A Grande Depressão Americana

Resenhas - A Grande Depressão Americana

Bruh 19/11/2022

Utilidade Pública
Utilidade Pública

Tudo que você aprendeu na escola, sobre a crise de 29 existem um pequeno equívoco. Geralmente, quando você aprende sobre o crash da bolsa, os professores ou ao menos o conteúdo exposto no livro didático diz que a crise se deu pela especulação na bolsa, desigualdade, sub consumo e superprodução, e isso só ocorreu pela falta de intervenção do estado. Mas esse livro tem o papel de explicar os motivos da crise de 29 e como o buraco é muito mais embaixo.

O autor começa explicando uma teoria econômica, depois vai destrinchando alguns argumentos utilizados por outros economistas pelas causas das recessões e mostra suas falhas. No decorrer do livro, entra no processo histórico do que ocorreu na década de 20 e como o presidente Hoover não tinha nada de liberal, mas que era um grande intervencionista e como essas intervenções geraram uma das maiores crises econômica.

Elton.Oliveira 14/09/2022

Livro avançado mas compreensível
O livro é bem detalhado, destrinchando bem a economia e os indicadores q justificaram de uma forma enfática as razões da depressão.

O texto foi um pouco avançado para meu conhecimento em economia mas nada q não me deixasse tão perdido .... Sempre mostrando tabelas, gráficos , comparativos...

A idéia central foi apontar os erros do então presidente Hoover ao tentar tirar os EUA da crise ... Medidas desnecessárias , interferências na livre economia forçando um caminho q era pra ser natural !

Apesar dos pesares ... Tive bons aprendizados no livro de Murray ! Recomendo pra quem realmente é da área ou tem interesse sobre economia e mercados financeiro !

Henrique.Tancredo 24/09/2017

1929 - Marcado pelo estado
O livro é ótimo, preciso e lógico. Segue a tradição austríaca de que a teoria deve explicar um fato histórico, e não o contrário. A teoria austriaca dos ciclos econômicos explica perfeitamente o que aconteceu em 1929, por mais que nega-se a verdade.
Percebe-se que Rothbard, não satisfeito em apenas apontar o resultados de uma política inflacionista, ele anula todo e qualquer argumento que identifica a crise de 1929 como consequências do Livre mercado.
Em vista as políticas adotadas e persistência do meio político em distorcer o meio econômico, ainda que na depressão, só prolongou e piorou a mesma, fazendo com que a população (aglomerado de indivíduos daquela época e nação) paguem pelos atos do burocrata.
Ainda há quem defende a existência do estado, uma pena.

Matheus.Augusto 04/09/2015

Excelente tema... Mas não o autor
Anarcocapitalistas/libertários costumam ter uma visão meio louca do mundo... Rothbard é um. Mas não vem ao caso; ignoremos as críticas às políticas friedmanistas ou aos reaganomics.

Não é um livro lá muito acessível, mas é excelente para quem quer buscar uma visão não-keynesiana da Grande Depressão. Recomendável a pessoas que já entendem de economia, ou que vão se empenhar em estudar sobre o que o autor fala - e não levar Rothbard a sério, ancaps são loucos.

Luiz Correa 15/07/2014

Interessante
O livro conta diversos fatos para comprovar que a crise de 1929 não foi culpa do Liberalismo/Livre Mercado. Para mim que sou leigo a leitura foi bem difícil, tive que parar por diversos momentos para contextualização. Pretendo ler novamente depois de ter mais embasamento.

Abaixo um link com um artigo que pode ser util para quem pretende ler o livro.