The Republic of Pirates

The Republic of Pirates Colin Woodard

Resenhas - The Republic of Pirates

Igor13 24/10/2018

Quando a realidade é mais interessante que a ficção
Mais um livro que não li, mas ouvi no sistema de áudio do site Audible.com da Amazon americana.

O autor foca nos 'anos dourados' da pirataria (entre 1715 e 1717, aproximadamente), que dizem respeito aos piratas 'independes'. Isto é, aqueles que não eram privateers (com autorização dos reis para saquear navios de outras nações em guerra). Esses 'independentes', não por acaso, são os personagens que inspiram os filmes, desenhos animados, jogos e toda sorte de merchandising. Indivíduos como Barba Negra (Edward Thatch), Benjamin Hornigold, Stede Bonnet, Samuel Bellamy, Charles Vane, Calico Jack e, sua companheira, e talvez uma das personagens mais interessantes, Anne Bonny,

Pontos positivos:
1) O autor inicialmente contextualiza o que acontecia no mundo e Caribe no século XVII e início do século XVIII, para que possamos entender as motivações e ‘pano de fundo’ da pirataria como um todo. Foca depois especificamente nos personagens mais ‘interessantes’ por serem completamente independentes e não alinhados a nação alguma. Obs: pessoalmente não sabia que a pirataria era uma prática tão amplamente praticada por todo o globo naquela época. O estudo da pirataria de modo geral abrange muitos outros livros;
2) A cronologia dos fatos é interessante e há certa emoção em algumas passagens. Percebe-se a tentativa do autor de escrever um livro atraente.

Ponto negativo:
1) O autor parece se perder em alguns momentos. Ele tenta conectar estórias que se desenrolam simultaneamente sem muito sucesso. Em alguns momentos ficamos perdidos e sem entender como de fato terminou algumas tramas. Na tentativa de ser conciso, certas passagens, ficam incompletas. Por causa dessa ‘falha’ foi que dei 4 e não 5.
Acho que o livro será muito bom para quem for iniciante no assunto, pois ficará com curiosidade de ler mais sobre outros privateers daquela época, como que foram muito bem sucedidos, como Henry Avery e Henry Morgan.

Obs: há outros livros que descrevem a vida de diversos piratas da época.