Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Afonso 31/01/2023

eu li pro vestibular da uem e amei, fiquei presa do começo ao fim.
sigo achando q o pai era o caçula, infelizmente

Duda Garcia 16/09/2021

Melancólico e revoltante
Um monte de gente junta que nem queria estar junta mas estão amarradas.
Acontece em graus menores perto da gente. Mas essa história é muito triste. Imaginar uma família assim.
Mas uma ótima e bela leitura melancólica e revoltante.

Camila 29/09/2021

Uma pérola
Pelo título, pode-se esperar que a história será apenas sobre a relação conflituosa entre dois irmãos. É verdade, mas não apenas isso. É um drama que aborda, acima de tudo, os diversos níveis de relações de uma família: relações de ciúmes, culpa, vinganças e traumas, coletadas e apresentadas por um narrador curioso e atento.
É interessante como a narrativa nos leva a ver as origens de cada conflito que, de uma forma ou de outra, afeta todos os personagens envolvidos.
Queria ter descoberto esse livro antes, é uma pérola nacional que merece ser apreciada. Leiam!!
?O abismo mais temível estava em casa, e este Halim não pôde evitar?.

DeyvisonRaj 24/07/2023

Um deleite!
Adorei ler Dois Irmãos, um deleite! A história dessa conturbada família me prendeu do início ao fim. Foi muito proveitosa a experiência de submergir na Cidade da Amazônia, Manaus, e conhecer um pouco dessa parte do Brasil, tantas vezes tão negligenciada, e ter um pouco de contato com a cultura nortista e amazônica. Um livro muito bom para conhecer o Brasil que tá além do sudeste-sul, uma obra cheia de críticas sociais super pertinentes, de muita qualidade literária e, apesar de relativamente recente, já de muita importância para a literatura brasileira.
A história tem tudo que eu gosto em uma romance: drama familiar, narração em primeira pessoa, não linealidade, personagens detestáveis e uma montanha-russa de emoções. Milton Hatoum traz aqui uma história de irmãos gêmeos que se odeiam, mas que foge muito do representado na cultura pop, com a ideia manequeísta do bom e do mal (como Rute e Raquel, Paulina e Paola Bracho; ou ainda os personagens bíblicos de Caim e Abel, Isaac e Ismael, etc). O autor cria dois personagens reais, corrompidos pelo remorso, pelo ciúme doentio e a procura de uma vingança indelével, onde os laços sanguíneos não significam nada.
Além disso, o momento histórico ao qual a obra se passa, também é muito importante na construção da narrativa. Apesar das poucas marcas exatas de passagem do tempo e da narração não cronológica, é possível identificar que a história se passa entre a primeira década do século XX e se estende ao longo dele, passando pelos eventos que marcaram a época no Brasil: a Segunda Guerra, o processo de imigração e de industrialização (especialmente de Manaus) e a Ditadura Militar, que tem um foco importante para a história.
O livro pode, inclusive, nos causar um certo incômodo em determinadas partes, o motivo: a obra mexe com o conceito social de família que conhecemos. Podem os pais amarem mais um filho do que outro? Sobretudo a mãe, vista na sociedade como uma figura imaculada. Podem familiares sentirem volúpia uns pelos outros? Podem dois irmãos, gêmeos, idênticos, que dividiram a mesma placenta, dividem o mesmo DNA, o mesmo sangue e a mesma mãe, podem odiarem-se irracionalmente? Essas são algumas questões levantadas no livro, tudo isso dentro de uma narrativa super fluida e envolvente, ante uma aura misteriosa que não nos faz querer parar de ler.

aline.moraes.23 01/04/2023

Pesado, triste e muito rico!
Esse é um livro muito bonito, que mostra a paisagem, um pouco da cultura e da culinária de Manaus pós segunda guerra mundial. É um livro pra se ler devagar aproveitando cada detalhe.
Senti muita pena de todos nessa história, pois são muito desajustados e morrem infelizes. Os dois gêmeos, Yaqub e Omar, representam o bem e o mal, a disciplina e a procrastinação. Embora tenha me simpatizado mais pelo Yaqub, sua vingança o torna quase tão horrível quanto o irmão. Vendo a forma como ele foi criado sempre em segundo plano, entendemos a frieza e indiferença que ele tem pela mãe. Essa história é acima de tudo muito humana ao apresentar o quanto somos todos falhos.

Carolina Del Puppo 24/12/2023

"sempre vale a pena concluir alguma coisa"
Ao terminar o livro, primeira coisa que eu pensei: o que foi isso? Esse livro inteiro é uma aula. "mas o Omar quer muito mais, deseja tudo. É um prisioneiro de tanto desejo" sinceramente esse foi um dos melhores livros que já li, cada pedaço dele é visceral em sentido de ser tão profundo e tal real, as intrigas tão palpáveis.
"A esperança e a amargura... são parecidas" podemos refletir sobre relacionamentos tóxicos, maternidade, vinganças e ressentimentos, repetição de situações, personagens que seguem errando e errando, agressividade, o fetiche da família etc.
O pai omisso, a mãe cega de paixão, possessiva, o egoísmo de todos, todos sendo bem cabeça dura, ninguém nunca cede, ninguém dá um passo para trás. Nenhuma virtude nunca é praticada.
Mas se eu fosse pensar em cada detalhe, em cada faceta do livro eu poderia escrever outro livro, e é esse tipo de literatura que me atrai, o tipo que não se esgota, atemporal.
Tantas coisas que eu gostaria de falar, mas apenas vou recomendar, leiam, é diferente, e pode ser difícil, mas vale a pena.

Nick 11/03/2023

Dois irmãos
O final desse livro acabou cmg. Que livro foda, mt bom de ler. Os personagens são todos idiotas, td mundo faz alguma merda, menos o nael (narrador). Eu amo o yaqub mesmo com tds as merdas, adoro o Halim, gosto mt da domigas. Confesso que no final fiquei com pena da Zana

Jhonathan.Marques 28/11/2020

Um livro que realmente te prende até o fim.
Muito mistério envolvido e que te faz entrar no livro tentando entender as lembranças de alguns personagens. Tive momentos que conversei - e briguei- com alguns personagens, e amei isso.
Uma boa indicação e uma leitura super rápida!

Clara.Barbosa 12/08/2023

Lembranças de conflitos e amor.
Adorei a nova obra obrigatória da fuvest!
A ordem não cronológica do livro me trouxe uma ótima sensação de uma conversa que relembra importantes pontos da história de uma família, que como a maioria das famílias, oscila entre o bem e o mau... Amei conhecer a trajetória da Zana e do Halim, gostei das consequências de acontecimentos históricos como a segunda guerra e a ditadura militar na região norte. O livro também está repleto de hábitos polêmicos, por exemplo, incesto, possessividade, luxúria e etc... porém, não senti que é romantizado, mas sim representado da forma mais crua e natural no pensamento de quem o praticava.
Enfim, leiam!
lulubete 14/08/2023minha estante
que palavras lindas aninha !!???

Daniela 10/04/2023

História de família e do brasil
Este livro fala sobre uma família que mora no Amazonas, há uma breve introdução de como era a vida dos pais dos protagonistas - os gêmeos.
O narrador vai contando quem é a família, até chegar nos dois irmãos, conta sobre os períodos históricos e sobre as nuances psicológicas de cada autor.
Eu li este livro porque irei prestar FUVEST, mas com certeza leria por prazer novamente.
A história é muito envolvente e não vejo como não gostar muito do narrador e de Domingas.

Katia Rodrigues 17/06/2021minha estante
"Relato de um certo oriente" tá na minha pilha de leituras há tempos. Lembrei dele na hora, pois envolve uma saga familiar, olha aí ?

Sarah 17/06/2021minha estante
Vou conferir! Muito obrigada, Katia! :)

Marilia Verdussen 21/07/2023

Uma destruição
Achei o livro muito triste, fiquei incomodada em muitos trechos. Entendi como uma história de uma loucura, uma devastação, que destroi toda uma casa, uma família, várias vidas. Não é uma morte em vida, mas uma violência constante que impede qualquer criação. Li uma destruição.

Lucas990 10/01/2023

Este livro utiliza uma receita já muito antiga: o clássico dos gêmeos que se odeiam, mas ainda assim surpreende.
A história é boa, os personagens são interessantes e quanto mais você lê, mais você quer saber onde tudo vai dar. O final me deixou com um nó na garganta e uma ânsia por saber mais.
Particularmente achei os capítulos muito longos e a narrativa um pouco arrastada, eu sei que esse pode ser um comentário anacrônico pois agora vivemos em uma era muito mais imediatista do que quando o livro foi publicado, mas achei importante pontuar.

Diogo 15/07/2021

Amor, angústia e ressentimento
Dois irmãos é um livro denso, fisicamente falando: é muita história, muita carga emocional para poucas páginas. Dois irmãos narra a história de uma família de descendência libanesa que mora em Manaus, e é contada pelo ponto de vista de um narrador cuja identidade vai se revelando no decorrer da história. A perspectiva do narrador se constrói a partir de diálogos com outras personagens, de forma que ele atua como confidente destas e, nesse sentido, se mostra também bastante observador. A história mostra uma família comum e que, como todas as outras, tem seus problemas, seus segredos e precisa lidar com as consequências das decisões que toma ao longo da vida. A história permeia questões delicadas como abandono, incesto, agressão e estupro. A narrativa, como é feita a partir de lembranças, não é estritamente cronológica. Os personagens são profundos e bem delineados e cada leitor vai fazer seu próprio julgamento de valor. Não é uma história feliz. É um livro que você termina com sensação de angústia.