Labirinto de mil corações mudos

Labirinto de mil corações mudos Fabio Gimovski

Resenhas - Labirinto de mil corações mudos

Dose Literária 30/10/2013

Labirinto de Mil Corações Mudos - Fabio Gimovski
Desenvolver uma história de fantasia não é tarefa fácil, requer pesquisa, conhecimento acerca de diversas culturas, uma mente muito criativa, argumentação nos pequenos detalhes para tornar a leitura crível e transpor o leitor na atmosfera de um mundo inventado, utópico, paralelo, imaginário.
Eu sou suspeita para falar, fantasia é um dos meus gêneros preferidos na literatura, e quando tive a oportunidade de ler Labirinto de Mil Corações Mudos, que só pelo título me despertou um profundo interesse, muito bem escrito pelo paranaense Fabio Gimovski – e quando digo MUITO BEM escrito, é porque além de ter superado as minhas expectativas, tornou-se uma das minhas histórias preferidas da literatura contemporânea nacional – e lançado pela Editora InVerso.

Gimovski possui o dom da escrita! “Suas palavras trazem apenas o reflexo do que seus olhos viram e sua imaginação condensou em histórias para contar.” Isso é notório em cada capítulo, cada passagem, na criação dos personagens, nas ilustrações, em cada descrição de ambiente, do inicio ao fim do livro, e eu aqui nesse impasse para falar de um livro que amei com todo o coração, mas me esforçando ao máximo para ser imparcial, porque quando gosto muito de uma obra tenho dificuldades para falar dela sem exagerar nos predicados.
Vemos atualmente diversos lançamentos, diversos gêneros para inúmeros gostos, mas sinceramente, são poucos os que me cativam como Labirinto de Mil Corações Mudos o fez, e que orgulho poder dizer que história tão rica como esta foi desenvolvida por um brasileiro que viajou o mundo inteiro sorvendo a essência cultural de cada lugar visitado, para a construção deste mundo mágico. Continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/10/labirinto-de-mil-coracoes-mudos-fabio.html

Lina DC 03/07/2014

"Labirinto de mil corações mudos" é narrado em terceira pessoa e traz personagens apaixonantes. O livro é dividido em doze capítulos, onde cada capítulo representa uma hora e apresenta a história de um dos protagonistas.
No primeiro capítulo "Primeira hora - Véus e Corações" conhecemos Licaeus, um ser etéreo, o vento. Uma de suas responsabilidades é observar véus. Licaeus é uma entidade muito antiga, e graças a isso, tem uma rica história onde teve erros e acertos. Em determinados momentos de sua existência, ele escuta uma "voz", que o deixa em dúvida de sua sanidade. Como seria possível escutar algo com um intervalo tão grande de anos?
Em "Segunda Hora - O círculo de Ísis" o leitor é levado ao Palácio Escarlate do rei de Kadmirra, onde o casal real, Baltazar e Magdala, finalmente realizam o sonho de se tornarem pais, graças ao nascimento da pequena Sofia.
Sofia é um bebê especial. Tão especial que Saboni, a alta sacerdotisa da Ordem do Círculo de Ísis vai pessoalmente conhecê-la e afirma que a criança terá um papel importante a ser desenvolvido na Ordem.
Vinte anos se passam e Sofia é uma linda jovem prestes a ingressar na Ordem do Círculo de Ísis. Enquanto isso, vive no castelo com os seus pais e também com o Senhor Lao, um astrólogo do reino e explorador dos mistérios do Universo.
Em "Terceira Hora - A canção de Sibila" somos apresentados a um dos ventos mais antigos do mundo, a Brisa da Terra Sagrada, Sibila. É ela que irá conversar com Licaeus e contar sobre as lendas que envolvem tudo o que é mais antigo.
A partir desse momento no livro, as histórias começam a se cruzar e a desenvolver uma trama incrível. João, o revelador é o guardião das vidas no labirinto. Um homem que tem uma história triste e ao mesmo tempo apresenta uma pitada de esperança pelas segundas chances.
Descobrimos o papel importante que os espíritos das florestas assumem ao se envolver com os protagonistas, assim como Cipriano, um viajante e Salomão, um brilhante arquiteto.
A obra é ricamente preenchida com personagens extraordinários e interessantes, como as Dakinis e seu papel no equilíbrio da história da humanidade.
O autor conseguiu criar um enredo onde cada personagem é importante e suas ações tem um grande peso nos acontecimentos seguintes.
A escrita é ritmada e até mesmo melódica. A maneira como a trama foi dividida, as reflexões e ensinamentos passados, tudo enriquece o conteúdo.
Uma história com uma pitada de fábula, mas que fala do encontro de almas, romance, de perdão e de assumir responsabilidade pelos seus atos.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. No texto existem lindas figuras que combinam com as descrições dos personagens e de momentos da trama.

"Aquele que conhece o desejo da alma, conhece, também, o código para decifrar os símbolos da vida. A chave que te trará de volta do caminho tortuoso que percorreste está ao teu alcance, aguardando o teu despertar". (p. 63)