BioShock - Rapture

BioShock - Rapture John Shirley

Resenhas - BioShock - Rapture

Predo21 17/03/2024

Tão acelerado quanto a queda de Rapture
A primeira parte desse livro é simplesmente maravilhosa pois conta coisas que nunca vimos nos jogos, o que expande mais ainda esse universo espetacular. Porém o livro não mantém essa qualidade até o final. A segunda metade de Rapture focou muito mais em dramatizar os áudios mostrados no jogo do que uma expansão propriamente dita, deixando muitas partes soltas quase como episódios de antología. Se você espera só uma dramatização boba dos eventos com um ou outro bom evento, esse vai ser um ótimo livro.

Júlio Figueiredo 09/03/2024

Conta como Rapture surgiu, se elevou à suposta gloria e triunfo das artes, comercio, ciências e todo o fundamentalismo libertário e como afundou-se em uma distopia horripilante.

Mih Vicxin 09/02/2024

Que livro é esse.
Eu enrolei esse livro do início ao meio,pois é um livro muito cheio de detalhes e alem de ser uma adaptação ao jogo foi muito bem adaptado e muito bem explicado.

Enquanto lia esse livro eu só conseguia pensar no que minha professora de sociologia perguntou sobre como fazer uma sociedade mais justa, automaticamente lembrei de como o Ryan queria algo assim mais ele errou em tantos aspectos, o principal foi de que Rapture não era de todos era apenas dele...foi assim que tudo se acabou.

Eu realmente vou levar esse livro pra vida pois realmente é um assunto muito importante.

BurnBeranger 12/12/2023

Maravilhoso !!!! Sou fã do universo Bioshock e esse livro consegue agregar muito ao universo do jogo e criar a sua própria narrativa. Recomendo

Jeferson.Alcantara 24/10/2023

Na pegada Resident Evil
"BioShock: Rapture" é uma narrativa envolvente que transporta os leitores de volta aos anos 1940 e 1950, quando a cidade subaquática de Rapture estava em seu auge. A história explora a visão e a ambição do fundador de Rapture, Andrew Ryan, e como sua utopia distópica desmoronou lentamente em caos e decadência.

John Shirley tece uma narrativa habilidosa, revelando detalhes intrigantes sobre os eventos que levaram à queda de Rapture e as origens dos personagens icônicos do jogo, como o enigmático Andrew Ryan e o cientista louco, Sander Cohen. O livro fornece um contexto mais profundo para o mundo de "BioShock" e explora temas complexos, como o poder, a ganância, a ética da pesquisa científica e as consequências do isolamento extremo.

Os fãs do jogo "BioShock" encontrarão muitas referências e conexões familiares, mas o livro oferece uma exploração mais profunda dos personagens e de sua psicologia, bem como uma visão mais ampla de Rapture antes de sua derrocada. John Shirley capta a atmosfera sombria e distorcida de Rapture de forma brilhante, fazendo com que os leitores mergulhem ainda mais no mundo dessa obra de ficção científica.

Em resumo, "BioShock: Rapture" é uma leitura obrigatória para os fãs do jogo "BioShock" e uma narrativa fascinante por direito próprio. John Shirley expande a mitologia do jogo e cria uma prequela que enriquece a experiência do universo "BioShock" de maneira envolvente e intrigante.

Gean 22/09/2023

Releitura 01/2023. De início, relatar que saiu da minha lista de livros favoritos.
Para mim foi impossível reler este livro e não fazer referência ou paralelos ao li-vro que, com toda certeza, influenciou este: A Revolta de Atlas. Assim como este termina no Vale, o mundo utópico de AYN RAND, onde as pessoas mais capazes, as mentes mais brilhantes, criariam uma sociedade de progresso constante, aqui também parte dessa premissa com Rapture, A cidade submersa de ANDREW RYAN (no nome deste tem todas as letras do nome daquela autora), a utopia em que o criador não iria temer o para-sita, falando de modo genérico.
Nesse sentido, RYAN possui um faro para encontrar pessoas capazes, uma delas é o BILL, que de um simples encanador de privadas passa a ser um dos engenheiros che-fes de Rapture e que, fascinado pelo desígnio da libertação de uma iminente guerra nucle-ar, vê-se apaixonado, em uma primeira vista, pela cidade submersa, transportando para ela seus sonhos e sua pretensão em, com ELAINE, constituir um futuro.
Contudo, em um evento marcante às fls. 251, ele nota o que sempre ignorou. Rapture não é um concerto à libertação, mas uma prisão construída por aquele que se apresentou como um libertador. E esta figura libertadora, presentada como antagônica do comunismo, mostra suas reais garras quando é ameaçado por FRANK FONTAINE, o qual posteriormente se transforma em ATLAS, o qual introduz a “A Revolta de Atlas”, incitando o povo ignorado por RYAN, o qual é responsável por carregar este mundo em suas costas.
Interessante de se notar que isso foi possível devido ao Livre Mercado e sua Grande Corrente, “personagens” tão defendidos por ANDREW, isto é, o vício e a depen-dência criada pelo mercado dos plasmids e do ADAM. O que posteriormente o fará voltar atrás e tornar-se um hipócrita ao nacionalizar uma propriedade “privada” que, na verdade, sempre foi sua, já que Rapture lhe pertence.
Com o cerco fechando, BRIGID TENENBAUM avança no projeto dos Big Daddies e das Little Sisters, ao passo que se vê em meio a memória paternais.
Posteriormente, JASMINE JOLENE é morta pelo anfitrião, por ter entregado seu filho aos inimigos do Estado, o que entregou a estes a chave de seu império, visto que somente ele, especialmente seu DNA, consegue sair para o mundo exterior e retornar, estando todos os demais enclausurados.
Vemos aos poucos RYAN assassinar pessoas, incluem-se ANNA, o passarinho comunista que cantou demais, bem como Rapture ruir com os splicers viciados e crianças sendo sequestradas para o culto de TENENBAUM.
Além disso, instaura-se censura – contra o “Culto de Lamb” e, de um modo ge-ral, um espectro ditatorial, até o limiar do livro, em que o Grande Homem, o conceptor da Grande Corrente, perderá o controle de si, ele já havia perdido o de sua Cidade, mas nunca havia permitido seu medo demonstrar-se.
Noutro ponto, DIANE, a que trocou de lado após a ilusão oferecida por ATLAS, padece quando, para sua surpresa, descobre que este é FONTAINE. O que se extrai disso é que, de certo modo, os dois principais personagens antagônicos entre si são iguais ou, no mínimo, de uma maneira geral, em Rapture não existe pessoas boas ou más, mas apenas homens, conforme o exposto no Hall de entrada do farol, aquilo que guia um perdido na escuridão em direção a luz, a qual, contudo, não penetra nas maiores profun-dezas do oceano.
E, retornando a um prólogo não muito distante, ANDREW, em um confronto final com BILL, lhe afirma que as pessoas possuem escolhas, ao passo que os escravos apenas obedecem. Bem, BILL escolheu e manteve seu chefe e outrora amigo vivo, esco-lha que mais tarde lhe retornou como resposta a escuridão e a solidão.
ELAINE e SOFIA, mais tarde, em uma evidente contradição, acham que BILL gostariam do mundo externo, especificamente do céu. Aparentemente debaixo d’água ele não era visto.

Metalfj 13/06/2023

Do game para o livro
Bioshock foi um dos primeiros jogos que zerei no pc (só fui me ligar em games mesmo depois de 2013 / 2014). O jogo já tinha me dado uns bons motivos pra ficar arrepiado e apaixonado pela temática steampunk, casada com toda crítica socio-política. Quando vi o livro na Internet (a uns bons anos atrás) comprei na estante virtual pq tinham parado de rodar o livro na gráfica.

Comecei a ler ele na época mas desisti (até hj me pergunto o porque), já que como disse, o livro - que se apresenta como sendo uma prévia aos acontecimentos do jogo - é simplesmente maravilhoso tirando alguns erros de tradução e português, mas de resto... sensacional!

Gabriel Madalena 23/04/2023

Uma boa expansão aos jogos!
Infelizmente, a lista de livros baseados em jogos que conseguem andar com as próprias pernas é bem escassa.

Rapture é um feito extraordinário nesse sentido! Não por ser um livro incrível e revolucionário, mas por capturar bem a essência do jogos, numa narrativa fluída que expande o universo fantástico dos jogos que o antecedeu.

Alice.Drakan 28/03/2023

Must read pra fãs dos Jogos
Todo fã de Bioshock 1 e 2 precisa ler esse livro, é realmente muito bom e detalhado, e conta toda a história que precede o primeiro jogo!! Uma leitura viciante e profunda, recomendo fortemente!!

Warley Bruno 05/01/2023

Um prelúdio de um Game. Nada além disso.
Uma excelente leitura para os gamers que já concluíram o jogo e tinham curiosidade de conhecer a origem de Rapture. Já para os leitores que não são gamers...

Os assuntos abordados são interessantes e bem atuais (apesar da história se passar nas décadas de 40 e 50), contudo a construção da história deixa a desejar. Personagens aparecem e somem só para fazer a trama andar, vários arcos dramáticos sem fechamento, algumas explicações bem forçadas, e o livro simplesmente não tem conclusão. Para entender o que aconteceu com Rapture, deve-se jogar o jogo, o que acho bem inconveniente para quem não é inserido nessa cultura gamer.

O livro será ótimo, mas depende muito do seu nível de exigência e seu conhecimento prévio do jogo.

Iza 23/11/2022

Me surpreendeu
Confesso que no início não estava muito confiante se iria gostar, mas fui completamente surpreendida.
A proposta diferente me prendeu muito. Imaginar como seria uma vida dessa forma me fez terminar o livro muito rápido.
Muito muito bom.

Agatha G. 02/05/2021

Eu adorei a história, que é cheia de tramas políticas e conflitos. É um livro bem ambientado e imersivo e faz você realmente se sentir em Rapture. (É uma experiência mais legal ainda pra quem já jogou o jogo!)

Esse livro é aquele tipo que você lê muito, mas não sai do lugar. Mas isso mudou no final e foi bem mais fluido.

Só não dou mais estrelas porque apesar dos pontos positivos, algumas partes realmente foram muito lentas e cansativas.

Aline Lermen 19/01/2021

Prelúdio a Bioshock
A primeira coisa que me passou pela cabeça enquanto lia esse livro foi que eu precisava jogar novamente Bioshock - faz alguns anos já. Ele é um ótimo complemento ao jogo.
Olhando apenas a história, é de surpreender que tenha demorado tanto para as coisas descambarem. Lemos algum absurdo acontecendo, Bill dizendo que tem que fazer algo a respeito, e o próximo trecho é em outro ano.
A história do Bill fica fechada, mas a dos outros personagens não. Para quem ficou curioso ou frustrado, partiu jogar Bioshock!!

Marielle6 10/08/2019

Surpreendente
Comprei a coleção de jogos de Bioshock para o meu namorado porque tinha achado instigante todo o contexto histórico e enredo que embasava o mesmo, logo depois descobri o livro e comecei a ler e para minha surpresa acabei aprendendo bastante sobre vários temas abordados no mesmo. A cidade utópica de Rapture nos dá diversos exemplos econômicos e sociais da parte negativa do liberalismo exarcebado e como a liberdade nem sempre é totalmente benéfica para a sociedade.

Mateus Oliveira 09/04/2019

Surpreendente!
Após as explosões das bombas de Nagasaki e Hiroshima, Andrew Ryan, um magnata russo resolve construir Rapture, uma cidade submersa com a promessa de protegê-lo, juntamente com as maiores mentes do mundo, do suposto colapso que Andrew acredita que brevemente varrerá o mundo da superfíe.
De modo geral, este livro conseguiu ampliar minha visão sobre acertos e equívocos dos principais sistemas sócio-econômicos que regem nosso mundo, como capitalismo, liberalismo, comunismo, socialismo, etc, enquanto me entretia com a trama e com os personagens. Algumas figuras de Rapture você consegue amar, outras você só entende os motivos, algumas lhe causam sentimento agridoce, enquanto outras você só odeia ou passam tão rápido pelos capítulos que nem sequer lhe permite criar vínculos.
Ótimo livro. Ótima história. Recomendado.
Só não dou 5 estrelas porque a leitura é cansativa em alguns momentos, principalmente por estar sempre trocando de narrador.
Agora é jogar Bioshock e continuar "mergulhado" nesse universo.