Hopeless

Hopeless Colleen Hoover

Resenhas - Hopeless

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Helenapessoa 13/11/2020

Hopeless é um livro perfeito pra sair da ressaca. A história é envolvente e os personagens são reais. Ainda é clichê em relação ao romance em algumas partes, mas acho válido a forma que o amor é abordado: é necessário estar bem sozinho, mas sempre é bom ter alguém que te amo ao seu lado te dando forças (nesse caso Holder).

Achei muito interessante a maneira que Collen aborda a maneira que traumas (principalmente na infâcia) causam e a forma como as pessoas podem lidar de diversas maneiras diferentes.

Eu realmente gostei mais do livro por conta do crescimento da Sky, e não pelo romance em si (convenhamos que é bem clichê ou seja, meio irritante).

Enfim, a leitura em inglês é muito tranquila e fluida. Recomendo o livro para aqueles que gostam de romance, principalmente.

Carolina 25/05/2013

Confiar que escrever alguns parágrafos é o suficiente pra resumir o que Hopeless fez comigo é o mesmo que mentir, pois a experiência é única e eu a recomendaria pra qualquer um.

Hopeless já me chamou a atenção pelo nome, e quando li o prólogo eu soube que a promessa era grande.

O livro conta a história de Sky, 17 anos, educada em casa, alheia a qualquer tipo de tecnologia, adotada e bastante conhecida por ficar com muitos garotos. O que ninguém sabia é que ela usava disso como válvula de escape, porque no final das contas ela não se sentia atraída por nenhum deles, o único sentimento alcançado era o de entorpecimento, e era o que ela buscava. Sua vizinha, e melhor amiga, Six, a ajuda a convencer sua mãe adotiva a deixá-la estudar o último ano do ensino médio em uma escola pública, mas o problema é que Six ia para o exterior fazer um curso e Sky teria que enfrentar a escola sozinha. E, como todo romance adolescente, inusitadamente, ela acaba conhecendo Dean Holder, também conhecido pela sua má reputação, que vai mudar completamente seus sentidos, sendo o primeiro cara por quem ela se sente atraída (e muito atraída).
A partir daí os dois começam a desenvolver um relacionamento e Hopeless toma um rumo impressionante, assustador. No início pensei que seria somente mais isso: um romance adolescente sobre a menina nova na escola que se apaixona pelo cara que tem uma má reputação, MAS NÃO! Hoover entra em um tema extremamente difícil, delicado, complicado, e o transforma numa história onde passado e presente estão ligados por muito mais do que as memórias que Sky as vezes retoma nos seus sonhos. Angustiante e dilacerante são dois adjetivos que se encaixam pra descrever (mesmo que pouco) as páginas de Hopeless, pois quando passamos a entender o que a história quer nos dizer, mesmo sem querer acreditar, é assim que nos sentimos: angustiados, dilacerados, igual aos personagens.

Um dos pontos mais fortes do livro, na minha opinião, é a realidade e o tanto que o sofrimento é verdadeiro, tangível, e como Sky e Holder lidam com isso, sem mascarar a dor, sabendo que ela é duradoura e recorrente. A revelação do livro é incrível, e digo que me apaixonei pela escrita de Hoover, que poetiza cada mínimo detalhe, cada mínima frase e ação. Além de tudo isso, ela traz uma história de amor que vai além do que imaginávamos ao começar a ler. Holder e Sky são atraídos por algo que nem eles mesmos entendem, e o sentimento de certeza que transparece dos dois é lindo.

Acima de tudo, Hopeless não é somente uma história de amor, é uma história de mentiras, de verdades, de sofrimento, de dor, preconceito, sobrevivência! E sentimos tudo isso ao ler! Sky e Holder literalmente quebraram meu coração, mas foi necessário para depois eles poderem curá-lo de volta.
5 estrelas é pouco pra avaliar Hopeless, chorei quase o livro inteiro, é lindo, lindo, lindo, e se eu pudesse, agradeceria a Colleen Hoover pessoalmente por ter escrito algo tão bonito.

(Existe um segundo livro, Losing Hope, sob o ponto de vista do Holder com publicação esperada para Julho de 2013.)

“I want you to keep them open...because I need you to watch me give you the very last piece of my heart.”

Murilo 17/01/2021

A primeira metade de Hopeless é algo lento e entediante. Achei o começo, quando é apresentado os personagens e o início da história, parado e desinteressante, até mesmo pensei em desistir. Quando essas histórias vão se desenrolando e se ligando, o livro se torna algo extremante interessante o qual não quis mais largar. É um livro com muitos gatilhos, ler algumas lembranças da Sky me deixou muito mal. Gostei da forma que a autora tratou de um assunto muito importante presente na sociedade. Por outro lado, odiei toda a romantização de um relacionamento com diversos abusos. Em geral, não recomendo o livro.

francis31 15/03/2021

um psicólogo. todo mundo nesse livro precisa de um psicólogo
primeiro: eu perdi a conta de quantas vezes as palavras slut, whore e bitch foram mencionadas nesse livro. e a única coisa que consigo pensar é: sério, colleen hoover? pra alguém que geralmente escreve personagens tão inteligentes, fortes e até feministas, isso me incomodou bastante.

segundo: rivalidade feminina por causa de homens é uma coisa tão ridícula, principalmente pela maneira como ela foi abordada nesse livro. de um jeito nojento. uma garota de dezessete anos sendo odiada e chamada de vadia por toda a escola para ZERO fins? é algo que acontece, mas autora não escreveu isso por ser algo que acontece, parece que ela escreveu pelo bem do drama, do exagero. de um jeito ruim e sem aprendizado.

terceiro: será que podemos falar também sobre como coisas realmente TRAUMÁTICAS acontecem nesse livro (estupro, abuso de menor de idade, violência, ataques de pânico/ansiedade, PERSONSAGENS PRESENCIANDO SUICÍDIO) e NEM UMA UNICA VEZ ajuda profissional foi mencionada? adolescentes com um trauma tão grande precisam de apoio familiar e de amigos e de alguém importante, mas eles também precisam de um PROFISSIONAL.

quarto (e quoto da amiga que estava lendo comigo): eu penso muito na colleen hoover sentada na paz do lar dela pensando: deus meu, como posso incluir 1% de representatividade no livro? que tal melhor amigo gay chaveirinho que vai aparecer quatro vezes na historia inteira!!! genial!!! vão adorar. viva aos lgbtq+ ?? um povo animado

quinto: *respirando fundo* fora isso, o livro em si é ok. é um tema delicado, mas não posso dizer que foi totalmente mal abordado. eu não sei dizer se gostei do final, mas isso é uma opinião pessoal.

não gostei tanto dos dois protagonistas e também não senti tanta química neles. o inicio do livro foi HORRÍVEL de engolir porque parece que ela enfiou tudo muito rápido e sem sentido nas primeiras páginas só pra chegar no "ápice" e isso me desanimou demais.

ps.: karen, única personagem possível.
ps.: FINALMENTE ela vai ver TV.

Amanda.Tavares 24/12/2020

Essa autora é muito boa, mas sinto que esse deve ter sido um dos seus primeiros trabalhos, pois já li coisa muito melhor dela.

Yasmin 29/04/2022

Minha primeira aventura no mundo da Coho que reli 7 anos depois, e todos os sentimentos são os mesmos, tristeza pela sky e pelo Holden, felicidade é euforia de um novo amor, a gente sente tudo de novo e isso é incrível..

bendtherules 15/03/2021

[english]
AVISO: esse livro contém gatilhos de estupro, abuso de vulnerável, bullying, ataques de pânico, violência.

dito isso, esse livro é extremamente problemático.
há um tempo atrás, vi uma discussão sobre como a colleen menospreza ajuda profissional em seus livros, e de cara admito que não percebi isso, mas durante a história era notável.
a personagem principal sofreu com traumas inimagináveis, teve sua vida completamente mudada de um dia pro outro, e ela se recuperou do nada? não teve anos e ajuda nisso, ela simplesmente teve em si que estava resolvida e se resolveu, e nada é mais fora da realidade que isso. a colleen, como uma escritora que afirma que fala sobre a vida real, deveria saber o quão importante é a terapia, e que pessoas normais não se recuperam de traumas tão facilmente, sem qualquer ajuda. acredito que ela levou o termo "heroina" ao pé da letra, dando super-poderes a sua personagem.
ademais, a forma como o holder foi retratado como um principe encantando me deixou enojada. claro, de início ele tem uns problemas comportamentais, mas depois o homem vira um representante do quebrando o tabu, repleto de conselhos para todos os momentos e frases vazias.
além disso, o breckin e a six parecem que foram encaixados apenas pra encheção de linguiça: ele como o gay chaveirinho, e ela como a "puta" totalmente diferente da pp mas que não é julgada pela mesma (que é claro, é um anjo imaculado diferente de todas, e sofre bullying delas.)
enfim, já me alonguei demais em alguns pontos então irei apenas citar o resto:
?a química forçada entre os pps
?o clichê de garota diferente de todas
?o uso excessivo de palavras pejorativas

enfim, não é pessimo, possui assuntos delicados mas que necessitam ser abordados, mas poderia ser melhor.

ps: karen, você é a minha protegida e a única possível

Isa 10/05/2022

Fui totalmente surpreendida, que leitura incrível, a delicadeza e o cuidado que a Colleen tem para tratar de assuntos como abusos em seus livros, te leva a realmente refletir e sofrer junto com as personagens.

Aninha 16/05/2023

Speechless
Se eu puder te dar um conselho antes de ler esse livro é: se prepara, é um livro pesado, com gatilhos e que vai te deixar em lágrimas. Eu também não esperava a virada de chave que esse livro teria!

Sofia 22/04/2023

Hopeless
O quanto eu gostei deste livro não está escrito, plot a trás de plot sem dúvida um dos melhores da ? colleen Hoover. Li em inglês e acho que é um livro muito bom para quem quer começar.
Vamos acompanhar a história da Sky Davis uma adolescente que cresceu sem internet , sem televisão e que foi educada em casa, no último ano do ensino médio ela vai frequentar a escola e é quando ela conhece Dean Holder que a sua vida vai mudar para sempre.
As memórias do seu passado vão vir ao de cima, e mesmo holder esconde segredos?
Quando a verdade vem à superfície a Sky vai ter de reunir os seus pedaços e aprender a confiar de novo. A única forma de ambos corarem as suas cicatrizes é ?enfrentando o passado juntos
(+16/18) é um livro com temas pesados recomendo verem os gatilhos antes de lerem se forem sensíveis
5?

Katharyna 23/09/2020

Wow!
Meu Deus, o que foi isso que eu li?
Sei que o livro já é antiguinho, mas eu tava completamente por fora da trama, e ainda bem!
Achei que estava lendo apenas um romance adolescente, quando fui me deparando com acontecimentos estranhos e a história começou a tomar um rumo completamente inesperado.
Amei!

Anna Laitano 19/02/2020

Por que abandonei a leitura?
Geralmente, eu não resenho livros que abandonei porque acredito que, tendo abandonado, não tenho a visão completa da obra e, sendo assim, não me sinto confortável de opinar.

Mas Hopeless é um caso diferente. Não abandonei o livro por achá-lo tedioso, ou por questões de gosto pessoal. Tanto que, aliás, tentei ler há anos (2016, se não me engano) e até hoje não conseguir dar outra chance.

Antes de mais nada, vale mencionar que o que vou comentar é sobre as sessenta e poucas páginas que consegui ler. Não sei se há um motivo ou redenção para o que citarei, então tenha isso em mente, por favor.

Bom, sabendo que a autora é aclamada pelo público, achei que Hopeless parecia uma boa forma de conhecê-la. E, veja bem, serei justa: O ritmo da escrita é bom, flui facilmente -- mas este talvez tenha sido o único mérito, até onde li. Porque comprar este livro foi uma péssima escolha.

Então, aqui vai a lista dos porquês eu recomendo... Que você CORRA deste livro.
(Nota: os dois últimos são os mais graves)

1) Slut-shaming. Sky poderia ter sido uma protagonista ótima, desafiado o padrão social imposto às personagens femininas. Mas, talvez por medo de ousar, o resultado se tornou desastroso. A autora se esforça em enfatizar que sua personagem não é uma "slut", demonstrando claramente que sê-lo seria um problema, uma falha de caráter. Tudo bem, isso não reflete, necessariamente, o que a autora pensava (e, principalmente, o que pensa atualmente, pois estamos em constantes mudança e evolução). Mas é incômodo o quanto ela faz questão de reforçar essa ideia nos primeiros capítulos.

2) Desvalidação de quem não sente atração sexual e/ou romântica. Sky sente medo no começo, porque nunca sentiu atração por nenhum dos caras com quem ficou e considera isso como algo "anormal" e que precisa ser corrigido. Novamente, sim, o livro é de 2012 e talvez a autora nem conhecesse o espectro ace/aro, mas é muito ruim (e prejudicial!) ter essa ideia martelada novamente, sobre uma minoria tão apagada.

3) "If you get Mr. Declare for math, sit in the back and don't make eye contact. He loves school girls, if you know what I mean. Or, better yet, sit in the front. It'll be an easy A."

Há muitos problemas no mero trecho acima.

Primeiro, a indicação de Six, para que Sky aproveite as tendências pedófilas do professor (?). Pedófilas, sim, pois as garotas ainda estão no Ensino Médio, e nos EUA a idade de consentimento é 18. E mesmo que haja variações em alguns estados, onde a idade cai para 16, o mais aceito, em termos gerais, ainda é 18 mesmo... E, de toda forma, ele é professor e, portanto, a questão de hierarquia/poder já é problemática por si só!

Também há a implicação de que a ALUNA deve se sentar longe e não olhar para o PROFESSOR, reforçando a ideia de que a mulher tem que se esconder, ao invés o cara procurar tratamento psicológico, ou sei lá.

Ou seja, fuja do professor ou potencialmente se coloque em risco...?

4) Bullying. Ok, isso pega na linha do slut-shaming também. Mas, agora, além da própria protagonista, todos da escola se sentem no direito de zoá-la pelo histórico de namorados que ela teve, sem sequer se dar ao trabalho de conhecê-la além dos boatos. Mais do que bullying, isso é machista; ninguém questionaria um homem por "pegar todas".

5) Estereótipo de "loira (linda, atraente e) burra". Ugh. Já não superamos isso há anos?

6) Stalker. É aqui que as coisas passaram muito do limite para mim. Porque, mesmo sem conhecer Sky, Holder a encara ferozmente, a segue pelo estacionamento, exige saber o nome dela, coloca a mão na porta do carro para impedi-la de sair... Tudo isso mesmo ela demonstrando que não está interessada/quer ir embora/não quer dizer o nome. Meninas, se o cara fizer isso com você na vida real, dê um chute, grite e corra! Não há NADA de legal ou sexy ou o que quer que seja. Isso é problemático. É assédio.

7) A ideia de que "se o cara é bonito, dane-se o fato de ele se comportar de forma abusiva". NÃO, apenas não! Mesmo Sky reconhecendo que Holder age como um stalker e que teria medo em outra situação, ela continua próxima dele. PORQUE ELE É BONITO. Sério, isso não é apenas superficial, como é altamente preocupante. Que tipo de mensagem é esta?!

Espero sinceramente que no decorrer do livro esse padrão de relacionamento entre os dois tenha mudado e eu apenas não tenha sido forte o suficiente para persistir até essa parte... Porque, até o ponto em que li, ele agia de forma controladora e assustadoramente obsessiva. Caso o relacionamento dos dois tenha seguido as linhas que apresentou no começo, ficarei seriamente preocupada com a média alta e aclamação de um título tão problemático.

Mas, no fim, acho que o enredo fez mesmo jus ao título: Hopeless... Ou no Brasil, Um Caso Perdido.

Vic 31/01/2022

5??
Dramático e perfeito. CoHo tem talento qnd se trata de nos fazer chorar arrancando os cabelos e dps sorrir e rir demais da conta. Quarto livro seguido que leio dela e nao consigo parar kkk

Vitória.Luiiiza 22/05/2020

Amei o início para o meio, quando a Sky tá conhecendo o Holder, mas depois fica muito dramático. Porém, mesmo assim tem um final que eu não esperava

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6