Benjamim

Benjamim Chico Buarque

Resenhas - Benjamim

Fabio Shiva 13/02/2020

prosa poética
Espetacularmente bem escrito, “Benjamim” é mais um escandaloso testemunho da genialidade do brasileiro Chico Buarque de Hollanda. Aqui, mais do que em “Budapeste” (que foi outro romance dele que li), senti muito vividamente a presença do poeta dentro do romancista. A narrativa vai sendo construída através de inesperadas imagens poéticas, que tornam a leitura uma experiência ímpar.

Os personagens também são extremamente marcantes, com destaque para Ariela Masé, tão enigmática e complexa e, ao mesmo tempo, tão simples e direta em sua feminilidade, que parece ter saído de uma das letras imortais do Chico sobre as mulheres.

Diversão e arte em alto grau! Recomendado para todos que amam a Literatura e que acreditam nessa arte como forma de elevar o ser humano a novos patamares.

Só me causa estranheza o fato de nenhum dos livros de Chico Buarque constar da lista dos recentemente censurados pelo governo de Rondônia. Uma omissão verdadeiramente imperdoável! Não há censura que se preze que não coloque Chico Buarque no topo da lista!

De resto, a reconfortante certeza que fica após a leitura de obra de tal quilate: esses aspirantes a ditadores de meia tigela que aí estão, esses passarão, como sempre. Já Chico, Paulo, Rubem, Machado e outros grandes, passarinhos que são, continuarão mostrando aéreos caminhos!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

gab 08/10/2021

o que foi isso
To lendo pra escola, um livro muito forte, tem que ser lido com MUITA atenção pra não se perder na história, mas realmente é bom.

André Goeldner 15/02/2009

Acrescentador
Chico Buarque é mestre em retratar o ser humano. Contraditório, dividido, perdido e angustiado.

silastorres 04/03/2010minha estante
concordo com você, mas ainda não li nenhum livro dele, e pretendo ler Leite derramado... espero que seja genial como suas músicas.

larissa dowdney 09/08/2009

Aquela narrativa que você termina com vontade de reler.

KamillaBarcelos 29/07/2010

A primeira sensação que temos quando terminamos o livro é: quero reler agora! A história vai sendo conduzida de um jeito tão simples e ao mesmo tempo aprimorado, que ela nos engana em muitos pontos. Ou talvez em todos os pontos. Daí a vontade de reler e entender toda a história como Chico Buarque quis nos passar. Ou talvez, ele quisesse que nós a entendamos de um jeito diferente, para querermos reler o livro.

Ignez.Quintella 25/03/2022

Chico, né amores?! Escrita linda sobre o feio, ou tornar romântico o trágico. Foi a minha impressão, só minha e de Benjamin. Tudo ali aconteceu ou foi só um delírio? Aconteceu e não foi delírio, foi o que ele desejava que acontecesse. Redenção, vingança e perdão. Se está na mente do protagonista, e só lá, não importa. É para ler e sentir, não questionar. E sentir, é questionar. Sim! Confuso? Não para Benjamin.
Amei!

Paula1882 05/11/2021

Acho que nunca vou me cansar de dizer o quanto gosto da escrita do Chico Buarque, mas não consegui achar esse livro tão perfeito porque foi mais confuso do que a minha cabeça é capaz de aguentar.

Marina.Bergman 10/04/2020

Bom passatempo
Leitura fácil e gostosa, te prende do início ao fim

jessica.guabiraba 08/07/2020

As vitrines
Benjamim é um rapaz que traz um passado cheio de mistérios, mistérios esses que te assombram todos os dias, mas ele tenta seguir uma vida normal, sendo modelo fotográfico. Até que um dia ele conhece Ariela Masé, sua vida vira de ponta cabeça, ela tem o semblante de seu passado, da parte ruim do seu passado, da parte que ele quer esquecer. Ariela é a cara de Castana Beatriz, que só sabemos que morreu. Benjamim é narsicista nato, tem momentos que não dá pra saber se tudo aquilo é real ou se só faz parte de sua imaginação egocêntrica, que faz tudo girar ao seu redor. A trama é composta por mistérios a cerca da morte de Castana Beatriz, ao seu envolvimento com Ariela e de quem realmente é Ariela. O final é surpreendente ?
O melhor de ler as obras de Chico em ordem cronológica, é perceber o melhoramento do autor, aqui ainda tem uma escrita lírica e de estilo próprio, mas, sem dúvida, é bem melhor que e mais bonito que Estorvo.

Hanna.Ramos 09/06/2020

É um livro muito bem escrito mas a história me deixou entediada na maior parte do tempo e não fiquei curiosa. As últimas 10 páginas me deixaram apreensiva e quando eu percebi tinha chegado ao fim.
Na primeira página já sabemos o final mas eu não esperava que o personagem chegaria até lá da forma como chegou.

Cris 18/05/2020

Inquietante.
Narrativa envolvente. Um livro que traz prazer a alma, e mostra que o objetivo muitas vezes está na trajetória, e não no final.

Braguinha 01/05/2016

Livro é mais difícil de fazer do que música
Um livro difícil de ler e ainda foi adaptado para o cinema. Deve se salvar porque Cléo Pires está na produção.Parece que foi escrito quando o autor estava com sono ou sob efeito de calmantes. Realmente, Chico Buarque é melhor compositor do que autor, o que prova que ser escritor não é pra quem quer.