Mulheres Demais

Archie Goodwin

Resenhas - Mulheres Demais

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Mulheres Demais
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Histórias de detetives estão entre minhas favoritas, paixão cultivada através das leituras do célebre Sherlock Holmes. "Mulheres Demais" segue essa linha de crimes e mistérios, trama desenrolada na cidade de Nova York no ano de 1947. É lá que vive e trabalha o obeso detetive Nero Wolfe e seu assistente Archie Goodwin. Enquanto Nero é o cérebro da dupla, Archie é "coração, fígado, pulmão e estômago da atividade detetivesca de Nero Wolfe...", página 5. Stout é impecável nas descrições de personagens e cenários, o que auxilia muito na compreensão da narrativa, já que os tempos e costumes são outros.

"A voz combinava com sua aparência. Tenor esganiçado, e, embora ele não fosse um pigmeu, no dia em que foi feito os tamanhos maiores estavam em falta. Assim como os pigmentos. A pele não tinha cor de nada, e só os olhos davam motivo para se supor que havia alguém em casa". página 23

Tudo tem início quando o sr. Jasper Pine, presidente da Naylor-Kerr, Inc. contrata os serviços de Nero para desvendar a morte de um ex funcionário da empresa, Waldo Moore. A polícia havia declarado a morte como acidental, mas os relatórios do departamento de recursos humanos da Naylor-Kerr constava que o funcionário teria sofrido assassinato. Assim Archie começa a trabalhar na Naylor-Kerr, com o nome de Peter Truett para conseguir pistas sobre a morte de Waldo, mas percebe que nem tudo seria tão simples ao se deparar com um salão enorme cheio de mulheres, pelo menos quinhentas delas trabalhavam separadas em mesas. Era ali que todas as intrigas e mexericos começavam espalhando-se sem controle algum. Archie Goodwin busca relatos que possam levar ao desfecho da morte de Waldo. Entretanto nem todos estão dispostos a ajudar e alguns até parecem querer encobrir certas coisas. Uma leitura leve e discontraída, com passagens inteligentes e bem escritas. Nero Wolfe, apesar de ser um detetive fechado e não ter o carisma de Sherlock Holmes, consegue conquistar seu espaço, tirando uma carta da manga na hora exata.

Boa Leitura,

Equipe TriBooks, Paula

luisa 21/10/2021

esse livro tava parado aqui e decidi ler ele, e adorei. a escrita é boa e flui muito bem, o final é bom também!!