Fundamentos da Engenharia de Requisitos

Fundamentos da Engenharia de Requisitos Klaus Pohl...

Resenhas - Fundamentos da Engenharia de Requisitos

Hilde 23/01/2019

Um livro objetivo
Para quem deseja fazer o exame do cpre ou quer ter conhecimento sobre engenharia de requisitos esse livro é o que voce precisa.
Emerson.Andrade 03/05/2019minha estante
Sabe como faço para conseguir um exemplar? Ebook mesmo, tem algum site que disponibiliza de forma gratuita?

Marina 10/06/2019minha estante
Também estou atras do livro e não encontro!

Wagner.Silva 12/01/2020minha estante
O Presente livro so pode ser adquirido, quando comprado junto com o treinamento na - tm treinamentos: https://www.tmtreinamentos.com.br/treinamento-preparatorio-para-o-exame-de-certificacao-cpre-fl-livro, ou por esse aqui: http://r-sabino-cursos.com.br/conheca-cpre-fl/, que indico pra todos que queiram fazer a prova de certificação com mentoria.

Fabio L. S. 08/06/2014

Boa introdução da Engenharia de Requisitos
Apresenta os principais tópicos de Engenharia de Requisitos de forma direta e objetiva. É uma versão compacta do livro do Klaus Pohl (Requirements Engineering de 2011), com um capítulo adicional sobre ferramentas.

Como o livro é a base para uma certificação, percebe-se o esforço de apresentar o consenso da área de Engenharia de Requisitos de uma forma isenta. O que torna o livro interessante é que isso é feito de uma forma adequada e objetiva. Ainda assim existem algumas questões discutíveis. Talvez a principal seja a definição dos tipos de modelos de requisitos, divididos em metas, casos de uso e requisitos de sistema (inadequadamente chamado de "tipos de requisitos" na página 87). Outro ponto discutível é definir meta apenas como parte do modelo de meta – o mais adequado seria apresentar esse conceito junto com a definição de requisitos (concordo que ainda há discussões sobre a relação entre requisitos e metas).

De qualquer forma, é um bom livro introdutório de Engenharia de Requisitos. Existem outros livros recentes que tratam o tema com maior profundidade, como o próprio livro do Pohl, o livro do van Lamsweerde, o livro da Robertson e do Robertson e o livro do Wiegers (a 3a edição com a Betty). E um último comentário: a diagramação, a formatação e as figuras da versão em português não são boas – não sei se isso é só da minha versão, que foi entregue no RE 2013.