Casa-Grande & Senzala

Edson Nery da Fonseca

Resenhas - Casa-Grande & Senzala

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thaiscondida 10/04/2024

Uma grande vergonha pra sociedade brasileira. No entanto, é uma leitura importante pra entender o mito da democracia racial e a forma como o pensamento da branquitude racista funciona no Brasil; muito diferente do exterior mas igualmente nocivo

Ana 07/12/2023

Leitura complicada
Casa Grande e Senzala retrata, com uma grande riqueza de detalhes, a história do povo brasileiro. No entanto, é uma leitura complicada, pois, muitas vezes, apresenta de uma forma romantizada situações de preconceito. Logo, se o leitor não estiver com senso crítico, acaba concordando com essas narrativas do autor.

Ursa_Menor 04/12/2023

Eu entendo super a importância desse livro pra historiografia brasileira como um todo, mas me mata toda vez que eu vejo alguém colocando o Gilberto Freyre como o suprassumo do antirracismo e da pregação de igualdade de raça (lê-se democracia racial). O livro é extremamente interessante, não estou dizendo o contrário, é muito descritivo traz informações valiosas. A questão é que Freyre (e as pessoas que o leem como tal) tenta se mostrar um pensador diferente porque coloca os africanos e indígenas tão importantes quanto os portugueses na formação da nossa sociedade e identidade, mas ele recai em estereótipos e os reforça. E não venham com a justificativa de que ele era "um homem do seu tempo", porque o Sérgio Buarque de Holanda era do mesmo tempo e não reforça esse tipo de discurso de "hierarquia de raças".

Eros 01/12/2023

Clássico!
Chamar de clássico a fenomenal obra de Gilberto Freyre (Casa-Grande & Senzala, 1933) chega a ser uma obviedade. Sem dúvida um livro que nos trás um sentido de brasilidade, como se nos autorizasse a se apossar da nossa identidade pátria. Alguns diriam que é uma formação sociológica que envergonha, mas neste caso falta contextualização do crítico afoito e sentimentalista. À época era o que os fatores sociais (e legais, não esqueçamos) nos conduzia ante os rumos políticos que sopravam o mundo, especialmente a Europa. Gostei sobremaneira de entender a impossibilidade de construirmos uma árvore genealógica a partir apenas dos sobrenomes - pelo menos uma árvore genealógica segura e honesta. Entre apropriação de nomes importantes, a dramática escravidão de indígenas e africanos, a erotização e promiscuidade pandêmica, inclusive do clero, cá estamos nós brasileiros! Para quem deseja ler este importante documento histórico alerto para dois incômodos mais pragmáticos: a incapacidade dos revisores de traduzir, junto às notas, os inúmeros trechos em inglês e francês, citados no próprio idioma; e (este sem solução) a prolixidade do autor em valores científicos de sua época e que hoje nos soa bizarro e até ofensivo, especialmente as pseudo-ciências antropológicas. Como sempre, necessário contextualizar.

Lucas 17/11/2023

O livro é bom, mas é preciso ler contextualizando-o à época de sua escrita. Há um certo romantismo na relação casa grande e senzala, dando a impressão de que a miscigenação de culturas foi muito pacífica e bela. Sabemos que não foi. O ponto forte, que continua atual, são as raízes das desigualdades e os elementos formadores do patriarcalismo brasileiro.

Valesi 14/10/2023

Difícil, denso e fundamental
Casa-Grande & Senzala é um dos livros mais importantes sobre a história brasileira, ou melhor, a história do povo brasileiro. Gilberto Freyre é minucioso no estudo do período colonial que formou a nossa nação, não se furtando a desencavar fatos vergonhosos do período. Mas é difícil de ler.
Difícil por sua densidade, pela linguagem utilizada, pela grande quantidade de termos e frases em inglês e francês, e também difícil por passagens que hoje nos soam completamente estranhas e antiquadas. Há muito sexismo, muita intolerância e extremo racismo, ainda pior por ser apresentado como racismo científico - é preciso lembrar-se constantemente de que foi escrito em outra época, onde este tipo de pensamento era considerado até mesmo avançado.
Ainda assim, mesmo com todas estas dificuldades, é uma obra fundamental que merece ser lida com atenção por qualquer um que queira pensar o povo brasileiro, pois a base descrita é a base formadora da nossa nação.

BeatrizFonseca1 12/10/2023

Embora a obra seja critica por conta da suposta ideia que o escravismo brasileiro foi brando , é um ótimo livro, sobre a questão negra no Brasil, aborda o tema de forma bem explicada, argumenta que os negros tinham suas tarefas dividas e como eles eram excluídos da sociedade, fala da questão da estrutura da senzalas e como os escravos viviam nesse ambiente e como era seu dia-a dia e tal, obra maravilhosa

Damufre 09/01/2023

Livro chato pesado e denso. Traz muita riqueza de detalhes interessantes mas alguns desconsiderados cientificamente, principalmente por defender os "benefícios" na escravidão africana. Não há nada de bom vindo da escravidão!

Danilo.Milev 25/12/2022

É um clássico das Ciências Sociais, que eu preciso reler, pois o li já faz um bom tempo, inclusive , mas é um livro que tem muitos pontos problemáticos frutos de uma época em que o racismo era mais forte do que é hoje. Necessário conhecê-lo para fazer as críticas necessárias, a começar pela ideia de 'democracia racial'

Carlos.Bonin 17/08/2022

Livro com visão única
Casa-Grande e Senzala é um livro único, extraordinário, que dá uma visão ampla e fundamentada sobre as três principais componentes do Brasil: o indígena, o português e o escravo, destacando o impacto do último na cultura brasileira

Carol 18/07/2022

Clássico da historiografia
Um dos três grandes autores da historiografia brasileira, esse livro escroto por Gilberto Freyre é indispensável para os estudantes de história. Porém é um livro que reflete a época em que foi escrito, com muito sexismo, machismo, preconceito, racismo, e a visão da casa grande sobre o Brasil.
Confesso que foi muito difícil de ler, algumas passagens provocam nojo, porém era um desafio pessoal lê-lo.

Agnes.Camargo 03/05/2022

Histórico
Não há como falar de outra maneira seja de ?Casa Grande e Senzala? como de Gilberto Freire.
O livro data de 1933 - como uma extensão de seu mestrado - por isso deve-se relevar determinados escritos que à época era o que estudavam e assim
davam como certo.

Passaram-se 90 anos de sua primeira edição, Gilberto Freire mergulhou na colonização brasileira de forma inigualável.

Há muito o que se relevar, como disse, mas há muito do que se concordar e muito ainda que se explorar cada dia mais. O apagamento dos povos originários, a escravidão como um todo, desde a captura dos povos até às mais sutis formas como foram escravizados, como foram aos poucos apagando a cultura africana, como demonizaram os povos originários.

O livro é denso, mas é muito válido. Incrível para quem quer ter os olhos atentos de 2022 para lê-lo como deve ser lido um livro de 9 décadas.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/04/2022

Casa-Grande & Senzala é um livro do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre publicado em 1933. Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501056642

1 | 2 | 3 | 4 | 5