Nas Montanhas da Loucura

Nas Montanhas da Loucura H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Maria 09/08/2021

Gostei muito do livro o mistério do livro também me prendeu bastante gosto muito desse estilo de leitura
ju 09/08/2021minha estante
Vale a pena ler o autor? Tô interessada!

Retiz 06/11/2020

Bom mas...
Começo essa resenha já dizendo que esse livro não foi meu primeiro contato com Lovecraft. Já havia lido outros contos do autor e me encantou além de fisgar minha atenção na forma como ele narra, descreve e te coloca criaturas fantásticas, horrendas e inimagináveis.
Quando comprei esse livro e iniciei, tinha grandes expectativas sobre ele até porque o título me chamou atenção. Devo confessar que não é um livro ruim, mas não poderia dizer que seja o melhor de Lovecraft.
O começo é lento e chega a ser maçante pela quantidade de detalhes e termos geológicos e descritivos que ele escreve. Ali pelo meio da história recém engatei bem na leitura e começou enfim a tensão. Perto do final temos o clímax da obra que foi medianamente bom. Não é um dos melhores de Lovecraft, em comparação com outros que li dele, prefiro. Enfim, é um livro que vale a pena ler para quem é fã do autor e tenham paciência no começo, não desistam mesmo sendo meio chatinho até engatar bem o negócio.

Leonardo.Antonio 27/08/2020

O essencial de Lovecraft
Este conto traz toda a carga Lovecraftiana, com seu mistério cósmico inigualável

Paula 04/04/2021

Esperava um pouco mais...
Meu primeiro contato com H.P. Lovecraft não supriu minhas expectativas, talvez, eu não tenha escolhido o melhor livro para começar.
Em Nas montanhas das loucuras, temos um grupo de cientistas explorando uma região que se mostra cheia de mistérios e seres questionáveis.
Com um começo lento, a leitura ganhou mais ritmo no meio, mas nos dois últimos capítulos, a lentidão voltou.
Vale a pena ler para conhecer esse enredo tão peculiar apresentado pelo Lovecraft.

Thiago 10/08/2011

Sempre ouvi falar bem de Lovecraft e assim, esperançoso de me deleitar com a obra do autor, escolhi um de seus contos mais famosos e conceituados: Nas Montanhas Da Loucura.

Para minha surpresa, não gostei do livro, e fiz um esforço enorme para terminá-lo, apesar de curto. Confesso que até gostei do terço inicial da obra, mas em certo momento as descrições desnecessárias e enfadonhas da ambientação que cercava os personagens eram cada vez mais constantes, incompreensíveis e extremamente chatas.

Beirava o ridículo os personagens conseguirem extrair tantas informações com uma simples visualização de uma figura estampada na parede, tecendo um emaranhado de pseudo-ciência intragável e enfiando-o na goela do leitor.

E assim o livro se desenrola até o final, com alguns raros momentos positivos.

Espero sinceramente que outros contos do Lovecraft me façam mudar de idéia em relação ao autor, pois do contrário o seu insucesso profissional como escritor será perfeitamente compreensível para mim.
diogo 27/01/2016minha estante
Thiago, eu ia escrever uma resenha sobre o livro, mas vi que você já tinha dito tudo que eu penso. É realmente chato e exaustivo, difícil de terminar de tanta descrição. Também me intrigou os cientistas fazerem tantas afirmações somente baseados em baixo relevos numa parede monocromática.

maria 09/08/2021

Um pouco chato
Foi o primeiro livro que eu li do Lovecraft e sinceramente esperava mais, alguns momentos do livro me empolgaram bastante, mas boa parte do livro não passou de pura enrolação. Provavelmente não vou ler outro livro dele tão cedo e caso eu leia, espero que seja uma experiência mais agradável.
astheryin 09/08/2021minha estante
puts, esse realmente não é o melhor dele. a cor que caiu do espaço e o chamado de cthulhu são bem bons.
tem um bem curtinho que é os ratos nas paredes q tbm valhe a pena

André Siqueira 17/10/2020

Montanhas da Loucura
Li as primeiras dez páginas e pensei
"Essa história não pode ter 80 páginas, é impossível segurar este ritmo por tanto tempo"
Têm 83 páginas. E ele segurou. Alguns diriam que forçosamente, talvez eu esteja entre eles. Ainda não decidi.
Descrições densas, hiperbólicas e envolventes - se você é o tipo de leitor/a que gosta de detalhes e se permite envolver vale a pena. Esteja avisado que toda a história é narrada em primeira pessoa - como quase tudo de Lovecraft - e por isso quase não há diálogo, sendo toda a narração subjetiva ([pós] modernismo, alguém?). Ademais a personagem é um cientista e o texto apresenta certa semelhança a um relato científico da época, ainda que simplificado, os termos técnicos e minúcias organizacionais abundam.

É uma fanfic de "The narratives of Arthur Gordon Pym"?
Sim, mas vá lá.

Ricardo Vinicius 16/05/2021

Nas Montanhas da Loucura.
Bem, como primeiro trabalho longo que li do H.P Lovecraft eu esperava algo com pouco mais de ação, mais horror e etc,mas acabou sendo um livro de ritmo lento em que acho que pus muitas expectativas, a história passou de um horror para horror existencial e então um Discovery History escrito, enfim,foi uma experiência média,mas satisfatória.

Mariguima 27/10/2021

Meu conto favorito do Lovecraft
Um conto de terror para o mês do Halloween. Pessoal, gostei bastante dessa leitura, foi o melhor conto que li do autor até o momento. Me surpreendeu e me deu muito medo, e eu não esperava por isso haha.
Lovecraft conta a história de William Dyer, um pesquisador que narra sua história de quando fez uma expedição de pesquisa para a Antártica. E ele adverte, irá tentar evitar qualquer outro estudo de cientistas indo para aquele lugar, por quê? O que aconteceu lá?
É um conto bem detalhado, Lovecraft entrou de cabeça na geologia e na biologia, e é até mesmo impressionante, pois parece que é a profissão do autor. O começo do conto cansa um pouco, devido à ambientação da história, como eles chegaram à Antártica, onde ficam suas bases, quais outros cientistas foram juntos... e por aí vai. Eu pessoalmente acho que esse primeiro capítulo podia ser um pouco menor, mais resumido.
Depois disso a história anda de um jeito que eu não imaginava. O grupo de Dyer se separa, e Lake vai investigar estranhas figuras marcadas no gelo perto de algumas montanhas. E ele encontra muita coisa lá, coisas inimagináveis e quando Dyer resolve ir se juntar a ele no dia seguinte, o cenário que ele vê o choca. Há mortes bizarras e desaparecimentos. Quem será que fez aquilo? As marcas parecem inumanas, ou será que foi um dos cientistas que enlouqueceu e matou todos? Sim, as montanhas são bizarras e o barulho do vento é enlouquecedor, as Montanhas da Loucura.
Dyer nos conta detalhadamente fatos que escondeu de todos, por trauma. Só quem sabe foi seu colega piloto de avião Danforth, ao qual participou dessa aventura, e desde então nunca mais foi o mesmo. Na investigação do que aconteceu a Lake e sua pequena equipe, Dyer encontra respostas ainda mais perturbadoras das quais imaginei. Será que tudo realmente aconteceu? Ou serão alucinações devido ao luto e ao frio?
Lá pelos 60% do conto, ele volta a ficar cansativo. Nesse momento me enrolei um pouco para ler, mas depois o conto segue o fluxo natural e a leitura fica mais fluida. O final foi surpreendente, perturbadoramente magnífico!!! Nesse conto há muitas referências a outras obras do autor, como ao Cthulu e ao Necronomicon, e ele dá um jeito maravilhoso de encaixar todos os monstros e bizarrices de toda a sua obra de um jeito lógico. Muito bom. Recomendo muito lerem Lovecraft, eu adoro. E esse conto é uma obra de arte, ele realmente é uma história de terror, de mistérios, de suspense, de segredos, de loucura e de bestas/monstros.
E uma curiosidade, os pesquisadores da narrativa desse conto têm uma base de pesquisa em Arkham, que foi usado como referência para o Asilo Arkham do Batman, que seria um tipo de manicômio. Ou seja, a relação existente é a loucura (?Nas Montanhas da Loucura? e manicômio).
?... e é claro que Danforth não se referiu a nenhum daqueles horrores específicos, exceto depois que sua mente começara a sugerir as leituras de outrora. Ele nunca poderia ter visto tanto em um relance instantâneo. Naquele momento seus gritos estavam confinados à repetição de uma única palavra insana, de origem muito evidente: ?Tekeli-li! Tekeli-li!?.

Diego.Rates 26/11/2020

Um excelente livro de exploração
Aprofundando ainda mais na mitologia já bem desenvolvida nos outros livros de Lovecraft, trazendo origens a diversos monstros, esse livro nos leva a exploração das inóspitas terras da Antártida. Se tornou o meu segundo preferido do autor, já que a história é bastante intrigante, envolvente e apesar de não dar muito medo, como outros contos do escritor, se destaca pela utilização de um "universo compartilhado"

Amanda 21/04/2020

Razoável
Foi minha primeira experiência com com o H. P. Lovecraft, confesso que, foi um pouco decepcionante. A escrita é maravilhosa, mas não consegui me conectar com as histórias, e pra mim, não há terror algum.

Layla.Ribeiro 30/05/2020

Eu esperei uma coisa e veio outra
Tinha um tempo que queria conhecer as histórias de Lovecraft e esse foi uma oportunidade que tive para conhecer a escrita do mesmo, livro que nos traz quatro contos, o primeiro e mais famoso dele que dá título ao livro, achei inicialmente que estava lendo um livro científico com muitas questões geológicas e geográficas começou a ficar entediante até que um determinado acontecimento bem parecido ao que ocorreu na Sibéria 23 anos depois da publicação deste livro prendeu minha atenção, porém começou novamente ficar cansativo. O escritor é muito detalhista ao ponto de se tornar uma leitura chata, ficou parecendo mais que estava lendo livro de ficção científica por pouco não abandonei esse livro. O conto os sonhos na casa da bruxa foi o que salvou este livro na minha opinião, consegui sentir o terror que o livro propõe. O que achei muito interessante no autor foi a complexidade inteligente que ele criou seus monstros, se eu assistisse uma adaptação deste livro seria mais proveitoso, porque foi muito doido terminar esse livro.
BibliodaArte 30/05/2020minha estante
Esse é um dos autores que eu quero muito ler e é mto bom saber que ele se prende aos detalhes pq eu tbm não gosto disso

Ricardo Rocha 30/08/2011

A morte é um pesadelo – profecia maldita materializada. Semelhança com Solaris, vaga. Lugar maldito, o mundo: primordialmente maldito, inaudito. Cheio de descrições necessárias do que nos cerca e não vemos e por isso enfadonhas, incompreensíveis e extremamente pertinentes quando um ser representativo desse nosso mundo não gosta delas. Ótimo sinal. Porque há de ser agradável saírmos de um ventre horrível para horrores diversos, onde sempre aparece, macabra, uma ironia: é aí, que a literatura fará sentido. O resto é auto-ajuda e similares. Quando julgamos um autor pelo seu sucesso, desterramos alguns dos maiores genios da humanidade. Pra lá de sintomático. Sucesso fazem os vampiros, os anjos e Paulo Coelho. Aí, nosso mundinho compreende.

vale ver:

Tina Medeiros 31/08/2011minha estante
As montanhas do livro devem tê-lo influenciado: uma loucura isso de 'ser agradável sairmos de um ventre horrível para horrores diversos'... :)
Mas, gostei. Da resenha e do vídeo. Me deixaram curiosa. E, já que nunca li Lovecraft, taí um bom começo.
Abs.

julia.roberta 03/04/2021

Frustrante
Cento e cinquenta e poucas páginas da MESMA coisa.
Exatamente, o livro não sai do lugar. É uma história que poderia ter sido contada em talvez 70 páginas (detalhadamente!)... Toda hora eu pensava AGORA o negócio vai pegar... e NADA. Muito frustrante.

O grande problema pra mim foi o narrador, a escrita cansativa, a única visão de um só personagem o livro inteiro, a falta de diálogo, de ação. É uma história completamente descritiva e que ao mesmo tempo não te conta NADA.

Acredito que tinha muito o que dar certo se tivesse sido melhor contado. A ideia de uma descoberta histórica de seres super primitivos, que vão totalmente além do que o ser humano jamais imaginou e ainda a exploração de suas ruínas é sim interessante, se bem trabalhada, mas não foi o que aconteceu. Em alguns momentos senti como se estivesse lendo um diário de bordo.
Sinceramente, eu desanimei pra ler outras do Lovecraft, um autor que falam tão bem! Talvez tenho errado por onde começar a ler, mesmo assim, vai demorar um pouco pra eu dar uma chance.

Duas estrelas porque a ideia inicial é boa, como já disse. Então vou considerar a boa intenção e a escrita que é excelente. ?
Rodrigo 30/07/2021minha estante
Sou obrigado a concordar,o começo promete um troço estilo The thing,mas fica só na promessa,muito maçante,fica divagando demais em detalhes técnicos e a trama que é bom nada