Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Julia Moraes 06/01/2023

Rotineiro e triste
O melhor livro brasileiro que já li.
A síntese de uma vida triste, principalmente pro narrador e sua mãe.
Gosto do jeito como as informações vão aparecendo e chocando ao longo do livro e, além de tudo, fala um pouco sobre a escravidão indígena no norte do Brasil.
Ruannita 06/01/2023minha estante
Ué... não lembrava que tinha escravidão indígena nessa história...

Julia Moraes 13/01/2023minha estante
Seguem vários spoilers...
Pode ser que a empregada tenha passado batida pra você, mas o autor deixou explícito no livro que ela foi trazida pra zana por uma freira quando.ainda era uma criança. Inclusive, Zana pagou por ela, pelo menos foi o que o autor deu a entender. Ela trabalhava todos oa dias e sem direito a férias, ou de escolher sair ou não. O narrador fala várias vezes sobre fugir da casa e sobre ela nunca ter fugido.
Além do mais, ela foi estuprada na casa e ninguém fez nada. No fim do livro, o narrador fala sobre o descaso com o qual era tratada.
Fala muito sobre essa empregada que é "parte da família", mas mesmo que for realmente parte da família por laço sanguíneo não é considerado, pela ascendência indígena ou por ser filho da empregada.

Julia Moraes 13/01/2023minha estante
Escravidão moderna

Flávia Pasqualin 29/04/2020

Uma conturbada relação familiar onde dois irmãos gêmeos vivem em pé de guerra desde a tenra infância. Apesar da aparência de ambos ser idêntica, os irmãos possuem personalidades totalmente distintas e, sendo causa ou efeito disso, recebem tratamento diferenciado por parte dos familiares. Enquanto a mãe e irmã tem uma espécie de devoção cega pelo gêmeo caçula, o outro é renegado dos mimos e carinhos, não importando quanto mais qualidades ele tenha em relação ao irmão. É nesse meio de ciúmes, inveja e intrigas que a trajetória dos dois se desenha. Toda ela é narrada pelo filho da empregada que, a partir de relatos dos moradores daquela casa, busca descobrir qual dos gêmeos é seu pai. A leitura é bastante interessante, tanto que o livro foi devorado em apenas um dia. Além de questões de identidade ele aborda um dos maiores tabus familiares, o de que existe um filho preferido.

Bel 29/12/2022

o livro começa muito envolvente, mas acho que dá uma desacelerada no meio.
a narrativa descritiva do cenário é muito boa, bem detalhada, mas às vezes cansa um pouco.
de forma geral, o livro traz diversas nuances e complexidades familiares e das diversas relações humanas.

Lanna 23/01/2022

Intenso
Foram 198 páginas de muita intensidade, acho que essa palavra é a que melhor define esse livro.

Eu amo livros com dramas familiares, então foi uma ótima experiência acompanhar essa família totalmente disfuncional. O sentimento que move essas pessoas, com certeza é o ciúme.

Milton Hatoum insere elementos da natureza pra criar sua narrativa, então você realmente se sente no meio da Amazônia. Essa é a beleza de ler um nacional, você acompanha uma história que se passa na cidade em que você vive.

O narrador é uma figura presente na vida da família, porém só descobrimos o nome dele nas últimas páginas, isso representa o nível de importância que ele tinha pra essas pessoas.

Tem tanta coisa bacana pra ser discutida nessa obra que eu poderia falar horas e horas sobre, então, apenas leiam, não vão se arrepender.

David Ribeiro 23/02/2024

"Ruminando" ainda...
Mais uma vez impactado com a capacidade de contar histórias de Milton Hatoum. Nesta obra, o autor constrói personagens, verdadeiros e coerentes. Ele sabe como dar vida, delicadeza e profundidade a esses pobres e infelizes... Esse romance, cheio de reviravoltas, vingança, desamores e amores, se passa em uma Manaus pré-moderna e em crescimento, lar desses irmãos trágicos, que nos prende do início ao fim. Uma leitura maravilhosa, que mexe com nosso julgamento.

Leti 20/11/2021

Uma narrativa inigualável
Como é bom poder explorar a literatura nacional e ter o prazer de ler essas obras com uma sensação de pertencimento. Sou nordestina, mas ainda assim vi tanto da vida, da cultura, dos costumes e, acima de tudo, da linguagem brasileira no livro que, mesmo extasiada com a história que evoca tantos sentimentos, pude ver muitos pedaços de um cotidiano que reconheço.
Não tenho nada além de elogios, a maneira que cada personagem é meticulosamente explorado e desenvolvido é o que completa uma história tão fascinante. Ainda estou extasiada com as histórias e com a narrativa do autor, e sinceramente acho que não posso escrever nada aqui que seja tão elogioso quanto o próprio livro. Recomendo sem medo.
Alê | @alexandrejjr 11/12/2021minha estante
Letícia, indico outro ótimo livro dele, o "Cinzas do Norte".

EduardoCDias 30/08/2020

Ódio entre gêmeos
Na Manaus pós II guerra, uma família de imigrantes libaneses sofre para tentar resolver os atritos entre os filhos gêmeos que chegam a situações violentos. Um deles, preferido e mimado pela mãe, se torna um vagabundo violento e encrenqueiro destruindo toda a família, acabando com os sonhos da mãe em ver a paz na família.

Sara.Goncalves 04/08/2023

Maravilhoso, genial, conflituoso.
é difícil descrevê-lo, porque a todo momento você é bombardeado de acontecimentos. fica extasiado por algo, e tem que se preparar para uma nova surpresa.
simplesmente um dos melhores livros que li este ano.

gabriel 19/01/2021

"Os pesadelos pertencem a nós mesmos"
O livro é incrível e é impossível não ficar instigado a ler o começo ao fim "de uma vez". Nesta obra Milton Hatoum escreve com maestria um romance caloroso, cheio de ponderações morais e de recursos linguísticos que se aproveitam da beleza e sensualidade inerente a Amazônia. Por falar em sensualidade, devo dizer que meu conterrâneo escreve de maneira tão harmônica e sensual que causa inveja nas melhores orquestras ou amantes.

Devo complementar que como manauara (capital onde a obra se passa) estarei inclinado à elogios para o autor e seu livro, mas devo dizer que se trata de um dos grandes clássicos da literatura brasileira e, como muitas coisas nessa vida, não importa quanto adjetivos as resenhas empreguem, somente lendo você saberá se esse mistério amazônico lhe agrada.

"Parece que o diabo torce para a mãe escolher um filho"

GilbertoOrtegaJr 31/05/2015

Dois Irmãos- Milton Hatoum
Há dois pontos muito comuns, e por isso mesmo já batidos, em histórias sobre gêmeos, o primeiro é a ideia de que um sempre complementará o outro, e o segundo é de que só pode existir irmãos gêmeos em um livro se eles se odiarem. Tudo que é escrito sobre gêmeos usando estes dois conceitos tem uma grande tendência a ser datado e já debatido, mas mesmo assim estes são dois elementos existentes em Dois Irmãos, segundo livro do escritor amazonense Milton Hatoum, e nem por isso se transformam em defeitos desta obra.

O livro conta a história dos gêmeos Yaqub e Osmar, na Amazônia, durante o regime militar brasileiro, mas não somente deles e sim de toda a família da qual eles fazem parte, uma família composta por Halim, um descendente de libaneses, e sua mulher Zana, Na mesma casa moram Domingas, a empregada e mãe do narrador da trama, e a filha mais nova de Zana e Salim, Rânia. A história da família dos gêmeos vai se entrelaçando de forma lenta e sedutora com as descrições da cidade, e do momento histórico pelo qual o Brasil passa. Ao mesmo tempo em que vão crescendo os gêmeos vão desenvolvendo uma relação tumultuada marcada pelo ódio e por disputas; primeiro o amor da mãe, depois a mesma mulher, e correndo em paralelo com estas disputas e busca por sua própria identidade, longe das sombras paternas e maternas.

A propósito não são somente os gêmeos que estão em busca de construir a sua identidade, este é um elemento em comum na busca de todos os que fazem parte da trama de Dois Irmãos, o narrador busca saber qual dos dois gêmeos é seu pai, Halim busca preservar a sua ligação com sua terra natal, Domingas a índia que trabalha de empregada na casa sente saudades da sua terra, Yaqub se sente deslocado em sua casa, e Omar sente a necessidade de viver uma vida sua sem a sombra sufocante da mãe.

E se falarmos de Zana ela não fica a dever em nada a nenhuma daquelas mães traumáticas da literatura, ela que sempre mimou Omar e o preferiu a Yaqub, defendo ele quando este só farreava e não se apegou aos estudos, sempre arranjando pretendentes a sua filha Rânia. Mas nem Omar seu filhos mais querido escapou dela, ela não o deixava se casar ou viver com mulher alguma e nem mesmo se afastar de casa ou de sua figura materna.

Ao contrário dos outros dois livros que li do autor (Cinzas do Norte, e A Cidade Ilhada) não achei que este livro tem um clima nebuloso, pelo contrário Hatoum conta a história com uma incrível nitidez, sendo capaz de evocar detalhes e paisagens da cidade de Manaus, de sua geografia, além de captar de forma exata o clima histórico da época, criando assim uma trama épica que fervilha de tensões, afinal todos ali são rivais em algum momento, filho contra pai, mãe contra possíveis noras, filha contra mãe, empregados contra patrões.

Como eu disse o livro merece inúmeros elogios pois além de ser uma trama viciante o autor soube dosar bem tudo o que existe dentro do livro, pesquisa histórica, dramas familiares, construções dos personagens, tudo isso narrado de forma lírica e envolvente criando um grande equilíbrio, sem que com isso o livro seja contido ou racional demais, pelo contrário é neste belo livro que vemos as emoções humanas em suas formas mais puras, amor, ódio, ambição, inveja, e por ai vai criando assim, um clássico da literatura Brasileira atual.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/06/01/dois-irmaos-milton-hatoum/
Renata CCS 12/07/2015minha estante
Gostei da proposta desse livro. Vai para a lista de futuras aquisições!

Sol 12/09/2020

Intensidade...
Esse livro me fisgou e só sosseguei quando terminei de ler toda a história. Personagens muito bem construídos, uma trama envolvente e misteriosa. Amei o narrador desse livro, que escrita incrível.

Nina 11/05/2021

Muitooo bom
Impossível não se apaixonar pela escrita fluída e delicada do Milton Hatoum.
Sem contar as incríveis descrições que ele faz de Manaus, me senti como uma turista no meu próprio país.
Fico feliz por conhecer mais um escritor brasileiro e contemporâneo!!

Júlia 09/03/2023

+14 / ??? / tw: incesto, estupro, assassinato, violência, mortes, problemas familiares, alcoolismo, entre outros

Mais um lido pro vest e não está na lista de piores, mas não chega a ser um dos meus favoritos. O livro conta sobre a história de Omar e Yakub, dois irmãos gêmeos, com semelhanças que se limitavam à aparência. Isso claramente resulta da forma como eles eram tratados pela mãe, o que é evidente ao longo do livro.
Houve acontecimentos confusos, desnecessários, mas não deixa de ser um livro que trata de temas importantes e relevantes. Desse modo, foi uma leitura que não me fez arrastá-la, mas não me deixou curiosa. O final foi trabalhado para mostrar a passagem de tempo, e achei coerente para mostrar a relação que alguns personagens não tinham mais.
Não é uma leitura que eu recomendo, mas não é tão ruim se você for obrigado a ler.