Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Lets 01/02/2024

Não tenho palavras pra loucura que é esse livro!
Edificada com as fofocas e intrigas! Que família MALUCA

Claudio 01/02/2024

Dois irmãos
A força da escrita de Hatoum fica muito evidente nesse já clássico romance do fim do século XX. A história de uma família de imigrantes libaneses na Manaus do pós-guerra é o pano de fundo pra rivalidade de gêmeos idênticos e seus desdobramentos, em um livro que prende do início ao fim.
Imperdível

Tato.Wellington 31/01/2024

Memória Afetiva
A superfície das relações familiares com a profundidade de um rio amazônico. Uma história de paixões inacabadas, onde o ódio se confunde com o amor.

LetAcia 30/01/2024

Que excelente drama familiar, meus amigos!
Me surpreendi muito, pois comprei o livro sem muitas intenções e no início pensei que não fosse me agradar.
Mas amei a forma como a história me deixou envolvida, o leve suspense da dúvida sobre o pai do narrador, a forma como o nome do filho de Domingas só é contado no finalzinho do livro?
Enfim, valeu a pena! Viva a literatura brasileira!!
?Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.?

Lucikelly.Oliveira 28/01/2024

Empolgante
Foi meu primeiro contato com a literatura de Hatoum e estou totalmente encantada com sua obra! Que livro bom, senhoras e senhores, LEIAM.

?Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertecem a nós mesmos.?
?Cedo ou tarde, o tempo e o acaso acabam por alcançar a todos.?

arthurzito 27/01/2024

Eu acho que um dos meus gêneros literários favoritos é, sem sombra de dúvida, o drama familiar. Quando bem escrito é muito difícil eu não me imergir totalmente na história e nos personagens, na maioria das vezes esses livros carregam dentro de si enredos difíceis, desafiadores e indigestos. Mas é justamente por isso que a leitura é tão cativante, os sentimentos que despertam em mim me fazem querer ir além, seja rancor, nojo ou paixão. O que Milton Hatoum faz em "Dois Irmãos" tem a capacidade de despertar qualquer um.
A história se passa em Manaus e segue a trajetória de Zana, filha de um imigrante libanês, e Harim, um imigrante libanês. Juntos constroem um relacionamento na base da paixão pura e se entregam um ao outro ardentemente, mas enquanto Harim está convicto que não quer ter filhos, Zana o convence a ter três. Assim nascem os gêmeos Omar e Yaqub e a caçula Rânia. Desde o início Zana se afeiçoou ao filho caçula, o Omar, eu acredito que por seu parto ter sido mais difícil e por ele ter sido mais frágil quando bebê. Mas de qualquer forma, cresce uma rivalidade entre os irmãos e conforme eles crescem, o amor condicional da mãe por um dos filhos e a inatividade do pai em relação a tudo que permeia a vida familiar cria o terreno perfeito para esse ambiente violento que cerca a história.
É interessante a escolha do autor de não narrar essa história pelos personagens centrais dela, Omar e Yaqub, mas pelo filho de Domingas, a empregada da casa. Durante a leitura eu senti que era inevitável escolher um dos lados dessa briga e não podendo acessar o psicológico dos personagens, além da do narrador que é marginalizado, não há como saber realmente o que acontece no íntimo de cada um deles. Toda a atmosfera da leitura é cercada por esse suspense e nem todos os mistérios são bem resolvidos, o livro tem muitas pontas soltas.
Esse é um trabalho fenomenal.

Ericka.Cristiane 26/01/2024

Eita Manaus
Bom, demorei uma semana pra ler esse livro e talvez eu achasse q eu iria ser mais rápida não sei, mas foi um livro em que passei muita raiva por causa dessa proteção louca que o Omar tinha msm dps de fazer muito merda, e isso me deixava com muita raiva e me deixava com preguiça de ler, oq mais gostei foi ler sobre Manaus,minha cidade e ver como ela era antigamente e isso foi incrível saber aonde se passam algumas coisas, agr uma coisa que só me liguei muito dps de ler que tipo teve um INCESTO???!!

Malu 25/01/2024

Livro impactante
Enrolei de mais pra ler esse livro, mas, quando comecei, não consegui parar mais. Um livro que te prende muito, você quer saber quem é o pai de Nael, mas o fim fica muito aberto. Ainda assim, continua uma obra muito boa, para se refletir e pensar dm atitudes e suas consequências.

_anagaiao 23/01/2024

Dois irmãos
Leitura fluida, linda - misturada com suas efemeridades e a inevitável sordidez de vidas tão amargadas pela convivência inadiável com o preço que o futuro carrega.

Me de mais um tempinho, tempo. Um tico, um pouco - assim hei de entender todas suas imundas voltas e revoltas quando se joga com as veias de um grupo, cujo se tem o puder do auto denomínio como consolidação familiar.

Meus pêsames.