Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Maitê 06/01/2017

Muito Bom
Acho que esperava uma história sobre dois irmãos, mas me deparei com uma história fantástica de uma família que não se encaixa, na qual em apenas 200 páginas você tem a sensação de ter vivido com eles durante muito tempo. Amei ler sobre essa família e também poder "viver" um pouco nessa Manaus tão misturada e em tempos tão difíceis.
Franciele.Silva 18/03/2017minha estante
Ain posso esperar para iniciar essa leitura,onde as recomendacoes estão superando aos que não recomendam .Deve ser bom "por dimais" kk. u.u

SARA 25/03/2020

Muito impactante.
Pra começar esse pequeno texto sobre o que eu achei da Leitura de : Dois Irmãos, tenho que dizer que é muita loucura!
Como que uma mãe consegue ser tão cega por um filho? Sem julgamentos pois sei que mãe faz tudo por um filho. Mas, fiquei bem surpresa com a sanidade dessa história.
?????????????
Resumão da história: Um casal apaixonado, se casa, moram juntos, e acabam acolhendo uma moça que se torna empregada, esse casal tem 3 filhos, sendo Rânia, e dois rapazes que são gêmeos chamados: Yaqub e Omar. Porém, Omar acaba se tornando um peso enorme para quase toda família, tirando sua mãe que tem um amor além de incondicional. Que acaba causando enormes atritos, de todos os lados. ????????????????
Sobre o que me transpareceu de início sobre a forma que o escritor descrevia a relação da irmã e da mãe com os irmãos era que tinha algo além do parentesco, algo como se tivesse um relacionamento amoroso. Mas, do decorrer da história, isso vai deixando bem claro qual a relação que o escritor queria passar ,
sobre o amor doentio pelo "Caçula" (Omar). Gostei do desenrolar da história, ela é narrada pelo filho da empregada,que na verdade é filho também de um dos gêmeos, detalhe que ele já sabia, só não sabia qual dos dois era seu pai. A única coisa que rezava, era pra que o caçula não fosse seu pai. Ele é bem desprezível a história inteira. Sério mesmo.
LETeratura 24/07/2020minha estante
Estou lendo e até agora minha opinião é a mesma da sua hahaha

Lala 08/09/2020

Instigante
Apesar de o livro ter uma trama simples, mais cotidiana, eu não conseguia o largar. Fui tomada por uma vontade de saber mais sobre essa família tão disfuncional e terrível, os segredos escondidos, pra onde as coisas iriam, quem é o pai do Nael, etc. A escrita é ótima e consegue nos colocar dentro de Manaus no século 20, os personagens são muito bem construídos, é uma história sobre gente de verdade, personagens duvidosos, cheios de problemas e complexidades, com conflitos realistas que nos causam revolta e repulsa muitas vezes. Gostei da forma como a narração foi conduzida, me lembrou muito aqls livros de um jornalista tentando buscar informações pq o narrador conta o que ele viu e o que os outros viram, contando o que os parentes disseram e tal, o livro também faz uma reflexão muito interessante sobre o tempo, as memórias e o esquecimento. Realmente me prendeu
Arthur 08/09/2020minha estante
Excelente livro!

Henrique_ 23/05/2017

O livro é interessante pela leitura fluída, densa e com ar de mistério. Gostei da forma como o autor expõe o drama de uma família e ressalta os aspectos mais humanos das personagens, sem maniqueísmos, apesar de o leitor sempre querer buscar um vilão. O grande ponto do autor foi mostrar a ambivalência dos sentimentos humanos e que, ao fim, "só o tempo é capaz de transformá-los em palavras mais verdadeiras", para citar o que pai dos gêmeos disse ao narrador. Durante a leitura foram surgindo vários vilões e vários mocinhos. E, na verdade, eram só seres humanos que acertaram e erraram.
Não dou cinco estrelas, porque achei que o enredo ficou repetitivo. O autor não considerou a capacidade de as pessoas poderem mudar com o tempo e com os erros.
Claudio.Costa 23/05/2017minha estante
Li "Dois Irmãos" no ensino médio. Não lembro quase nada da história mas havia gostado muito na época. No mesmo período li "Esaú e Jacó" de Machado de Assis. Também gostei.

Felipe Almeida 07/01/2020

Uma história que não conta nada
Pra mim um bom livro é aquele que conta uma boa história, que envolve, cativa, emociona e desperta a curiosidade. Não é o caso de Dois Irmãos. Deixando de lado aspectos como: se o livro é bem escrito, se os personagens são densos e atendo-se somente ao enredo, considerei a trama bem fraca. Tudo se resume à história de dois gêmeos que se odeiam e a mãe prefere um ao outro. Esse preferido é demasiadamente mimado e alterna períodos em casa, onde vive bêbado e preguiçoso, e períodos onde some de casa por estar envolvido com alguma paixão ou trambique e sua família está à sua procura pra que volte pra casa e repita todo ciclo de boemia e vagabundagem. Enquanto o outro gêmeo vive sua vida bem sucedida em São Paulo, longe do irmão que o odeia e tem inveja dele. É só isso até que todos envelheçam e acabe o livro. Nada de notável acontece, nada empolgante, nem nada que te faça querer seguir adiante.
Enfim, o livro é considerado o melhor livro dos últimos anos, entretanto, faltou o principal: contar uma boa história. Por isso achei bem fraco e o endeusamento todo em cima dele é exagerado.
Luiza.Castro 19/08/2020minha estante
Rei da sensatez, nem vou escrever resenha pra esse livro porque a sua contém todas as minhas impressões

Daubian 18/12/2021

A família flutuante
Manaus tem uma história interessante. Criada por ciclos de imigrantes e de progresso, se choca com a diversidade de espécies e povos que ali habitava. Você vê neste livro que a cidade tinha planos, mas foi se deteriorando, alterando-se. Assim como a família de Halim. Primeiro é muito interessante uma história do ponto de vista dessa família libanesa. O incesto paira no livro de forma bizarramente comum, pelo menos 3 elos problemáticos. A relação da mãe e a personalidade dos irmãos destruiu a família assim como as frágeis barcaças do rio foram demolidas. A sólida instituição familiar é deteriorada igual o casarão, emulando a metáfora de outras obras como Éramos seis. Ninguém ali é perfeito. Até mesmo o Yakub indiferente e cruel com laços com militares e a indiferença ao professor. Uma família destruída pelo amor. Amor de uma mãe e uma fixação doentia. Excelente visão de histórias pouco contadas.
Reh 13/05/2022minha estante
Já quero na minha estante

calebefernands 19/08/2022

quando meninos decidem em não se tornarem homens maduros
Eu estava em busca de um livro nacional pra ler, e acabei encontrando com esse que se passa na cidade que nasci. Esperava uma leitura leve, bem tranquila, mas não foi isso que aconteceu. Talvez essa quebra de expectativa tenha também impactado minha leitura.

?Dois Irmãos? de Milton Hatoum é um livro com temas pesados, que eu não recomendaria para as pessoas mais novas saírem lendo por aí. Trata-se da vida de dois irmãos gêmeos (Yaqub e Omar), e como seus conflitos afetavam a vida do restante da família.

Primeiramente quero ressaltar a ambientação do livro, se passando numa Manaus entre 1940-1970, que é incrível! O ponto mais alto da obra de Milton Hatoum é trazer a história da metrópole nos fundos dessa bagunça familiar. Infelizmente nas escolas não aprendemos sobre a importância de Manaus, e qualquer migalha já é um oásis.

Segundo, os personagens são muito complexos aqui. Halim, Zana, Domingas, Yaqub, Omar, Rânia, e o narrador, todos eles são todos muito reais. Entretanto, Omar é o que merece um destaque maior - Só quem conviveu com alguém assim sabe o quão desgastante se torna pra quem está próximo, como é doloroso enxergar tudo desmoronar sem o próprio responsável por isso se importar!

Apesar de todos esses pontos positivos que falei, de certa maneira, a trama não tem um ponto alto. É só o Omar fazendo besteira capítulo atrás de capítulo, e quando tudo se encaminha pra ter um duelo ?bíblico?, o autor não o faz. Não há confronto direto, e com todo respeito, isso é broxante.

Por fim, o livro não entrega o conflito que promete mas traz uma realidade triste e real que acontece até os dias de hoje - meninos decididos a não se tornarem homens maduros, gerando conflitos dentro das suas próprias casas e afetando a todos. Uso as mesmas palavras de Halim à respeito de seu filho: ?É um prisioneiro de tanto desejo.?
Kel 20/08/2022minha estante
Maceta msm, calebe

Debora.Andrade 01/12/2022

Nacional Imperdível
?Dois irmãos? entrou pra minha lista de leitura depois de ouvir de uma escritora brasileira que ele era tão bom, mas tão bom, que a vontade dela era voltar no tempo pra lê-lo pela primeira vez.
Sim, Milton Hatoum é tudo isso: brasileiro, manauara, vivíssimo e professor de literatura, um dos grandes nomes vivos da nossa literatura.
Nessa sua obra, a mais conhecida, ele traz a história de uma família de imigrantes libaneses que se instaram em Manaus, pós segunda guerra, centralizando a narrativa em um jogo de dualidade entre dois irmãos gêmeos e antagônicos: um equilibrado e amado pelo pai, outro bom vivant e incendiário, venerado pela mãe. Os desdobramentos da vida dessa família são contados por um narrador-testemunha, cuja identidade vai se desvendando apenas com o avanço da leitura.
É um livro histórico (de Manaus), de formação de personagens e de uma própria família complexa (e similar as nossas), tão fácil de ler e instigante que se popularizou como uma das principais obras contemporâneas da literatura brasileira e já culminou em uma minissérie da globo, estrelada por Cauã Reymond.
Sem lugares-comuns, nem personagens bons frente aos maus, é um livro nacional imperdível.
Alê | @alexandrejjr 08/12/2022minha estante
É tudo o que dizem, portanto! Com o falecimento da minha querida Lygia Fagundes Telles, apenas Hatoum está apto, na minha humilde visão, a ser considerado nosso maior escritor vivo.

Stephania Tonhá 01/01/2010

Um dos meus favoritos, já perdi as contas de quantas vezes eu já li este livro.
Além de conhecer um pouquinho de um pedaço esquecido do Brasil, o enredo é todo construído com uma teia de tramas e suposições, você não sabe o que acontece, o narrador expõe e você tem que tirar as suas conclusões. Interessantíssimo...
E o livro, você pode fazer tanta análise, os gêmeos, um que é frio, calculista, até sua profissão diz respeito a este seu caráter; e o outro que é o oposto, quente, emotivo, etc.
E o melhor, é que você não sabe quem é o narrado no começo ou mesmo o seu nome, uma amostra da sua posição marginalizada no livro.
Pati 22/10/2011minha estante
A minha vizinha está lendo este livro, e está amando, vou ver se ela me empresta ;) hehehe
Bjs

clara 09/03/2022

intenso
incrível a narração, a profundidade dos fatos contados como se fosse uma conversa trivial, a contextualização dos cenários (quase senti o cheiro, a textura, a saudade de uma manaus que nem conheci), o enredo...
algumas partes dão agonia, dá vontade de
abrir os olhos dos personagens, mas muito bom
Alê | @alexandrejjr 23/03/2022minha estante
O Hatoum é mestre em nos colocar dentro de Manaus somente com as palavras. Indico dele o também excelente "Cinzas do Norte".

Nayandra 08/01/2017

Hatoum é o cara!
Que presente Milton Hatoum! Narrativa maravilhosa, envolvente e que não há apenas um único momento de clímax, mas sim uma constante, pois o livro todo é intenso, visceral e agarra o leitor até a última página! Viajei facilmente por essa Manaus Harboum, ruelas, becos e tantos outros detalhes que me faziam pertencer ainda mais a este contexto descrito pelo autor! Senti-me abraçada nesses momentos! E assim, além de valorizar o regionalismo na sua escrita, adentramos tbm no universo de um família que é pura ação, emoção e tensão! De cara Hatoum já nos deixa claro que amor materno não é igual coisa nenhuma... e daí pra frente é cada acontecimento que parecia que as 266 páginas do livro não dariam conta de tanta coisa pra se resolver! E essa é só mais outra lição que a gente leva dessa obra prima da literatura amazonense... que as histórias boas são as que não se encerram nas páginas, são bem mais que início, meio e fim, são vidas que seguem... afinal "Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos"! Não poderia ter escolhido obra melhor pra iniciar 2017! Amei demais!
Drika 09/01/2017minha estante
Amei!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/05/2017

Mágoa, ódio e ressentimentos
Dois irmãos conta a história de uma família marcada por mágoas, ressentimentos, ódio, raiva, inveja protagonizada pelos irmãos gêmeos Yaqub e Omar. O primeiro, centrado, calculista, contido. O segundo, explosivo, extrovertido, mimado, sem limites. Ambos nascidos da mesma barriga, mas com temperamentos completamente diferentes.
A história é narrada por Nael, filho de um dos gêmeos com a índia e criada, Domingas, que observando tudo de fora nos leva ao universo dessa família permeada de conflitos desde a infância dos irmãos.
Uma obra repleta de sentimento, com uma escrita magnífica, que enaltece a natureza humana, com seus altos e baixos, fraquezas e forças, em que o principal não é mostrar quem é o mocinho ou o vilão, mas que, como humanos, somos todos formados por qualidades e defeitos.

P.S.: apesar de entender essa premissa, continuo odiando o Omar. Haha
MAGALHÃES 16/06/2020minha estante
A culpa é da mãe

Beatriz.Ribeiro 22/07/2022

Uma família muito louca e também muito ouriçada.
Milton Hatoum escreveu um romance incrível com personagens tão palpáveis - sinto ódio de alguns até agora - e ambientação tão marcante que acredito ser difícil de esquecer.
Estou feliz por ter realizado essa leitura e também por ter participado do desafio do grupo literário que propôs essa obra. Não me canso de dizer o quanto nossa literatura é rica de detalhes e sentimentos. Viva Milton ??

" Cedo ou tarde, o tempo e o acaso acabam por alcançar a todos."
rodrigo963 22/07/2022minha estante
???

Julinha 19/05/2009

Me surpreendi ao ler esse livro após ouvir tantas críticas positivas sobre o autor manauara. Achei o enredo fraco e o estilo do escritor bem normalzinho. A história, que gira em torno de dois irmãos gêmeos que se odeiam, se passa quase que por inteira sem haver o encontro entre eles, o que dá impressão de que alguma coisa falta. Além disso a eterna preferência e subordinação da família às vontades do filho vagabundo irritam. Não recomendo.
Marcus.Vinicius 20/12/2016minha estante
Concordo em gênero, número e grau e não entendi tanto alarde para obra tão rasa. Me parece que o livro tem tudo a ver com o autor, já que o mesmo, num debate sobre a obra na universidade que eu estudava, fugia das questões propostas pelos alunos. Ele não se dava ao trabalho de responder quando o questionavam e na maioria das vezes simplesmente ignorava as perguntas.

Leti 20/11/2021

Uma narrativa inigualável
Como é bom poder explorar a literatura nacional e ter o prazer de ler essas obras com uma sensação de pertencimento. Sou nordestina, mas ainda assim vi tanto da vida, da cultura, dos costumes e, acima de tudo, da linguagem brasileira no livro que, mesmo extasiada com a história que evoca tantos sentimentos, pude ver muitos pedaços de um cotidiano que reconheço.
Não tenho nada além de elogios, a maneira que cada personagem é meticulosamente explorado e desenvolvido é o que completa uma história tão fascinante. Ainda estou extasiada com as histórias e com a narrativa do autor, e sinceramente acho que não posso escrever nada aqui que seja tão elogioso quanto o próprio livro. Recomendo sem medo.
Alê | @alexandrejjr 11/12/2021minha estante
Letícia, indico outro ótimo livro dele, o "Cinzas do Norte".