Esperando Por Você

Esperando Por Você Susane Colasanti

Resenhas - Esperando por Você

adrievianna 12/07/2023

Meia boca
Como falei desde o início nas minhas atualizações diárias: é um livro muito meia boca.
Não consegui criar simpatia e empatia por nenhum personagem, e olha que uma das premissas da autora parece ser essa de sermos empáticos com a personagem principal pelos traumas e ansiedades dela, mas sinceramente? só consegui revirar o olho de tão chatinha que a Marisa é.
O livro é de fácil leitura mas ao mesmo tempo não pega, é tudo muito mal desenvolvido, previsível e não tem nada que de fato chame atenção.
É um livro bem adolescente mesmo, que trata sobre assuntos de adolescentes mas que não me pegou de jeito nenhum. Talvez seja a escrita da autora que não me ganhou, talvez seja a história em si que é o tempo todo previsível.
Talvez eu teria gostado mais se eu tivesse lido na minha adolescência. Ou talvez não.

Bruna.Bookstagram 20/01/2023

Marisa é uma garota normal do ensino médio onde compartilha sua vida com a melhor amiga. Seus pais são amorosos e ela possui um lar equilibrado. Ela tem uma queda por Derek, um cara popular da escola e a sua amizade com Nash anda um pouco abalada.

O que ela não espera que é esse ano letivo fosse virar a sua vida de cabeça pra baixo, já que ela vai acabar amadurecendo com todos os acontecimentos em sua vida. Parece que tudo está acontecendo de uma vez e ela precisa de ajuda.

Eis que surge um programa de podcast de alguém da escola e acaba falando as coisas certas e na hora certa. Como aquele rapaz sabia exatamente o que falar pra ela para que se sentisse melhor? Mesmo que não fosse realmente direcionado para Marisa?

Um romance bem juvenil e sobre adolescentes. Sem maldade alguma e sem vilões, já que a própria vida se encarrega de fazer esse papel. A leitura é bem longa mas muito leve.

Larissa 17/01/2023

Um romance com uma vibe bem gostosa.

Uma leitura leve e rápida. O livro me prendeu desde a primeira página e me ajudou muito a curar a ressaca literária. Recomendo d+

Marí Amo 05/11/2022

Fofo
O final foi bem corrido e bobinho. Não estava no clima para essa leitura. Sem muitos acontecimentos, fofo porém básico demais.

Priscílla 27/04/2022

Gostei bastante
Amo os livros dessa autora, acho que já li todos os que ja foram publicados aqui no Brasil e estou me sentindo orfã agora.
Leitura muito gostada, tipico livro meio cliche adolescente que todos amamos.

Gabi Suzart 29/03/2021

Esperava mais de você rs
Eu escolhi esse livro justamente por ser juvenil, pois estava atrás de uma história leve depois de ter lido um livro mais denso.
No entanto, Esperando por você deixou um pouco a desejar.

A autora ensaia falar de assuntos pertinentes como a depressão e a ansiedade na adolescência, mas a impressão que tive é de que ela se perde um pouco no caminho. Algo que era tão impactante na vida de Marisa, acaba por se tornar algo banal e "fácil" de superar.

Senti que a história corre um pouco, apesar da 336 páginas disponíveis, tanto que não me apeguei a nenhum dos personagens, nem mesmo Marisa que narra toda história. Me parece que faltou profundidade.

A sensação é que a gente fica esperando pelo romance rs uma vez que premissa é de que ela fica dividida entre dois garotos, mas acho que o livro é muito mais sobre ela se entendendo numa fase da vida em que ocorrem diversas mudanças.

No mais, achei que o livro é leve de ler e a gente até termina ele rápido, por isso a nota 3. Não me agradou totalmente, mas também não foi de todo ruim.

Same 14/11/2020

Adolescente contemporâneo
Não se tornou o meu livro favorito da autora mas gostei bastante, fala sobre uma adolescente mais que normal é isso faz com que a gente se identifique com o jeito dela pensar, os problemas, os sentimentos enfim representou muito bem o adolescente classe média contemporâneo.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek — o amor da sua vida — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581630472

Isa 30/03/2018

Todos somos como um farol...
Leiam esse livro escutando John Mayer

Li esse livro pela primeira vez aos 18 anos e tive uma visão totalmente diferente quando li hoje, com 22 anos.
Em ambas as situações eu não me apeguei ao livro, porém conseguia me sentir no livro em algumas partes quando estava com 18 anos.

Achei o livro cansativo e com uma narrativa bastante negativa no começo. Isso tudo ocorrre pois a protagonista sofre de ansiedade. Mas com o tempo você consegue se adaptar ao jeito dela, pois ela é uma adolescente como qualquer outra, que tem problemas com os crushs, que tem problema em casa, que tem pensamentos autodestrutivos...

Ma é uma garota que está cursando o ensino médio e que tem uma melhor amiga, com nome dificil de pronunciar/escrever, um crush eterno e um ex-melhor amigo nerd que se afastou, pois ela começou a querer conhecer pessoas novas. NÃO GOSTEI DISSO NELA.

Com o decorrer do ano letivo muitas coisas começam a mudar na vida dela, o crush Derek começa a dar bola para ela, Nash, ex-atual melhor amigo mostra interesse, mas logo depois começa a namorar outra garota bem legal, sua familia tem uma noticia tragica e sua best está mais afastada.

O livro é muito grande e às vezes põe o foco em situações desnecessárias, podendo focar em outras coisas mais legais ou construir uma cena que poderia ter um desenvolvimento mais legal ainda.

Nash e Derek foram os unicos que me surpreenderam, alem de algumas frases maneiras que consegui tirar do livro, porém foi só isso. O restante continuei, pois precisava terminar de ler...

Mia Fernandes 29/09/2017

"se você fosse uma forma, que forma seria e por quê?”
Marisa está prestes a iniciar o seu segundo ano no Ensino Médio, oportunidade perfeita para superar o caos do último ano. Mergulhada na depressão e diagnosticada com distúrbio de ansiedade, ela quer deixar para trás o rótulo de esquisita dado pelos seus colegas de classe, e ser tornar uma pessoa mais sociável. Ela está decidida de que este ano, vai “o ano” dela, aquele momento onde somente coisas boas acontecem, em que a espera finalmente acabou. Ela sairá da zona nerd e ingressará para a ala dos populares e descolados.

Marisa pode ser considerada uma adolescente de sorte, pois mora com os seus pais e sua irmã, num ambiente familiar completo – algo difícil hoje em dia – na pequena cidade de Far Hills, em Connecticut, EUA. No qual o único divertimento dos jovens é o Deque, com a sua fonte, além de contar com cinema, sorveteria, Cosmic Bowling e o Shake Shack, como opções de lazer. Mas o up que ela precisa na sua vida só vai acontecer quando tiver um namorado de verdade. Então como primeira atividade de início de aulas, Marisa junto com a sua melhor amiga, Sterling estão a caça para ter o seu primeiro namorado sério. Ela até tem o candidato perfeito para ocupar esta vaga, o popular Derek, que possui só um defeito: ter namorada. Apesar de que isso não a impede de ficar sonhando acordada com cada olhar que ele direciona para ela.

Neste novo ano escolar, devido à aula de química, ela teve que montar dupla com nerd Nash, um antigo amigo de infância, no qual com a passagem do tempo eles perderam o contato. Mas esta nova oportunidade, faz com que eles se reaproximem, porém, Nash com seu jeito geek de ser e sua habilidade zero de lidar com garotas, acaba se declarando precipitadamente para a Marisa, e isso causa um briga entre eles e acabam se afastando de novo.

As mudanças que Marisa tanto clamava para acontecer, realmente se tornam realidade. Todavia, não do jeito que ela queria. Marisa era uma das poucas adolescentes que possuía uma família sólida, com pais que se preocupavam com ela e sua relação de cão e gato com Sandra, sua irmã mais nova e CDF. Porém como nada é para sempre, os seus pais que antes apareciam estar tão apaixonado um pelo outro, decidem de separar. Assim. De estalo, pelo menos para Marisa. Então sua família começa a desandar, suas crises de ansiedade começam a ressurgir. E no momento desta ebulição, eis que Derek, agora que deu um pé na bunda de sua namorada, decidi chamá-la para sair. E voilá, ela agora tem um namorado, o “namorado perfeito”, e ambos se tornam o casal 20 do colégio! Tudo que ela sempre sonhou.

Mas o namoro perfeito está mais para comercial de Margarina, porque Derek não consegue prender a atenção de Marisa, e ela com receio dele não gostar dela, não divide os seus problemas, suas neuras. Além de este relacionamento consumir toda a sua energia, ele também a afastou de sua amiga, Sterling.

Com tudo desmoronando ao seu redor, e se sentindo mais solitária do que nunca, sem poder mais contar com o apoio de Nash, Marisa sente que está se afogando dentro da depressão. Neste momento entra o personagem que salva a própria personagem e a história também, o DJ Anônimo, Dirty Dirk que com seus podcasts fazem Marisa recuperar o foco e seguir em frente. Mas como um cara desconhecido, através de uma web rádio, parece conhecê-la tão bem e dizer as palavras certas, para os momentos certos? Será que ele a conhece e sabe o quanto está ajudando-a num momento em que o distúrbio de ansiedade a devora?

“Esperando por você” da autora Susane Colasanti é uma história intensa, tratando de como é a vida dos adolescentes de hoje em dia, principalmente aqueles que sofrem de distúrbio de ansiedade. A vida de Marisa era totalmente centrada, possuía uma família amorosa e amigos. A única coisa que ela queria era um namorado. Mas nem tudo que a gente deseja, realmente é aquilo que a gente precisa. Para ela entender isso foi preciso ela passar por sofrimentos, decepções, para então dar valor aquilo que ela já tinha na vida dela, mas que antes não enxergava. Quando uma pessoa se encontra em depressão é difícil quem está de fora entender a situação. Muitos acreditam que é teatro aquele sentimento de inadequação. Porém a coisa é mais profunda. A vida de Marisa é isso, ela possui muitos sentimentos que não expõe para os seus entes queridos, com medo de ser taxada como doida ou insegura.

Já o personagem Derek é aquele garoto sonho de consumo de qualquer garota insegura. E quando caí o raio, de que “aquele” cara está afim de você, parece que ganhou na loteria. Porém quando a esmola é demais, o santo desconfia. E o relacionamento que era perfeito nos sonhos de Marisa, se torna decepcionante na vida real. Do outro lado, tem o melhor amigo, Nash um nerd que sabe tudo, um pouco irritante e adorável com a sua coleção infinita de sinos, é algo mais sólido, compreensivo, mesmo com o seu jeito esquisito. Apaixonei-me com ele, desde quando ele falou: “se você fosse uma forma, que forma seria e por quê?” na primeira aula de química.

Mas o personagem que prende toda a história é o Dj Dirty Dirk com os seus podcasts do programa “All Talk, no Action”, a sua maneira de falar com os jovens, sobre os problemas da juventude, a infraestrutura do colégio, fez com que todos os adolescentes de Far Hills se conectem entre si e comecem a compartilhar informações entre si. Todas as suas dicas como, para as meninas entenderem o universo dos garotos, passando a responder cartas de internautas com problemas familiares, fez com que a história ganhasse dinamismo e também possibilitou o crescimento da personagem principal, Marisa, a finalmente resolver os seus problemas e buscar o seu final feliz.

Com capítulos curtos, acompanhamos o crescimento de uma adolescente com distúrbio de ansiedade para uma jovem que aprendeu a lidar com a vida, com o que ela tem a oferecer. Vimos toda a fase negra da depressão e surgimento da luz no final do túnel, neste caso na voz de Dirty Dirk que salva a vida e a consciência da protagonista. Dirk impulsiona Marisa sair do botão de espera e passe a viver a sua vida, buscar a sua felicidade que estava no Deque o tempo inteiro, esperando por ela.

XOXO
Mia fernandes.

Ana SPV 21/07/2017

Encantada
Amei tanto esse livro que li ele em menos de uma semana rs. Aprendi que nem tudo o que queremos, é o que nos faz bem.

Marcelle 22/06/2017

Esperando Por Você - Jul/2014
Eu protelei muito a leitura desse livro. Para falar a verdade, nem sei porque escolhi esse livro para ler. Olhei para ele e tirei da estante, sem nenhuma pretensão. E acho que isso foi um ponto importante na minha leitura, não esperei um livro ruim, mas também não esperei uma grande obra. E então, eu adorei!

A sinopse nos diz muitas coisas, mas não o que deveria ser dito. Nos fala sobre Marisa, uma adolescente de 15 anos que passou uma época difícil no último ano e pretende apagar totalmente isso de sua vida, criando metas e resoluções para um novo ano letivo na escola. Acho que isso passa muito 'mundo adolescentezinho', o que é retratado sim nesse livro, mas Marisa é uma adolescente que passou por uma fase realmente difícil. Acho que isso deu mais um senso de realidade a história. Problemas e superações que qualquer um pode ter.

Fora isso, nós estamos lendo o diário de uma adolescente. Foi assim que me senti. E gostei muito de reviver todas as coisas que uma adolescente sente, toda confusão e um misto de sentimentos sem tamanho, adorei.
Temos no nosso cenários os amigos de Marisa, que são como o seu chão quando precisa. Sterling é a amiga divertida, cozinheira que sempre tem um prato maravilhoso para confortar Marisa. E temos Nash, que é um caso a parte. Nash é o estilo CDF, ligado em robótica, tímido, inteligente, um amor... apaixonante. Dava vontade de apertar!!! rs

Muitas coisas foram óbvias nessa história. Mas eu tive gosto em passar por cada uma delas... e ainda teve o mistério do DJ anônimo dos podcasts, que ninguém sabia quem era... e eu saquei logo quando li uma resenha que dizia esse fato estar na cara!! rs

Descobrimos muitas coisas com Marisa, amadurecemos... esse não é um livro adolescente demais, mas ainda assim retrata bem o cotidiano dos pensamentos de uma menina de 15 anos. Suas dificuldades. Medos. Paixões. Sonhos. Loucuras. Aprendizado. Como esperar por algo que pode mudar a sua vida.

Este é um livro comum, mas incomum. Foi uma leitura que valeu a pena o tempo, e eu indico.

Caroline.Correa 20/10/2016

Gostei.. um livro bem teen
O livro tem uma escrita leve e criativa, a personagem principal é bem elaborada. Um livro bem teen. Conta coisas que algumas adolescentes passam, por isso podem acabar se identificando com o livro.

Ninna 12/04/2016

Esperando por você
Parece com aqueles filmes da Sessão da Tarde.
Sei lá, pra mim foi uma leitura cansativa, esperava mais. Terminou acho que de repente, mas gostei tanto da Marisa quanto do Nash e sempre soube que os dois combinavam.

Nanda 08/04/2016

Marisa vai iniciar o segundo ano do Ensino Médio com a ideia de se reinventar, algo que toda adolescente adora, e decidida a encontrar seu primeiro namorado. Eis que, inesperadamente (ou nem tanto), o garoto mais popular do colégio, Derek, convida Marisa para sair. Junto com esse namoro vem uma bagagem enorme, incluindo a separação dos pais de Marisa, lidar com sua melhor amiga Sterling, que possui uma família bizarra e só se apaixona por garotos mais velhos, e a ex-namorada de Derek. Em meio a isso tudo, o que mantém um pouco da sanidade de Marisa é escutar o programa de um DJ anônimo, que parece saber muito da escola, mas que ninguém sabe quem é.
Sabe quando um livro é capaz de fazer você voltar a sua adolescência em poucas páginas? Foi assim comigo em Esperando Por Você, eu ainda não conhecia a narrativa da Susane, mas sei que o propósito da autora é escrever para adolescentes e quanto a isso ela acertou em cheio. Eu gostei de Marisa, consegui me reconhecer nela em algumas partes do livro, seus problemas, inseguranças, medos e, porque não dizer, certezas. Marisa tem tudo o que define uma adolescente passando por mudanças e acho que essa é a palavra-chave do livro: mudanças.
A vida de Marisa passa por uma espiral completa, cheia de altos e baixos, assim como a sua amizade com Sterling (e, provavelmente, a maioria das amizades é assim), sem contar que no meio disso tudo, Marisa reinicia sua amizade há muito esquecida com Nash, o garoto mais nerd da escola e total oposto de Derek, por quem Marisa espera se tornar namorada há bastante tempo.
Os personagens são bem elaborados, posso dizer que desde o início não gostei de Derek, não sei bem explicar, mas achei que ele era muito, digamos, arrogante. Resolvi que torceria para a relação de Marisa e Nash evoluir para um namoro, mas não vou dizer para vocês o que acontece. Sobre o DJ misterioso eu matei a charada desde o início e isso foi o que tirou em grande algumas estrelinhas dele no meu Skoob.
Um problema que eu tive em Esperando Por Você foi ter de lidar com algumas partes óbvias, pois, elas existem. Em algumas partes eu me pegava pensando: depois disso vai acontecer X coisa e pronto, em um número de páginas adiante isso acontecia. Mas não pensem que isso acaba com o encanto do livro, porque não acaba.

Esperando Por Você é um livro escrito para adolescentes, mas fez com que eu voltasse ao meu segundo ano do Ensino Médio e revivesse todo aquele drama. Antes que eu me esqueça, o livro também é acompanhado por uma trilha sonora baseada em John Mayer, o que o torna muito bom.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2013/09/resenha-esperando-por-voce-susane.html