Dawn

Dawn Octavia E. Butler

Resenhas - Dawn

Carolina 10/05/2018

Uma pedra preciosa!
Primeiro preciso dizer que esse livro foi escrito em 1987, é considerado um clássico da ficção científica e NÃO FOI TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS!!! Aliás, poucos livros da Octavia E. Butler, mulher negra considerada como a Grande Dama da ficção científica, foram traduzidos para o português. Que vergonha!

Eu li esse livro faz mais ou menos uma semana e não consegui fazer a resenha dele imediatamente. Pensei até em não fazer (porque agora não estou mais fazendo resenha de todos os livros que eu leio) porque é tão complicado falar desse livro! É um livro maravilhoso, que traz muita reflexão, mas é muito difícil falar sobre ele, porque acho que vai ser difícil passar o que eu senti em apenas algumas palavras. Esse livro me passou uma sensação de tristeza, de beleza, de estranheza... É uma história que sei que nunca mais vai sair da minha cabeça. Mas vamos à sinopse.

Nossa protagonista, Lilith Iyapo, é uma mulher negra que há alguns anos perdeu seu marido e filho em um acidente de carro. Anos depois, a última coisa que ela se lembra antes de tudo apagar foi que sim, ocorreu uma grande guerra nuclear (o livro foi escrito em 1987, lembrem) e tudo pareceu ser destruído. Mas acontece que, aparentemente, não foi.

Precisamente 250 anos depois, Lilith acorda em uma nave espacial. Ela descobre que alguns humanos foram resgatados por uma raça alienígena chamada Oankali, e que eles conseguiram, nesse tempo todo, recuperar o planeta Terra. Lilith é um dos poucos humanos que foram acordados e os Oankali querem a ajuda dela para começar a integrar os humanos e prepará-los para voltar para a Terra.

Mas é claro que tudo tem um preço. Os Oankali são uma raça que sobrevive fazendo a junção do DNA deles com o de outras espécies, e esse é o "preço" que os humanos precisam pagar para conseguirem voltar para a Terra. Ou seja, os futuros humanos que habitarão a Terra não serão, exatamente, humanos.

Essa história traz TANTAS reflexões! O que significa ser humano? Se chegássemos ao ponto de destruir nosso planeta e a nós mesmos, sem possibilidade de retorno, se fosse nos dada a chance de tentar de novo, mesclar nosso DNA com o de uma raça alienígena seria um preço assim tão alto a se pagar? Temos sequer o direito de nos incomodar com isso?

Os Oankali são definitivamente os aliens mais aliens que já li ou vi na minha vida. Eles são incríveis, fascinantes! Não consigo descrevê-los, então não vou nem tentar. Foi muito difícil para mim sequer visualizar eles na minha cabeça, então não vou nem tentar explicar o que consegui imaginar. Eles possuem três gêneros: masculino, feminino e ooloi (que é tipo um gênero neutro). Os ooloi que são responsáveis por essa mistura de DNA. Então o relacionamento dos Oankali não é apenas entre o macho e a fêmea, mas entre macho, fêmea e ooloi. E assim deve ser com os humanos também.

Lilith é logo integrada a uma família que tem um pai, uma mãe, um ooloi e um filho(a) (que também é ooloi) chamado Nikanj. A principal interação da Lilith com os Oankali será através do Nikanj (desculpa, coloquei um gênero nele, porque só consegui ver ele como uma figura masculina. É complicado). Ela o acompanha e o vê passar da puberdade à fase adulta. A interação e relação entre o Nikanj e a Lilith é bem diferente e bonita, e não é um romance propriamente dito. Novamente, é complicado, porque esse definitivamente não é um livro de romance, tendo zero elementos de romance nele, mas há um relacionamento entre a Lilith e o Nikanj sim, mas é bem complicado de explicar. Enfim, eu tentei.

Logo a Lilith fica responsável por acordar mais humanos e integrá-los a essa nova realidade. Não é uma realidade fácil de aceitar. Mas os Oankali não são violentos ou opressivos. Eles insistem em serem pacíficos e evitarem os impulsos mais violentos e destrutivos inerentes dos humanos. Eu marquei vários quotes desse livro, pois são brilhantes! As conversas entre a Lilith e o Nikanj sobre vários aspectos dos humanos, e a forma como um influencia e muda o outro é tão bonita! É um livro muito delicado, muito diferente. Uma pedra preciosa mesmo. Eu disse no início que ele me trouxe uma sensação de tristeza porque é triste ver o que os humanos fizeram uns com os outros e com o planeta. E você meio que precisa se adaptar a essa nova realidade junto com a protagonista. Você dá os primeiros passos com ela. É bem emocionante!

Vou colocar abaixo alguns quotes (sem spoilers) que achei muito bonitos:

"Você era como o seu mundo. Você precisava de tempo para se curar. E nós precisávamos de tempo para aprender mais sobre a sua espécie."

"- Nós somos Oankali.
- Oankali. Soa como uma palavra em algum idioma da Terra.
- Pode ser, mas com um significado diferente.
- O que significa na sua língua?
- Varias coisas. Negociantes seria um dos significados.
- Vocês são negociantes?
- Sim.
- E o que vocês negociam?
- Nós mesmos."

"Você está cheia de tanta vida e tanta morte e potencial para mudança! Eu entendo agora porque algumas pessoas demoraram tanto para superar o medo da sua espécie."

"Eu acho que o medo deles era mais forte que o seu agora. Eles nunca tinham visto tanta vida e tanta morte em um só ser."

Soterradaporlivros 15/04/2019

Lilith é uma mulher que vem sendo despertada inúmeras vezes. Mas não de um sono normal. Lilith vem sendo mantida em suspensão por algum tempo, após a quase destruição da terra devido a um inverno nuclear e ela não é a única sobrevivente.

Mas quem salvou Lilith e quais os motivos por trás desse resgate?

Na minha opinião os melhores livros de ficção científica são aqueles que incomodam pois a gente se vê, como indivíduos ou como espécie, retratados nele.

Colonialismo, imperialismo, abuso, consentimento ou a falta dele, manipulação genética por exemplo, estão presentes nessa série.

Iago 25/08/2022

Ficção científica que me surpreendeu
Eu amo ficção científica. Sempre amei, mas a visão diferente que Butler coloca em sua obra me deixou ainda mais fã, tanto do gênero quanto da autora. Com certeza continuarei lendo a trilogia para entender mais do mundo incrível que ela criou.