O mago e o mendigo

O mago e o mendigo Nazareno Tourinho

Resenhas - O mago e o mendigo

Guilherme Ramos 28/04/2019

Surpreendente !!!

A estória se passa em uma cidadezinha do estado do Pará, distante da capital Belém, onde três dos quatro personagens centrais se hospedarão, cada um a sua maneira e condição.

Nessa cidade vive um homem conhecido como o Exportador de borracha, pois administrava campos de seringueiros, embora quase falido no ramo. Homem culto, estudado da capital em Direito, teve que abandonar seu curso quando seu pai veio a óbito mediante a um crime brutal. Nessa cidade ele funda uma organização da qual se denomina Clube Recreativo Cultural, a fim obviamente de levar cultura aos cidadão daquele lugar com seu encantos naturais. No entanto, vive do recurso de seus pequenos mercados espalhados pela cidade onde vende secos e molhados.

Um dos três hospedeiros da cidade é um mago que após um discurso belo e pomposo no clube é surpreendido por um mendigo que debate suas teorias e é aí que começa o desenrolar da história, pois após esse debate toda a cidade fica em movimento com os recentes acontecimentos. É válido ressaltar que a cidade é pequena e não possui meios de comunicação, a estória se passa no início dos anos 2000. A única fonte de informação / comunicação naquele lugar é através do jornal impresso intitulado O liberal e que é entregue aos moradores da região por meio de um avião teco-teco e que chega com notícias do dia anterior da capital e do Brasil. Ressalto também que o mendigo é também um recém chegado aquele lugar, há cerca de dois meses fez ponto na praça central e embora não mendigue esmolas, os trocados que lhe ofertam, ele faz questão de gastá-las com baladas, bombons, doces enfim e distribuí-las para as crianças da região.

Embora o debate entre o o mago e o mendigo não tenha desrespeito ou ofensas nas palavras de ambas as partes, ele fica de certa forma um pouco acalorado e o Exportador de borracha passa a mediar o debate e após essa intervenção, a narrativa passa a destacá-lo com o mediador de debates.

A terceira personagem hospedeira é a mulher do mago que o acompanhou até o norte do Brasil com a promessa que o mesmo ofereceu que teria a cura para seus males. A jovem mulher é uma ex-cursante de medicina e se ver atacada por uma doença séria chamada de esquizofrenia. Ela é tida como perturbada desde os setes anos quando começaram as variações de humor em festas infantis e já aos 14 anos as crises só se intensificaram, atrapalhando relacionamento amorosos, familiares e etc, como afetou também seu desenvolvimento no curso de medicina.

O que o destino reserva para essas quatro pessoas?

O mago tem um objetivo ali naquele lugar: Traçar seu caminho como Paulo Coelho, mago e renomado escritor traçou nos caminhos de Santiago de Compostela na Espanha, tornando-se mestre na Ordem de RAM, conforme o livro "O diário de um mago" (Nunca li, grifos deste livro que resenho). O mago está nessa cidade com o intuito de encontra um Muiraquitã original, pedra essa que simbolizaria um amuleto e poder para um mago ser um mestre dentro da ordem. Nos caminhos de Santiago de Compostela segundo o livro, Paulo Coelho ganhou essa condecoração após achar uma espada que teria o mesmo significado que Muiraquitã. A mulher do mago também tem um objetivo: Encontrar um fim para seus sofrimentos. Mas, e o mendigo? Qual é o seu objetivo? Porque sempre tão feliz e em paz? O que um pobre coitado, vagaMundo como ele teria para oferecer ou extrair?

O mediador de debates entra em um conflito interno, de tanto mediar os debates, a sincronicidade da vida responde e as edições do jornal O liberal trazem manchetes de longe de temas que estão acontecendo ali naquela cidade quase esquecida. Então começa a sua jornada em busca do conhecimento, qual doutrina ele vai se identificar: A da ordem RAM que se diz catolicismo místico, espiritismo ou outra qualquer? Que fim levam esses personagens?

Os personagens do livro não tem nomes, achei isso bem interessantes, o mago é o mago, o mendigo é o mendigo, o mediador é o mediador e a esposa do mago é simplesmente a esposa do mago e pronto, todos com personalidade, mas, sem identidade, achei fantástico, entrei de cabeça na estória.

Alguns temas serão abordados de forma sutil, como por exemplo, como algumas pessoas utilizam de suas doutrinas para simplesmente se sobressaírem e se dar bem em cima de pessoas desinformadas e também como uma pessoa pode ser cega ao ponto de acreditar que somente sua honra a salvará, egocentrismo e filosofias vãs, que te empurram, mas, não te levam a lugar algum, sua vida ao redor está desmoronando, casamento, vida profissional e você cego querendo o prestígio dos homens, querendo enriquecer acima de tudo e de todos, tola inconsequência... O livro também abordará sobre mediunidade ostensiva através de psicofonia e sonhos, desdobramentos.

Um livro citado como romance o que é de fato, mas, que trás lições poderosíssimas e que nos faz refletir de forma bem potente sobre os caminhos que queremos seguir na vida, pelo menos essa foi a impressão que em mim ficou. Amei cada página, cada capítulo e recomendo a todos!