma sua segunda mãe, viva lhe dando conselhos, apesar de seu carinho com ela não estava nem ai para seus conselhos, mãe de Leo seu amigo fiel e anjo da guarda.
De uma hora para outra a vida de Rafael virou de ponta cabeça, sua namorada, Duda, engravidou, ele reagiu da pior forma possível, falou coisas horríveis para a menina e pediu que ela abortasse o filho. Duda recebeu todo apoio e carinho dos pais, e levou sua gravidez a frente. Mais uma vez, Rafael, foi uma decepção para os pais.
Ao completar seis meses de gravidez, Rafael foi levar Duda para fazer o pré natal, e para sua surpresa, ao ouvir o coraçãozinho do filho batendo, algo mudou, sentiu ternura por aquele ser indefeso, passou a olhar Duda com outros olhos. Foi conhecer o quarto do filho e ficou emocionado.
Alguns dias após, indo a uma festa, se encontrou com Duda e enciumado deu um pretexto ridículo para seu ciúmes, levou Duda para casa. Infelizmente uma tragédia aconteceu. Devido ao acontecimento, Rafael foi obrigado a mudar para BH, foi onde percebeu que não tinha amigos verdadeiros. Foi morar com seu tio, e Leo também se mudou para ajudar o amigo.
Nova escola, outro ambiente, e uma tristeza enorme na alma, não deixava Rafael ser feliz com os fantasmas dos erros do passado. Ele foi aos poucos fazendo amigos verdadeiros, tendo a chance de um novo RECOMEÇO.
Passou a admirar os nerds, conheceu os gêmeos, Juliano passou a ser seu melhor amigo e se apaixonou por Luíza . Eles escondiam um segredo e este segredo fez Rafael ir parar em um país do outro lado do mundo. Com a ajuda de uma amiga que conheceu no asilo onde ia fazer serviço voluntário conseguiu um velho amigo para ajudar Rafael no segredo dos gêmeos.
E agora o que vai acontecer na vida de Rafael?
A capa é belíssima, cores vibrantes, como as cordas da guitarra que produzia solos incríveis na banda formada pela galera.
Leitura, rápida, linguagem moderna com gírias, mas de fácil entendimento. Páginas amareladas onde a leitura se torna prazerosa não cansando a visão de quem gosta de ler horas a fio, letras de bom tamanho. Tem poesia, serenata, sem deixar de ser jovem e atual.
Como Duda mesmo depois de partir, em espírito ou sonho...salva a vida de 3 pessoas?
Recomeço é um romance muito bonito, deixa mensagens claras para os adolescentes, adorei conhecer os personagens.
Vou fazer o possível para que todos os jovens de Pratinha tenham o prazer desta leitura.

Sabemos, Entendemos e Buscamos

Sabemos que o tempo faz diferença
Sabemos que cada minuto é precioso
Sabemos que insistir em ficar longe é inútil
Sabemos que se é para morrer que seja lutando.

Entendemos que a vida não é justa
Entendemos que no final estaremos juntos
Entendemos que nada mais faz diferença
Entendemos que nada sabemos.

Buscamos a felicidade do nosso jeito
Buscamos o amor a cada dia
Buscamos a certeza que valeu a pena.

Não sei como vou viver sem você
Não sei como encarar o mundo
Mas sei que te amo.

Trecho - página 71

Li, amei e recomendo.

Samara 14/05/2013

Livro lindíssimo!
Meus parabéns para o Ledinilson, nunca vi uma pessoa ser tão capaz de escrever livros tão diferentes juntamente com a forma de escrita também distinta, gostei muito dos dois, mas fiquei me perguntando se tinha sido a mesma pessoa mesmo que tivesse escrito os dois livros, fiquei admirada, parabéns mesmo. Meus parabéns também para a Editora Dracaena, a cada dia que passa me apaixono mais por ela. *-*
Rafael Paolo é um menino mimado, rico, sem amor e não muito amigo, gosta de festas, respeita os pais, o irmão e a empregada da casa, mas isso não quer dizer que seja assim com todo mundo, muito pelo contrário, é egocêntrico, e não liga para os problemas dos outros, tem uma vaga ideia de que seus "amigos" só são seus amigos por causa do seu dinheiro, mas isso não o faz mudar, não liga para nada, nem ninguém, o que pode fazê-lo ser uma pessoa muito mesquinha no futuro, Jean Paolo, junto com a esposa, ficam muito preocupados com o comportamento do filho, mas esperam que ele possa mudar, por isso não ficam sempre apertando a mesma tecla com o garoto, além do mais, é um rapaz muito irritadiço, então, se ficarem pegando no pé, ele sai de carro e só volta tarde.
Tem apenas dezesseis anos, mas por ter muita grana, consegue driblar todas as leis e sempre está dirigindo um carro bastante caro, tudo isso atrai pessoas para serem suas amigas, mas mesmo com tanto dinheiro e sendo filho de um dos caras mais poderosos, essas pessoas estão começando a notar a falta de amor de Rafael, o que as faz perceber que ele só se importa com aquilo que lhe diz respeito, um playboy de nariz empinado de classe maior.
Mas as coisas começam a mudar quando Duda, uma menina meiga e doce fala para Rafael que está grávida dele, ele não acredita, é necessário que os pais da menina visitem-no e a seus pais para conversarem sobre o que está acontecendo, mas ele se recusa a confessar que o filho seja dele e fala que pode muito bem ser de outra pessoa, ofendendo a todos os presentes, mas Duda sempre soube que Rafael era assim, embora tenha ficado chateada era mais ou menos o que esperava.
Ela tenta trazê-lo para perto, faz de tudo para que ele vá em uma consulta de pré-natal para que saiba como a criança está se desenvolvendo, porém as desculpas sempre estão na ponta da língua, até que um dia, seu pai lhe obriga a ir com a moça até o consultório, ele fica quieto durante todo o tempo, mostrando o quanto aquilo o aborrece, porém quando estão voltando, ele vai deixar Duda em casa primeiro, ela coloca a mão dele em cima de sua barriga, o fazendo sentir seu filho chutando, aquilo o emociona, mas ele não deixa transparecer.
Duda percebe a mudança no rapaz, parece que começou a ficar mais preocupado com ela e o bebê, mas isso são só especulações já que ele nunca diz nada sobre o assunto, eles se encontram por acaso em uma festa e Rafael se manifesta para dar uma carona para Eduarda até em casa, mas um terrível acidente acontece, todos acreditam na culpa de Rafael, principalmente seus amigos, e ele é obrigado a mudar de cidade.
Continuou tendo apenas um amigo da vida de antigamente, o Fred, que sempre que podia conversava com o rapaz, o atualizando sobre o que acontecia em Alphaville, mas Rafael ainda assim, sentia falta dos outros amigos, e continuou se sentindo excluído por tudo que tinha acontecido, mesmo não sendo o culpado e com provas da polícia e tudo o mais.
Nesse momento a história vira de ponta cabeça e tudo muda de repente, mas sem perder o sentido, na verdade acho que a vida do Rafael precisava mesmo de uma reviravolta para ver se acordava e acho que funcionou, pois agora ele já não é mais a mesma pessoa de antes, sente-se culpado por todas as coisas ruins que aconteceram e não acredita que possa ser feliz novamente, pois carregará as imagens do acidente para sempre em sua memória, para de se exibir com tanto luxo e seus amigos nem mesmo o procuraram para saber se ainda está vivo.
Com a mudança pensou que não aguentaria mais ir para a escola, nem fazer nada, só queria ficar trancado no quarto e se fechar para o mundo, para todas as pessoas que desconfiavam dele, mas Rafael sabia que não poderia fazer isso por muito tempo, sua família precisava que ele voltasse, mas não do Rafael de antes, então continuou no seu sofrimento, até que começou a fazer amizades na nova escola, não foi fácil, as pessoas gostavam de zoar com ele, por causa do primeiro dia que fez a besteira de acreditar em um monte de rapazes, apesar de saber que estava no caminho certo, eles o mandaram para outro lugar, fazendo-o de bobo.
Não podia debater, afinal, ele era igualzinho àquelas pessoas pouco tempo atrás, se sentia ainda pior ao reconhecer isso, mas decidido a mudar, não se alterou por causa da brincadeira de mal gosto, nessa nova rotina tinha pessoas de quem ele gostava, assim como também de quem não suportava ver o rosto.
Apesar de morar com o tio, quase não o via, mas quando começou a conversar com ele, percebeu como o tio era importante para um monte de pessoas, pois era dono de um abrigo de idosos, e Rafael começou a querer visitá-los para conhecer mais sobre a história de vida dessas pessoas, uma mais linda que a outra, mas, ainda assim, a mais emocionante de todas era a do tio, e no dia que teve o privilégio de escutá-la, não aguentou e se desmanchou em lágrimas, porém a história serviu como um bem maior e deu forças para que ele acreditasse que era capaz de melhorar cada dia mais.
Rafael se deu a oportunidade de conhecer algumas pessoas da escola, entre elas Luíza e Juliano, dois irmãos muito quieto, mas muito legais e mais algumas pessoas que juntas, formaram uma banda, com Rafael sendo um dos integrantes.
Rafael começou a cantar e assim teve bastantes pessoas da escola que o conheciam, Juliano se tornou um de seus melhores amigos, não apenas por ser irmão da menina que ele estava afim, mas sim, por ser um cara legal e sincero, os outros rapazes da banda também, apesar de serem nerds e as pessoas acharem que fossem chatos apenas por que gostavam de estudar, se tornaram excelentes companheiros e mostraram que preconceito é a melhor forma para afastar pessoas legais de você, nunca julgue alguém pelo que ela gosta de fazer, pela forma como se veste, etc., você pode perder uma ótima oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa.
Embora tenha se fechado, acreditando que não poderia haver segundas chances, não pôde evitar e começou a sentir muita atração por Luíza, mas ela nunca lhe deu uma chance, na verdade, era a menina mais fechada da escola, a mais popular veio pedir para entrar com ele em uma festa, mas ele disse que não, tudo porque queria que Luíza fosse sua acompanhante. Foi lindo ver essa transformação dele, deixar as coisas fúteis de lado para que pudesse desfrutar de algo maior e melhor.
Mas as coisas nunca são tão simples e Rafael enfim descobriu qual o motivo de tanto silêncio por parte dos irmãos: Juliano e Luíza, e sinceramente não soube o que era pior no momento, não saber, ou saber e não poder fazer nada.
A vida dá uma segunda chance, mas você é capaz de fazer o possível e o impossível para conquistá-la? De ir até o outro lado do mundo se necessário for para salvar o amor da sua vida? De acreditar nos sinais dos sonhos? E ainda ter que fazer a pessoa se lembrar de algo que é impossível para ela ter lembranças?
Ai, chorei horrores com esse livro, me fez pensar sobre muita coisa. Eu não sou rica, mas sim, sou ambiciosa, porque livros custam dinheiro... haha Mas não lido muito bem com pessoas muuuito ricas, nunca lidei, parece que só sabem falar de si mesmas ou sobre o que conquistaram, e para mim, isso é um papo muito chato. Mas independentemente da pessoa ter dinheiro ou não, sempre dou uma chance para começar a amizade, só não me venha com papo chato que ai não rola, o que quero dizer com isso? Jamais seria amiga de uma pessoa porque ela tem dinheiro, acho isso a pior forma de mentira possível, depois da traição, claro.
Não fiz a seleção de frase pelo fato de o livro ter muita reviravolta, qualquer trecho poderia complementar alguma coisa da resenha e termos um spoiler enorme, sempre que dá eu faço essa seleção, mas ultimamente está difícil... rs

Resenha em http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/05/resenha-recomeco.html

Simony 08/04/2013

Recomeço, Ledinilson Ribeiro
Resenha:

Rafael Paolo, um rapaz de 16 anos, apesar de ser um prodígio com um futuro brilhante, não tinha planos para o futuro, tinha uma vida fútil, não dava importância a nada e a ninguém. Estava acostumado com as facilidades que o dinheiro pode comprar, inclusive, mesmo sendo de menor e sem habilitação, já tinha sua própria Ferrari. Todas as facilidades e as falsas amizades o tornaram egoísta, mesmo que visse em sua frente um "amigo" precisando de socorro simplesmente passava por cima e não dava importância.
Rafael tinha uma família que incentivam-no queriam apenas seu bem, e apesar de saberem o quão sem amor e apego aos amigos, esperavam que fosse apenas uma fase passageira.

Um dia, Duda, sua namorada do colegial, revelou que estava grávida, ele não acreditando a abandonou em uma rua debaixo de uma forte chuva dizendo que o filho não era dele, ele não queria o filho, não queria responsabilidade. Durante os seis primeiros meses de gravidez de Duda, ele não falava com ela, e se soubesse de um lugar que ela estaria, ele sempre dava uma desculpa para desaparecer. Por fim, para não perder as regalias que tinha em sua vida de farra, aceitou tratar bem a menina, inclusive acompanha-la a uma visita médica, onde pôde ouvir o coraçãozinho de seu filho e pela primeira vez sentiu alguma coisa diferente dentro de si, uma emoção muito forte em ver a mãe de seu filho tão feliz só por estar perto dele, pois ela, apesar de todos os vacilos de Rafael, ainda o amava.

Na festa de final de ano de sua escola, juntos Rafael e Duda se divertiram muito e ele sentiu pela primeira vez o quanto aquela menina tão linda, mãe de seu filho poderia lhe fazer feliz. Mas naquela mesma noite algo aconteceu, que marcaria para sempre a vida do Rafael em um fatal acidente com o carro em que Rafael e Duda estavam, infelizmente a moça e seu bebe, não sobreviveram e Rafael não era mais o mesmo, e onde ele ia as pessoas o olhavam como assassino, e ele carregava todo o peso do acidente em seus ombros, até que foi para outra cidade, Belo Horizonte, lá ele conheceu novas pessoas, novas surpresas, mas será que ele mereceria este recomeço? Teve oportunidade para mudar a si mesmo, inclusive na escola conheceu o grupinho dos nerds seus amigos de classe e banda musical e os esquisitos, que tinham um segredo que os impossibilitavam de viverem uma vida normal. O que será que o Rafael faria quando descobrisse sobre estes segredos dos esquisitos? Ainda mais porque os esquisitos eram, seu melhor amigo Juliano e sua amada Luíza? O que fariam seus novos amigos quando descobrissem que ele tinha um passado condenável? Mesmo porque os amigos de antes, todos vivaram as costas. Será que o Rafael realmente mudou, deixou sua arrogância e falta de amor para trás? O que será que Rafael fará com a nova oportunidade que a vida lhe oferecia?

Amigos leitores, não percam este é o início de um recomeço!

Gostei muito da história deste livro, é uma história linda, que nos fascina, nos tira lágrimas e suspiros. O autor usou uma linguagem fácil e descontraída, foi muito bem escrito. A capa também é muito bonita e tem tudo a ver com a confusão e uma parte da vida do Rafael que vão saber apenas quem ler a obra. As páginas também são únicas, todas tem marcas exclusivas. Em algumas partes o livro tenta nos conscientizar, um exemplo:

" ... Entre beijos e abraços, a menina tirou da bolsa um cigarro de maconha e ofereceu a Rafael.
- Se isso fosse bom, vendia em loja e não em boca de fumo. Estou fora."

Outra fase que também me chamou atenção:
"- Obrigado, meu Deus. Não sei o que fiz para merecer tanto, mas obrigado por ter colocado um anjo na minha vida."

Paola 04/03/2013

Rafael, um adolescente rico, metido, que não dá valor a nada e nem a ninguém. Um dos garotos mais ricos de Alphaville e por isso acha que pode fazer o que quiser. Ele é namorado de Duda, uma garota linda, educada e que realmente gosta desse garoto. Porém, tudo começa a mudar na vida do casal quando Duda descobre que está grávida. O mundo de Rafael gira, as coisas começam a sair do lugar e ele não quer aceitar que a criança é sua.

Duda é humilhada e Rafael se afasta da menina. Acha que porque é rico, todos são seus amigos. No entanto, o que ele não sabe é que não pode contar com ninguém em sua cidade. E só depois de um grave acontecimento é que ele percebe isso. Sua vida vira de ponta a cabeça, seus planos mudam e ele se vê obrigado a mudar de cidade e ir viver em Belo Horizonte.

Em Belo Horizonte, Rafael tem a chance de recomeçar. Mas, algo não deixa que isso aconteça. O remorso, a tormenta não deixam que ele seja feliz. Porém, aos poucos Rafael começa a se dar uma nova oportunidade. Vê que realmente tem a oportunidade de ser feliz e de ter amigos de verdade, onde ele menos imaginava: os nerds da escola: Marcelo, Ricardo e Cristiano. Além deles, o "esquisito" da escola, Juliano. E ainda, se apaixona pela "esquisita" Luíza. Uma turma que vai deixando Rafael mostrar que pode ser uma pessoa melhor, mesmo com segredo que ele esconde.

A vida para Rafael não foi fácil, mesmo sendo novo ele já tem tristes experiências. Mas, o que será que atormenta tanto esse garoto? Como ele conseguiu conquistar amigos tão fiéis mesmo com o seu segredo? Será que eles entenderão tudo e mesmo assim continuarão fiéis?

Essas perguntas são respondidas ao longo desse emocionante livro!! Posso dizer que fiquei com raiva de Rafael no início, mas me comovi demais com as páginas de Recomeço e lágrimas desceram ao final! É uma história que realmente ensina que todos devemos ter uma segunda chance! Vale muito a pena!