Naná (Obras-Primas 35)

Naná (Obras-Primas 35) Émile Zola

Resenhas - Naná

Carlos Nunes 25/03/2021

NANÁ, de Emile Zola
Considerado, juntamente com GERMINAL e A BESTA HUMANA, uma das melhores obras do autor, NANÁ narra os altos e baixos da vida de uma prostituta que, aos poucos, vai dominando toda a sociedade de Paris, não só seduzindo os homens mas também servindo de (mau) exemplo para as mulheres. Um retrato ousado e sem melindres de uma sociedade corrompida e imoral. Passagens chocantes que devem ter trazido muita dor de cabeça ao autor. Ritmo mais lento, mas com alguns trechos cômicos e outros verdadeiramente repulsivos. É um livro com alguns altos e baixos, mas no geral é muito bom, com um final genial. Leitura muito válida.

Celso 25/12/2020

Gostei bastante
Estou lendo todos os livros de Zola, esse da Naná me agradou bastante, gostei da atmosfera que o autor criou para contar a história.

Ale245 26/06/2023

Paris do século XIX
Naná é prostituta desde os 15 anos, filha de um bêbado e de uma lavadeira. É uma personagem extremamente inconstante, meio sem profundidade psicológica, que fica cada vez mais insuportável: caprichosa, tem prazer em destruir as fortunas dos homens, que considera desprezíveis. Também rivaliza com mulheres. Vira atriz e possui uma sexualidade feroz.
O livro mostra a prostituição das ruas e a "de luxo", a ação da polícia, o lesbianismo na alta sociedade francesa da época, os bastidores imundos e lamacentos do teatro (cujas atrizes são, muitas vezes, prostitutas), a violência masculina, a objetificação da mulher, o fanatismo religioso cheio de repressão sexual, o adultério, a situação política no fim do império, etc.
A primeira metade do livro é bem arrastada. Descrições chatas, desnecessárias, repetitivas e intermináveis, como Zola achava que tinham que ser. Na segunda metade, o ritmo fica frenético e as descrições mais interessantes, embora ainda se repitam um pouco.
Bem determinista: aquela que nasce na podridão, apodrece tudo que toca, como se fosse predeterminado pelo sangue. Muita lama, mau cheiro, barulho e morbidez.

Aécio de Paula 22/01/2021

Naná - Émile Zola
Esse romance, considerado polêmico e imoral, foi escrito por Zola, na França. Naná é um prostituta de luxo e lésbica, sem vocação para o teatro e aplaudida pelos jornais. Financiada por banqueiros, jornalistas, acionistas, políticos. Dorme com todos esses homens ricos, no seu palecete, e por desfastio com os empregados e miseráveis de rua. O Conde Muffat, conservador religioso e político do segundo Império, em estado de pecado, vai sustentá-la, dando a ela um lindo palacete. Naná é uma personagem muito carismática e muito bem criada por Zola. Os primeiros capítulos são bem lentos e um pouco cansativos. Zola quer mostrar os bastidores do teatro, as relações mudanças dos burgueses. Mas depois melhora nos capítulos seguintes, quando Naná faz da sua casa um cabaré.

Reginaldo Pereira 20/12/2023

Luxúria, ganância? e vazio
Não tem como terminar de ler uma obra de Zola sem ficar pensativo, reflexivo e, principalmente, melancólico. E isso só traduz a grandeza da sua arte, a realidade extrema (o naturalismo do qual é considerado o pai), que choca, que agride brutalmente, de forma nua e crua, mas que para os amantes (termo propício nesta resenha!!) da literatura, torna um romance tão agradável.

E o que falar de Naná?! Personagem inigualável, incomparável com quaisquer outras mulheres na literatura? Uma heróina? Nem de longe! Uma vilã? Tampouco a vejo desta forma. E justamente por isso: o que dizer de Naná? Para quem estiver lendo esta resenha, minha melhor resposta talvez seja: leia o livro!

Naná - talvez a prostituta mais famosa da literatura - consegue personificar muitos lados do ser humano, na luta pela sobrevivência e na busca de poder. E nesse caminho, sofre e faz sofrer, conquista e destrói (e bota destruição nisso!), se diverte e se enfadonha, mas sem se dar conta, passa por cima de tudo, sem que nada consiga preencher seu imenso vazio.

Foi meu terceiro Zola (além de ?Germinal? e ?A Besta Humana?) e a maneira com que este gênio francês descreve a real natureza humana, confesso que não encontrei em nenhum outro autor. A aspereza de sua arte é o que o torna tão grandioso! Que venham os próximos ?Zola?s?!!!

Natália Ranhel 20/06/2021

Um livro de 1880 que fala de forma realista sobre a vida de uma cortesã só poderia ser um sucesso, principalmente pela ousadia.
Talvez por não ser mais um choque tão grande nos dias atuais a história não me envolveu.
Passei o livro todo intercalando entre a admiração pelo empoderamento de Naná e o desprezo pela forma como ela tratava todos aí seu redor.
Meta de vida dela: ter um sugar daddy e acabar com toda sua renda, seu final não podia ser outro.

kiki.marino 21/04/2021

Assim como Honoré de Balzac, o Emile Zola tem um conjunto de obras que visa retratar a sociedade francesa do seu tempo, neste conta a estória da protagonista Naná, filha de taberneiros que irá se tornar a "cocotte" ou cortesã mais famosa e escandalosa de Paris, sua ascensão e decadência ,a paixão que desperta e leva a ruína de vidas e fortunas na depravada, corrompida e hipócrita "boa" sociedade parisiense.

Enquanto a ambientação e personagens foram bem delineados a Naná ficou mais como um "simbolo/objeto",belo e superficial na trama,ao final do livro pouco sabemos dela profundamente, a não ser suas desilusões que culminam no seu trágico destino.

Mais ainda assim foi uma leitura intensa da metade pro final, frenético e transloucado como a própria Naná.

Magasoares 06/04/2022

Naná
No princípio não estava gostando muito, mas do meio até ao fim a estória ficou interessante. É a estória de uma prostituta de luxo que teve o "mundo à seus pés", mas que deixou escapar, e, é como diz aquele ditado "Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga". Mas só para dizer que tive pena, muita pena do fim da Naná ?:(

Fábião 13/05/2012

Superficial
Bucólico,superficial e por vezes confuso.
Roberta 05/01/2014minha estante
Muito vaga a sua opinião.

Gláucia 03/01/2018

Naná - Émile Zola
Nono livro da saga dos Rougon-Macquart nos traz a história de Naná, filha de Gervásia e Coupeau, cuja trajetória nos é contada em A Taberna. Lá encontramos Naná criança e o modo como leva a vida e como é tratada por seus pais já podemos imaginar seu destino.
Talvez tenha sido o que menos gostei, provavelmente pela protagonista que me irritou profundamente. Há que se levar em consideração todo o abuso e miséria que ela deve ter passado na infância e adolescência, mesmo assim, que mulherzinha! Perdulária e inconsequente, totalmente inábil em administrar o dinheiro que consegue juntar explorando sua sensualidade e sexualidade à flor da pele, levou vários homens à perdição moral e financeira.
Provavelmente Zola quis descrever o lodaçal moral que devia ser a sociedade parisiense da época e isso é notável nesse livro através da descrição de festas e jantares e a exaltação de prazeres carnais. Em alguns trechos chega a incomodar, tamanha a crueza dessas descrições.
Aécio.Paula 03/01/2018minha estante
Faz tempo que li, mas gostei, a Naná é uma socialite abusada, cheia de manias, que as vezes está em alta e outras esquecida. E sabe explorar os homens. Tipo dessas na sociedade. Tudo bem atual. E gente assim como a Naná se torna antipática.

Gláucia 03/01/2018minha estante
Verdade, muitos daqueles homens que a exploraram bem que mereceram o que tiveram. Vc terminou a saga né?

Aécio.Paula 03/01/2018minha estante
Ainda não terminei, faltaram quatro, que abandonei, mas pretendo retomar, aqueles bem políticos, "o dinheiro", "senhor ministro", .. abandonei o " roupa suja" que antecede a história do "paraíso das damas" e a tbm "a obra". São até bons, talvez a tradução que uso, a editora brasileira, não me convenceu.

Marta Skoober 07/01/2018minha estante
Pelos artigos que li esse é um dos mais famosos da saga Rougon.

Gláucia 07/01/2018minha estante
Eu li isso. Achava que era o Germinal

Gláucia 07/01/2018minha estante
Vou ter que me acostumar com essa foto nova, agora que vi que era você rss

Marta Skoober 07/01/2018minha estante
Rs. Homenageando as leitoras.