Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

helenatakeda 15/03/2024

Dois Irmãos | 1° da FUVEST
Inesperadamente, o livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva. Alguns já tinham me dito que era o ?menos pior? da seleção da FUVEST, mas eu achei ele realmente bom.
Acredito que o fato de Zana ser insuportável, de Halim ser um frouxo, de Yaqub ser um passivão, de Omar ser um completo babaca, e de Rânia mais aparecer para atrapalhar do que ajudar, ao mesmo tempo que, para alguns, possa ter provocado uma experiência de leitura ruim justamente pelo relacionamento entre as personagens da família ser extremamente cansativo e cheio de problemáticas absurdas, para outros (como eu), acredito que seja exatamente esse absurdo que desperta no leitor a curiosidade de saber qual será a próxima atrocidade (inclusive, algo que gostei muito no leitor foi como ele coloca acontecimentos inesperados no meio da narrativa sem nenhum aviso prévio ou contexto, o que provoca ainda mais aquele sentimento de surpresa).
As únicas personagens que gostei foram a escrava Domingas e seu filho, Nael. Ambos apresentam características adoráveis apesar da vida sofrida e precária. No mais, tanto a família, como disse, quanto o resto dos que cruzam à história, são todos desprezíveis.
Para aqueles que prestarão provas da FUVEST, por ser um livro de fácil leitura acredito que seja uma boa opção para começar, e para aqueles que não prestarão, ainda sim recomendo a leitura.

Obs.: o livro só perde meia estrela porque termina sem revelar quem é o pai do Nael

Gabriel 15/03/2024

Livro nacional muito bom e que acabou se tornando uma minissérie da Globo. A trama conta a história de irmãos gêmeos que nasceram em Manaus e suas desavenças um com o outro. Eu gostei bastante!

Braga 13/03/2024

Gostei
O livro todo é muito bom, mas sentimos falta de um desfecho mais chocante. A narrativa é feita pelo Nael, que conta a sua história junto com a história da família. O livro te deixa na expectativa de algumas situações e como elas aconteceram, mas, em várias situações, não tem uma explicação clara. O mais impressionante é como o comportamento de uma mãe pode influenciar negativamente na vida inteira dos filhos. Zana é uma mãe extremamente super protetora de um dos filhos e acaba desgastando sua relação com o marido e com os outros dois filhos. Nada nem ninguém é mais importante que seu filho caçula e isso o torna uma pessoa horrível socialmente.

Miih 13/03/2024

NOSSA
Que livro foi esse, tretas e mais tretas de família, praticamente ninguém daí ileso, todos são, de alguma forma, pessoa ruins

Miih 13/03/2024

NOSSA

Lpa 10/03/2024

Gostei da escrita, formal e detalhada?mas diziam repetidas vezes a mesma coisa e isso deixa o livro cansativo.
A história em si me chamou a atenção, me apeguei a alguns personagens e odiei outros como se eu estivesse na história, fiquei algo triste que algumas partes eram vagas e confusas? como quem era realmente o pai de Nael, filho de Domingas.
O final não foi uma reviravolta, mas foi algo que me surpreendeu. Livro interessante e curioso.

wkwsmoke 10/03/2024

Casos de família
Achei muito legal, novelão intenso cheio de briga e drama

a escrita é incrível, o narrador é maravilhoso e a história, apesar de ser meio repetitiva, é muito interessante

fuvest - 1/9

Arthureba 10/03/2024

Surpreendente
O livro conta toda a história que involve os gêmeos Yaqub e Omar. O narrador personagem e desconhecido foi uma das partes mais interessantes para mim e sem dúvidas, o meu personagem favorito.

Eu esperava uma história de reviravolta e revelações, mas me pareceu algo simples, porém maravilhoso. Senti que eu lia uma biografia de uma família podre e que estava fadada ao desmoronamento...

Mesmo sentindo falta da explicação do trama da vida do narrador, adorei ler esse livro!!!

Gabs 08/03/2024

Dois irmãos é um livro que o leitor ou ama ou odeia?
comparado a outros livros de escritores da época, a linguagem não é impossível, é razoavelmente ok de entender, só que os personagens ficam implicando tanto um com o outro, tem uns que parecem que vivem só pelo outro (e nem adianta falar que é amor de mãe, pq aquilo era exagerado)? chega a ser irritante o tanto que os personagens só brigam e não precisava de 40 pags so pra descrever que um irmão tem ciúmes do outro

-> livro fuvest

confortoemlivros 07/03/2024

Dois irmãos
A história não me cativou, fiquei com tanto ranço da mãe e do caçula que a ótima escrita (na minha visão) não foi o suficiente.

sfmnz_ 01/03/2024

Dois irmãos
o livro retrata a história dos gêmeos Omar e Yaqub, que, desde sempre se odiavam e tiveram um embate infinito. O livro apresenta também a família deles, mostrando cuidadosamente a relação de cada um na história e como todos se ligam.

Não esperava que fosse gostar tanto assim desse livro, mas gostei muito! Me prendi aos personagens e me irritei com alguns (Zana...), achei a história envolvente e cativante. Apesar de retratar a vida da família, a história é contada a partir de lembranças, de uma forma não tão cronológica. Há também o mistério sobre o narrador que só é revelado nos capítulos finais.

Lau Pinheiro 01/03/2024

5° da fuvest!!
Comecei o livro cativadíssima, mas a cada página que passava parecia que estava lendo a mesma coisa repetidas vezes, e fui perdendo o gosto, e a personalidade dos personagens contribuiu ainda mais para q isso ocorresse. fuvest não me entenda mal, eu super compreendo a importância do livro, e inclusive já vejo algumas questões q passam abordar sobre o lustruoso rio negro ou alguma característica valiosa sobre manaus, e ainda sobre o contexto político da época, mas a questão do enredo não me agradou. a zana era uma chata, o halim um reclamão, o omar o mais idiota de todos, a rânia até que salvava e o yaqub era passivo até dms. o nael e a domingas foram incríveis e mostraram realmente características agradáveis.

spoiler: apesar de não ficar claro quem é o pai de nael, ao meu ver, sem dúvidas, é o babaca do omar.

nataliagomestwd 26/02/2024

Uma joia nacional, eu já tinha lido a hq de dois irmãos, anos atrás quando foi lançado na rede Globo a minissérie que é maravilhosa também. Lembro que gostei muito da história, mas não me lembrava de muita coisa e ler o romance foi uma grata surpresa, só me fez admirar ainda mais a nossa literatura, é uma escrita poética, uma história envolvendo, você não sabe de tudo logo de cara, vai descobrindo aos poucos, se encantando, se revoltando, ficando curiosa... é como se o narrador estivesse sentado ao seu lado te contando as memórias dele, é uma delícia, te passa os cheiros e os sabores do norte do país misturado com o oriente médio.