Economia sem Truques

Economia sem Truques Bernardo Guimarães

Resenhas - Economia sem Truques

Rafa 08/01/2022

Foi um livro que li para uma disciplina da faculdade - aquelas disciplinas que não são o ponto central da sua graduação, mas são importantes para sua formação, sabe?
Para mim, o livro ficou dividido entre um ponto positivo muito forte e um negativo muito forte também.
Ponto positivo: o livro ensina os princípios básicos da economia de uma forma MUITO acessível - você realmente aprende lendo ele, como se estivesse na sala de aula, mas de forma mais lúdica. Deveriam haver mais livros que tornassem o conhecimento mais ao alcance das pessoas assim!
Ponto negativo: achei que o livro tenta propor "soluções" muito superficiais em questões que envolvem múltiplos fatores - não só o fator "econômico". Quando a gente estuda a sociedade, seja do ponto de vista da economia, da psicologia, das ciências sociais, da política etc, a gente não pode esquecer que as pessoas e as sociedades são objetos de estudo complexos, e entende-la e tentar resolver problemas que a envolvem não é simples, e envolve várias áreas do conhecimento. O livro peca um pouco ao não instigar o leitor a procurar conhecer os problemas sobre outras óticas.

RafaelCCorrea 29/06/2021

Leitura descomplicada
Li por indicação e acabei devorando em poucos dias. Leitura muito agradável! Os autores utilizaram exemplos fáceis para explicar assuntos complexos. Leitura obrigatória para quem não entende muito mas quer se aprofundar no assunto.

Jeffinho 04/12/2008

Ótimo!!!
Este livro aborda economia de uma forma impressionante!! Tudo é exemplificado através de situações de nosso cotidiano, com uma linguagem clara e de fácil entendimento. Vale a pena a leitura!!!

Tarcísio 20/07/2010

A realidade é que, apesar de não fugirem ao que prometem, o livro se mostra bastante confuso, chegando a ser "bagunçado". O mesmo tema é tratado em vários capítulos, retomando muitas vezes tópicos já demasiadamente citados. Há citações de assuntos em um capítulo, dizendo que serão desenvolvidos posteriormente. Isso torna a leitura cansativa, sem uma linha lógica de raciocínio. Os exemplos usados são realmente interessantes, mas cabem mais como curiosidade do que para fixar as idéias.

Creio que os autores exageraram no grau de informalidade. Obviamente é interessante que surjam obras que tratem de temas como Economia de uma forma leiga. Mas existem coisas que não combinam muito. Economia é uma área que necessita de alguma base teórica para que as coisas se encaixem. Exemplos e explicações podem até contribuir de alguma forma para o conhecimento das pessoas, mas no final a sensação é que não se aprendeu nada de diferente.

O livro é muito curto, com poucas páginas. Penso que um pouco mais de conteúdo teórico não iria lhe fazer mal. Ajudaria na compreensão e realmente traria algum aprendizado ao leitor. Não sei qual exatamente foi o público almejado pelos autores. Pessoas que são acostumadas a ler (livros, jornais, revistas, etc) terão a tendência de achar o livro amador demais.

Resumindo, se você tiver tempo de sobra e uma graninha disponível (o preço do livro não é alto) até vale a pena. Mas tem coisa muito melhor disponível.

Ciceli 10/06/2009

Novos paradigmas...
Para pessoas leigas em economia como eu, certamente esse livro é uma boa ferramenta que ajudará a enteder melhor a realidade e também a reduzir a quantidade de vezes que somos iludidos por economágicas. Só achei que a linha lógica entre os capitulos é um pouco tênue, mas ainda sim vale a pena...

Lucas 20/05/2015

Economia aplicada a vida prática
Gostei muito do livro. Economia aplicada ao dia a dia, ao que todo mundo vê acontecendo na sua frente e sem termos complexos de jornal. Entre outras coisas é explicado, com contexto econômico, o impacto da meia entrada para estudantes, do salário minimo, do excesso de trabalhos manuais, sistema de preços, governo excessivo, lei da oferta e demanda e até a legalização das drogas. O texto é claro e o livro traz vários exemplos práticos. Confesso que repensei muitos paradigmas enraizados na cabeça desde pequeno, aquela coisa de que o governo magicamente resolverá todos os problemas através de leis e que o mercado capitalista é sempre opressor e procura somente a exploração desmedida de tudo e a todos.

Paguei R$ 6,00 em uma promoção da Amazon e o livro valeu cada centavo gasto. Leitura recomendada.