Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

Nita 18/02/2013

''Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa''
''É tão complicada, essa história de namoro – diz ela – Nos primeiros meses, todos só mostram o que há de melhor em seu comportamento, então você nunca sabe que o outro realmente é. No inicio, talvez sinta que tem uma conexão total com ele e fica toda eufórica - está é a ciência da coisa. Mas passado esse período inicial, você normalmente se decepciona. É por isso que tantas pessoas – bem, a maioria das mulheres, na verdade – se surpreendam quando descobrem que encontraram a pessoa ideal naquela pessoa que elas não imaginavam, mas, então, os caras já as abandonaram.''

Antes de contar um pouco da história adianto que é um livro juvenil, porém nada infantil. Temos muitos conflitos adolescêntes, dramas enfrentados pela grande maioria dos jovens hoje em dia. Vão desde coisas fúteis como uma paquera, até dramas mais sérios como separação dos pais, depressão na adolescência.
Por isso indico para pessoas de qualquer idade, que vão se identificar em muitos momentos nessa história, em situações em que está vivendo, já viveu ou presenciou.

''Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa''

Marisa é uma garota muito fofa, vive com seus pais, que por mais diferentes que sejam sempre formaram um casal perfeito. Também vive com uma irmã mais nova Sandra, uma garotinha que muitas vezes é irritante de tão dada a discutir que é, adora um debate e estar sempre certa. O pai delas é um amor, adorei esse personagem, um pai nota mil, compreensível fala com as filhas, porém limites de uma maneira legal, é o pai amigo, do tipo que fala de garotos com elas. A mãe já é mais introvertida e por mais que ame as filhas não sabe bem como se envolver na vida delas.

Marisa e sua melhor amiga Sterling estão super empolgadas com o novo ano escolar, me identifiquei tanto com essa parte! As expectativas de que esse ano vai ser o máximo, você pode apagar a imagem que tem e ser outra pessoa (pelo menos tentar) mudar roupas, tentar fazer novos amigos...etc. Esse ano elas decidiram que vai ser o ano de arrumar um namorado e ter uma vida social irada no colégio.

Sterling é uma garota que vive só com a mãe ausente, que sempre deixa a vó com ela e vive viajando, seu pai é um ''desaparecido em combate'' a forma como encontrou para canalizar a frustração da ausência de uma família, foi cozinhando, ela adora inventar e ter sempre muitos amigos para compartilhar suas receitas.

Marisa está apaixonada por Derek, um colega de classe estilo surfista, todo gatinho, mas ele tem namorada! Já Nash seu amigo de infância e vizinho resolve retornar a amizade, Nash é do tipo: Totalmente nerd, mas muito legal, eles tem uma conexão, se dão super bem apesar de serem tão diferentes.
A vida dela finalmente está entrando nos eixos, Derek termina com a namorada e passa a paquera-la, Nash é seu grande melhor amigo para conversar, estudar, ver filmes...fazer tudo que ela ama.

Mas a vida de um adolescênte muda de perfeita para terrível do dia para noite. Seus pais enfrentam uma crise no casamento, sua melhor amiga corre riscos com caras mais velhos em namoros virtuais, Nash arranjou uma namorada e Derek está uma decepção que só! Para completar o angu ela está tendo recaídas da depressão que sofreu no ano passado.

''Eis aqui um exemplo de como fico ansiosa sobre uma coisa totalmente nada a ver, o que acaba estragando tudo. Por que é que tenho de ficar toda histérica pelo fato de Nash estar saindo com Rachel? É da conta de alguém se eles estão saindo juntos?''

Tem mais um personagem fundamental nessa trama, um Dj anonimo de uma rádio clandestina, o cara conhecido como ''Dirk'' faz programas quase todas as noites e está virando a febre da galera, ele sabe coisas secretas da escola, faz reclamações dos professores, defende os alunos e fala tudo aquilo que as garotas adoram. Marisa sente conectada com ele, pois tudo que ele fala parece ser dito especificamente para ela.

Eu vi um filme que tinha uma história parecida, chama-se Radio Rebel, passa na Disney Channel onde uma das alunas fez em seu quarto uma rádio clandestina, e falava tudo que os outros alunos queriam ouvir, com uma identidade falsa também, eu gostei.

Nessa história temos muitas coisas sempre acontecendo, o livro não tem momentos tediosos. É muito animado e trata dos dramas adolescêntes de uma forma boa, inspiradora. A galera jovem deve ver se quiser umas dicas, concelhos sem ser os da mãe.

A questão da depressão eu achei muito importante, esse é um problema invisível da sociedade, sabemos que existe mas nunca vemos até que aconteça com aguem em casa. As pessoas que sofrem disso muitas vezes sem nem saber o que tem por falta de informação. Confunde preguiça e uma tristeza atoa com a verdadeira doença.

Foi um livro fácil de ler, páginas amareladas, letras de bom tamanho, a diagramação é ótima, o fluxo de informações sempre na hora certa. A capa é muito fofa, se prestar atenção vai entender o livro todo por ela.

Super recomendado!

Páginas: 336

Beijos
Nita

Leandro | @obibliofilo_ 01/04/2013

"Esperando por Você" é o tipo de livro que ao ler sua sinopse, o leitor já sabe mais ou menos o que esperar da história no geral. Inicialmente, eu esperava uma história agradável e leve. E ainda bem que a Susane Colasanti não me decepcionou. Soube cumprir com a premissa do livro e ainda me deixou satisfeito ao concluir a leitura.

[SINOPSE] É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Marisa aparenta ser uma garota comum, com problemas típicos da sua idade. Porém, isso é mera ilusão. Ela sofre com o distúrbio de ansiedade e já teve depressão. Com o apoio incondicional de sua família e de sua melhor amiga Sterling, ela supera seus medos e seus problemas a cada dia.

Inevitavelmente, estar apaixonada não é uma situação muito agradável. E mais complicado ainda, é gostar do garoto mais bonito e popular da escola: Derek. Marisa possui aquela paixão típica das adolescentes de sua idade e em alguns momentos sofre, por acreditar que ele não sente o mesmo por ela.

Nash, seu amigo de infância, está se reaproximando dela, mas de uma forma diferente. Aparentemente, os seus sentimentos por ela estão diferentes, mudaram...

Com uma narrativa objetiva, rápida e até agradável, o leitor vive os dramas e problemas da vida de Marisa. Uma história jovem e atual, que aborda vários assuntos como depressão, separação, relacionamento virtual entre outros.

"― Não acredito que pude ser tão estúpida! ― Não acho que é estúpido querer ficar com um cara que é gato. Não é isso que todas querem? ― É, mas depois você se dá conta de que este "kit completo" que todas buscam é uma coisa inalcançável. Não existe ninguém que tenha tudo o que você espera."
Pág.: 317

Segundo livro da autora Susane Colasanti que leio e como sempre ela não me decepcionou. Obviamente não é um livro fantástico, mas é um livro singelo que proporciona a qualquer leitor uma leitura divertida e até um pouco fofa. O grande segredo para que você possa curtir os livros da Colasanti é não criar altas expectativas e apenas esperar uma leitura leve e descompromissada.

A personagem Marisa não possui nenhuma característica que a torne singular ou única entre tantas protagonistas teens. Porém, ela é tão verossímil em alguns momentos, que se torna quase impossível não gostar dela. Eu sei que não é complicado e nem muito menos difícil construir uma personagem jovem, cheia de problemas, medos e inseguranças. Mas a Marisa consegue se sobressair entre muitas, porque ela não irrita tanto como as demais. Essa foi a impressão que eu tive dela.

Algumas personagens não foram tão bem aproveitadas como eu esperava. Felizmente, isso não atrapalhou minha leitura, até porque havia outros pontos mais interessantes na história que a autora achou mais interessante explorar ― e eu não discordo dela.

O que eu realmente senti falta foi de descrições em alguns momentos. A autora já provou que possui uma maneira maravilhosa de descrever locais e situações no livro "Bem Mais Perto". Porém, neste livro, eu senti falta disto em muitos momentos. É sempre bom descrever os locais em que determinadas personagens se encontram de forma interessante, pois só enriquece a história. Mas isto não aconteceu em alguns momentos.

O enredo não é original e como é claramente perceptível ― apenas ao ler a sinopse ― o livro tem muitos clichês. Entretanto, a forma como a autora os abordou na história não me incomodou em momento algum e a conclusão foi satisfatória. Gostei do rumo que algumas personagens tomaram e da maneira como cada assunto foi abordado na história.

Concluindo, é um bom livro. Em nenhum momento a autora perdeu o foco ou tentou alguma mudança que só tornaria a história ruim. Não. Ela soube manter o ritmo da história e os principais focos da mesma. Caso tenha curiosidade e acredita que gostará, leia. Porém, não necessariamente crie muitas expectativas, pois talvez as mesmas não sejam totalmente atendidas. Acredito que a leitura será bem mais proveitosa se você apenas esperar o que a sinopse expõe. Assim, as chances de curtir o livro no geral e se envolver são bem maiores.

Recomendo!

Raíssa 15/03/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/03/15/esperando-por-voce/
Inicialmente tive problemas com Marisa. Na verdade, não foi exatamente com ela, mas com o tom utilizado pela Susane na primeira metade do livro. Nas primeiras 100 páginas, pelo menos, me pareceu que estava lendo o diário de uma adolescente e isso se tornou um pouco cansativo para mim além de vergonhoso, afinal, os acontecimentos diários de uma garota com 15 anos e frequentando o ensino médio não tem tantos acontecimentos assim todos os dias, né? Além disso, acho que Colasanti forçou um pouco e fez com que Marisa soasse muito infantil nessa primeira parte do livro. Em anos talvez a diferença entre uma garota de 13 para uma de 15 ou 16 não seja tão grande, mas para quem ainda está por volta dessa faixa etária as diferenças são gritantes e, por vezes, achei que a protagonista poderia passar facilmente como mais jovem, sempre insegura e preocupada com o que os outros irão pensar – mas isso talvez esteja relacionado ao distúrbio de ansiedade que ela tem.

Mas passada essa fase inicial, na qual eu acredito ter sido assim estruturada propositadamente, gostei bastante do livro. A partir de certo ponto da história vemos como a protagonista e também os personagens secundários amadurecem e começamos a ter uma trama familiar bastante interessante e bem feita e, obviamente, um romance muito gostoso.

Apesar de meus problemas iniciais com Marisa, sua versão final e amadurecida me agradou bastante e acho que esse foi o proposito da autora, mostrando que essa fase totalmente confusa, de um jeito ou de outro, acaba passando. Sterling a melhor amiga de Marisa não me chamou muito a atenção, acho que em meio a tantos acontecimentos familiares e amorosos ela acabou relegada a segundo plano. Derek é o namorado dos sonhos de Marisa e muito imaturo. Gostei como a autora nos mostrou ele, de maneira a desconstruir gradualmente a idealização criada em torno dele. E, finalmente, Nash. Gostei muito do personagem e de suas particularidades, entretanto achei que, ao final da história, ele foi um pouco descaracterizado para servir melhor ao seu papel e, principalmente num livro cujo enredo é totalmente voltado para aceitação das diferenças e tudo o mais, não achei legal.

Maressa 29/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Marisa começa o segundo ano cheia de expectativas. A garota quer acabar com a imagem de esquisita que todos tem dela e principalmente: arrumar um namorado. Sua melhor amiga Sterling também tem as mesmas pretensões mas sempre se envolve com os caras errados nos bate-papos online.
Para Marisa o popular Derek é o cara perfeito. Quando ela finalmente tem a chance de namorar o rapaz percebe que ele é um completo idiota. As brigas constantes e a estranha relação que Derek ainda mantém com sua ex fazem Marisa tomar a difícil decisão de terminar.
Marisa passa por tempos difíceis, seu amigo Nash está distante, muito em função do "fora" que ela deu nele a algum tempo atrás. Sterling ainda está brava porque se sentiu colocada em segundo plano logo que Marisa engatou o namoro com Derek. E o pior de tudo: os casamento sólido entre os pais de Marisa desmorona.
Quando tudo leva Marisa ao fundo do poço, coisas boas começam a acontecer e ela descobre que tudo que sempre buscou estava bem ali.
"Esperando por você" é um clichê delicioso, mas que precisa se mastigado aos poucos. Isso porque Marisa demora bastante para descobrir o que estava óbvio desde o começo, e se o leitor não for paciente abandona o livro. MAS NÃO ABANDONEM! Esse é um dos poucos títulos que li até hoje que soube desenvolver a história no tempo certo. Não houve correria no final, cada um dos personagens teve seu devido desfecho e fiquei super satisfeita. Sobre os personagens, gostei bastante de Sterling e Nash. A melhor amiga de Marisa tem uma energia e tanto, é bastante divertida apesar de ser meio "cabeça-oca". Já Nash é inteligente, doce e companheiro.
O livro tem páginas amarelas e a fonte está num ótimo tamanho. A diagramação é bastante simples e a revisão foi impecável, não encontrei um erro sequer. "Esperando por você" está recomendadíssimo para quem adora um romance leve.

laysadyoliveira 29/03/2013

Ao ver a capa o que mais me chamou a atenção foi "Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa."; quem nunca passou por um momento assim na vida? E foi com essa esperança de me identificar com o livro que comecei a ler.
A personagem principal é a Marisa, uma adolescente que acabou de sair de uma fase ruim da sua vida, a qual quer superar neste novo ano letivo que se inicia, o segundo ano do Ensino Médio. Ela junto com sua amiga, a Sterling, tem muitos planos para essa nova fase da vida e o maior deles é arranjar um namorado.
Nossa protagonista já tem um cara em vista, porém é aquele típico cara perfeitinho que está namorando com a garota popular da escola, porém quem disse que ela desiste fácil? De forma alguma, ela tenta de várias formas chamar a atenção dele, e a grande sorte dele é que eles tem aulas juntos, e isso faz aquele cara dos sonhos acabar se aproximando dela aos poucos. Junto disso uma amizade do passado resolve retornar à sua vida, se trata de Nash, um nerd todo desajeitado que foi o melhor amigo de Marisa na infância.
É uma história clichê, que provavelmente você já deve ter visto por ai, mas por ser super leve achei bem interessante a leitura.
Outro grande tema que é abordado no livro, que eu particularmente achei muito interessante ser colocado por lá, é o de se relacionar com uma pessoa virtualmente. Nos dias de hoje é cada vez mais comum se encontrar com alguém que você só conhece virtualmente, mas e quando se tem 16 anos, isso pode ser bem perigoso, foi isso que a autora quis transmitir de uma forma leve, entre amigas, e o desfecho não é como a gente espera, mas claro que não vou contar para vocês, então leia!
A autora resolveu escrever o livro como se a personagem que narrasse tudo que tivesse acontecendo, em primeira pessoa, e isso ajudou, na minha opinião, a história e seu desenvolvimento. Porém faltou abordar o tal distúrbio de ansiedade de Marisa de uma forma mais abrangente, contando um pouco mais sobre isso, como ela superou a fase, iria ser muito interessante para os leitores descobrirem mais sobre este assunto.
Durante todo o livro podemos perceber o quanto Marisa cresce e amadurece.

E para finalizar: Toda adolescente deveria ler este livro, é super indicado, parece que fala diretamente para você e para um momento que você já passou ou pode passar.

Ana Lyra 04/03/2013

Romance para adolescentes
Pela capa pensei que era outro tipo de história,previsível, mas o livro não é ruim,rápido de ler..

Talvez eu já tenha passado, da idade, dessa fase de adolescência,muita coisa já mudou mas existem reflexões nesse livro que eu e outras pessoas ainda devem ter até hoje em relação a auto estima, aparência, etc.

A autora tenta abranger vários assuntos e problemas que podem ocorrer durante essa fase da vida. Narra a história como verdadeira adolescente, com preocupações e gírias típicas da idade.

Psychobooks 29/03/2013

www.psychobooks.com.br

Meu primeiro contato com a Susane Colasanti foi quando li Bem mais Perto, que não me agradou. Ainda assim, resolvi dar mais uma chance para a autora e Esperando por Você foi um pouco melhor - ênfase no pouco -, mas não posso dizer que gostei da leitura e vou explicar para vocês meus motivos.

- Um pouco mais do mesmo
O enredo é aquele velho clichê dos livros para joven-adulto: escola, triângulo amoroso: de um lado protagonista excluída socialmente com uma melhor amiga linda e extrovertida; do outro um nerd tímido que é amigo da protagonista desde que eram crianças e o bonitão mais desejado da escola que tem uma namorada linda.

Mas aí você pode estar se perguntando, se você sabia que era clichê, por que pegou o livro para ler? E eu vou lhe responder, querido leitor. Porque a protagonista 'tem' distúrbio de ansiedade e isso me chamou atenção, pensei que a autora poderia desenvolver um enredo um pouco mais profundo, além dos velhos clichês. Mas eu estava redondamente enganada.

- Narrativa
O estilo de escrita da autora também não me agradou, vejam bem, sei que adolescentes falam muitas gírias, mas em excesso em um texto, deixa a leitura cansativa e passa a impressão de personagens um tanto quanto 'forçados'. A autora poderia ter usado outros elementos para caracterizar melhor seus personagens e não pesar a mão na linguagem.

Minha maior decepção foi a autora não ter explorado bem o tema 'distúrbio de ansiedade', que muitas vezes parecia mais um ataque de birra de uma adolescente mimada do que uma condição mais séria.

- Personagens nada memoráveis
"(...)Eu me odeio. Odeio ter de lidar com isso, odeio minha vida. E odeio não poder contar com alguém que esteja inteiramente a meu lado no momento em que preciso e exatamente do modo que preciso."

Marisa - a personagem principal -, teve um episódio de depressão no passado, que foi muito importante e isso é citado a todo momento, fiquei o tempo todo esperando por um 'flashback' ou uma boa explicação sobre o assunto - motivo e como foi superado - e isso nunca aconteceu, o que me deixou bastante frustrada, já que foi um evento marcante na vida de Marisa. Sem contar que, para mim, ela é bastante irritante, egoísta e mimada.

Os dois principais personagens masculinos são opostos, um é nerd tímido e o outro é o bonitão mais desejado da escola. Já li diversos livros jovem-adulto onde o(a) autor(a) conseguiu transformar aparentes clichês em personagens críveis e carismáticos, no caso de Derek e Nash, infelizmente, isso não aconteceu.

O misterioso dj de um programa popular da internet é um cara descolado, que sabe de todos os segredos da escola e prefere manter sua identidade anônima. Mas acho que a autora se esqueceu disso durante o desenvolvimento do enredo, porque não é nenhuma surpresa quando essa identidade é revelada.

- Pontos positivos
A relação da Marisa com seu pai foi belamente construída, cheia de carinho e momentos agradáveis.

Mesmo com todo o incômodo das gírias em excesso pelo meio do caminho, achei uma leitura rápida e tranquila. Daquelas em que você não precisa pensar em absolutamente nada, muito menos refletir sobre algum assunto. Assim que fechei o livro, já estava pronta para o próximo.

- Ler ou não ler?
Então, querido leitor, eu fui bem sincera nos meus comentários acima e essa é minha opinião. Para mim, o livro não foi legal, mas se você não liga para clichês, falta de surpresas, personagens insossos e quer algo apenas para passar seu tempo, vá em frente e leia, pode ser que goste. E para deixar você mais animado, informo que conversei com algumas pessoas que leram e gostaram bastante ;)

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem estar qui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."

Rose 28/03/2013

Marisa é uma adolescente que não vê a hora de ter seu primeiro namorado. Na verdade, seu namorado perfeito tinha a cara e o jeito de "Derek", um garoto muito popular do colégio, mas que já tinha namorada...
Marisa tinha problemas de ansiedade, e depois de atravessar um ano particularmente ruim, estava tentando se reinventar neste novo começo de aulas. Ela queria ser mais feliz, fazer novas amizades, arranjar um namorado...
Mas as coisas demoram a mudar e ela já começa a se questionar quando sua vida valeria a pena. É quando ela volta a se aproximar de um antigo amigo de infância, que mora bem perto dela e do qual sem motivo aparente acabou se afastando: "Nash", o nerd do colégio. Sem falar que Derek, o menino que lhe tira o sono, parece finalmente está lhe dando bola!
E quando tudo parece estar se encaixando, Marisa tem que encarar a separação dos pais. Ela agora está dividida, não consegue entender seus sentimentos em relação aos pais e nem em relação à Derek e a Nash.
É o segundo livro que leio da autora (Bem Mais Perto) e ambos relatam bem o ambiente de um adolescente. Neste volume temos a oportunidade de ver que nem tudo que pensamos ser o ideal para a vida que sonhamos, seja realmente ideal para nossa vida real. Cada vida tem um show próprio, resta cada um de nós saber ouvi-la...

Helana O'hara 10/03/2013

Esperando por você, surpreendente!
Sabe quando você lê um livro sem grandes expectativas? Esperando uma leitura óbvia, sem grandes novidades? Tudo isso porque o primeiro livro que leu do autor em questão não foi tão bom assim?
Pois é, foi o que aconteceu com “Esperando Por Você”. Comecei a ler sem esperar grande coisa e foi quando…. Me surpreendi. Esperando por você é um bom livro.
Susane Colasanti não acertou em “Bem Mais Perto (resenha aqui)”, só me resta acreditar que ela deixou toda sua criatividade para o próximo livro.
Em Esperando por Você, conhecemos Marisa, uma adolescente de 16 anos que sofre de ansiedade e até teve problemas de depressão por causa disso.
Mas no próximo ano letivo ela e sua melhor amiga Sterling fazem uma promessa onde “este ano será o nosso ano”, onde elas vão fazer as coisas acontecerem. Porém as coisas não saem como Marisa planejava…
Ela acaba fazendo amizade com um menino nerd que ela não sente muito orgulho, seu relacionamento com Sterling fica meio morno, seus pais se divorciam… No meio desse turbilhão ela começa a namorar Derek o cara que sempre gostou, mas… No final das contas não era o que parece.

Várias coisas acontecem na vida da protagonista na trama, ela briga com a mãe, com a melhor amiga, com o namorado, se afasta de Nash o amigo nerd e só Dirk um carinha de um postcast que salva sua vida… Mas será que ela não conhece ele?
É um misteriozinho bem divertido que será revelado apenas no final do livro, mas posso adiantar que o leitor já começa a desconfiar dele na metade do livro… Achei bem criativo isso!!

A autora soube dar vida a cada personagem do livro. Marisa, Nash, Sandra (irmã da protagonista) e Sterling foram muito bem escritos e cada um deles apesar da história com Marisa tem sua particularidade. Por exemplo, Sterling gosta de cozinha e isso fica bem evidente no livro quando autora mostra os dotes culinários dela. Ou Nash que é super nerd e não saí do seu quarto.

As falas também não fico para trás. Em Bem Mais Perto, me deparei com algo um pouco pobre, já em Esperando por Você, os diálogos foram mais criativos e bem desenvolvidos.

”Qual é a desses reality shows estúpidos que estão tomando conta da TV? Demo, agora, para fazer celebração de pessoas estúpidas que ficam sentadas o dia inteiro sem fazer nada, enquanto programas incríveis como Freaks and Geeks são retirados da programação? O que está acontecendo?”
Pág 81/82

Obviamente o livro tem seu final feliz, a gente espera isso.
Para um livro adolescente que tinha tudo para ser ruim, foi minha surpresa até o momento. Susane Colasanti ganhou pontinhos extras, fiquei feliz por ler um livro que valeu a pena.
Se você assim como eu, não gostou de Bem Mais Perto, aconselho ler Esperando Por Você, você pode surpreender-se.

Mari 10/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Assim que recebi esse livro fiquei super animada para começar a leitura.já que ele faz parte de um dos meus gêneros literários favoritos YA, sem falar que o nome, a chamada e a capa super fofa instigaram a minha curiosidade.

Começo a minha resenha dizendo que Esperando por você é um livro fofo, de leitura leve rápida e super divertida. Nele vamos conhecer a partir do ponto de vista da Marisa (personagem principal) sua história, sua família, seus amigos, sua escola e claro os problemas típicos da adolescência vividos pela personagem.

Gostaria de frisar a dedicatória original e divertida desse livro: "Para todos os que ainda estão à espera"

A história começa com a Marisa voltando de um acampamento de verão voltado para a área de artes (já que ela ama fotografia e tocar violino). Faltando apenas uma semana para o inicio das aulas e depois de tanto tempo longe de sua melhor amiga Sterling elas se encontram e começam a planejar como será o segundo ano do ensino médio e ambas estão prontas para um novo começo na parte social e amorosa de suas vidas.

" Eu adoro o início das aulas. É a época de renovação, de reinventar a si mesma, transformar-se na pessoa que sempre quis ser. Você pode voltar para a escola como uma pessoa completamente nova e viver experiências totalmente diferentes."

Nessa busca por ser mais popular e começar a namorar o Derek (um garoto popular, lindo e galinha), a Marisa deixa de perceber varias coisas que estão acontecendo ao seu redor como por exemplo que o Nash ( seu amigo meigo, nerd e super fofo de infância pode ser o namorado perfeito pra ela), que as coisas não estão indo muito bem na sua família e quando ela finalmente começa a ver que os seus pais não vão mais voltar e que realmente iram se divorciar seu único refugio são os programas de um DJ anonimo o "Dirty Dirk em All talk, No action" nesse programa ele faz críticas a escola onde ela estuda e aconselha aos ouvintes. Assim como todos os alunos de sua escola Marisa sente-se encantada e próxima a ele mesmo sem conhece-lo ou será que ela o conhece? pra descobrir você vão ter que ler.

Esse livro foi um dos mais fofos que li esse ano, o que mais gostei na escrita da autora é que ela consegui abordar os clichês da adolescência como "Será que ele gosta de mim?" ao mesmo tempo que aborda assuntos mais densos e que estão presentes nas vidas de muitos jovem como depressão, ansiedade e pais que estão se divorciando. Super indico a todos que assim como eu gostam desse gênero.

Não poderia deixar de colocar aqui um dos conselhos do Dirty Dirk aos seus ouvintes e finalizar essa resenha:

" Seja você mesmo. Você é capaz de superar os próprios medos, pode mudar, pode fazer da sua vida aquilo que sempre quis. talvez isso não aconteça amanhã, mas vai acontecer em breve. então, aguente firme! "

Jullyane 12/03/2013

Em uma palavra: clichê.

O livro é previsível do começo ao fim, muito fraquinho.

Barbara 14/03/2013

Esperando por você - Susane Colasanti
Esperando por você é aquele romance YA, que vocês já estão acostumados, com um triângulo amoroso, o qual você fica em dúvida com quem a mocinha deve ficar. A história se passa numa cidadezinha e gira em torno dos problemas da protagonista, Marisa. Marisa, é uma menina confusa, sofria de depressão e de distúbio de ansiedade, tem uma melhor amiga, chamada Sterling, que é praticamente abandonada pelos pais e desconta esse abandono,cozinhando. Nesse novo ano do Ensino Médio, Marisa recomeça sua grande amizade com Nash, um nerd, tímido mas meigo e sente uma grande paixonite por Derek, o popular da escola, ela define seus estilo como "surfista da Califórnia". Durante a história, ela sente ciúmes de Nash, mas não entende bem o porque, afinal ela estava namorando Derek. Brigas infinitas com sua irmã, Sandra. A separação de deus pais, Derek agindo estranho com ela, tudo isso mexeu com seu psicológico, mas Marisa, não se deixou esmoirecer, ela viu um "refúgio" num misterioso DJ (?), acho que tá mais pra radialista anônimo que parecia entendê-la totalmente.

As personagens me conquistaram, cada um de um jeito. Marisa várias vezes me deixou irritada, por não tomar uma atitude com Derek, afinal ele estava agindo estranho e dando total moral pra ex, e por suas atitudes totalmente infantis em relação à separação dos pais. Sandra, me irritou profundamente todas as vezes que aparecia na história. Sterling apesar de ser muito amiga de Marisa, algumas vezes ela consegui me tirar do sério por ser bobinha e acreditar em tudo. Derek, passou de "fofinho" pra "idiota" em menos de 5 segundos, odeio esses caras que acham que podem ter uma namorada fixa e ter outras ao mesmo tempo e tem Nash, carinhoso e tímido, no começo, achei ele muito sem sal, mas com o decorrer da história ele foi ganhando meu coração aos pouquinhos, sempre dizem que a gente acaba se apaixonando por um personagem, não é? Aconteceu isso comigo e com Nash ( kkkkkk, viajei bonito!).

Susane Colasanti me surpreendeu, no sentido literal da palavra. Durante a leitura, só ficava pensando " Como é que eu nunca li um livro dessa autora antes?" Esse é meu único arrependimento, afinal, não dava nada pelo livro, por causa da capa, não me chamou tanta atenção, mas quando você chega no final, que é muito fofinho e me fez chorar, você vê que a capa do livro faz todo sentido com o livro. A leitura, é leve e divertida, um livro ótimo pra relaxar, totalmente recomendado. Ele é do estilo dos livros da autora "Stephanie Perkins". A diagramação é ótima, adoro a diagramação da Novo Conceito, com páginas amareladas e fonte de ótima visão.

Acho que sou muito suspeita pra falar desse livro, afinal esse genêro é o meu favorito, e como disse mais acima, meu único arrependimento foi não ter lido nada da autora antes. Super recomendado, dei 4 estrelinhas e ele está no meu "ranking" de favoritos do ano.

Caroline 18/03/2013

Esperando por você - Amores e Superação.
Marisa é uma adolescente que sonha e deseja encontrar o namorado ideal. Quem nunca desejou ser notada pelo carinha popular? Se tornar uma e não ser tachada de estranha? Esse é o seu dilema. O livro é narrado por ela, ao iniciar o segundo ano do ensino médio você espera que aconteça mudanças, coisas legais, mas se mantêm na mesmice.
E para completar sua irmã mais nova parece ser mais velha, se interessa por temas polêmicos e debates.
Ela passou por momentos difíceis, distúrbio de ansiedade e pensamentos negativos. Trecho:

[...] Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. [...]

As coisas começam a entrar no eixo com a amizade restabelecida com Nash. O “nerd” legal com suas manias como, colecionar sinos, legado passado pelo seu avô. Para Marisa ele é somente um bom amigo e colega de classe.
É evidente a ansiedade e vontade da personagem de encontrar o menino que lhe entenda. Quem nunca pensou ou sonhou com aquela pessoa que vá lhe compreender, está ao seu lado nos momentos difíceis? E esse garoto seria Derick, o popular e simpático.

Sterling é sua melhor amiga, extrovertida, alto astral que ama cozinhar e inventar novos cardápios. Só tem um problema, Sterling não se sente atraída por meninos da sua faixa etária, prefere os mais velhos.

A vida de Marisa melhora quando Julia colega de turma lhe indica um webcast. Ela se identifica, o programa torna-se sua válvula de escape para as situações do dia a dia. E isso se intensifica após a separação dos pais e briga com os amigos. Bem que no meu ensino médio poderia ter tido um programa assim.

O livro é divido por meses, o começo foi entediante, se arrastando, depois foi melhorando e li de uma vez. É uma história para se ler nas horas vagas, consegui rir com as presepadas, pensamentos e paranóia adolescente da Marisa.

Em sua essencial busca demonstrar os medos, receios, sonhos, o se arriscar no amor. E principalmente, superação. Superação aos problemas familiares, psicológicos e amorosos. Como dizem, não adianta tentar colocar a carroça na frente dos bois.

Não posso deixar de falar sobre a autora, quando olhei a foto dela no final do livro me surpreendi, aparência jovial. Não é um livro que lerei de novo, não me causou aquela vontade louca de ler e não parar mais.
Isso sou eu, não quer dizer que vocês não possam se identificar e gostar.

Trechos que destaquei no caderno de resenhas:

[...] Quando alguém parte seu coração, não há o que fazer para mudar seu sentimento por essa pessoa. Só lhe resta continuar sentindo isso até que a coisa desapareça. Mas pode ser que isso jamais aconteça.

[...] ... você é como um farol, sempre em busca de algo distante no horizonte, porém,esta coisa que procura está, na verdade, perto de você, e sempre esteve. É por isso que você precisa olhar dentro de si mesmo em busca das respostas, em vez de procurá-las no exterior. [...]

Gíh Santos 17/03/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Minhas expectativas em relação ao livro giravam somente no fato de eu esperar uma leitura leve e divertida, bem jovial. O livro é legal, mas não dá maneira que eu pensei.
Marina é a típica adolescente que sonha em ser ao menos um pouco popular, deixar de ser a estranha já é um trunfo. E claro seu grande objetivo é arrumar um namorado. Como companheira de planos esta sua melhor amiga Sterling, uma garota fixada em homens mais velhos (yes, me identifiquei com ela. Haha). Marina esta prestes a começar o segundo ano do ensino médio, e ela sente que este será o ano.
Nash é o amigo de infância, aquele carinha fofo, mas totalmente introvertido, tímido à beça. Marina adora sua companhia, mas depois de um episódio constrangedor a amizade esfria.
Derek é o garoto popular que todas desejam (eu não), e claro que Marina tem uma quedinha por ele. Mas o que ela sequer imaginava era que ela realmente pudesse ter uma chance com ele.
Tudo o que ela quer é curtir seu namoro com Derek, mas sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais. São inúmeros acontecimentos que a deixam infeliz. E seus problemas parecem não ter solução. A única coisa que parece manter a sanidade de Marina é o programa noturno de um DJ anônimo, muito inteligente por sinal.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/03/resenha-esperando-por-voce.html

Mari 14/03/2013

"Nada pode garantir que um relacionamento irá durar para sempre, mas me sinto bem em estar aqui, no "agora", deixando que o futuro tome conta de si mesmo."
"Esperando por Você" é o primeiro livro que decidi ler entre os primeiros que recebi de parceria da NC e o primeiro livro de Susane Colasanti que leio. Nele conheci Marisa, uma adolescente que sofreu de depressão no último ano e não tem muitos amigos, mas se tivesse, estaria no grupo dos estranhos. Ela vive com seus pais e sua irmã mais nova, que tem uma mentalidade muito a frente de sua idade. Sua melhor amiga, Sterling, é uma garota solitária, que vive sozinha pois sua mãe está sempre viajando.

Marisa e Sterling acabam de entrar no segundo ano do Ensino Médio e fazem um pacto: as duas teriam seus primeiros namorados. O problema é que Marisa está apaixonada por Derek, o cara mais popular do colégio e que nunca repararia nela. Mas o destino muda e é justamente o que acontece, ao mesmo tempo que Nash, um antigo amigo de infância está se reaproximando. As coisas só pioram quando Marisa e Derek começam a namorar, Sterling se afasta dela, Nash demonstra estar apaixonado, seus pais se separam e Derek a decepciona. Quando Marisa se vê sozinha, em meio a vários problemas que julga não ter solução ela contará com a ajuda de um garoto que possui um programa de rádio e que mantém sua identidade em anonimato, mas parece dar conselhos diretamente para ela.

A personagem principal consegue ser adorável e um segundo depois é ingênua e te irrita. Ao ler o livro tive a sensação de estar lendo um diário, não só pela narrativa em primeira pessoa, mas pela forma como a personagem narra cada acontecimento dar realmente a impressão disso. Algumas coisas se tornam repetitivas na visão de Marisa e até os diálogos também, mas isso não atrapalha 100%, mesmo que em alguns momentos eu senti que a leitura ficou um pouco arrastada, mas acabei entendendo isso como o objetivo da autora e no final das contas você acaba adorando a história.

Gostei de Derek, mesmo ele se mostrando um cafajeste e não gostei de Nash, mesmo com sua mudança de estilo. Acho que gostei mesmo do Derek antes de Marisa namorar ele e depois nem tanto (risos), mas não consegui gostar de Nash em nenhum minuto. Sério, mesmo ele - mesmo que bem bem bem pouquinho - tendo se mostrado romântico no final das contas, o jeito nerd e sabe tudo dele não foi esquecido e não queria que Marisa acabasse gostando dele (não estou dizendo que ela acaba, mas desde o primeiro instante achei que acabaria).

No meio de todos os personagens e problemas tem o misterioso Dirky, um garoto que possui uma rádio e que sabe de tudo que acontece no colégio, além de dar conselhos para todos. Marisa sente como se ele a conhecesse e a entendesse, já que tudo que ele fala parece ser voltado a ela e todos a sua volta de sentem assim. Admito que com todos os clichês que gostamos - ou não - no livro eu não acertei a identidade de Dirk. Parecia previsível demais e preferi acreditar em outra hipótese (risos).

Continue lendo em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2013/03/esperando-por-voce-susane-colasanti.html