Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Carolina.Viegas 09/10/2020

Literatura brasileira da boa!
Uma história muito boa e envolvente. Personagens densos e bem delineados! Recomendo!

Vivi 11/05/2021

Dois Irmãos
Obra feita pelo grandioso Milton Hatoum, o qual tenho orgulho de dizer que pertence à mesma terra que eu, Manaus, nossa paris dos trópicos. Sendo assim a obra se passa aqui e o autor faz questão de exaltar a beleza da cidade e toda a sua cultura com magníficas palavras fazendo qualquer um se apaixonar pela terra e suas características únicas.

Pois bem, o livro retrata a história de dois gêmeos que vivem em uma disputa eterna para provar quem é o melhor, pode-se assim dizer. No decorrer da trajetória de ambos é notável a preferência que a mãe tem por aquele que nasceu por último, O caçula assim entitulado por Milton, e é esse amor exagerado que é responsável por todo o desenrolar da obra espetacular.

Mais uma vez ressalto que a todo momento o autor engrandece sua cultura, seja descrevendo a cidade com detalhes mínimos ou nos personagens, os descrevendo com palavras sensuais e típicas da região. Tudo isso com uma escrita encantadora que te prende do início ao fim.

Rebeca.lousz 01/05/2022

Duas metades do todo
Milton Hatoum mostra uma grande destreza ao articular o enredo de Dois Irmãos. Ele abraça as decisões tomadas para conceber a história e permanece com elas até o final.

Então temos personagens extremamente consistentes que agem conforme o que são, tomando atitudes coerentes e se comportando como o esperado, ainda que nunca previsíveis.

Temos o cenário, muito bem construído e alocado. É uma sucessão de fatos que sabe onde se ambienta e em que período que acontece. E sabe também onde que os nossos personagens se encontram nesse meio.

Temos uma história narrada por um observador que muito do que nos narra é a partir de relatos terceiros. Acho que é um dos pontos mais altos do livro, pois Hatoum em momento algum se confunde sobre quem nos conta a história, extremamente consistente e coerente. Um narrador que não é onisciente e que constantemente procura o seu próprio lugar na história. Como ele mesmo diz, é o rastro dos irmãos, sempre sob a sombra deles.

E, por fim, temos essa dualidade dos irmãos. Como se fossem duas metades do mesmo ser. Completos opostos em tudo. Opostos que de duas a uma: ou se completam, ou se repelem. E, no nosso caso, é uma relação repleta de ciúmes, inveja e rancor. Dois seres que são tudo aquilo que os pais repudiam e amam neles mesmos, que nascem como iguais para então crescerem em desigualdade de afeto.

Acho que consistência e coerência são as palavras que definem a obra de Hatoum. E uma história bem construída combinada a um enredo envolvente é o que sempre vai gerar um texto literário digno de aclamação.
Douglas Finger 02/05/2022minha estante
??

Douglas Finger 02/05/2022minha estante
??

Janine 16/08/2022

Fraternidade
Manaus bem detalhada, o enredo gira em torno dos gêmeos que não se dão bem, bom ou mau? livro aborda temas sobre paternidade, criação dos filhos, ter filho preferido, isolamento e diferenciação entre os irmãos.

deb 16/03/2021

Tenho tanto orgulho do Miltom Hatoum, não somente por ser manauara de corpo e alma e por tamanha representação, mas por ele ser o melhor autor vivo da literatura brasileira. Muitos podem dizer que a maior questão da literatura brasileira é se Capitu traiu ou não traiu Bentinho. Eu, afirmo, com tranquilidade que não é essa. A maior questão da literatura brasileira é: a paternidade de Nael.
O narrador é incrível, sagaz. A história é cheia de tensão, promiscuidade, altos e baixos. Fiquei desolada com a morte de Halim e depois de Domingas, juntamente com Nael, eles eram meus personagens favoritos. Adorava as histórias de Halim, a sua personalidade... embora muitas vezes a sua falta de posição e atitude tenham me tirado do sério.
Odeio Omar com todas as forças. Entendo que Yaqub não foi santo, mas eu ainda tenho um certo carinho por ele.
Eu nunca vou entender quem diz que literatura brasileira é chata, sem graça ou tediosa. Em Dois Irmãos temos: incesto, traição, pancadaria, romance, descrições de uma Manaus nascendo e se desenvolvendo. Tem bichos, o povão... personalidades reais que existem até os dias de hoje. Fofoca, gandaia e muitas frases marcantes, poéticas e memoráveis.
Esse livro é perfeito.
Katia Rodrigues 16/03/2021minha estante
Hatum é incrível mesmo ?. Quero muito ler mais livros dele.

Beatriz 22/10/2021

Superou minhas expectativas
Li por causa do vestibular e reconheço que ele merece ter sido escolhido para fazer parte da lista. A linguagem é muito tranquila e a narrativa é fluida. Os acontecimentos entre os integrantes da família são espantosos, a ponto de você se perguntar ?Quem faria isso com um familiar??, e mostram como alguns sentimentos são capazes de destruir e controlar vidas. Realmente gostei da leitura, vale muito a pena.
Jade 22/10/2021minha estante
Qual o vestibular mana

Alê | @alexandrejjr 22/10/2021minha estante
Acho fantástico que, mesmo como uma exigência, "Dois irmãos" seja pedido como leitura, pois é uma oportunidade dos vestibulandos conhecerem um dos maiores autores de língua portuguesa da literatura contemporânea. Se gostasse desse, Beatriz, dê uma chance ao "Cinzas do Norte". ?

Beatriz 22/10/2021minha estante
Vestibular da UEM

Beatriz 22/10/2021minha estante
Obrigada, Alexandre! Darei uma olhada sim

Rafa 29/07/2020

Dois Irmãos é aquele tipo de leitura que o autor te obriga a sentir cada situação e palavra como se você estivesse presente no cotidiano das personagens. Isso se dá pela tensão estarrecedora da família, as intrigas, emoções, e o constante incômodo para descobrir junto com o narrador a sua própria identidade.

Um outro ponto alto é construção cultural e miscigenação brasileira narrada pelo autor. Nunca tive contato com uma leitura que proporcionasse de forma sútil e eficaz a ambientação da cidade, principalmente sendo brasileira. O choque cultural de um povo estrangeiro permeado pela brasilidade de índios, nos traz informações preciosas do que é a nossa pluralidade, e assim como a personagem principal ansiava por se conhecer, conhecíamos também um capítulo da história de Manaus.

Acredito que tudo se tornou mais claro com a escrita e fluidez da narrativa do autor. Colocando os pontos apenas como lembranças da personagem principal. Sendo providencial nas metáforas, referências e floreios, e procurando ser objetivo nos momentos certos!

Ótima leitura! Recomendo!!
Vinícius Alves 29/07/2020minha estante
Que massa.

Manu5 19/08/2022

Finalmente terminei
É difícil achar clássicos brasileiro bom pro meu gosto infelizmente.... Comecei esse livro começo do mês, deixei ele de lado pq não me prendeu e fui ler outra coisa, a escrita não é tão envolvente e a história tbm não, talvez pq já assisti a série da globo então já sabia de muita coisa, lembro que essa série eu cheguei a assistir bastante e é basicamente a mesma coisa do livro, mais não é um livro ruim, essa história dos irmãos é bem doida pra mim kkk meu irmãos são muito unidos graças a deus.

Júlia 09/03/2023

+14 / ??? / tw: incesto, estupro, assassinato, violência, mortes, problemas familiares, alcoolismo, entre outros

Mais um lido pro vest e não está na lista de piores, mas não chega a ser um dos meus favoritos. O livro conta sobre a história de Omar e Yakub, dois irmãos gêmeos, com semelhanças que se limitavam à aparência. Isso claramente resulta da forma como eles eram tratados pela mãe, o que é evidente ao longo do livro.
Houve acontecimentos confusos, desnecessários, mas não deixa de ser um livro que trata de temas importantes e relevantes. Desse modo, foi uma leitura que não me fez arrastá-la, mas não me deixou curiosa. O final foi trabalhado para mostrar a passagem de tempo, e achei coerente para mostrar a relação que alguns personagens não tinham mais.
Não é uma leitura que eu recomendo, mas não é tão ruim se você for obrigado a ler.

Luiz Felipe 22/05/2021

Drama familiar extremamente desconfortável, cheio de rancor e nada maniqueísta. Para além disso, um pedaço de história e cultura de uma região do Brasil que, pelo menos na visão de muitos aqui onde eu moro (Paraná), é bem esteriotipada. Eu esperava um romance que trabalhasse aquele conflito batido, mas que não deixa de ser interessante, do gêmeo bom versus o gêmeo malvado. No entanto, apesar de parecer que a obra vai caminhar pra esse desfecho em alguns momentos, Omar e Yaqub são dois personagens multifacetados, que dá pra amar, odiar e, acima de tudo, sentir pena. Apesar das diferentes estruturas narrativas e enfoques históricos, confesso que em alguns momentos o drama dessa família me lembrou um pouco o da família Compsom, do universo criado por Faulkner em O Som e a Fúria. Assim como na obra de Faulkner, pra mim o ponto de interesse enquanto leitor de Dois Irmãos não está no conflito dos irmãos, na relação incestuosa com a irmã, ou na mãe neurótica, mas sim na voz narrativa dos empregados, lá representados pelos negros, e aqui pela indígena, Domingas, e seu filho, o narrador da história. Somado aos dois, outro personagem interessantíssimo é o patriarca da família, Halim. Enfim, achei a obra no geral desconfortável e cansativa até um pouco mais da metade, o que não é necessariamente um defeito. Interessantíssima a parte que trata sobre a ditadura militar, que temos mania de relacionar sempre com o eixo sul/sudeste, quando na verdade afetou todo o país. Recomendo demais a leitura, livraço!

eumariaa 02/02/2021

Dois Irmãos, Milton Hatoum
Com uma narrativa enxuta e uma linguagem única, acompanhamos a tumultuada relação de ódio dos gêmeos Yaqub e Omar.

A história é narrada por um personagem e observador que acompanha o ódio dos irmãos, assim nos deparamos com a relação deles e as pessoas em sua volta, pais, irmã e a empregada Domingas e o seu filho, que narra a história.

Dois Irmãos não é apenas uma história de ódio, mas também uma história de como os laços e relações são construídas. Uma narrativa muito instigante!

Mari 02/04/2020

Um dos melhores livros que já li
O livro vai contar a história de dois irmãos gêmeos, Omar e Yaqub que constantemente vivem em conflito, a partir do momento em que eles são crianças. A todo momento eles estão em pé de guerra, a mãe bajula muito o filho caçula e o outro ela deixa um pouco mais de lado, desde criança a mãe vê o caçula como mais frágil que o outro irmão. Em meio a essa continuação, Yaqub consegue terminar o estudos e se tornar bem sucedido com um emprego bom, enquanto o outro faz tudo ao contrário. No decorrer do livro a gente vai vivenciado mais esse conflito entre os dois.

Stephania Tonhá 01/01/2010

Um dos meus favoritos, já perdi as contas de quantas vezes eu já li este livro.
Além de conhecer um pouquinho de um pedaço esquecido do Brasil, o enredo é todo construído com uma teia de tramas e suposições, você não sabe o que acontece, o narrador expõe e você tem que tirar as suas conclusões. Interessantíssimo...
E o livro, você pode fazer tanta análise, os gêmeos, um que é frio, calculista, até sua profissão diz respeito a este seu caráter; e o outro que é o oposto, quente, emotivo, etc.
E o melhor, é que você não sabe quem é o narrado no começo ou mesmo o seu nome, uma amostra da sua posição marginalizada no livro.
Pati 22/10/2011minha estante
A minha vizinha está lendo este livro, e está amando, vou ver se ela me empresta ;) hehehe
Bjs

Raquel 30/12/2021

Dois irmãos
Impossível não ler esse livro e não lembrar de Esaú e Jacó de Machado de Assis, só que aqui a oposição dos gêmeos não é tão palpável quanto Pedro e Paulo. Omar e Yakub são tão opostos entre si que se tornam um só.

Suzy 04/03/2021

Belíssimo!
Gostei muito da História, de como foi contada e também fluída, mas teve momentos que tive que parar por estar meio massante. Eu simplesmente odeio o Omar, pessoa horrível que só trouxe coisas ruins para a família dele. A mãe é outra pessoa que não gosto também, diria que o ciúmes pelo Omar é um ciúmes doentio, e super irritante. Yaqub não é santo, mas diria que foi o melhor dai, junto com o Pai, o Halim. A irmã não tem muito dq se dizer, e a Domingas também, diria que foram "personagens secundárias". Esse livro tem uma escrita muito boa, gostosa de se ler.