Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

David Ribeiro 23/02/2024

"Ruminando" ainda...
Mais uma vez impactado com a capacidade de contar histórias de Milton Hatoum. Nesta obra, o autor constrói personagens, verdadeiros e coerentes. Ele sabe como dar vida, delicadeza e profundidade a esses pobres e infelizes... Esse romance, cheio de reviravoltas, vingança, desamores e amores, se passa em uma Manaus pré-moderna e em crescimento, lar desses irmãos trágicos, que nos prende do início ao fim. Uma leitura maravilhosa, que mexe com nosso julgamento.

heloisa61 22/02/2024

Dois irmãos
Gostei muito do livro!! Li pela FUVEST mesmo, mas achei a leitura muito fluida. Linguagem simples, interessante e bem estruturado

#teamyaqub

Bia 19/02/2024

Sensível e surpreendente
Um livro que nos mostra a dura realidade de um Brasil em construção, numa cidade cheia ?futuro? como Manaus, passando por décadas promissoras até chegar o golpe de 64.
O drama familiar, principal enredo que se passa no meio disso tudo, toma proporções gigantescas, separando uma família e atingindo a vida daqueles que a rodeiam.
A história, contada pelo filho da indígena escravizada, que foi ?dada? à família pelo convento onde cresceu, acrescenta um toque de tristeza e sensibilidade ao relato.
Amei!

Riri 18/02/2024

Simplesmente o melhor livro da lista da Fuvest
Já tinha lido uma vez e a minha segunda leitura foi TOTALMENTE diferente da primeira. Essa segunda, acabei em 1 noite o livro. Dá gosto ler as palavras belas de Milton Hatoum??

driesvansteen 18/02/2024

Foi pessoal
Forte. Pessoalmente osso. Abrir era encarar, ler era remoer. Mas isso prova: o livro é excelente. Incrível. Agora: doeu.

julAa0 17/02/2024

Gostei!
Essa foi a minha primeira leitura do ano, li ?dois irmãos? em janeiro. fui ler esse livro por conta dele ser uma das leituras obrigatórias da fuvest, então não comecei com grandes expectativas, já que normalmente não é o tipo de livro que me chama a atenção.

apesar disso, acabei me envolvendo na história e gostando da experiência, a leitura é fluida e interessante. a vibe do livro é de estar descobrindo várias fofocas que aconteceram na sua cidade!

a narrativa gira em torno de yaqub e omar, irmãos gêmeos com um histórico de conflitos que serve de conteúdo para o livro todo. a dinâmica familiar é bem interessante, como a obsessão bizarra da zana pelo omar, que me deixava enojada várias vezes, senhor que mulher esquisita. além do pai dos gêmeos, o halim, que só queria a atenção da zana e fica frustrado com aquela confusão toda, um dos meus personagens favoritos nessa história.

enfim, se você também for ler esse livro para o vestibular, recomendo começar por ele, porque assim você já lê logo os mais fáceis e deixa os mais arrastados por último, quando a pressão estiver maior para acabarKKKK essa é a minha estratégia pelo menos?

de qualquer forma, boa leitura :)

Barbara 13/02/2024

O futuro: uma falácia que persiste.
O perdão, uma palavra, uma só palavra que bastava.

Esse livro me surpreendeu de tantas formas, feliz de ter chegado até o fim!

pepê 11/02/2024

Demorei muito nesse, mas no final me apeguei demais aos personagens e a história! só não dou cinco estrelas porque não entrou pros favoritos e queria muito saber mais sobre o futuro e desenvolvimento do nael (e o fim do yaqub em sp também!!!). me surpreendi muito, muitos debates a serem feitos, muitos pensamentos a serem formulados. leitura >muito< gostosa

fabio.orlandini 11/02/2024

Família tóxica
Fantástico livro, muito bem escrito, personagens bem elaborados e muitas questões a serem discutidas, especialmente as relativas à maternidade.

J_Piexak 09/02/2024

"A cicatriz já começava a crescer no corpo de Yaqub. A cicatriz, a dor e algum sentimento que ele não revelava e talvez desconhecesse."
Narrado em primeira pessoa por um narrador misterioso, o livro narra a rivalidade entre gêmeos descendentes de libaneses e como esta culminou da destruição de uma família.

Falando assim, a história parece o velho clichê do gêmeo bom X gêmeo mau, mas não é bem assim. Yaqub e Omar são personagens complexos e humanos, com erros e acertos e que despertam vários sentimentos no leitor.

Além disso, a leitura vale a pena pois ficamos conhecendo uma Manaus na metade do século XX, coisa que é muito difícil de ver na literatura (ou nós, sulistas e sudestinos, não buscamos consumir?). Através dessa narrativa ficamos sabendo que a Ditadura Militar chegou até o Amazonas e como isso impactou o estado.

Outra coisa que gostei foi de tentar descobrir qual personagem que conta a história. Isso não chega a ser um grande mistério, já que na metade livro ficamos sabendo, mas fiquei curioso e juntando as pistas que eram dadas. Assim, esse livro pode agradar aos fãs de histórias de investigação e que querem dar uma explorada num gênero diferente.

Araujo20 03/02/2024

O rejeitado e o caçula
Hatoum é um incrível contador de histórias, que todos deveriam ler. Essa narração, em especial, traz momentos intragáveis, relações conturbadas e desperta tristezas profundas. Fiquei intrigada com o amor doentio que pode ser dedicado a um homem e ser, também, a causa de sua destruição.
Nunca estive em Manaus, mas a construção que o autor faz das imagens torna palpável esse lugar do Brasil desconhecido por mim.
O narrador é o único a quem me afeiçoei e por quem verdadeiramente torci. Já a matriarca é uma das personagens mais detestáveis que já conheci.

Isadora 02/02/2024

Queria parar para planejar melhor essa resenha porque esse livro merece as melhores críticas, mas vou comentar agora mesmo!
Gente isso é uma obra prima. Uma história arrebatadora de verdade.
No início confesso ter ficado com medo de me frustrar porque achei a escrita um pouco rasa, faltava mais descrições e detalhes. Mas gente ao longo da obra, quando nos acostumamos com o fato de que são lembranças escritas de um personagem, o mistério toma conta e a história fica quase mística, como se os gêmeos fossem entidades e o mundo girasse em torno deles.
Sem comentários para o quão instigante é saber pouquíssimo sobre o narrador, um fruto da violência e da atenção dos gêmeos, alguém que viu muito daquilo acontecer, mas mesmo assim não parece ser um sujeito. A cereja do bolo é o fato de que o leitor só toma consciência disso quando finalmente ele é nomeado. Tu não espera por isso e não percebe quanto tu queria essa informação até o momento em que ela aparece escrita.
Angustiante ler tudo o que uma mãe faz por obsessão, o quanto é cômodo para um pai não ter o trabalho do cuidado.
Agora uma coisa que talvez seja um dos únicos pontos de positividade sobre os sentimentos que essa história traz: o amor que o Halim nutre pela Zana. O quanto ele amou essa mulher até o final. Como ela nunca deixou de ser atraente aos olhos dele, mesmo na velhice. Eu achei isso muito bonito pq sei que muitas mulheres mais velhas têm problemas de autoestima por n terem mais a validação externa para a sua beleza, pq a nossa beleza tem prazo de validade. Poderia elaborar mais isso mas melhor calar e dizer que admirei demais o amor do Halim pela Zana.
Sobre os irmãos, o meu troféu foi ver que a trama virou uma história de vingança e confesso que aproveitei cada palavra que levou à queda do Caçula. Pena que quem teve que aguentar todo o peso no final das contas foi uma das mulheres.
Enfim, eu passaria horas escrevendo sobre esse livro, mas o melhor que eu posso fazer é dizer: leiam!!! (pra contrastar com a minha primeira resenha nessa rede social kkkk)
Pedro 06/02/2024minha estante
égua muito bom, ansioso para ler

Lets 01/02/2024

Não tenho palavras pra loucura que é esse livro!
Edificada com as fofocas e intrigas! Que família MALUCA

Claudio 01/02/2024

Dois irmãos
A força da escrita de Hatoum fica muito evidente nesse já clássico romance do fim do século XX. A história de uma família de imigrantes libaneses na Manaus do pós-guerra é o pano de fundo pra rivalidade de gêmeos idênticos e seus desdobramentos, em um livro que prende do início ao fim.
Imperdível

Tato.Wellington 31/01/2024

Memória Afetiva
A superfície das relações familiares com a profundidade de um rio amazônico. Uma história de paixões inacabadas, onde o ódio se confunde com o amor.