Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Eliane406 23/01/2024

Um livro de transformação
?Mais um livro de Jane Austen que tive o prazer de conhecer. Publicado em 1914, o romance narra a história de formação de Fanny Price uma garota nascida em uma família pobre e que é levada a viver com os tios ricos e ser educada por eles. Neste livro, tido como o mais complexo da autora, mostra as nuances da desigualdade social e como essa desigualdade afeta de forma contundente a vida de um ser humano, sobretudo, para as mulheres. A sutileza dos tons irônicos nos livros de Austen é reforçado em Mansfield Park em tom sardônico. E é nesse tom que ela visualiza o status social da era georgiana rural, e de forma complacente e implícita podemos notar sua crítica aos padrões de moralidade e até uma menção a escravidão, visto que Austen vive na época da regência, mas, é o começo da revolução agrária e revolução industrial em contraposição ao colonialismo, as guerras napoleônicas e a extensão do Império britânico. Não, apenas narra, a fortaleza moral e de caráter de Fanny Price, uma garota descrita como tímida e frágil fisicamente, em dualidade com sua força de inteligência emocional e bom senso, tendo que lidar com hipocrisias, humilhação e desprezo, mas, como suscita o poder do amor que pode zer transformador. Se até hoje você leu Jane Austen imaginando apenas romances e casamentos e outros não leram por esse motivo, saiba que a autora é tão considerada quanto Shakeaspeare e sua obra é tão importante quanto, pois é histórica, política, psicológica e social e por permancer atual é um clássico que deve ser sempre estudado.

AnCarolina 21/01/2024

Depois de ter lido todos os livros publicados durante a vida de Jane Austen posso dizer que este é um dos piores, ficando atrás apenas de Sense and Sensibility.

Os personagens são rasos e a história não parece ter um propósito; são apenas umas pessoas ricas a fazer coisas de pessoas ricas e não passa disso. Partilho a opinião de Charlotte Brontë sobre a escrita da Jane Austen, apesar de eu ter gostado de Orgulho e Perconceiro: "I had not seen "Pride and Prejudice" till I read that sentence of yours, and then I got the book. And what did I find? An accurate, daguerreotyped portrait of a commonplace face, a carefully-fenced, highly-cultivated garden, with neat borders and delicate flowers; but no glance of a bright, vivid physiognomy, no open country, no fresh air, no blue hill, no bonny beck. I should hardly like to live with her ladies and gentlemen, in their elegant but confined houses." (Charlotte Brontë)

Ranking dos livros:
1°. Orgulho e Perconceiro- 4,5?
2°. A Abadia de Northanger- 4?
3°. Ema- 3,5?
4°. Persuasão- 2,5?
5°. Mansfield Park- 2?
6°. Sensibilidade e Bom Senso- 1?

Maria 21/01/2024

Romance que não desenvolve o casal...
Eu amo Jane Austen, mas esse livro foi bem mal pensando na minha opinião.

A princípio a gente nota sim os sentimentos da protagonista pelo Edmond mas ele claramente não sente o mesmo por ela, então você espera que isso vá se desenvolver conforme você vai lendo mas NÃO, o cara que não fica com a protagonista tem falas muito mais românticas e mesmo a gente sabendo que ela não vai ficar com ele a gente torce para que ela fique sim com ele.

Enfim, muito mal pensando o romance do casal que de fato fica junto.

Hadassa.Santana 20/01/2024

Contra a opinião geral
Ouvi opiniões mais negativas do que positivas sobre esse livro, então comecei com receio. Já nas primeiras páginas, me encantei, achei um livro divertido, inteligente e irônico.
Jane Austen não é para amadores, não traz um romance comum, ou batido, traz na realidade uma crítica social à sociedade que vivia naquela época.
Aborda sobre questões importantes, como por exemplo, onde está o valor de uma pessoa? No dinheiro? Na beleza?
Ou no caráter e nos seus princípios?
A personagem principal Fanny Price, tão criticada por todos, por mais tímida, e diferente das outras protagonistas de Austen, tem valores que não abre mão e mesmo quando pressionada, não cede a opinião geral.
Acredito que o final pode ser visto de duas formas, que não direi aqui por conta de spoiler, em resumo eu gostei muito da leitura, vale muito a pena.

Késia 18/01/2024

O livro conta a história de Fanny, sobre o crescimento dela morando com os tios e primos.
Conta o desenvolvimento das vidas dos personagens, o começo é um pouco lento, mais do meio para o final fica melhor.

Nanda 18/01/2024

Não é o meu preferido de Jane Austen,mas eu gosto de sua escrita e clássico é sempre um clássico meus queridos!

Está se tornando comum esse mês de janeiro/2024,mais um livro lido com personagens detestáveis. Não é mesmo Sra. Norris? hahaha

Vocês encontrão nessa obra,Fanny que que vai morar com seus tios e digamos que ela não seja lá muito bem-vinda e nem sempre tratada como sendo da família.

Dona de uma conduta ímpar e resignação admirável você facilmente escolherá seu lado.

Sgoesc 09/01/2024

ENREDO BOM PORÉM TAMANHO DESNECESSÁRIO
A possibilidade de entender a maneira de pensar e ser dos personagens, os conflitos da família e como a maneira de pensar deles em relação a Fanny muda quando a conhecem, são alguns pontos bons desse livro. Além de ter gostado da protagonista, ela é simples, sincera, tem convicção de seus sentimentos e posicionamentos, tímida, determinada e tem um bom coração. Mas, o livro praticamente inteiro passa devagar e nos últimos capítulos, simplesmente explodem o que acontece com os personagens e não tem nenhum desenvolvimento do casal como casal( não quero dar spoiler), o final basicamente coloca eles juntos de uma forma tão resumida, acho que se fosse melhor trabalhado gostaria mais da obra.

Raquel 07/01/2024

É um livro que me prendeu pouco no início, mas a partir do momento em que a protagonista Fanny consegue ter um destaque entre os próprios personagens, a história se torna irresistível.

gabrielabsr 06/01/2024

Bom mas esperava mais
Jane Austen é provavelmente minha escritora favorita e esse era o único livro dela que ainda não tinha lido. Sem dúvidas é o mais fraco da autora, e isso acontece em grande parte pois nem a protagonista nem a história são muito cativantes num primeiro momento. As coisas demoram a acontecer, quando acontecem são de fato muito surpreendentes, os rumos que a história toma me pegaram de surpresa. Um ponto negativo pra mim foi o final, excessivamente moralista, de um modo que não ocorreu nos outros livros. Recomendo ler todos os outros da Jane antes desse :)

Sabriss 04/01/2024

Fanny,não me conquistou logo de primeira, mas gosto da sinceridade dela ao descrever as pessoas ,pessoas reais que Jane Austen escreveu, gostei muito desse livro.

Tatinha.Car 01/01/2024

Gostei da escrita da Jane porém não consegui me conectar com nenhum personagem e isso tornou a leitura arrastada.
O epílogo é a melhor parte livro, amei os finais dos personagens.
Vou respeitar a Jane sobre o final de Fanny, mas faz todo o sentido porque ela conseguiu tudo o que sempre desejou.
Edmund é bom, honesto e babaca kkkkk, não me convenceu.

LetAcia.RabAlo 28/12/2023

Austen diferente
Simplesmente um livro muito atípico da incrível Jane Austen, continua com sua exuberante dinâmica e movimento nos diálogos como sempre, entretanto a personagem principal realmente se difere das demais, já que a Fanny Price é uma personagem que talvez seja mais fácil de se identificar na atualidade, já que Fanny possui crises e mais crises de ansiedade nesse livro, além de ser extremamente insegura e com uma síndrome de inferioridade tremenda. Não encontramos nenhuma Lizzy nesse livro, a mais próxima acredito eu seja a Mary Crawford, que é mais obstinada, mas para mim ela estaria mais próxima de uma Caroline misturada com Lizzy. Leitura como todos os livros da Jane Austen, super prazerosa, entretanto pego alguns momentos que não sei se são ironias ou no amadurecimento Austen se tornou extremamente pudica kkkk, entretanto creio eu que contém muita ironia. O par romântico de Fanny também não me conquistou, achei ele chatíssimo e cheio de prejulgamentos e regras bobas.

Mel @_escrevieagora 20/12/2023

Querido...
Minhas palavras estão escassas, sinto que já faz tempo que não te visito, meus dedos ainda estão tentando entender como é voltar a escrever para você. Faz tempo que te visitei... como está Mansfield Park? E meus amigos queridos como estão?
Sinto que mudei muito de lá pra cá, desde a leitura, digo a visita, me perdi e me encontrei muitas vezes. Tudo que pensei sentir sobre você não é mais verdadeiro, talvez só esteja diferente. Eu estou diferente, você se tornou meu lar por mais de um mês, me vi nessa família como uma telespectadora emocionada. Mas me distanciei de quem eu era quando te li pela primeira vez. Sinto que posso revisitar sempre que possível, as páginas surradas, marcadas e rasuradas estão vivas e o momento que tivemos, sempre vai estar em meu coração. Foi um momento lindo e quero guardá-lo comigo para sempre! Quero só agradecer pela estadia, por ter me abrigado em um dia de chuva forte e por me ter esquentado com os seus raios de sol. Espero voltar em breve...

Com amor, de uma leitora, para um livro inesquecível!

Manu 19/12/2023

Mansfield Park
Acho que primeiramente é importante ressaltar que os livros de Jane não são para qualquer um.
Livros clássicos podem soar chatos e arrastados se você não tem costume de lê-los,
Eu sempre tive muito gosto por clássicos, mas de uns 2 anos para cá, eu estou amando leituras levinhas de romance clichê e fiquei assustada quando percebi que estava achando esse livro chato!
A leitura foi suuuuuuuuper enrolada, arrastei muito para ler e em diversos momentos senti raiva da protagonista. Fiquei surpresa de como eu tinha perdido o "molho" para livros clássicos, até que eu fui ler as resenhas das minhas amigas: fãs da Jane Austen.
Me senti mais acolhida quando percebi que eu não era a unica que havia sentido a necessidade de um enredo mais envolvente e me senti mais confiante para dar minha opinião.
A Jane sempre foi muito sensata nas criticas que ela trazia no livro e no toque sarcástico que ela adicionava nas personagens, e eu sempre amei muito isso, e esse livro não é diferente! Arrisco em dizer que é o livro que eu eu mais encontrei sarcasmo no enredo e as criticas foram muito bem colocadas, mas os personagens sao muito mal colocados e eu não gostei muito.
Enfim, 3/5 estrelas é suficiente para esse livro. Mas se você nunca leu Jane Austen, não comece por esse.