Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Andreia Santana 17/10/2011

Mistérios insondáveis de Fanny
Fanny é uma protagonista irritante, sem dúvida. Não é audaciosa, ao contrário, é covarde, submissa, ingênua. Ao menos, essa é a primeira impressão ao ler Mansfield Park: que Fanny não passa da avó da Polianna.

No entanto, na medida em que o livro avança, a jogada de gênio de Jane Austen fica mais clara. Fanny é uma boa moça, sem dúvida, para os padrões do século XVIII, mas tem seus momentos de maus pensamentos. É implacável no julgamento dos outros, não faz concessões, tem seus desafetos, permite-se sentir inveja dos que estão em melhor situação que a sua. Morando de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, se humilha porque acredita que deve manter-se em seu lugar, mas guarda ressentimentos (é humana afinal!). Equilibra-se a um passo entre a santidade e a amargura e é isto que faz dela uma personagem tão estimulante.

Através da doce Fanny, Jane Austen consegue reunir diversos conflitos da alma humana numa única pessoa. Apesar da atividade freqüente, Fanny é indolente, pois tem preguiça (mais do que medo) de encarar sua vida e dissabores de frente, ela prefere arrumar desculpas convenientes para as desditas. Prefere acomodar-se na posição do patinho feio da família. Age na sombra, influencia a todos sem que eles percebam que estão sendo influenciados.

Ao longo das mais de 300 páginas, nós leitores somos levados a amar Fanny profundamente e a odiá-la com todas as forças por ela ser tão patética. Não conseguimos compreender porque ela agüenta as maldades da tia Norris, uma viúva amarga e cruel; ou porque se submete a ser a escrava de luxo de sua tia Bertram, uma matrona tolinha, leviana e completamente subjugada pelo marido.

Lady Bertram acomoda-se na posição de grande dama e não emite uma única opinião sem que consulte Sir Thomas, sem que ele lhe diga o que é e o que não é adequado. Acostumada que decidam tudo por ela, passa os dias bordando sentada no sofá, com um cachorrinho no colo. Com essa personagem, Austen descreve exatamente o que era uma mulher bibelô naqueles tempos em que a beleza física era o maior atributo de mulheres que serviam apenas de adorno e objeto sexual.

Todos os personagens de Mansfield Park trazem em si as controvérsias de ser humano. O bom vivant Henry mostra-se capaz de atos de grande cavalheirismo, mas como o escorpião, não consegue fugir da própria natureza; enquanto o cavalheiro, quase padre (anglicano), Edmund, é capaz de entregar-se à maledicência e ao julgamento pelas aparências. Não são raras as passagens em que ele e a prima Fanny entregam-se com prazer à arte de falar mal das atitudes alheias, condenando todos com base no ideal de comportamento que tem por padrão eles mesmos! Em alguns momentos, Fanny parece hipócrita.

Já a leviana Mary divide-se entre o desejo de dar o golpe do baú e o de ser livre, de ter o direito de pensar por conta própria. Liberdade e mulher eram palavras mais do que opostas no século XVIII e através de Mary Crawford, a autora mostra o quanto era difícil fugir do script traçado pela cultura e educação recebidas. Mary até tenta, mas não passa de outra caçadora de maridos, maldosa e maliciosa.

A autora britânica critica o jogo de aparências em todas as suas obras, mas nesta, mostra uma sociedade inteiramente construída sobre a imagem projetada e as expectativas sociais. Não é à toa que projetos vivem sendo frustrados, porque ninguém age em Mansfield Park sem lançar mão da dissimulação. Fanny mais que todos, faz da dissimulação uma arma poderosa de sobrevivência.

Mansfield Park foi publicado em 1814, quando Jane Austen estava com 39 anos. É um dos livros mais intrigantes da autora, embora eu considere inferior a Razão e Sensibilidade, por exemplo, e anos luz da obra prima dela, Orgulho e Preconceito (estou apaixonada por este livro e por Elisabeth Bennet, a melhor heroína da escritora, sem sombra de dúvida!).

O que desafia em Mansfield é justamente o caráter de Fanny, a cada página ela se revela de uma forma. Seu retorno para casa, após ser criada na mansão dos tios, e o desprezo que parece nutrir pela própria família, considerada pobre e mal-educada, dizem muito mais sobre seu caráter do que qualquer outra passagem do livro. Embora tenha boas intenções e uma alma mais propensa à sensatez, Fanny também não consegue fugir da educação recebida e das expectativas sociais.

Esta é a obra de Jane Austen considerada a mais autobiográfica. Todo o universo da autora descreve o cotidiano da sua infância e juventude (ela morreu aos 42 anos, relativamente jovem), da Inglaterra rural e o mundo das caçadoras de marido, dos dotes, dos contratos de casamento, das convenções sociais e da dissimulação. Mas Mansfield Park pode ser considerado o tratado de Austen sobre o ato de dissimular e talvez seja o livro onde ela menos usa o humor e mais se entrega a amarga decepção de constatar que o seu mundo era uma prisão de grades douradas.
brunacaroline.s 21/09/2020minha estante
Não concordo inteiramente, mas gostei de sua resenha.
O ponto é: Fanny tem a oportunidade de elevar-se socialmente sendo ?criada pelos tios

brunacaroline.s 21/09/2020minha estante
Mas justamente por isso, vê-se sempre inferiorizada, principalmente pela Tia viúva. Por outro lado, a família natural não lhe dá o devido valor e as chances que lá teria não seriam melhores. Não acho Fanny santa, mas muito correta e ciente de seu lugar, como foi educada para ser. Mas o inteligente, crítica e firme quando necessário.
Gosto muito dessa obra de Austen pois é bem diferente, inclusive ao mencionar situações meio ?ousadas? e adultério

Andreia Santana 21/09/2020minha estante
O bacana da leitura é que ninguém lê um livro da mesma forma. Interpretação de texto é algo subjetivo e vai da maturidade e das experiências de cada leitor. Obrigada por compartilhar seu ponto de vista e por respeitar o meu. Abraços

brunacaroline.s 22/09/2020minha estante
Concordo com você Andreia. E gostei muito do seu comentário. Você é uma mulher inteligente!

Kamilli 13/01/2022minha estante
Você conseguiu perceber a obra de Jane Austen muito além da personalidade de Fanny, fazendo uma conexão com o cenário de infância da autora, por exemplo. Quero escrever e analisar os livros assim também hahaha parabéns

Andreia Santana 13/01/2022minha estante
Obrigada, Kamilli. Comece a praticar e logo logo você fará ótimas análises também.

Kamilli 13/01/2022minha estante
Muito obrigada, Andreia!

Vanessa.Cristina 04/03/2023minha estante
Ótima resenha! Estou no começo da leitura. Vamos ver se terei percepções semelhantes ao final.

Eliza.Beth 16/09/2022

Difícil amigos.....
É, não rolou! Não gostei de quase nada nesse livro.
Algumas poucas partes foram interessantes: eu diria q o começo e algumas partes próximo de 60-70% do livro.
Se não fosse escrito pela Jane Austen, seria mais analisado criticamente.
Inclusive, senti falta do estilo da Jane... algumas críticas sociais melhor construídas, parágrafos para contemplação, acontecimentos sociais melhor descritos.

Achei q é um livro meio q sem história... acho q metade do livro não aconteceu grandes coisas.... e o que acontece na segunda metade não é suficiente para uma boa história.
Achei o livro muito chato.

Personagens principais extremamente moralistas e achando q o mundo tem que seguir conforme suas convicções. Não surpreende que acabam casando. Merecem-se. Dois chatos.

Queria ter gostado mais desse livro.
Primeira decepção com Jane Austen.
Quem já leu Orgulho e Preconceito, Persuasão, Emma..... fica difícil não ver as falhas desse.
Deixou a desejar.
Carolina.Gomes 16/09/2022minha estante
A nota ta boa ?

Eliza.Beth 17/09/2022minha estante
Hahahaha
Não é ruim, só chato kkkk

Michela Wakami 18/09/2022minha estante
Eu até hoje só gostei de Orgulho e preconceito da autora. Mas pretendo reler os outros um dia, para ver se mudo de opinião.

Michela Wakami 18/09/2022minha estante
Mas ainda não li esse, e não sei se quero kkkkkkk.
Medo kkkkkk.

Alan kleber 20/09/2022minha estante
Queria saber fazer resenhas tão boas como essa.

Eliza.Beth 21/09/2022minha estante
Michela, todos q li dela gostei muito, mas esse realmente foi difícil de engolir ??

Eliza.Beth 21/09/2022minha estante
Obrigada Alan? gosto bastante das suas reflexões tbm ?

mirrorbel 04/07/2022

longe de ser o melhor da jane austen
fanny é uma protagonista indiferente e sem reação, totalmente desinteressante, é um livro que eu tive que me esforçar muito para terminar e que no final nao valeu tanto a pena seria melhor ter largado no meio mesmo
amanda 04/07/2022minha estante
N me arrependir de ler mas com toda a certeza a Fanny é a mocinha mais chata de todas

Amanda 04/07/2022minha estante
Só falta esse p eu finalizar os livros da jane, mas até agora a leitura que menos gostei foi "persuasão". Mas ja vi comentários meio ruins de mansfield park, falando que a fanny eh bem chatinha mesmo

mirrorbel 04/07/2022minha estante
ai amg vai em mansfield park que se você passou por persuasão vai conseguir passar por ele

amanda 04/07/2022minha estante
Gente eu amoo persuassão é um dos meus favs kkkk serio

mirrorbel 04/07/2022minha estante
ai eu enrolei muito pra ler persuasão não consegui ficar presa quase cai na ressaca

Amanda 04/07/2022minha estante
Persuasão acho mto chatoo perto de emma e razao e sensibilidade, por exemplo !! Emma eh uma obra prima p mim

Mariana 12/12/2011

Considerado o pior livro de Jane Austen, “Mansfield Park” conta a história de Fanny Price, uma garota pobre que acaba sendo criada por seus tios ricos. Muito tímida, recatada e prestativa, Fanny começa a nutrir secretamente um amor por seu primo Edmund, que, apesar de muito afetuoso, não corresponde aos sentimentos de Fanny. No entanto, o jeito da protagonista acaba por cativar o rico e mulherengo Mr. Crawford, que, apesar da situação financeira infinitamente inferior de Fanny, decide se casar com ela, e não mede esforços para ganhar o coração da mocinha, há muito tempo apaixonado pelo primo Edmund.

Apesar de Fanny estar longe do estereótipo de heroína, não creio que o livro deixe a desejar. O mundo não é feito apenas de Elinors e Elizabeths (na verdade, são essas as exceções), portanto a aparentemente apática Fanny e o “bobo” Edmund são personagens tão aceitáveis quanto todos os outros. Mr. Crawford é o meu preferido, apesar de ter sido odiado por mim no início. Tenho que admitir que acabei me apaixonando por ele durante a leitura (ponto para Jane Austen!), mesmo com todo o seu “passado”. Os diálogos não são tão notáveis quanto eu esperava, mas imagino que seja intencional, para acompanhar o perfil dos personagens.

Para não dizer que não falei das flores, creio que a obra possui algumas falhas:

- Apesar de não ser a prioridade do livro, gostaria que houvesse mais algumas páginas no fim, explicando detalhadamente o enlace da história Fanny/Edmund.
- A preparação para o teatro é meio exaustiva, fiquei um tempo presa nessas páginas.
- Essa edição da Landmark é péssima, péssima, terrivelmente péssima! A tradução deixa a desejar, e a revisão é inexistente!

Só me resta dizer que, apesar dos poucos defeitos, o livro contém aquela análise de comportamento (e de contradição de comportamento) sempre presente nas obras da autora. Cinco estrelinhas para o livro, por se tratar de Jane Austen.
Sarah Oliveira 01/11/2010minha estante
A história é realmente linda, mas a edição é uma das piores que eu ja li, tive de ler novamente para entender certas partes. Eu acho que o livro realmente não teve qualquer tipo de revisão, o que é péssimo para a editora.
Bells

Juliane 19/04/2012minha estante
Realmente existem MUITOS erros de português nessa edição.

Daiane 07/09/2017minha estante
Ainda estou lendo o livro e estou gostando bastante, para minha surpresa estou achando melhor que "Razão e sensibilidade", mas ainda inferior a "Orgulho e Preconceito".
A edição da Landmark é lindíssima e caprichada, mas parece que a editora não investe em revisão, tenho outro livro dela e tinha o mesmo problema, vários erros de português e digitação.

brunacaroline.s 06/07/2020minha estante
Não sabia que era considerado o pior livro da Jane. Ela é tão boa, que até o pior dela é muito bom.

Damiris 16/06/2021

Sobre a formação do caráter

Jane Austen é umas das minhas autoras preferidas, gostei dos três livros que eu já li. Orgulho e Preconceito segue sendo o meu favorito autora, mas este livro meio que ameaçou tal posição.

Sobre formação e firmeza de caráter, sobre bons sentimentos, bons princípios, sobre hipocrisia, são tantas as camadas deste livro. Várias passagens me levaram a refletir...

Eu notei várias alfinetadas e muita ironia em algumas partes...gosto muito!

Como de costume ao final das minhas leituras de livros da Jane Austen, termino a leitura com a sensação de que deixei escapar alguma coisa e que será muito bom relê-lo. Ha, e com vontade de ler outro livro da Jane Austen também.

site: @maravilhosoler
juliafinamore 17/06/2021minha estante
o melhor livro da jane que eu li até agora!!! (sim, eu li orgulho e preconceito kkkkkkk)

Damiris 18/06/2021minha estante
Difícil desbancar Orgulho e Proconceito no meu ranking, são muitos anos de relacionamento..muito apego à Lízie e Darcy...

Dona Jane é incrível!

juliafinamore 18/06/2021minha estante
eu não gostei muito de orgulho e preconceito, pode ser que o problema seja eu mas kkkkkk

Damiris 18/06/2021minha estante
Não há problema..só não match e..normal...rs

lotrings 26/04/2023minha estante
penso exatamente o mesmokkkkkk o edmund considerava a fanny como irmã e no ultimo capitulo PÁ viraram um casal só pq ela tem opiniões parecidas com a dele

capilivretos 27/04/2023minha estante
ele falando q ela é a única irmã dele agora e 4 pgs depois casando c ele??

lotrings 27/04/2023minha estante
ai nem me fale...

juliafinamore 09/06/2020

amei amei amei
antes desse, li outros dois livros da jane austen. mas esse me trouxe um lado totalmente novo da autora, confesso que me lembrou um pouco da charlotte brontë e isso é um baita elogio. eu gostei principalmente da forma que os personagens foram escritos, a construção dos sentimentos, e a forma como eles evoluem foi muito melhor, na minha concepção, do que em orgulho e preconceito. além disso, o livro é bem menos previsível do que eu esperava, numa hora vc acha que já sabe o final mas no outra vc vê que não fazia nem ideia. não quero colocar spoiler nessa resenha (senão eu poderia ficar horas e horas falando sobre cada um dos personagens). não é um livro tão alegre ou cômico, ele tem um fundo melancólico, principalmente por causa da protagonista, mas é uma leitura maravilhosa!!!
Damiris 26/10/2020minha estante
Já li Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade...este será o próximo...

Expectativa alta...difícil tirar o pódio de Orgulho e Preconceito, no meu ranking pessoal....mas acredito que vou gostar...

juliafinamore 26/10/2020minha estante
nossa, acredita de tds que eu li da jane o orgulho e preconceito foi oq eu menos gostei?

Damiris 27/10/2020minha estante
Rs.. acredito sim...

Dani 19/05/2021

Amei ??
Jane Austen é uma das minha autoras preferidas (se não a preferida), mas por algum motivo relutei um pouco pra ler esse livro, que é sem sombra de dúvidas um dos melhores dela.
Já comecei amando a personagem principal, Fanny, e o conflito do convívio a que ela foi submetida. Fiquei com muita dó dela por conta de tudo o que passou tendo que ir morar na casa do seu tio rico, muito por causa da indiferença da família rica, de uma das personagens mais detestáveis da vida (Sra Norris) e dois personagens que não consegui definir se gostava ou não até quase o final, os Crawford.
O livro que aparentemente é de romance, volta a falar dos assuntos preferidos da autora, diferença de classe, preconceito, desilusões amorosas (muitas).
Não consegui para de ler, amei cada segundo, e o desfecho, que se deu de forma tão natural, terminou o livro com perfeição.
booklvred 19/05/2021minha estante
awn amo tanto esse

Dani 19/05/2021minha estante
Perfeição

Lua 08/05/2020

Obra crítica e sensível
Jane Austen sempre terá seu lugar no meu coração. Embora o livro seja relativamente grande, a leitura de Mansfield Park foi bem fluida pra mim.

A autora, de modo muito perspicaz, aborda questões da natureza humana com uma sensibilidade e senso crítico que valorizam ainda mais sua obra. A riqueza de detalhes sobre os ambientes e costumes da época também são primorosos.

Com relação à história em si, eu senti curiosidade de saber um pouco mais sobre o relacionamento dos protagonistas. Fiquei na expectativa de ler as declarações de amor que Austen sabe descrever tão bem, mas creio que, nessa obra, ela teve outros objetivos, que, sem dúvida, foram divinamente alcançados.

Confesso que esse não se tornou um dos meus livros preferidos da autora. De todo modo, é sempre muito bom conhecer mais sobre essa escritora que deixou sua marca na literatura mundial.
Paulo 10/05/2020minha estante
Qual o seu livro favorito da Jane Austin?

Lua 10/05/2020minha estante
Tenho dificuldade de escolher só um. Amei os outros que li (Orgulho e Preconceito, Emma e Abadia de Northanger). Estão na minha lista de favoritos.

Bruna1789 03/05/2020

SENSACIONAL E INACREDITÁVEL!
Eu fiquei arrepiada após fechar esse livro, se tornou sem sombras de dúvidas o meu preferido da autora até agora. Me senti muito envolvida com a história e com os sentimentos que ela proporciona. Mais uma vez Jane Austen frisa no caráter dos personagens, e nas surpresas que o mesmo pode dar, constata-se também a abrangência das consequências de certos atos praticados por determinadas pessoas.
Confesso que ri bastante com a leitura, conforme foi surgindo os acontecimentos mais importantes eu falava a frase "não é possível" ou "inacreditável" rsrs.
O que mais me chamou a atenção foi a inabalável e impenetrável convicção de Fanny Price nos seus sentimentos e princípios, foi lindo de ler rsrs.
RECOMENDO MUITO A LEITURA!
rckmisa 04/05/2020minha estante
Tenho esse livro na minha estante, mas não sabia ao certo se leria ou não. Mas com essa sua animação ao falar do livro, sem duvida ele será minha próxima leitura! =)

Bruna1789 04/05/2020minha estante
Leia sim! Ele é muito bom mesmo, depois me fala o que achou

Nanda 05/01/2022

Final horrível
O que a Jane Austen tinha na cabeça quando escreveu esse livro?? Estava eu lá, rendida ao Henry, quando no final do livro me deram um plot ruim e sem graça, e pior ainda deixam a Fanny como segunda opção. Vc acha que eu tenho cara de palhaça, Jane Austen? Vc não teve a coragem de me fazer um final bom, fez esse final mequetrefe.
Mychelly.Vasques 06/01/2022minha estante
nossa, eu nunca terminei um livro tão revoltada, teve coerência nenhuma esse final

Nanda 06/01/2022minha estante
Eu fiquei chateadíssima, o livro tinha tudo pra ser muito bom, mas ela destrói tudo nesse final

weasleyouth 13/03/2021

Mansfield Park
Certamente não é o meu livro favorito da Jane Austen mas é um bom livro.

O que mais me marcou foi o fato da Fanny não ser nem um pouco como as outras protagonistas da autora (como a Elizabeth e a Emma) ela é mais submissa e pouco impõe ou até mesmo compartilha as suas opiniões com os outros.

Não acho que eu recomendaria o livro para quem ta começando a ler Jane Austen agora, ele é bom mas não te faz querer outros livros dela.
Ste 13/03/2021minha estante
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Comecei com esse livro e abandonei no meio, não consegui terminar.
Qual você me indica para voltar a ler Jane Austen?

Joy 29/03/2021minha estante
Acho que para começar, o melhor é Orgulho e preconceito que, na minha opinião, não tem como não gostar!!

Aline Palmeira 06/10/2019minha estante
Tenho a mesma impressão que você sobre os finais da Jane. São sempre apressados e sintéticos. Como se ela não tivesse interesse nas resoluções e finais felizes e sim nos conflitos. ? quase como se ela colocasse o final feliz porque se sentia obrigada a tal coisa pela "convenção da época" ou algo do tipo. Tenho a impressão de que se Jane estivesse viva hoje, seus finais seriam a la La La Land!

Bella 08/10/2019minha estante
Pode ser isso mesmo Aline! Prefiro os finais felizes, mesmo rápidos! Kkkk

Cássia 02/05/2021

Mansfield Park
Um dos maiores livros de Jane Austen que já li, uma obra interessante e completa, detalhando os sentimentos dos personagens e te fazendo torcer e ao mesmo tempo ter medo pelos protagonistas.
Mii Lima 02/05/2021minha estante
e pq da nota 2,5???

Mii Lima 02/05/2021minha estante
e pq da nota 2,5???

Sara 13/01/2011

Meu Austen favorito
É o meu Austen favorito... Por quê? bem é uma história em que a personagem principal é uma das pessoas mais invisíveis em seu ciclo social... uma das menos importante... mas, a mais virtuosa... Na vida real percebemos que as pessoas, de uma certa forma, tem uma tendência a substimar as pessoas tímidas e achar que sua maneira reclusa de se portar é sinônimo de alguma fraqueza ou debilidade... Bom, Jane Austen aqui aposta em uma personagem que desmente essa crença; é claro que todas regras tem excessões, mas Fany é o exemplo de singularidade e discrição... gosto dela assim... sua ousadia é algo mais profundo e interior que tem força para suportar afrontas, preconceitos e desdém sem perder a beleza de uma personalidade tranquila, respeitosa e ademais muito forte... sua força não é a que muita gente consideraria como força... pois para essa gente ser forte é fazer o que lhes dá na telha para se impor ao outro ou ao ofensor... Fany nos ensina sobre a existencia ou possibilidade de uma outra força... da tolerância e passividade... que do contrário ao que muitas pessoas acham não tem nada a ver com fraqueza... precisa-se ser muito forte para agir por esse método pois dá muito mais trabalho... mas deixa qualquer um bem mais bonito!!!
Lena 23/11/2014minha estante
Nossa, gostei do seu comentário. Muito profundo, verdadeiro e belo.

brunacaroline.s 06/07/2020minha estante
Nossa! Também gostei muitíssimo do seu ponto de vista.