Economia política - uma introdução crítica

Economia política - uma introdução crítica José Paulo Netto
José Paulo Netto

Resenhas - Economia política - uma introdução crítica

Edi 02/11/2023

O livro tem uma linguagem complexa, mas fundamenta bem a economia clássica. Inicia-se fazendo um apanhado histórico do surgimento da economia clássica, passando pelas fases do capitalismo e a evolução das relações de produção, além de pontuar alguns conceitos como fetichização da mercadoria, mais-valia e alienação.

Migueleituras 23/03/2023

Uma introdução incrível ao tema, trazendo de forma bem mais fácil de entender conceitos que eu já tinha escutado falar antes, mas achava meio complexo. Sem dúvida foi uma ótima escolha para iniciar minhas leituras sobre o tema.

Gabriel.Larrubia 07/10/2022

Hoje em dia tenho pena de fazer resenha curta e rasa mas enfim.
Introdução fenomenal, tudo é explicado muito claramente (por mais que as coisas vão se complicando aí tem momentos que nenhum vocabulário acessível ajuda!!! enfim!!!)
Cheio de indicações bibliográficas tanto pra estudar mais quanto filmes pra trabalhar em aulakkkk não sou professor de hist nem geo nem nada mas espero ver tudo e espero entender mais da área de serviços no modo de produção capitalista...

Bianca 22/09/2020

Eu AMO um livro. Me acompanha desde a graduação e até hoje eu o utilizo no mestrado. É uma leitura introdutória maravilhosa e esclarecedora, apresentando categorias muito importantes. Recomendo muito pra quem quer iniciar a leitura de obras marxistas e marxiana.
Black Flower 20/01/2023minha estante
O Netto é fera, mas sua linguagem é extremamente difícil de entender. Mas eu gosto. Li esse livro no 3 semestre, tenho até hoje. Serviço Social é um mundo.

Aninha 27/07/2018

Livro escrito com perfeição. Netto consegue ao mesmo tempo nos trazer informação e acabar com nossa mente. Ótimo para estudantes de Serviço Social e Econômica!

Hildeberto 13/11/2010

Uma introdução vermelha
"Economia Política - Uma introdução crítica", é uma introdução as ciências economicas, como pode-se perceber pelo próprio título do livro.
Sua especificidade está na forma da arbodagem do tema economico. Em nenhum momento os autores do livros pretendem serem imparciais. Ao contrário, logo no começo eles confessam que a obra é de caratér marxista e por isso mesmo extremamente crítica ao capitalismo. Nâo há uma parte do livro que não seja destinada a provar como o capitalismo é desumano e idiota.

Dito isso, o livro aborda os principais temas concernentes a produção material humana, tendo como referência o capitalismo, falando sobre imperialismo, mais-valia, capital, etc.

É uma forma de ver a economia, mas nâo a única. E interessante le-lo pelo fato de ele explanar sobre todos os principais temas economicos, mesmo que seu ponto de partida seja claramente parcial.