Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


772 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


ana 30/12/2023

?
Um dos melhores livros que já li para a escola! Uma leitura bem escrita sobre uma família de Manaus, com os familiares tendo suas diferenças.
Os capítulos sem ordem cronológica fazem a curiosidade despertar cada vez mais.
comentários(0)comente



Igaço 29/12/2023

Sensacional
Acho que nunca me identifiquei tanto com um personagem de livro e nunca torci tanto contra outro. A história é totalmente "relatable", embora se passe num espaço distante do centro econômico do país. Um narrador que se oculta por parte do livro, reflexo da sua própria invisibilidade perante os outros. Final em aberto, havendo várias interpretações. Perfeito.
comentários(0)comente



Tori 28/12/2023

O livro trata de alguns temas sociais e culturais, mas foca muito mais nas relações familiares. A leitura foi um pouco maçante em alguns momentos, mas acredito que seja por eu ter lido apenas para os vestibulares e sem um interesse real.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Murilo332 26/12/2023

Afetos extremos
Esse livro foi a última leitura minha, esse ano, posso dizer que fechei o ano com chave de ouro. Ler esse livro é um deleite para o/a  leitor/a, Milton Hatoum tem uma escrita primorosa capaz de fazer com que o leitor possa sentir toda a essência da cultura manauara. Entre outras coisas (como, por exemplo, a violência na ditadura), o livro, basicamente, trata das relações afetuosas em condições extremas. Esse livro, para mim, acabou fazendo jus ao reconhecimento que o autor possuí. Estou pronto para os próximos livros de Milton Hatoum.
Max 26/12/2023minha estante
Ótima resenha, Murilo! O livro é isso tudo mesmo!?


Murilo332 26/12/2023minha estante
Muito obrigado, Max!




clara 26/12/2023

Gostei muito do livro, esse tipo de leitura, de livro que não tem muito um porquê de ler como um suspense ou algo pra descobrir, vêm me cativado cada vez mais, não li porque precisava saber o que ia acontecer, li porque a escrita era boa e a história cativante. Além disso, o livro tem personagens bastante complexos e, de fato, apesar dos nomes que para mim não são muito comuns, é impossível confundir um personagem com o outro e igualmente difícil não sair com pelo menos uma marca do que cada personagem (dos que ganham mais destaque,obviamente) representa. Achei uma ótima leitura, apesar de não ter feito, é um tipo de livro que eu gostaria de ir anotando o que acontece para sentir que absorvi tudo porque tem muitas coisas para absorver.
comentários(0)comente



Carolina Del Puppo 24/12/2023

"sempre vale a pena concluir alguma coisa"
Ao terminar o livro, primeira coisa que eu pensei: o que foi isso? Esse livro inteiro é uma aula. "mas o Omar quer muito mais, deseja tudo. É um prisioneiro de tanto desejo" sinceramente esse foi um dos melhores livros que já li, cada pedaço dele é visceral em sentido de ser tão profundo e tal real, as intrigas tão palpáveis.
"A esperança e a amargura... são parecidas" podemos refletir sobre relacionamentos tóxicos, maternidade, vinganças e ressentimentos, repetição de situações, personagens que seguem errando e errando, agressividade, o fetiche da família etc.
O pai omisso, a mãe cega de paixão, possessiva, o egoísmo de todos, todos sendo bem cabeça dura, ninguém nunca cede, ninguém dá um passo para trás. Nenhuma virtude nunca é praticada.
Mas se eu fosse pensar em cada detalhe, em cada faceta do livro eu poderia escrever outro livro, e é esse tipo de literatura que me atrai, o tipo que não se esgota, atemporal.
Tantas coisas que eu gostaria de falar, mas apenas vou recomendar, leiam, é diferente, e pode ser difícil, mas vale a pena.
comentários(0)comente



Luizaâ¡â 23/12/2023

Decadência
O livro conta a história dos gêmeos Omar e Yaqub que, apesar de quase não apresentarem diferenças físicas, são literalmente opostos em questão de personalidade. Esse é o principal motivo para as suas inúmeras brigas, que acabam levando a decadência da família.
Gostei bastante do livro, ele aborda assuntos bem pesados, mas que, querendo ou não, estão muito presentes na sociedade e, por isso, é importante dar visibilidade.
A única parte que não gostei foi o final, esperava mais. Achei as frases e reflexões lindas, mas faltou um pouco de desenvolvimento.
comentários(0)comente



Maria 23/12/2023

"E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras".
Que livraço. Esse foi o meu preferido de todos os que a FUVEST indicou. Ele foi magnífico, certeiro, ambíguo e interessantíssimo. A narrativa não me segurou no início, não vou mentir, mas a partir de um certo ponto, eu só comecei a ler e a ler e quando eu vi eu tinha acabado ele. Que narrativa interessante, gente, que coisa incrível que foi esse livro.
É muito interessante fazer a análise da relação dos gêmeos e, principalmente, dos erros que a permeavam. Na minha opinião sem spoilers, se certos comportamentos dos pais fossem mudados, certamente eles se dariam bem. Até porque fica MUITO claro em todo o livro o quanto eles eram comparados o tempo todo e o quanto colocavam um contra o outro. Chegava a ser irritante e revoltante essa comparação frequente e injusta entre um e outro - e às vezes, durante a leitura, eu me questionei se todos os gêmeos passavam por isso.
Eu real não esperava que esse livro ia se tornar o meu preferido de 2023, mas fico feliz em ter tido essa surpresa. Obrigada, Miltom Hatoum, por essa obra linda, e obrigada, FUVEST, por tê-la apresentado a mim.
comentários(0)comente



Valvelvilvolvul 21/12/2023

Genuinamente gostoso de ler
A escrita é ótima, super fluida, e a história te prende!! Adorei o livro, odiei o Omar, a Zana e a Rânia.
Leitorconvicto 21/12/2023minha estante
O cara é bom




Ybian 20/12/2023

Esaú e Jacó. Caim e Abel.
Um dos melhores lidos no ano, e apesar dessa resenha estar sendo feita meses depois de eu tê-lo terminado, o livro só cresce em minha memória.
Várias metáforas e interpretações pode ser tiradas do livro, mesmo que só a história superficial também seja notável.
O título da minha resenha se refere às maiores referências que eu consegui me lembrar, apesar de haver vários outros pares de irmãos antagônicos na literatura mundial.
Maravilhoso. Intrigante. Viciante.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 20/12/2023

Surpreendente!
Um daqueles livros que eu nem pensava em ler e fui arrebatada desde o primeiro capítulo.

Hatoum usa uma narrativa não linear, mas que não confunde o leitor.

A escrita do autor é muito boa, os personagens são extremamente bem delineados e complexos.

As relações familiares me remeteram à leitura de Crônica da casa Assassinada e Lavoura Arcaica.

A partir da narrativa de um narrador que sem ser membro da família é parte integrante dela fui acompanhando atônita a disputa entre os irmãos, a predileção da mãe por um dos gêmeos, uma possessividade doentia que castra, poda e fomenta a desavença.

Os acontecimentos vão num crescente como um efeito dominó até não sobrar uma única peça de pé.

São muitas nuances abordadas aqui, com muito cuidado e sensibilidade.

Gostei especialmente do narrador e de como o autor desvenda os mistérios da trama.

Recomendo!



,
Gudegois 20/12/2023minha estante
Acho esse livro sensacional!!


mariamanuella.brittogedeon 21/12/2023minha estante
Eu também adorei Aninha. Acabei o livro muito emocionada.


Fabio 21/12/2023minha estante
Adorei a resenha, Carol!?




athosprado 19/12/2023

Um novo clássico contemporâneo. Ambientado em Manaus essa história vai muito além da relação dos irmãos gêmeos. Se aprofunda nos desgates das relações familiares e momentos cruciais da história brasileira.
comentários(0)comente



maraisa04 13/12/2023

Sinceramente não sei oq falar sobre esse livro, só sei que gostei e acho q vale a pena a leitura não só pela história mas tbm pelo cenário da narrativa, nunca tinha lido um livro que se passa no norte do brasil
comentários(0)comente



Leo 13/12/2023

Triste como uma família pode ficar refém dos sentimentos desequilibrados, do amor que não se distribui igualmente a todos. Aliás, é o amor, ou a falta dele que parece imprimir nas relações familiares uma sombra crescente. O livro pra mim ganhou contornos de um suspense, da espera pelo momento em que seria tarde demais para voltar atrás, pra consertar os estragos.
comentários(0)comente



772 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR