Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Basílio Santos 13/03/2022

Que narrativa!
Mais uma leitura, e que leitura, Confesso que durante os primeiros capítulos eu não estava entendo muito bem a história, mas com o virar das páginas e a excelente narrativa as coisas foram ficando mais clara e emocionante.
Isso mesmo meus queridos leitores, uma narrativa primordial, riquíssima em detalhes sobre a família de Omar e Yaqub dois irmãos gêmeos que não se entendem e uma mãe que... [melhor vocês lerem o livro, não vou estragar a sua leitura].
Não posso esquecer de mencionar os detalhes de Manaus, fiquei com vontade de conhecer Manaus de agora e pesquisa Manaus da década de 1960.
Fiquei sem fôlego nos últimos capítulos, a narrativa consegue nos prender a cada palavra e que final, são muitas as surpresas.
Meus queridos como sempre, nada de spoiler, apenas a minha opinião, e quer saber? Eu recomendo muito a leitura desse livro, tenho certeza, vocês vão amar.
Leiam e depois me contam o que acharam.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/03/2022

Em estilo enxuto, mas repleto de sutilezas, romance narra tumultuada relação de ódio entre dois irmãos gêmeos numa família libanesa que vive em Manaus. O livro começa com uma breve introdução onde narra-se a morte de Zana, mãe dos gêmeos Yaqub e Omar (o Caçula), em situação de enorme angústia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535908336

Andy 08/04/2021

O que leva uma família a se autodestruir?
Publicado originalmente em  2000, Dois Irmãos é o segundo livro do manauara Milton Hatoum. Sendo ganhador do prêmio Jabuti no ano seguinte, o romance convida o leitor a acompanhar a decadência de uma família, a primeira vista padrão e normal, todavia fadada à tragédia.

Acompanhamos um narrador-personagem, sem saber ao certo qual a sua relação com a família, todavia, uma coisa temos certeza desde o princípio: a história não irá terminar bem. É assim que conhecemos Omar e Yaqub, gêmeos, que rivalizavam entre si desde a infância. O primeiro, que nasceu doente e sendo caçula, foi mimado e paparicado pela mãe tornando-se um homem sem perspectiva de futuro, satisfeito com os carinhos e proteção de sua genitora. Já o último, logo cedo foi mandando para longe de sua família - numa tentativa do pai de diminuir a discórdia entre os irmãos - e ao retornar na primeira oportunidade sai de casa e constrói sua vida, vindo a ser um homem de sucesso, porém, frio e querendo evitar relações com os familiares.

Contudo, nem todos. Rânia , irmã dos gêmeos, tem uma relação no mínimo estranha com ambos.Sendo uma mulher determinada a não casar-se e ser independente, renega todos os pretendentes que sua mãe apresenta. Para a linda e cobiçada mulher, não há homem no mundo que se compare a seus irmãos e Rânia só deseja os mesmo. Ademais, a personagem é retratada como alguém de personalidade, que apesar da época em que o livro se passa, não aceita as convenções sociais e comanda a própria vida.

Halim (pai) e Zana (mãe) claramente não estavam preparados para terem filhos. Primeiramente que ambos não tiveram o convívio com os próprios pais, sendo imigrantes do Líbano, Zana cresceu somente com seu pai e Halim com um tio. Nota-se um despreparo, ninguém nasce sabendo como educar uma criança, mas a falta de experiência de ambos levaram à catástrofe da família. Halim sempre deixou claro que nunca quis ter filhos e ficou insatisfeito com a liberdade tirada do casal depois das crianças. Zana, superprotetora com o caçula o transforma em um boçal e vagabundo enquanto quase negligencia os outros filhos.

Porém, um personagem se salva no meio dessa confusão de família. Domingas, uma indigena que é serva da casa desde criança. Esta, poucas falas tem, mas sempre está presente. Consequentemente a primeira vista parece somente uma personagem secundária, todavia mesmo calada consegue passar ao leitor um sentimento de que inocentes estão sofrendo no meio dessa novela toda. Ela parece não ter importância, mora no fundo do quintal, porém praticamente cuida de todos da casa, além de ter com os gêmeos uma relação negativa e positiva.

Se Domingas é apagada e esquecida, o narrador personagem é ainda mais. Conhecemos seu nome somente quase no final da história. Alias, história essa que ao invés de ser de Omar e Yaqub poderia ser dele. Pois, ele começa pequeno e finaliza adulto, mas é triste perceber que a sua existência se limitou a reunir as histórias que escutava de Halim e contar a vida dessa família. Quando todos vão embora, ele permanece no cômodo do fundo do quintal, não sabemos seus desejos e sonhos, mesmo ele sendo quiçá o personagem principal de Dois Irmãos apesar de tudo - assim como ocorria na casa -  girar em torno deles.

Nesse romance brasileiro, não existe o irmão bom e o mal, os personagens tem camadas e são complexos, tanto que fica um pouco difícil defender 100% eles. Vale ressaltar também a geografia magnificamente descrita de Manaus, me senti um estrangeiro visitando a cidade, conhecendo seus costumes e cultura. É vergonhoso pensar que como leitor, estou mais habituado a locais como EUA e Inglaterra, mas nunca havia tido contato com a maravilhosa Manaus.

Em síntese, este livro me mostrou que o meu preconceito com a literatura brasileira contemporânea é pura bobagem. Fui esperando uma espécie de “A Usurpadora”; recebi personagens complexos, uma história apesar de triste, muito boa e uma narrativa gostosa de acompanhar.

@thiagoalvs7 20/04/2021

Que história!!!
Dois irmãos me prendeu desde o prefácio. A curiosidade pra entender as dores dos personagens, descobrir os segredos que envolvem aquela antiga casa, e entender as dores de cada membro da família tornam a leitura fluida e gostosa. Dois irmãos não é sobre bem e mal, mas sobre a formação deles. Um livro que fala sobre rejeição e acolhimento, sobre magos e vingança. Envolvente, com doses homeopáticas de sexualidade, com humor e também com tristeza. 10/10

Laura 02/05/2023

Sobre ódio e vingança. A história de uma família com diversas questões mal resolvidas. A história é fluida e envolve o leitor, o que torna a experiência de leitura fascinante.

Zocca 29/04/2023

Exótico
Livro de leitura fluida, com elementos de outras culturas e do Amazonas.
O desenrolar dos acontecimentos parece como episódios de novela, com um ótimo desenvolvimento das personagens e um certo mistério sobre o narrador personagem.
No entanto, o final deixou a desejar; aparece como algo muito repentino, poderia ser melhor apresentado como aconteceu com os personagens do livro.

Regina 27/06/2023

Milton Hatoum
Já li vários livros do Hatoum todos muito bons. Esse em especial é bem psicológico no que tange a dois irmãos e suas vidas familiares. Muito bem escrito e a descoberta aos poucos sem ser cansativo realça todo o livro. Muito bom. Recomendo. Favoritei

laricanrs 11/09/2022

É uma história envolvente e que nos traz reflexões...
Por ser uma história contada em Manaus nos traz uma contextualização do Brasil naquela época, conseguimos entender muitos detalhes apenas por isso. É uma obra contada por alguém que também faz parte da história e que esteve por todos os anos observando o seu redor. Ela é contada fora de ordem cronológica e por memórias que se relacionam ou que fazem sentido no momento, sempre focada nos dois irmãos e sua família.
Essa história é sobre dois irmãos que passam a vida em conflito, uma coisa que não afeta apenas eles mas as outras pessoas da casa. Através das lembranças do narrador, a história dessa família vai sendo contada, mostrando a origem do conflito e a relação incestuosa que havia entre eles.
Uma obra muito interessante de ser lida, logo no começo nos instiga com um breve trecho, deixando claro o que era de mais importante na história e provocando a curiosidade. Ela nos envolve com toda essa relação familiar completamente complicada e a forma como o escritor trabalha as mesmas, causando indignação na dose certa para que o leitor não perca o interesse. Recomendo para quem gosta de uma leitura madura e envolvente sobre coisas que hoje em dia não são mais tão normais assim.

Maryann 09/05/2020

Gostei bastante, mas em alguns momentos, considerei a leitura um tanto quanto arrastada, história em si vale a pena.

Letícia 13/07/2023

A fetichização da questão gemelar
O livro tem seus méritos: Hatoum reflete sobre a identidade nacional e a centralidade do elemento migrante, estrangeiro, na composição étnico-cultural brasileira; contrasta as tradições do Norte amazônico à modernização capitalista impulsionada pelo Centro-Sul do país; e destaca o apoio de empresários e da sociedade civil ao regime militar.

Apesar disso, o livro não funcionou pra mim. A maioria dos personagens é detestável e o reconto da narrativa bíblica de Esaú e Jacó, já tantas vezes reencenada (há uma clara interlocução com Machado de Assis), me desagrada profundamente.

Rodrigo 18/09/2023

Amor que machuca
Um livro intenso e repleto de reflexões. A cada capítulo pude perceber o quanto nossas escolhas são responsáveis por nosso destino.
O autor é genial!

A do livro 12/04/2022

Os dois irmãos
Sinopses:

Os dois irmãos narra trajetória de um gêmeos em tempo de regime.

Minha opinião:
Eu gostei da história mostra mesmo uma realidade que muitos livros não mostram. Só que algum ponto da hiatoria ficaram abertos isso meio que me incomoda sabendo que não há uma continuação.

Pedro Aires 09/04/2022

Merece todo o reconhecimento
Manaus é o cenário de uma história familiar intensa. Cada membro da família é bem trabalhado, desde o patriarca até a simples e explorada empregada. Vemos como a inveja e rivalidade entre irmãos podem ser destrutivas. São poucas páginas, com uma escrita concisa e mesmo assim extremamente envolvente.