Gasolina

Gasolina Julio Menezes

Resenhas - Gasolina

Alba 05/07/2010

Resenha que fiz para o Psychobooks
Figueira é um quarentão bem-sucedido, mas desiludido com a vida. Trabalha em uma imobiliária há vinte anos, conseguiu crescer, mas não se destacar. Está acomodado no casamento sem amor, no emprego sem expectativas e na vida sem emoções. Um homem que vive a se questionar e se martirizar com a decisão de deixar ou não tudo para trás.

Os pensamentos e sua visão do mundo são de uma sinceridade e clareza desconcertantes. Me vi em alguns momentos, envergonhada por suas atitudes, por suas crenças, por seu preconceitos e por sua omissão.

Um protagonista egoísta, egocêntrico, atrapalhado e azarado. E ainda assim, apaixonante.

Sua busca por suas verdades e redenção é franca, sua viagem de moto pelo interior de São Paulo é ao mesmo tempo hilária e triste. Hilária por sua busca constante por sexo, e as enrascadas que ele se envolve por conta disso e triste por sua constante consciência do ser medíocre e mesquinho que se tornou.

Achou interessante? Quer ler mais? Acesse a resenha completa no blog:

Psychobooks 05/07/2010

Autor Brasileiro Rocomendado pelo Psychobooks

Achou interessante? Quer ler mais? Acesse a resenha completa no blog:

juuuulia 14/12/2011minha estante
It is a quick read, no literary masterpiece. Think airport, holiday, beach, siesta and you've got it.... just don't forget to buy another book on the way through customs.

I thought it was compelling & addictive but yet resulted in a feeling of profound emptiness. Perhaps more of an autobiography than a work of fiction.

The cover is awful, but you can imagine the vodka and coke filled sessions trying to work out which picture to use. The book seems like it is from the 1980's - set in those days of hedonistic abandon, perhaps the cover is trying to reflect those times too.

If you're disillusioned with life and need a fast fix this book may be for you.

Vanessa Meiser 15/07/2010

Eu gostei muuuuuuuito deste livro, assim que comecei a ler fui achando a leitura um pouco pesada, a história de vida do personagem principal e o rumo que ele dá para a sua vida. Larga a família (mulher e filhos), o emprego, compra uma moto e decide rodar "por aí". Bom, como eu disse, no início fui achando a história bem pesada, porém, mesmo sendo um drama, dei muitas risadas com o P.A. ou Vanderlei ou Figueira (os três nomes pelos quais o personagem atende), é muita loucura tudo o que ele consegue aprontar totalmente sem querer, até uma morte ele causa mas, sem intenção alguma e, sem culpa nenhuma. O mais legal deste livro é que ele passa uma lição boa para nós leitores, Figueira é um homem totalmente insensível, no decorrer de sua vida nunca partiu de si uma única demonstração de amor, nem mesmo para com seus filhos, para sua mulher muito menos, aliás, esta é tratada por ele como "a estúpida", poréeeeeeeeeem, nem todo mundo consegue ser tão ruim a vida toda não é mesmo?!
Desde que Figueira sai de casa, ele conhece várias pessoas como por exemplo, uma vendedora de loja de brinquedos, uma mulher na beira da estrada, duas amigas hippies, uma ex enfermeira e um padre jogador de futebol, todas estas pessoas têm algo de importante a contribuir à jornada de Figueira mas, é com o padre que ele assume ser infeliz e conta a sua história, a partir daí, assiste-se ( quer dizer, lê-se) um princípio de reviravolta na vida do personagem.....
O livro vale muito a pena. Confesso que é impossível não sentir ódio de Figueira e pelo rumo que ele deu para sua vida medíocre porém, vale como aprendizado para nós e nos leva a pensar se a nossa vida está indo pelo caminho ao qual escolhemos.

Faby Dallas 07/11/2010

Resenha
Para ler a resenha deste super livro, acesse.

Paulinha 12/04/2012

Gasolina
Quantas vezes temos a sensação de que não estamos vivendo? Com que frequência fazemos as coisas contra a nossa vontade?Costumamos a aceitamos a rotina e os abusos das outras pessoas por comodidade e medo de encarar os nossos monstros interiores, medo de encarar o nosso passado.

Viver é como ter um carro, ele só anda se as peças estiverem no lugar certo e se o tanque tiver gasolina. Quando a gasolina acaba, o carro para e fica exposto a qualquer mudança no tempo; temos que procurar um posto imediatamente para se reabastecer; antes que se perca o animo, perca o carro e nunca mais volte a encontrá-lo.

Gasolina é um livro que nos conta a história de Figueirinha, um homem casado, com filhos e um bom emprego, que aparentemente vivia uma vida perfeita; porém essa perfeição não existia, ele era um homem infeliz que a pesar de ter 45 anos ainda não viveu realmente a sua vida, “o seu carro está sem gasolina”,mas ele tem que reabastecer e continuar na estrada, tem que continuar a viver.
Figueirinha é bem diferente dos mocinhos que estamos acostumados a ver nos livros, ele é egoísta, preconceituoso, costuma dizer a verdade e mais ainda o que a situação convém. Em um dia aparentemente comum ele abandona o trabalho, a família e resolve caí na estrada, muda o visual radicalmente, compra uma moto...e brumm!

Nessa busca por si mesmo, Figueirinha vive aventuras inesquecíveis, quase se apaixona, vai preso sofre, enfrenta seus medos mais profundos. Um homem de quase meia idade recupera o vigor e o espírito de aventura de um adolescente rebelde guiado pelos seus instintos.
As anedotas que a vida lhe preparou nos envolve do primeiro ao ultimo capitulo.É um livro escrito com uma linguagem coloquial, com um desenrolar sedutor, engraçado e de leitura prazerosa.

O fato do livro ser escrito em uma linguagem que é utilizada pela massa da população, nos passa uma ideia que é um livro pesado, mas no decorrer de sua leitura se demonstra muito engraçado. P.A, Figueirinha ou Vanderlei pode não ter muita sorte, mas depois de se meter em muita enrascada nos dá uma lição de moral.

Felipe 21/06/2012

Quando comecei a ler o livro Gasolina, minha principal preocupação era com o título do livro. Não, que eu tenha imaginado ser uma história sobre automóveis ou posto de gasolina, longe disso, já que eu tinha lido a sinopse. Minha preocupação estava em como o autor usaria explicaria, e se encaixaria realmente com a trama, e advinham: GASOLINA.

Figueira é um homem que ganhou dinheiro na vida, sem fazer grandes coisas, tem um casamento de aparências, do qual teve dois filhos. Ele está cansado dessa vida, quer viver algo diferente, ele não quer viver, mas também não quer morrer. A todo o momento questiona-se, odeia tudo, até o próprio fato de odiar. Para ele - “tanto faz, tudo é uma merda”. Há muito, vêm planejando abandonar o lar, o emprego, tudo. Está cansado, da vida, da esposa, dos filhos (a quem sente dúvida sobre os sentimentos), principalmente das pessoas, seu maior fardo. Enfim toma uma atitude, depois que seu chefe ao fazer um comentário incendeia seu coração de vontade. Sai de casa, do emprego. Põe piercings no nariz, nas sobrancelhas, nas orelhas, pra completar raspa a cabeça. A partir deste momento tudo é questionável, nada viável, ele quer que o mundo exploda!

A história de Gasolina é interessante, já que seu personagem principal tem tudo para ser feliz, e não é! Bem típico da sociedade de hoje. O fato de questionar tudo mostra que ele está perdido, buscando respostas que ele não quer ouvir, ver, enxergar. Para ele tudo é uma questão de GASOLINA, que se gastou, no casamento, no emprego, nas pessoas, na vida. Ele precisa reabastecer. Só não sabe como.

Gostei da história, e não do personagem. Da história, pela dinâmica dos acontecimentos e da forma bruta que eles são impostos, um tanto “reais”. Não gostei do personagem, por ele ser irritante, chato, entre outros adjetivos.

O autor sabe do que escreve, percebe-se seu domínio sobre a trama, tanto que até cheguei a pensar se não seria a história da vida dele!

Não recomendo o livro para quem não gosta de livros mais pesados, no sentido de palavreado e conteúdo (sexo, drogas, violência, palavrões).
Voltando ao título, minhas preocupações na foram frustradas, o autor soube definir o porquê de Gasolina, até bem demais.

Gasolina é um livro que brinca com os valores, sem medo de ofender ou magoar, e mostra que todas as respostas que o homem busca, somente ele pode responder para si próprio. (Soou auto-ajuda, sorry).