Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

C. Aguiar 26/03/2013

Recebi esse livro de parceria da editora e confesso que achei que não ia chegar por causa dos problemas dos correios, mas graças a Deus deu tudo certinho.
Li esse livro em seis dias, eu deveria ter lido em menos tempo, mas devido algumas coisas dei uma atrasada e já deveria ter publicado a resenha para vocês, sinto muito por isso. Bom, chega de enrolação!

Já começo dizendo que a capa é e não é do meu agrado. Sinto como se estivesse faltando algo e a pessoa que está com a blusa colorida ficou meio estranha, então as vezes eu não gosto muito da capa..em contra partida gosto de como a outra pessoa está. Pois é eu sei, isso é confuso.
A personagem que vamos conhecer e é quem narra o livro é Marisa! Uma jovem adolescente com distúrbio de ansiedade e um pouco de depressão faz com que no ano anterior fosse a esquisitona do colégio, mas ela está decidida a mudar esse ano, ela quer mesmo aparecer. Não naquele sentido "patricinha metida a besta" da coisa toda.
Fiquei torcendo para que ela pudesse reverter o quadro e fosse mais aceita pelo colegas, afinal ter problemas não é fácil e ainda mais quando são emocionais e te fazem ficar um caco em qualquer momento se por acaso você não se ligar no que está acontecendo ao seu redor.
Ela tem uma família feliz. E o que eu mais gostei foi a realidade de tudo isso...temos uma irmã mais nova implicante (aquela fase horrível de pré adolescência em que a pessoa fica revoltada com tudo e todos), um pai legal ( a pessoa em que você pode se firmar, contar e tentar sobreviver com ela a cada dia do seu lado te apoiando) e uma mãe meio distante, que quer ter o seu espaço e ficar sozinha da família em algumas ocasiões.
Confesso que a mãe da personagem não me desceu a garganta desde o inicio do livro e eu estava certa, por assim dizer. Eu confesso que posso até dizer que ela é o pivô de todos os problemas familiares que o pessoal tem, só acho, porque ela não se impõe como mãe e ela deixa muito a desejar. Ou seja, de tudo que eu disse agora, acho que deu para perceber coisas bem reais, acho que muita coisa do que eu escrevi vocês podem achar alguém que se encaixe nessas atitudes.
A Marisa tem uma amiga chamada Sterling que vive se interessando por garotos mais velhos que ela e começa algo perigoso (ao meu ver) ao conversar com rapazes mais velhos pela internet. E se esse cara for um tarado ou algo assim? Pelo menos a Marisa teve as mesmas reações que eu e o que será que isso vai dar? (sem spoiler). Ah e só para constar eu queria deixar claro que fiquei apaixonada pela característica da personagem gostar de cozinhar (a amiga da Marisa).
Eu não ia dizer, mas como na sinopse diz..os pais de Marisa estão se separando, mas por que? O que existe entre eles que não pode ser consertado? Qual o problema do casal? Como a personagem vai reagir a tudo isso?
Para mim a Marisa acaba se iludindo que quer ficar com o Derek, só porque ele é bonito e popular. Isso não deveria contar muito cem relação a outras qualidades que o Nash tem (o melhor amigo dela que está no páreo para saber quem fica com ela).
Eu achei tudo muito previsível em alguns momentos, não sei se porque eu observo demais..só sei que eu já sabia todo o final do livro e quase tudo sobre muitas coisas que aconteceram, apesar de não saber o que tinha levado a isso ou como se desenvolveria, por isso os fatos não perderam o brilho para mim.
O livro é bem adolescente, descontraído e levinho para uma leitura naquela tarde chuvosa em que você quer relaxar.
Marisa acaba tendo que lidar com tantas coisas que quando as ruins acontecem são quase todas ao "mesmo tempo" e ela se vê quase desesperada, então como vocês acham que ela vai sair de tudo isso? Quais as respostas para as situações que vão aparecer no livro? Só lendo para descobrir..e ainda tem mais uma coisa, quem é o garoto misterioso em que todos no colégio estão falando? Será que a personagem vai descobrir quem é?
Eu particularmente matei essa charada assim que falaram dele, que ele era um cara misterioso e tudo mais, que fazia um programa ao vivo todas as noites e ninguém sabia quem era...acho que dá para descobrir esse pequeno mistério bem rapidinho, só ficar atento. Fica a minha dica.

Essa resenha pertence ao site literário: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

RUDY 28/06/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Marisa tem 15 anos, é tímida, tem ataque de ansiedade e é considerada estranha. Teve um ano difícil e para completar, seus pais se separaram. Agora que está no segundo ano do ensino médio, promete à sua melhor amiga Sterling que se tornará popular e conquistará o 1º namorado.

Derek é o popular da escola, surfista, lindo e tem namorada. Algo acontece e ele começa a 'enxergar' Marisa, a convida para sair e tornam-se namorados. Depois de um tempo, algo não deu muito certo e o relacionamento passa por crise.

Nash é o melhor amigo desde a infância, é um nerd e está afastado de Marisa, não se sabe porque ficaram sem se falar anteriormente, o fato é que, resolve declarar seus sentimentos pela amiga, o que a deixa desconcertada...

O único que parece entendê-la e conhecê-la bem é o DJ anônimo que fica enviando podcasts (é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3)

Belle 21/07/2013minha estante
Otimo livro.........

Beth 24/07/2013minha estante
Bem interessante a história. fiquei muito curiosa.

Beth 24/07/2013minha estante
Bem interessante a história. fiquei muito curiosa.

Diandra 13/08/2013minha estante
No meio de tantas possibilidades amorosas espero que ela escolha a melhor. Quero ler e espero gostar.Gostei da resenha.

Michelle 30/11/2022minha estante
já curti a premissa

Lelê 08/04/2013

Resenha:
Que fofo! Peguei este livro para ler em um momento tenso, aquele tipo de momento que eu necessitava de algo leve que me fizesse relaxar. "Esperando por Você" foi perfeito!

"Nós meio que tivemos uma briga na
primeira semana de aula. Mas só fiquei
chocada de saber que Julia não gosta de ler."
Pag. 39

Neste livro vamos conhecer Marisa, Nash e Derek.
Marisa é uma garota super gracinha, tem uma irmã mais nova, Sandra, que é totalmente deferente dela. Porém Marisa sofre de transtorno de ansiedade, o que causa depressão algumas vezes, e uma certa insegurança.
Nas é seu melhor amigo. Nerd, sem muitos atrativos físicos, mas sempre atencioso com Marisa.
Derek é o popular da escola, o top de linha, mas tem namorada.
E advinha por quem Marisa está apaixonada. Derek, é claro!

"Nem mesmo ler antes de dormir eu
consigo; e sempre gostei de fazer isso."
Pag. 97

Além de todas as dúvidas de relacionamentos dos três personagens, achei bem bacana tudo o que foi colocado sobre as famílias deles.
Os pais de Marisa se separam, e o jeito com que ela recebe esta notícia é bem comum aos adolescentes. O abandono da mãe de Nash e o relacionamento dele com o pai também é bastante interessante.
Também tem Sterling, que tem uma mãe ausente e um pai que digamos; desapareceu. A família dela é realmente bem estranha. Ela tem fixação em homens mais velhos e possíveis amores on line. Mas Sterling é ótima amiga, está sempre ao lado de Marisa e as duas tem uma liberdade super legal uma com a outra. Isso fica claro nos diálogos delas. Que por vezes é engraçado e outras vezes é mais intenso.

"Porque quando todos esperam que você
seja de determinada maneira é mesmo
muito difícil escapar desta imagem."
Pag. 19

É narrado em primeira pessoa, por Marisa, que consegue transmitir por meio desta narração todos os seus sentimentos e angústias de forma leve.

A diagramação é simples e as páginas são levemente amareladas. Já a fonte usada é bem grande e os parágrafos são bem espaçados. A leitura é realmente super rápida.

"Talvez não exista ninguém perfeito e qualquer
pessoa que encontra vá fazer que, no fim
das contas, você ache que exista alguém melhor."
Pag. 234

O foco do livro é o romance de Marisa. Mas como eu disse, todos os assuntos são bem abordados e de forma bem sutil.

Eu curti muito a leitura e recomendo!!

Bruninha 11/04/2013minha estante
O livro retrata uma passagem da vida, a adolescência, onde encontramos com nossos receios e definimos conceitos que iremos seguir na vida. O primeiro namoro, as amizades, enfim... novas experiências na vida, só tendem a nos mostrar quem realmente somos e o que queremos. Pela resenha, dá para ver que conta uma gostosa história com retratos fiéis de momentos da nossa breve adolescência. Informativa, breve e fiel ao livro, são atributos pelo qual gostei da resenha.

Irmandade Liter 11/04/2013minha estante
Foi uma leitura gostosa de fazer.

Juliana ;* 21/05/2013

Esperando por Você - Susane Colasanti
Marisa é uma garota de quinze anos que está pronta para começar o segundo ano do Ensino médio. Ano que, se depender de Marisa, dará início a sua verdadeira vida. Cheia de expectativa, nossa protagonista, espera conseguir superar seu distúrbio de ansiedade para que consiga deixar de ser a “esquisita” do colégio. Como ela conseguirá isso? Colocando em prática todos os planos que construiu com a sua melhor amiga Sterling! O livro é dividido em quatro partes de acordo com os meses do ano, são eles: Agosto-Outubro; Novembro-Janeiro; Fevereiro-Abril e Maio-Junho. Ah! E o melhor de tudo, os capítulos são curtos, o que deixa a leitura muito mais gostosa. Porque será hein? O.o

Após passar por um ano difícil, onde teve que lutar para se recuperar da depressão – conseqüência de seu distúrbio – Marissa e Sterling, prometem uma para a outra, e para si mesmas, que o segundo ano será um dos melhores anos de suas vidas. E como para quase qualquer garota desta idade, um dos principais objetivos das meninas era... NAMORAR!

E esse objetivo se torna cada vez mais próximo de ser realizado, pois, acreditem ou não queridos leitores, Derek, o garoto lindo, simpático e popular, parece estar interessado em nossa protagonista, mas... Ele não tem namorada? Sim! Ele tem namorada!

Aaaaaah e temos Nash, o melhor amigo. Nash, o garoto nerd, tímido, meigo, meu sonho de consumo, que é claro, gosta da Marissa, que é claro, não gosta dele da mesma forma.

Tudo está indo bem. O flerte com o Derek, a amizade com o Nash, até que sua vida muda significativamente. Derek solteiro? Nash apaixonado? Brigas com a irmã? Separação dos pais?

E é quando tudo está confuso demais que Marissa conhece Dirk, um radialista misterioso que através de um canal da internet, apóia e aconselha jovens que, assim como nossa heroína passam por momentos complicados e conflituosos.

Ao contrário de algumas pessoas, esse foi o primeiro livro que li da autora. E como não sou grande fã de triângulos amorosos, comecei esta leitura achando que não ia gostar nada, mas ele foi uma surpresa. Uma surpresa muito boa!

O livro é super divertido e apesar de abordar temas sérios, (a separação, a depressão e o transtorno de ansiedade) a autora consegue lidar com eles de forma leve e natural.

O que eu mais gostei neste livro é que, através do mesmo, é possível acompanhar vários tipos de relacionamentos. Relacionamentos entre amigos, irmãos, entre pais e filhos e é claro entre casais.

A relação entre a nossa protagonista com sua irmã mais nova, Sandra, é bem complicada. Ambas são muito diferentes, e vivem em conflito apesar de se gostarem e contarem uma com a outra quando necessário.

Já com Sterling, é tudo ótimo. As duas se adoram, são cúmplices, dividem tudo! Até que Marissa arruma um namorado. Adorei que a autora tenha incluído o ciúme entre as amigas, porque isso acontece tanto! Eu sou ciumenta! Tudo bem, só um pouquinho. kkkk’

O que mais encanta neste livro é ver os personagens aprendendo com os próprios erros e aprender com eles também. A gente descobre, ao longo da história que, por vezes buscamos aquilo que já temos. Que mesmo que relacionamentos não durem para sempre, todos eles são, de certa forma, imprescindíveis para a formação do nosso caráter, para a nossa história de vida.

Aprendemos que antes de encontramos aquela pessoa especial, precisamos nos conhecer melhor. Identificar aquilo que, em nós, não agrada. Porque é sempre muito importante que busquemos evoluir, crescer, melhorar. Termos orgulho de ser quem somos e como somos.

“Esperando por você”, é super indicado a todas as pessoas que curtam romances, uma leitura gostosa para uma tarde de domingo.

E para as adolescentes que estão, ou não, começando a ler agora,este livro está recomendadíssimo!

Gabi Suzart 29/03/2021

Esperava mais de você rs
Eu escolhi esse livro justamente por ser juvenil, pois estava atrás de uma história leve depois de ter lido um livro mais denso.
No entanto, Esperando por você deixou um pouco a desejar.

A autora ensaia falar de assuntos pertinentes como a depressão e a ansiedade na adolescência, mas a impressão que tive é de que ela se perde um pouco no caminho. Algo que era tão impactante na vida de Marisa, acaba por se tornar algo banal e "fácil" de superar.

Senti que a história corre um pouco, apesar da 336 páginas disponíveis, tanto que não me apeguei a nenhum dos personagens, nem mesmo Marisa que narra toda história. Me parece que faltou profundidade.

A sensação é que a gente fica esperando pelo romance rs uma vez que premissa é de que ela fica dividida entre dois garotos, mas acho que o livro é muito mais sobre ela se entendendo numa fase da vida em que ocorrem diversas mudanças.

No mais, achei que o livro é leve de ler e a gente até termina ele rápido, por isso a nota 3. Não me agradou totalmente, mas também não foi de todo ruim.

Priscílla 27/04/2022

Gostei bastante
Amo os livros dessa autora, acho que já li todos os que ja foram publicados aqui no Brasil e estou me sentindo orfã agora.
Leitura muito gostada, tipico livro meio cliche adolescente que todos amamos.

Isie Fernandes 17/07/2013

Espante a ressaca literária
"... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém, esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve." (pag. 254)

Marisa é uma garota tímida de dezesseis anos. Ela tem uma família feliz, uma melhor amiga super bem-humorada e, apesar de não ser a garota mais brilhante do colégio, é boa aluna. De volta ao ano letivo, tudo que ela e Sterling, sua melhor amiga, desejam é arrumar um namorado e viver o melhor ano de suas vidas. Mas Marisa sofre com distúrbio de ansiedade, o que a deixa bastante insegura, e Derek, o garoto dos seus sonhos, um rapaz bonito, divertido e agradável, já tem namorada.

No primeiro dia de aula, Marisa é obrigada a conversar com seu novo parceiro de química, Nash, seu antigo melhor amigo, um garoto nerd e meio esquisito com quem ela costumava brincar quando era criança. Eles começam a se reaproximar aos poucos e a amizade dos dois retorna com força, é quando Marisa percebe que os sentimentos de Nash não são puramente de amizade e as coisas entre eles ficam estranhas. Para piorar a situação, Marisa descobre que o casamento de seus pais está em crise e sua relação com Derek, que terminou o namoro e está tentando se acertar com ela, não é exatamente como imaginava que seria. Em meio a tanta ansiedade e insegurança, a única coisa capaz de lhe trazer alívio é o programa de um DJ desconhecido que parece ter a resposta certa para cada uma das suas decepções.

"Em algum canto, escondido sob todo esse sofrimento, tem um desejo meu de fazer as tarefas, mas este desejo é uma luzinha muito fraca e distante, que mal consigo enxergar. " (pág. 257)

Um livro leve e divertido, ideal para tirar a gente das benditas ressacas literárias. Foi assim que eu estava quando decidi ler Esperando Por Você e não me arrependi. Embora o uso das gírias tenha me desagradado um pouco, a narração é fluida e os personagens foram muito bem construídos. Sterling é o retrato exato das garotas novinhas que só pensam em arrumar namorados mais velhos, mas ela adora cozinhar e é uma excelente amiga. Derek é um cara legal, apesar de eu ter ficado chateada com ele. Marisa é a típica adolescente brilhante - toca violino, tem uma relação de amizade linda com o pai e é muito bonita -, mas não tem consciência disso. Nash é um garoto doce e diferente, o tipo que as adolescentes de quinze anos rejeitam e depois, aos vinte, sonham em reconquistar. Também gostei muito de Dirty Dirk, o DJ misterioso. Os conselhos dele eram realmente equilibrados.

A capa do livro não ficou extraordinária, mas é bonita e tem tudo a ver com a história - continuo achando que os modelos sempre parecem mais velhos que os personagens, isso me aborrece um pouco. A diagramação é simples, com páginas amareladas e a fonte num bom tamanho. A história foi dividida em quatro partes - Agosto a Outubro, Novembro a Janeiro, Fevereiro a Abril e Maio a Junho -, o que está relacionado às estações do ano. Encontrei alguns errinhos, estou sempre atenta aos detalhes, mas nada que atrapalhe a leitura.

Uma história leve, divertida, cativante e com algumas lições a ensinar, especialmente aos adolescentes, além de um bom toque de romantismo.

"Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que eu estava buscando." (pág. 333)

Recomendo a todos que gostam de romances adolescentes.

Publicada originalmente em http://isiefernandes.blogspot.com.br/2013/07/resenha-esperando-por-voce.html

thai 27/02/2013

Esperando por respostas..ou por você?
Sabe o que eu mais gosto nessas histórias que envolvem os jovens? A arte de conseguir me identificar com os personagens e tentar trazê-los o máximo possível para o seu dia-a-dia, não que isso te afete ou possa se tornar um problema, mas é que na maioria das vezes são poucos os personagens que te trazem certos tipos de sensação, e esse livro conseguiu me atrair. Logo após ter saído de uma espécie de "ressaca literária" consegui prender um pouco mais a minha atenção mais uma vez em um livro super inesperado.

Marisa é uma garota problemática, pelo menos acredito que esse é o nome que se deva dar a ela, passou suas férias em um acampamento, e quando voltam as aulas a única coisa que ela espera é que: tudo esteja diferente e ela se surpreenda, mas infelizmente não é bem assim, colocar expectativas em cima de algo que você já imagina, te trás enormes decepções. Os mesmos amigos, mesmas conversas, mesmas caras, menos aquele gatinho que você esta afim e demonstra ter boas intenções contigo, ou pelo menos é o que espera.

Ela vive um inferno e acredito que a sua família seja perfeita comparada a comentários vindos de amigos dizendo sobre separações, conflitos, sobre ter que viver dividindo e mudando-se todo final de semana, para ela isso tudo é doidera. Ela se considera uma garota esquisita, e acredita que necessidade de qualquer forma de um namorado, que possa ajudar ela a enfrentar todo tipo de situação e se sente mal por isso, de ver a maioria das garotas da sua idade - caso não citei ela ainda esta no segundo colegial - terem relacionamentos e ela ainda, só ter beijado uma vez alguém, e se sentir atraída por outra, seria um grande impulso para ela tentar quem sabe, se entregar.

"Certa vez, ouvi dizer que o tempo, na verdade, não existe. Que não passa de um conceito invetado pelos humanos. E que a rapidez com que o tempo passa depende da percepção que temos dele." Pagina 171

Ela se vê voltando a ter amizade com quem havia se afastado dela já alguns anos, como seu melhor amigo e praticamente vizinho, que por mais nerd que seja, de alguma forma a compreende, mas ela demonstra em diversos momentos que, pela aparência dele, nada entre os dois jamais poderia acontecer, por que não faz o estilo dela, enquanto Derek, se torna a palavra chave de toda a história, o alvo principal, mas acredito que as descrições de seus sorrisinhos, aproximações repentinas, pedidos inesperados..será que ele realmente sente a mesma coisa que ela? Ou estaria apenas brincando com os seus sentimentos? Com comentários vindos de colegas, Marisa começa a assistir certo tipo de programa a qual vira a sensação do momento.

E percebe que, de alguma maneira, tudo o que ele fala, é o que acontece com ela, como se a entendesse, ou estivesse dando indiretas para ela cair na real, mas quem será esse homem tão misterioso? Que atraiu sua atenção e despertou interesse nela a ponto de não perder um dia?

"- Já reparou como ninguém se olha dentro dos elevadores? - Dirk Pergunta - As pessoas olham para qualquer lado, menos para o outro. Fixam o olhar nos números dos andares, como se fossem a coisa mais fascinante do mundo. O que haveria de errado em olhar na cara dos outros? por que é que as pessoas tem medo das outras em ambientes pequenos?" - Pagina 178

Os problemas na sua família envolvendo separações é algo que atraiu os olhos inclusive dos jovens, que muitas vezes não tem respostas o bastante para uma solução na sua vida, e ela tenta de qualquer forma, entender o que se passa e se pergunta durante várias vezes "Por que minha família não é perfeita? Eles antes se entendiam tão bem pra agora estarem assim? Por quê?" Contando com suas duvidas e seu coração, que não sabe que rumo tomar, se prefere há um nerd ou a um garoto que sempre amou, mas ela não o entende de forma alguma.

No final das contas, acredito que tenha sido isso que me conquistou, não é o primeiro livro que leio da autora Susane, e nem o último momento que ela conseguiu me fazer apaixonar e tornar o livro o meu favorito. Adoro esses livros que envolvem romances e duvidas impossível não aprender com os erros de alguns personagens, você olha em alguns trechos do livro e acredita que, de alguma forma aquela frase tem algo a ver com você, como se você estivesse sendo envolvida naquilo e fizesse parte da história, mas ela tem seus lados negativos.

"De que adianta ficar imaginando como será sua vida, quando a realidade é sempre uma decepção? Pego um grosso lápis carvão. Num espaço livre, escrevo: "Ainda me escondendo e com medo de me desapegar. Esperando que voce me encontre e me mostre o caminho." - Página 181

Por ser um livro "Teen", fui recebida por uma gíria que me irritou bastante e cheguei a reclamar bastante como o "Tipo" que Marisa utiliza em diversos momentos, mas acredito que isso seja apenas uma maneira de atrair e fazer com que você se apegue a personagem. Que sofre de distúrbios de ansiedade, e em vários momentos, me identifiquei com ela, com suas atitudes estranhas, caramba, acho que sou quase uma Marisa da Vida. É bem voltado para o público adolescente - mas qualquer pessoa acredito que possa ler e se ver, perceber o quanto mudou e como um dia você foi assim - e impossível a história se tornar cansativa.

A leitura flui super rápida, é narrada em primeira pessoa, muita gente disse não ter gostado da história, que não agradou completamente, por ser uma leitura leve talvez as pessoas não tenham entendido muito bem a "situação". Mas de qualquer forma, é uma boa opção para quem deseja voltar a ler, quer algo leve e que te anime a procurar outros livros da autora Susane, que eu recomendo conhecer, te faz criar boas expectativas. Marquei várias frases do livro e até mesmo algumas delas eu citei aqui na resenha e escrevi no meu painel de fotos.
Leiam e divirtam-se!

Moonlight Books 10/03/2013

Ao ler ler este livro, eu tive a sensação de estar lendo o diário de uma adolescente. A maneira como a história é apresentada é muito semelhante ao que coloca-se em um diário. São os acontecimentos de um dia, as tristezas, expectativas, frustrações, e tudo que muitas vezes não é muito fácil ser dito em voz alta, mas escrito fica mais fácil. Tudo sem ser precisamente ligado, mas seguindo o fluxo de uma vida.

O livro é narrado em primeira pessoa por Marisa, uma adolescente que acabou de voltar de uma viagem de férias e está cheia de expectativas em relação ao novo ano letivo que terá início. Ela chega e logo corre para visitar a melhor amiga, as duas querem mudar a vida, dar uma agitada em tudo ao seu redor, em especial na vida social e na vida amorosa. É até engraçado a maneira como elas falam, reclamando que estão cansadas do marasmo e da mesmice, parece até que são duas mulheres maduras que não realizaram nada até hoje, não duas adolescentes que estão começando a vida agora.

A partir daí vamos acompanhar Marisa em seu dia a dia, neste novo ano. Ela que no ano anterior, por sofrer de um distúrbio emocional, isolou-se de todos, busca este ano fazer muitos amigos, quer ser bem vista e ter um namorado legal, se possível o popular Derek. Também busca reatar uma antiga amizade com Nash, um garoto que cresceu com ela, mas em um determinado dia afastou-se. E é nessa busca por um namorado e por reatar esta amizade, que a vida de Marisa muda. Os dois garotos passam a significar muito para ela, mas fica claro que ela não os enxerga no papel correto que deveriam ocupar em sua vida. Derek é lindo, o namorado que todas queriam, mas é com Nash que Marisa é ela mesma, sem máscaras de ser popular, apenas Marisa, jovem e cheia de sonhos e insegurança.
"Derek está agindo de modo estranho. Estar com ele, no final das contas, é estimulante, mas também muito cansativo. Às vezes, tenho a sensação de que estou representando, tipo, como se agisse de um modo que acho que talvez ele queira que eu seja, ou de um modo como eu gostaria de ser."

E não é só a vida amorosa de Marisa que vamos conhecer, vamos dividir com a protagonista a conquista pelo primeiro emprego, as brigas com a irmã, a separação dos pais e o maior de todos os desafios, não se deixar dominar pela ansiedade, que é o principal sintoma do distúrbio emocional que sofre.

A história é bem leve, não é um livro com um enredo cheio de elementos que precisam ser amarrados e nos levem à um grande desfecho, como eu disse é como ler um diário, um dia aqui, outro acolá. Vamos conhecendo Marisa e vendo os acontecimentos que marcaram um ano de sua vida. O espaço de tempo é bem este, temos até o livro dividido em períodos de meses, conforme o ano escolar. Falando nisso, mesmo a história sendo ambientada nos Estados Unidos, desta vez a escola está bem próxima dos moldes brasileiros, com muitos elementos que nos soam familiares.

O ponto alto da narrativa é um webcast, com um locutor misterioso que sabe da vida de todo mundo da escola, e adora espalhar uns segredinhos na rede, mas só daquelas pessoas não muito legais. Todos os dias às 23:00 horas o programa vai ao ar, sendo uma válvula de escape para muitos jovens e um grande consolo para Marisa. O locutor Dick é um verdadeiro ídolo para todos. Para o pessoal que precisa de um apoio, ele dá um abraço virtual, usando palavras animadoras e mostrando que está bem próximos dos ouvintes. Sua identidade só lendo para descobrir.

"É verdade. The Cure é assim. Mas sempre melhora meu humor astral. A tristeza gosta de companhia."
O começo não me prendeu muito, até mesmo pela maneira como Marisa se vê, sei que por conta de seus problemas ela não tem muita auto-estima, mas as vezes ela se colocou tão para baixo, tão sem amor-próprio, que soava exagerado. Mas por outro lado sei que os sentimentos nesta fase da vida são elevados à proporções desmedidas e tudo é uma grande crise, mas me irritou muito. Acho que Marisa muitas vezes errou em não ser mais espontânea e também em ficar sendo espectadora da própria vida, pensando demais, supondo demais e só assistindo a vida passar. Marisa é cansativa em sua obsessão por Derek, ela queria que tudo fosse em seu favor, com bastante egocentrismo.

O livro todo é muito jovem, o ambiente criado por Susane Colasanti foi bem crível, percebe-se bem a familiaridade dela como cenário. As situações são bem reais e várias vezes revivi minha época de escola, foi bem nostálgico.
"... uma nostalgia agridoce dos tempos que nunca mais vamos viver novamente."

No desfecho do livro temos uma Marisa que aprendeu muita coisa durante este ano. Aprendeu algo que serve para todos, saber como se adaptar as diversidades, afinal as rédeas da vida não estão em nossas mãos. Coisas boas e ruins acontecem, e temos que saber viver as mudanças, se você já leu Quem mexeu no meu queijo, sabe bem como funciona. Nossa protagonista soube como tirar proveito das situações, ela superou dificuldades, lutou e passou a dar valor ao que tinha e a quem tinha ao seu lado. Por ser um enredo bem adolescente, não me prendeu muito, mas não tiro o mérito a autora em conseguir passar uma mensagem positiva em sua obra.

Marmaid 03/03/2013

Esperando Por Você
Marisa decidiu que o segundo ano do ensino médio seria diferente. Seria mais legal, mais social, faria mais amigos e teria um namorado. Que, definitivamente, não seria a estranha da turma. De novo. Entretanto, o novo namorado – popular, diga-se de passagem, “apenas” o sonho de toda garota da escola – e o resgate de uma antiga amizade não irá atenuar seus problemas.

Esperando Por Você é bem escrito e tem uma boa trama, entretanto não me trouxe nada de novo – embora, admito, tenha ficado com os olhos grudados no livro. Uma menina impopular, querendo se sobressair e a vida parece lhe dar uma rasteira, e no final, tudo acaba bem. Mesmo assim, é uma história sensível e muito ‘gracinha’. Gostei da forma que Susane aborda os fatos e os pensamentos, hora confusos hora determinados, de Marisa.

"Talvez meu futuro namorado também seja assim. E talvez ele esteja em seu quarto pensando, agora mesmo, seja lá onde for, se perguntando se é a única pessoa que repare nessas coisas. E eu estou aqui. Simplesmente esperando que ele me encontre. Esperando que ele descubra que eu existo de verdade."

Um fato legal sobre o livro: Marisa tem distúrbio de ansiedade. Ela pensa demais, sério, e isso acaba criando conflitos internos sobre a vida dela e de sua relação com as pessoas. Eu meio que me identifiquei com ela por isso, não por ter distúrbio de ansiedade (que eu não tenho – acho), mas por alguns pensamentos aflitivos que ela tem. A sensibilidade do livro vem dai: ela não é uma mocinha impopular comum, do tipo “oh, como eu sou sem graça”, “ninguém me ama ninguém me quer” e blábláblá. Ela tem um quadro clinico que a leva a pensamentos negativos, e achei muito interessante a autora ter inserido isso. Deixou diferente, único, de certa forma atraente ao livro.

O tal DJ Anônimo é o grande trufo da trama: o mistério. Eu tinha uma lista mental dos prováveis personagens que se encaixariam no sincero radialista e mais ou menos no meio do livro já tinha certeza de seu nome (e acertei!). Apesar de ser uma personagem ocasional, não aparecer o tempo todo, indiretamente ele possui uma importância para a trama. Senti que a autora falava através dele e de seus conselhos para os ouvintes; falando sobre os pais e a vida escolar etc. Gostei demais dele.

"É tudo muito intenso. Intenso de uma maneira positiva. Pois tenho todas essas lembranças que nunca vou querer deixar para trás. Elas vão se tornar parte de mim, da pessoa em que eu vou me transformar quando eu for adulta."

Amizade, relação pais e filhos, vida escolar, separação da família. Estes e mais alguns assuntos são abordados no romance juvenil de Susane Colasanti. Uma história simples, bem escrita e abordada, com uma dose certa de drama equilibrada com romance. Segundo Kirkus Reviews: “É um chick-lit para garotas que pensam”.

adrievianna 12/07/2023

Meia boca
Como falei desde o início nas minhas atualizações diárias: é um livro muito meia boca.
Não consegui criar simpatia e empatia por nenhum personagem, e olha que uma das premissas da autora parece ser essa de sermos empáticos com a personagem principal pelos traumas e ansiedades dela, mas sinceramente? só consegui revirar o olho de tão chatinha que a Marisa é.
O livro é de fácil leitura mas ao mesmo tempo não pega, é tudo muito mal desenvolvido, previsível e não tem nada que de fato chame atenção.
É um livro bem adolescente mesmo, que trata sobre assuntos de adolescentes mas que não me pegou de jeito nenhum. Talvez seja a escrita da autora que não me ganhou, talvez seja a história em si que é o tempo todo previsível.
Talvez eu teria gostado mais se eu tivesse lido na minha adolescência. Ou talvez não.