O Significado Psicológico dos Motivos de Redenção nos Contos de Fada

O Significado Psicológico dos Motivos de Redenção nos Contos de Fada Marie-Louise von Franz




Resenhas - O Significado Psicológico dos Motivos de Redenção nos Contos de Fada


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Natalia 16/10/2022

Necessário
Nesse livro, a autora traz análises a partir de contos não tão conhecidos e fala sobre a evolução dos contos e os impactos no mundo do real em nossas vidas. De forma leve e profunda, consegue significar estrutura e comportamentos psíquicos a partir da interpretação de contos de fada.
comentários(0)comente



Suzana Mendonça 07/11/2022

Instigante
A obra trata sobre arquétipos que perpassam diversas sociedades ao longo do tempo, fundando análises da psique humana por meio de contos de fadas. Leitura que gera reflexões acerca do comportamento humano
comentários(0)comente



Anjo Futurista 28/04/2024

Experiência do sujeito enquanto leitor.
Eu era um antes depois deste livro me tornei outro. É tipo de livro que modifica o leitor, digo isto como sujeito que sofreu mudanças após a experiência com esa obra. Por tratar-se uma obra sistemática, é o tipo de leitura que o leitor só segue, e vai indo.
Ainda acrescento que o ponto chave desta obra é elucidar o leitor quanto a observação de contos de fadas, que tbm serve para outras narrativas fictícias sobre o erro em enxergar aspectos da psique nas personagens, a autora alude que as personagens de contos e mitos não são humanos, mas senão arquétipos com características únicas e invariáveis. Como sujeito com a capacidade de apreender, estou adorando aplicar esse conhecimento em obras cinematográficas.
comentários(0)comente



ascensao.literaria 17/06/2024

O significado psicológico dos motivos de redenção nos contos de fadas ??????

Este foi o meu primeiro contato direto com a obra de Marie-Louise Von Franz, analista, pesquisadora, escritora e importante colaboradora do trabalho de Carl Gustav Jung. Este livro traz transcrições de uma série de conferências realizadas pela autora, onde ela analisa o significado psicológico de um tema recorrente nos contos de fadas: a redenção.

Antes de tudo, é importante compreender que os contos de fadas, assim como as histórias das mitologias, são frutos do imaginário humano, expressões do inconsciente. Von Franz explica na primeira conferência que à psique humana possui características estruturais básicas que produzem materiais comuns a toda a humanidade, entendemos por isso o funcionamento do inconsciente coletivo. Esses materiais geralmente se expressam na forma dos contos, lendas e mitos, que apresentam simbolismos frequentemente observados, por exemplo, nos sonhos.

A análise de Von Franz consiste em identificar o que esses conteúdos presentes nos contos de fadas significam psicologicamente e como eles podem auxiliar o analista na condução do caso de seu analisando.

Pelo que entendi, a redenção, numa perspectiva psicológica, significaria a cura ou a libertação do indivíduo que sofre de alguma doença, sintoma ou problema. Em um conto de fada, uma pessoa pode ser enfeitiçada. Em termos psicológicos, o feitiço pode significar que a psique está danificada ou que alguma parte foi afetada. A interpretação dos meios redenção (cura, libertação, quebra de feitiço) nos contos, expressos pelo inconsciente do indivíduo, podem auxiliar na condução do processo de análise. Alguns dos motivos de redenção analisados são: o banho, a luz, a troca de pele e comer flores.

Para uma primeira leitura desse tema, achei que foi muito produtivo. Não é um livro simples, principalmente se você não tiver leituras prévia de psicologia analítica. Entretanto, Von Franz tem uma linguagem didática, o que facilita a compreensão. Gostei muito do tema e estou ansiosa para ler mais da autora.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4