Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Bia 09/04/2024

Sinto que esse foi o livro mais conservador da Jane Austen. Achei os personagens que a protagonista condenava muito mais cativantes e interessantes que a própria Fanny. Também gosto de Edmund, apesar das semelhanças dele e de Fanny, mas sinto que ele demonstrou mais humanidade que ela, que sempre era retratada como justa, correta, sensata, adequada. O fato dela ser boazinha demais me incomoda. E no fim Mary Crawford é mais legal que ela.

Hanna149 07/04/2024

Fui com o intuito errado...
Definitivamente esperava outra coisa nesse livro, me apeguei a ideia de romance , porém não era isso que apresentava ( era a última coisa que podia se esperar dele kkk), tinha tanta gente nesse livro que na metade eu já não lembrava de ninguém confesso , foi uma leitura demorada e um pouco cansativa entretanto enriquecedora.

Leandro676 25/03/2024

Mansfield Park
Acabei demorando bastante para ler este livro, estou chateado pois havia feito uma longa resenha mas parece que nao ficou salva, não sei porque :/

A marca registrada de Jane tambem esta nesse livro, porem neste a atmosfera é um pouco mais fria e pé no chão em relação aos outros, gostei muito da protagonista, mas tenho a impressão que a maioria das pessoas não vai gostar muito dela, por conta de sua submissão extrema, mas dada as circunstancias que ela foi criado e ao temperamento dela, acho a personagem muito coerente e bem escrita.

Nana Bastos 09/03/2024

🍂 Resenha |

▪️ Mansfield Park - @janeaustenbrasil

📚 Leitura do @clubedecontos2 - 2/3 de fevereiro

👒 Publicado pela primeira vez em 1814, é uma obra-prima da literatura inglesa. A trama gira em torno da vida de Fanny Price, uma jovem criada na pobreza que é enviada para viver com seus parentes ricos em Mansfield Park e vamos acompanhar o crescimento e amadurecimento de Fanny enquanto ela navega pelas complexidades da vida na alta sociedade inglesa.

💬 "Fanny tinha apenas 10 ano quando sua Tia Sra. Bertram (irmã de sua mãe) a levou embora para ter uma "vida mais sociável" e dar para sua mãe, uma vida mais tranquila."

👒 Aborda temas atemporais que continuam relevantes até hoje, como o papel das mulheres na sociedade, a importância do casamento e as hierarquias sociais. Austen também tece uma crítica sutil às convenções da época, questionando as noções de moralidade e ética que regiam a sociedade britânica do século XIX.

💬 "Se eu pudesse imaginar que a minha tia de fato e importa comigo, ficaria encantada de me sentir importante para alguém. Aqui, eu sei, não tenho valor para ninguém, mas mesmo assim amo esse lugar."

📋 Esse foi o segundo livro de Jane que eu achei a leitura "legal". No ínicio fiquei preocupada com a Fanny, mas, depois ela se adapta e melhora a história. O livro foi lido no formato e-book da editora Nova Fronteira (Diponivel no Kindle Unlimed).

Vanessa 05/03/2024minha estante
Amiga vc foi boazinha na nota ? depois daquela parte em que a Fanny visita a família não consegui ter mais nenhuma simpatia por ela.

Michela Wakami 06/03/2024minha estante
Amiga, eu caí de paixão pela Fanny!??

Danielle535 29/02/2024

Dinheiro = Bons Modos ?
Mansfield Park é um livro surpreendente, apesar que me decepcionou um pouco por ser o menos romântico da Jane Austen, é uma história mais focada sobre a moral dos personagens, e como o status de uma família não significa que seus princípios sejam bem formados. Para ser sincera, eu acho Fanny uma protagonista um pouco chata (as vezes ela tem princípios demais, fazer bagunça na casa do tio não é o fim do mundo), mas discordo de algumas resenhas que eu li daqui sobre ela ser “submissa e mansa” demais, uma interpretação ruim sobre a personagem, pois ela é apenas introvertido, ainda mais que é visto que ela é apegada a sua moral a ponto de ninguém conseguir persuadi-la a fazer coisas que não considera corretas, de fato a protagonista mais resistente da Jane, ela é tão resistente que até eu como leitora (Case com esse rapaz Fanny ele é rico !!) tenho vontade de martelar a cabeça dela. Mas por ser sobre ações e dramas familiares no qual Fanny é praticamente só telespectadora, ele acaba sendo mais monótono do que os outros livros, até mais que Emma que é um mormaço. É um bom clássico, mas saiba que ele é o mais cansativo.

Jackson 26/02/2024

Temos mais um romance com uma pitada de crítica aos costumes da época, agora direcionado aos romances góticos que tanto enchiam de 'caraminholas' a cabeça das donzelas. E com nossa protagonista não é diferente. Depois que conhece Mansfield Park, começa a dar asas a sua imaginação e nem percebe que está sendo manipulada pela própria amiga, que busca se casar justamente com seu pretendente.
mymyyy 20/03/2024minha estante
poxa amg, que spoiler do caramba...

beatriz 22/02/2024

"I was quiet, but i was not blind"
Mansfield Park atualmente ocupa o último lugar na minha lista de lidos entre os livros de Jane Austen.
E eu sinto em dizer isso porque no início da leitura eu estava realmente apreciando a história, e estava curiosa sobre o desenrolar dos acontecimentos e desenvolvimento dos personagens e seus arcos.

Entretanto, em dado momento o livro foi se tornando cada vez mais enfadonho, os personagens irritantes, e os acontecimentos sucedidos davam a impressão de não estarem indo a lugar algum. A história deu um pequeno salto com a partida das irmãs Bertram e o reforço na participação da Fanny nas ocorrências, mas devo confessar que a essa altura o meu interesse como um todo já estava por um fio.

Não fui capaz de criar laços com nenhum dos personagens, principalmente com a nossa protagonista... No início, eu realmente senti por ela certa empatia em decorrência do modo como ela era tratada por todos da família, e esperava acompanha-la em sua evolução e torcer por um desfecho digno para sua trajetória. Contudo, foi difícil manter essa opinião quando a Fanny se mostrou uma personagem totalmente sem carisma, audácia e confiança.
Por mais que ela tivesse fortes princípios e opiniões, ela nunca era capaz de pronuncia-las em voz alta, o que acabava tornando-a uma pessoa vulnerável e complacente.
E a verdade é que eu consigo compreender os motivos por trás de sua personalidade, mas isso não a torna uma personagem fácil de gostar. Por mais que ela seja a descrição perfeita de uma boa moça para aquela época, em seu interior ainda é humana, e isso é evidenciado inúmeras vezes em seus pensamentos, que em alguns momentos chegam até a ser hipócritas e com motivos nem tão nobres por trás (como as opiniões dela sobre a Srt. Crawford, que apesar de terem se comprovado como corretas eram motivadas por ciúme).

E é claro que o desfecho do romance foi a parte mais decepcionante para mim. Talvez se não tivesse sido tudo descrito tão rapidamente ou se houvesse um desenvolvimento melhor das mudanças de sentimentos entre os personagens então as coisas teriam se encaixado melhor? Não tenho certeza. Fanny e Edmund não me convenceram como casal, penso que teria sido bem mais interessante para história se a Jane tivesse trabalhado o caráter de Henry Crawford e seu relacionamento com a Fanny de forma diferente (mas já percebi que ela adora escrever em seus livros um plot twist onde o bom moço se mostra um cretino).

Mini Bittar 16/02/2024

Último livro da Jane Austen que eu tinha para ler, esse tem uma pegada diferente dos demais pois foca mais na sociedade do que no romance da protagonista em si. Eu adoro a Fanny e queria que o desenvolvimento dela tivesse sido melhor, as fofocas da cidade se sobressaíram pelo livro mas não deixou de ser interessante quando pega o tranco.

Tamires 04/02/2024

Jane Austen né, mores...
Fanny foi enviada pela mãe para ser criada pela tia rica. Porém, ela não era tratada como seus primos. Recebeu boa educação sim, mas sempre foi vista como inferior por todos, menos por seu primo Edmond.
Mas até o Edmond começa a deixar a pobre de lado quando se apaixona por uma garota sem um pingo de noção.
Aliás, noção é um negócio que ninguém ali tem, só a Fanny
Ela é uma garota de 18 anos com uma mentalidade madura, com habilidade de ler o caráter alheio como ninguém. No final, a gente vê que todas as suas opiniões estavam corretas.

Esse livro me deu um sentimento parecido com o morro dos ventos uivantes (só que sem o ambiente sombrio)
A gente não consegue gostar de ninguém aqui. Até o Edmond faz raiva pra gente, até a Fanny, pq a vontade que a gente tem é que essa garota vista o cropped e reaja pq viu.. difícil.
É um sentimento de indignação, de raiva que nos entretém, faz a gente querer continuar a leitura.

Jane Austen arrasando mais uma vez!

Kessia32 30/01/2024

Meu primeiro Jane Austen
Ainda não tinha lido nada dela, escolhi começar por esse para não criar expectativas nem nada do tipo.
Achei gostosinho de mais de ler, uma delícia, mesmo sendo de época a leitura flui muito bem, é um romance muito bem escrito de fato e me deixou mais curiosa ainda para continuar lendo as obras dela.

Gabriela 28/01/2024

Fanny Price é chata, porém é Jane Austen
Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas, mas me decepcionei com a história de sua personagem em Mansfield Park, Fanny Price. Ela é chata, sonsa, tímida e covarde, bem diferente do que estamos acostumados como Elizabeth Bennet ou Emma, mas ao fim da leitura concluo que nem só de mocinhas ousadas e destemidas se faz um romance. Afinal, o mundo está cheio de Fanny's e conseguimos compreendê-la se levarmos em conta todo o seu contexto de vida.
Fanny Price não seria Fanny Price sem Mansfield Park, o que me levou a refletir como o contexto (lugares, família, amigos, vizinhos, classe econômica etc.) influenciam em nosso caráter, comportamento e destinos.
Não é um dos meus preferidos da autora, mas gostei de como termina. E concordo com a afirmação de que um dos romances mais "adultos" por abordar sem floreios problemas da humanidade que eram tabus, mas existentes, na época.