Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

ju_gso 22/04/2024

É um livro que, para mim, foi mais difícil de ler, acho que pelos termos do Norte que eu não estou habituada.
É mais um nacional que leio esse ano, achei bem legal e bem desenvolvido, mostra o que a inveja pode fazer em uma família.
Temática bem legal e bem ambientada, gostei muito!

Robson68 21/04/2024

Impactante
Até onde vai o amor de uma mãe para com seus filhos, sobretudo gêmeos? E até onde vai a máxima de que uma mãe não tem um filho preferido? Eu acho que esses são os maiores questionamentos do livro Dois Irmãos. E nos traz fortes e impactantes revelações e também questionamentos acerca dos limites que pode e deve haver entre amor de mãe e filho. Dois Irmãos nos pega pelo braço e forçadamente nos faz pensar sobre o impacto que uma criação com amor exacerbado pode impactar na vida de alguém. Foi uma excelente surpresa.

leavemebrokn 19/04/2024

"[...] Dizendo a Domingas uma frase que no futuro repetiria tal uma prece: A esperança e a amargura... são parecidas."

fui transportada pra manaus dentro de um contexto de uma família muito desequilibrada mas que é única a sua própria maneira. os personagens são tão complexos e humanos que é impossível não sentir aflição e até remorso por eles, fora a relação linda do nael com o halim, especial demais

Julia 15/04/2024

Milton Hatoum, você está de parabéns!! Me surpreendi com o quanto gostei desse livro, realmente não esperava ficar tão presa a essa leitura.

Um dos grandes pontos que me causou fascínio foi o narrador-personagem. Eu estava mais curiosa do que ele para saber quem era seu pai e, além disso, toda a construção de seu personagem ao longo do livro foi muito bem pensada. Só vamos descobrir sua identidade no final do livro, e acredito que ele também só conseguiu se descobrir a partir dali, quando pôde sair das sombras da família libanesa.

Também achei a rixa entre os irmãos muito bem construída. Dá para entender por que os irmãos se odeiam, e também dá para odiar os dois (principalmente o Omar, rs). Realmente trata-se de uma família muito disfuncional, todos ali têm parte na ruína da família. O egoísmo de todos levou ao final que lemos no livro.

Enfim, uma ótima leitura. Só li porque era leitura obrigatória da Fuvest kkkkkkk, mas me surpreendi e leria novamente.

tonellov 14/04/2024

Dois irmãos
Me surpreendi com a criatividade de Milton Hatoum. Apesar da escrita ser um pouco pesada em algumas partes, o livro no geral consegue te prender na história, mesmo com a linha do tempo complicada. A trama é bem construída e os personagens têm profundidade, deixando claras as personalidades principalmente dos gêmeos Omar e Yaqub. Acho que foi uma boa escolha pra coletânea de livros da Fuvest, já que apresenta acontecimentos históricos, como a ditadura militar, e vários elementos da cultura de Manaus. No mais, espero que em outro universo essa família tenha feito terapia!

Carol 11/04/2024

Uma grande fofoca
Gostei muito do livro, e isso me surpreendeu positivamente, pois, de início, eu não acreditava que gostaria tanto da história. O enredo e a narrativa me prenderam do início ao fim, me levando para viajar a Manaus, São Paulo e, até mesmo, me imaginar viajando ao Líbano. As articulações narrativas são muito interessantes e a escolha do enredo é bem atrativa.

De longe, o ponto de maior complexidade da narrativa é o narrador personagem. O diferencial está justamente no fato de que, embora o narrador seja um personagem, ele não é protagonista. O narrador é um grande fofoqueiro, e eu achei isso muito interessante. O mistério acerca de sua identidade tangência a narrativa principal de forma muito instigante.

Um clássico da literatura brasileiro digno de uma novela. (Não é por acaso que virou minissérie!)

Belle ;) 11/04/2024

Casos de família que te da depressão
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos".

É muito complicado julgar a qualidade desse livro porque inquestionavelmente é uma boa escrita. Ela é feita com grandes capítulos e pouquíssimos diálogos então acaba sendo lenta, mas é boa mesmo.

Sobre minha experiência com a leitura acho que foram altos e baixos em que entrava no modo maria fifi "quem é o pai dessa criança ??", e outras vezes que tudo que passava pela minha cabeça é "Acaba pelo amor de Deus".

Esse é um livro sobre pessoas e suas relações. Suas dependências, medos, egoísmos... Os personagens são esquisitos irritantes mas também tem suas questões e te fazem criar uma certa compaixão por eles.

O ser humano a mostra pra todos verem. A parte boa mas principalmente a ruim e desprezível.

Pra finalizar só frisando que sou Hater número 1 do Omar.

Tudo de ruim pra você desgraçado ?.

Helena.tbo 06/04/2024

O livro mais estressante que já li!
O autor trabalhou muito bem a história, conseguiu mostrar o jeito específico de cada personagem e me fazer odiar o Omar e a Zana. Uma história com críticas sociais e uma intriga muito bem desenvolvida entre os irmãos, além da curiosidade de descobrir quem é o pai do narrador, mesmo já tendo visto uma análise do livro antes e sabendo sobre quem seria o pai, ao ler o livro eu senti um impacto maior pela riqueza de detalhes da história.

A. Mendes 06/04/2024

Hatoum constrói um romance esplêndido. Nos apresenta uma história de imigrantes libaneses em uma Manaus em desenvolvimento, além de perpassar por acontecimentos históricos, principalmente o processo de imigração e como isso contribuiu para a riqueza cultural da Amazônia.

Nael é o narrador e personagem dessa trama, a narrativa se dá pelas suas memórias que se misturam com o presente. Seu objetivo é saber sua identidade e quem é seu pai, enquanto buscamos essa resposta ele nos apresenta a família em que cresceu, seus conflitos familiares, sobretudo a relação tumultuada dos dois irmãos, Omar e Yaqub.

O conflito entre os irmãos gêmeos desencadeia a tristeza de Zana (mãe dos gêmeos), que lamenta as intrigas e o ódio dos filhos e que sonha com ambos se reconciliando. O romance também nos apresenta um possível incesto entre Rânia com seus irmãos (os gêmeos).

Além disso, é possível perceber uma forte diversidade cultural presente na construção identitária de Nael e na própria constituição da cidade de Manaus. Há uma forte simbologia presente na construção da casa da família de Halim, em que encontramos essas características. Na casa mora a família libanesa, a indígena, o brasileiro e ao decorrer dos conflitos que acontecem nesse meio familiar a casa passa por mudanças que também pode representar a mudança que está acontecendo em Manaus, seu crescimento, suas ruínas a transição para outra cidade.

Eu gostei muito do livro, Hatoum desenvolve uma história familiar em paramento com a cidade de Manaus que nos prende do início ao fim. Nos apegamos ao narrador e buscamos junto dele a resposta da sua maior pergunta ?quem dos gêmeos é seu pai??.

Pequod.3 06/04/2024

Simplesmente uma obra prima da literatura contemporânea brasileira. Uma obra que consegue mergulhar fundo nas intricadas relações familiares e nas complexidades da identidade cultural. Ambientado na cidade de Manaus, o romance retrata a vida dos gêmeos Yaqub e Omar e sua tumultuada relação, permeada por rivalidade desde a infância.

Hatoum tece uma trama rica em detalhes, onde cada personagem é habilmente desenvolvido, apresentando camadas de complexidade psicológica. A narrativa é conduzida com maestria, alternando entre passado e presente, revelando segredos e conexões entre os personagens de forma gradual e envolvente.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a atmosfera opressiva da cidade de Manaus, que se torna quase um personagem por si só. A descrição vívida dos cenários amazônicos e a exploração das tensões sociais e culturais da região acrescentam profundidade à história, situando-a em um contexto rico e autêntico, simplesmente sensacional.

Outro ponto importante é os mais diversos temas que a obra consegue abordar, amor, ódio, lealdade, traição e redenção, tocando em questões profundamente humanas, Milton Hatoum consegue capturar a essência da condição humana e em criar personagens tão vívidos e complexos é verdadeiramente impressionante.

Dois Irmãos possui uma beleza rara e profundidade, que transcende fronteiras culturais e geográficas para explorar as complexidades do coração humano.

Lavxz 05/04/2024

Obrigada professora gema por me fazer ler esse livro, eu amei muito
agora posso dizer que sou culta ??

cris.serpa 02/04/2024

1/9 FUVEST
Gostei muito muito muito da escrita, achei incrivelmente linda, uma linguagem que definitivamente nao era rasa mas não foi rebuscada em excesso tbm
amei a história, por mais que tenham tido momentos meio parados achei um fluxo bom num geral
o jeito que os personagens se desenvolvem foi muito legal de ver, como no final vc se toca que, por mais que o omar fosse um grande otario, o yaqub tbm era meio que um otario, e é muito bom o jeito que vai construindo tensão o livro inteiro, porque desde o início vc sente que vai dar alguma grande merda com essa família eventualmente

Ger 01/04/2024

Fiquei sozinho na casa, eu e as sombras dos que aqui moraram
Nael, o narrador, o único que ?permaneceu?, de certa forma, na casa da família.

Apesar de ter demorado muito pra ler, o livro é muito bom, fácil de entender e a história é devastadora.

No começo, me simpatizava com Yaqub, mas ao fim, é impossível escolher um lado, tanto Omar quanto Yaqub eram egoístas e tinham seus defeitos, mesmo que diferentes, como a própria Domingas disse: ?Os dois nasceram perdidos.?

Clara 31/03/2024

Li esse livro por conta do vestibular
No começo tava bem difícil de continuar, mas depois de uma boa quantidade de páginas eu engatei
Mas no final não achei nada de mais