O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Fernanda 22/03/2013

Resenha: O Lorde Supremo - Trudi Canavan - Novo Conceito
Link da resenha: http://www.segredosemlivros.com/2013/03/resenha-o-lorde-supremo-trudi-canavan.html

Resenha:

Estava muito ansiosa para saber como seria o desfecho desta trilogia, e confesso que foi uma leitura fantástica e surpreendente. Esse é um daqueles livros que você gosta tanto que fica até difícil de escrever sobre ele ou falar demais ao ponto de soltar spoilers desnecessários aos leitores. A autora conseguiu a junção dos acontecimentos anteriores com novas cenas eletrizantes e intensas. E como era de se esperar, nesse terceiro e último volume, Sonea aprende mais ainda sobre o Clã de Kyralia e conhecemos mais sobre a história de Akkarin, o Lorde Supremo envolvido com a magia negra. Sonea se vê encurralada e não sabe mais no que acreditar. Ainda mais que estão havendo vários assassinatos estranhos no local das favelas. Um ano se passa desde todos os acontecimentos narrados em “A Aprendiz” e agora é visível a mudança de comportamento de vários personagens, assim como a aceitação diante de Sonea é bem maior. Sonea teve que enfrentar vários desafios desde o primeiro livro e como o preconceito por ser das favelas, sua luta com Regin, e claro que nesse terceiro volume, não seria diferente. Como ela vai lidar com tudo que sabe?

“Pensando de novo nos aprendizes no corredor, Sonea sorriu. Pela sua curiosidade arisca, ela imaginou que a primeira coisa de que tinham se lembrado era quão facilmente ela havia ganho o Desafio. Eles se perguntavam quão forte ela ia se tornar. Ela suspeitava que até alguns dos professores tinham um pouco de medo dela.” Pg.15

Uma das coisas que achei mais interessante foi o modo como a autora conseguiu encaixar todos os fatos de modo dinâmico e assertivo. A emoção se torna maior quando os personagens sabem que o confronto será inevitável e agora cada um terá que escolher o caminho que acha mais correto, inclusive Sonea. Aos poucos, ela vai descobrindo a verdade que a cerca, e os motivos de Akkarin ser o que é. Eu nunca ousaria imaginar tantas coisas reveladoras acerca dele. E me surpreendi bastante a capa página virada e a cada informação revelada. Fiquei admirada com a intensidade de sentimentos que esta história me proporcionou. Só posso dizer que “O Lorde Supremo” apresentou várias respostas de perguntas não respondidas dos livros anteriores, e mostraram uma nova perspectiva da história. De fato, essa parte foi sensacional.

“Um sentimento de culpa tomou conta de Cery. Ele pensou na maneira como Savara fizera seu coração disparar. Como ele poderia se permitir admirar uma mulher estranha, em quem provavelmente não podia confiar, quando ainda amava Sonea? Mas Sonea estava além de seu alcance. E, de qualquer forma, ela nunca o havia amado. Não da maneira como ele a amava. Por que ele não podia pensar em outra?” Pg.105

Porém Sonea não sabe que terá uma escolha a fazer. Ou talvez saiba. Será que ela vai escolher o caminho que parece certo ou terá que usar magia negra? A narrativa seguiu de modo enigmático e ao mesmo tempo repleto de suspense. Em um momento da trama, o leitor pode ficar um tanto quanto ansioso pelos próximos acontecimentos, isso por causa da adrenalina que a história causa. Sim, essa expectativa mata qualquer um do coração, hehe!

“Rothen sentiu um aperto no estômago. Toda vez que pensava que Sone seria expulsa, ele doía. Depois de tudo que ela passara...acreditar que o Clã queria matá-la, quase perder o controle de seus poderes, ser capturada, sofrer chantagem de Fergun, agüentar a importunação de outros aprendizes, suportar o desprezo dos magos, tornar-se refém de Akkarin, desistir da afeição de Dorrien...ela iria perder tudo pelo que tinha trabalhado tão arduamente.” Pg.259-260

Sonea mais uma vez, revela ser uma pessoa mais forte do que qualquer um poderia ser, diante de tudo que a mesma já passou em sua jornada, e por esse motivo, ela continua sendo a personagem que mais admiro. Em alguns momentos, a narrativa me confundiu bastante, pois estava crente que iria acontecer alguma coisa, mas logo vi que estava completamente enganada. E ai está, me surpreendendo novamente! Confesso que também fiquei triste com certos acontecimentos e algumas mortes, mas de uma maneira geral, gostei bastante do desfecho e o modo como Trudi Canavan finalizou essa sequência.

“Retorne ao Clã e organize a seleção de um mago negro. Quanto mais cedo ele ou ela começar, mais bem preparados estaremos.” Pg.441

Marcus 09/10/2020minha estante
Essa trilogia é bem foda, parabéns pela resenha

Ana Lídia 25/01/2013

O Lorde Supremo, terceiro livro da Trilogia do Mago Negro, é incrivelmente surpreendente.

Você já tentou imaginar a história de Akkarin? Já tentou se perguntar o passado daquele poderoso e imponente mago, de personalidade completamente impenetrável?
Se sim ou não, eu devo dizer: você jamais vai adivinhar.
Esse livro me surpreendeu muito. Me fez ter várias reações: de admiração, de surpresa, espanto, felicidade e, principalmente, tristeza.

O terceiro livro narra a sequência de vários acontecimentos importantíssimos e, principalmente, sobre o passado de Akkarin, Lorde Supremo do Clã dos Magos.
Eu devo admitir que sinto falta do Akkarin imponente e misterioso do começo da trilogia, quando ninguém sabia nada sobre ele e ficavam todos se perguntando quem ele havia sido. Mas também admito que saber mais sobre ele foi extremamente interessante.
Ainda assim, apesar de várias revelações sobre o enredo, Trudi conseguiu manter um ritmo lento para a apresentação dos fatos, que chega quase a ser torturante. Eu não sei a opinião de alguns leitores sobre isso, mas eu adoro. Gosto de ficar na espectativa pra saber o que vai acontecer e, quanto mais suspense o autor fizer, melhor.

Como sempre, o papel de Sonea é magnífico. Ouvi um leitor me dizer uma vez "Mas tudo o que ela faz dá certo". Sim, tudo o que ela faz dá certo. E eu acredito que ela MEREÇA isso.
Em momento algum ela se pôs a chorar enquanto seus colegas de classe a atormentavam sem parar. Ela nunca desistiu, e sempre se mostrou a grande e poderosa aprendiz que era.
Combinado a seu poder e potencial, suas escolhas a tornam ainda mais magnífica.

Ah, e é importante ressaltar que o romance também está presente no terceiro livro. Tímido, mascarado. Em segundo plano. Bem do jeito que eu gosto. Com casais surpreendentes!
Apesar de não ser fã de livros que se focam em histórias de romance, eu adoro quando eles são acompanhados de uma boa história. Ou, melhor ainda, quando eles vem acompanhando uma boa história. E esse é o caso de O Lorde Supremo.

Enfim, o livro, pra mim, é ótimo. O enredo se mostrou complicado e bem desenvolvido. O mais legal de tudo é que, em certas partes, a autora te leva a acreditar em fatos que não são verdade. Que você descobre depois que tudo o que aconteceu foi um grande mal entendido, e que os acontecimentos são completamente diferentes. E eu adoro isso!
O terceiro livro fala mais sobre as relações de Kyralia com seus territórios vizinhos, especialmente Sachaka, a região que abriga habitantes ainda ressentidos com a derrota sofrida na Guerra de Sachaka. Kyralia foi vitoriosa, e alguns membros da sociedade sachakana ainda não conseguiram aceitar o fato.
Trudi Canavan realmente nos mostrou o quão rico o universo que ela criou para a Trilogia do Mago Negro pode ser!

Se você é tão fã dessa trilogia quanto eu, e ama tanto quanto eu as personagens, prepare seu coração: muitos deles sofrerão, e vários morrerão. Esse é outro bom aspecto, ao meu ver: a autora não teme em matar personagens que precisam morrer. Eles não sobrevivem milagrosamente e voltam de surpresa, dizendo "Eu voltei! Eu sobrevivi!"
Isso fez meu coração doer diversas vezes, mas não posso deixar de dizer que deixou a história ainda melhor.

Talvez o único ponto negativo (para alguns) na escrita seja mesmo o ritmo lento de narração da Trudi, mas isso para mim não é problema.
O livro é, com certeza, cinco estrelas na minha avaliação e um desfecho magnífico para a trilogia que me conquistou durante tantos dias.
Laura. 25/01/2013minha estante
Sua resenha fez meu coração atrasar as minhas costelas, ir até a China e voltar. Cara, se um personagem que eu realmente gostar bater as botas nesse volume da trilogia acho que eu surto, porque, sinceramente, ahahhaha! Sua resenha ficou perfeita e me deixou muito mais curiosa para saber o que vai acontecer, não sei porque você ainda não tem um blog (eu acho que não tem, não lembro, se tiver, por favor, me mande porque preciso hahaha), você resenha muito bem, até os cerynis de toda a Kyralia iriam querer aprender a ler para lerem suas resenhas, adorei esse meu trocadilho, me sinto uma diva agora, hahahahaha! To colocando um monte de haha no comentário porque estou histérica com a sua resenha, meu deus, já mencionei que preciso desse livro? Pois é.

Anastácio 11/02/2013minha estante
De fato, o livro é magnifico e a Trudi soube muito bem como fechar a trilogia de forma grandiosa. Sofri com a morte de uns como tu mesmo falou hahaha. Mas para mim tudo foi inquestionável, adorei tudo!

Elton 16/02/2013minha estante
Gostei muito da trilogia, um livro melhor que o outro pena que foram apenas três, apenas não gostei do desfecho final de Trudi, achei fraco poderia ter ido um pouco mais além, achei que faltou algo no final do livro, mais é surpreendente a trilogia, indico vale a pena....

Marcos Brito 22/02/2013minha estante
Acredito que a trilogia em si foi boa, mas o terceiro livro deixa a desejar em sua segunda parte. A autora valorizou demais algumas passagens menos importantes e acelerou em outras. Certos personagens entraram estranhamente na história e, no final, sequer foi contado de forma mais detalhada sobre a razão de sua existência. Quanto às mortes, todas previstas desde o livro 2, sem muita surpresa. O Epílogo também foi um pouco fraco, outro totalmente previsto e não fez o leitor se emocionar. Fiquei um pouco decepcionado pois a história renderia mais 1 ou 2 livros, mas enfim, quem já leu os 2 primeiros livros, que diga-se de passagem são muito bons, deve conferir o final. O lado bom é que há uma nova trama envolvendo o mundo de Kyralia chamada "The traitor spy trilogy" após 20 anos dos acontecimentos de "O Lorde Supremo", mas acredito que ainda não tenha sido traduzida para o português. Talvez falem mais sobre o que não foi muito bem explicado nessa primeira trilogia.

Ana Lídia 22/02/2013minha estante
Muito obrigada pelo comentário, Marcos, é bom saber a opinião detalhada de outros leitores.
"The traitor Spy" infelizmente não foi lançado em português. Cheguei a entrar em contato com a editora Novo Conceito, que lançou a primeira trilogia da Trudi, e pedi se eles possivelmente lançariam a próxima. Disseram que não tem previsão, mas assim que tiverem notícias, vão postar nas redes sociais. =)

Pandora 23/02/2013minha estante
Primeira resenha que leio e já estou sofrendo, já estou aqui com a lista de ah ele não pode morrer, por favor ele não. O Lord Supremo é um homem misterioso, tem pinta de vilão, mas a duvida é grande, a Trudi não é maniqueista, ela gosta de deixar as sombras das dúvidas nos leitores... E sim, Sonea merece tudo, por sua história, por sua firmeza de caráter e por seu talento acima de tudo. Estou super ansiosa para terminar esses livros e ao mesmo tempo melancólica, vou senti falta da turma. Aaah, vc arrasou na resenha, deixou a gente doido para ler, mas não deu nenhum spoiler.

Pandora 23/02/2013minha estante
A proposito, eu to no clube da Laura, fiquei histérica com a sua resenha, então releve qualquer erro!!

Ana Lídia 27/02/2013minha estante
Muito obrigada pelo comentário, Pandora!
Eu acho que resenha se escreve assim. Muitos leitores confundem resenha crítica com resumo, e aí quando você termina quase não precisa mais ler o livro. Fico feliz que tenha gostado!
E sim, você vai morrer de saudade, como eu. :( até chorei quando terminei. Fiquei com um sentimento de vazio imenso! XD

Rodolfo Reis 08/03/2013minha estante
Gente, será que terá continuação? O final deixou tudo muito aberto. E um epílogo geralmente é o resumo do próximo livro, não?

DézyBrauner 13/08/2013minha estante
Adorei sua resenha e me senti da mesma forma ao terminar o livro. Apesar do livro ter muitas mortes uma especial perfurou meu coração de forma mais intensa, acho que de basicamente todos os leitores rs. O final é legal, mas eu queria mais :/

Dagliê 09/10/2013minha estante
Essa morte em especial me fez chorar HORRORES, terminei agora a leitura e ainda estou inconformada e indignada.

Só se ferrou na vida, )))))))))))): A unica coisa

huntero 14/01/2023

Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo. Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante.

Maah65 20/11/2013minha estante
Agora que a frustração passou, posso dizer que, com certeza, esse foi um dos melhores livros que já li na minha vida. Recomendadíssimo!

Lu s2 12/12/2013minha estante
Eu sei como vc se sentiu pq apesar de eu ja saber deste final tragico (eu ja tinha lido esta mesma resenha antes de ler o terceiro), eu fiquei desolada, eu chorei, eu xinguei p caramba, para mim deu raiva n ter o final que ambos mereciam

Maah65 13/12/2013minha estante
Cara, eu não fazia ideia, e isso realmente, realmente machucou. Eu realmente não acreditei na hora, chorei pra caralho. Nunca chorei tanto em um livro como chorei nesse final de trilogia. Foi horrível. Eles mereciam o melhor depois de todas as merdas que passaram, fiquei muito mal mesmo. Mas acho que se ele não tivesse morrido, o final não teria sido tão perfeito. Sei lá. Acho que isso foi o que marcou mesmo. Mas que doeu, doeu. E muuuuuuuuito.

Suzana 09/01/2014minha estante
Cara eu também nunca chorei tanto por um personagem na minha vida. Acabei de ler O Lorde Supremo há alguns minutos e tô revoltada demaaais. Claro que eu espero que passe, isso não tira a qualidade da história nem nada. Foi perfeito, cruelmente perfeito :(

Maah65 09/01/2014minha estante
Pois é. Quando eu terminei eu odiei, odiei, odiei o livro, odiei a autora, odiei tudo. Mas depois eu percebi que foi, exatamente como você disse, "cruelmente perfeito"... De certa forma, acho que se a Trudi tivesse poupado o Akkarin, o livro não teria tido o impacto que teve. LUTO AKKARIN Ç-Ç

Suzana 12/01/2014minha estante
Com certeza! haha Mas fiquei sabendo que ainda tem uma sequência sobre o filho deles, só que sem tradução para o português :x Só espero encontrar um "tal pai, tal filho" por favor! Aí poderei perdoar a Trudi, rs.

Maah65 12/01/2014minha estante
Sim, sim. Ela tem um outro livro que conta a história antes do Clã dos Magos, sobre a guerra de Sachaka e tudo mais. Também gostaria de ler. Bem que a Novo Conceito podia traduzir. E sim, se o Lorkin (acho que era esse o nome)for tão maravilhoso e se A TRUDI NÃO MATÁ-LO NO FINAL, quem sabe eu possa perdoá-la.

Cora 16/07/2014minha estante
Cara, eu estou chorando, desiludida e com raiva. Isso foi tão injusto, tão errado. Porque ele? Eu vou mandar um email pra autora, vou criar um final, qualquer coisa. Mas não dá pra aceitar que ele morreu, não dá. Eu gostei dele desde quando Akkarin apareceu pela primeira vez, mesmo quando a maioria o odiava. Não posso aceitar isso, céus, não posso!

Maah65 17/07/2014minha estante
Eu entendo como você se sente, é difícil de aceitar a morte de um personagem tão incrível. Eu também o amei desde o comecinho, desde o primeiro livro, desde sempre. E a Trudi matou logo a ele ): É foda. Logo ele. Mas a história foi feita e não há como mudá-la mais. Acho que esse final chocante foi que fez o livro se tornar um dos meus favoritos, pois graças a ele percebi o quanto eu conheci e amei aqueles personagens, principalmente o Akkarin. Ainda dói pensar que ele morreu, mas não acho que a Trudi "errou" ao matá-lo. Ela foi cruel e uma filha da puta, mas ficou perfeito. Ela fez uma trilogia divina.

Mandy21 20/09/2014minha estante
Eu chorei demais! Fiquei muito triste. A Sonea sofreu tanto durante toda a série... Ela merecia um final feliz. Sem contar que Akkarin era o meu personagem favorito, com aquela aura de mistério. Eu realmente amei a série, mas o final me deixou frustrada. Eu não conseguia acreditar. Parecia mentira. Quando você disse que esperou por um milagre, entendi exatamente o que você quis dizer: foi o mesmo comigo. Eu achei que ele não teria morrido. Foi chocante pra mim. Fiquei com vontade de escrever para a autora e perguntar "por que você odeia tanto seus personagens?". Ainda assim, eu recomendo a série, com certeza.

Maah65 22/09/2014minha estante
Acho que todo mundo acaba sentindo a mesma coisa quando termina o livro hahahah ;_; Saudades Akkarin

Samara.Gomes 13/12/2019minha estante
Eu também não soube lidar com esse final e me frustrei bastante! Primeiro pq achei que a luta final seria do Akkarin contra o Kariko (ranço) e que a Sonea seria a pessoa quem daria força pra ele acabar com aquele ser das trevas! E não acho que seria um final estilo felizes para sempre e sim uma deixa para uma futura continuação da história seguindo outro rumo (novos personagens, novas espectativas...) enfim. Ainda não superei a morte dele e estou puta que a Sonea ficou grávida! Ah mas ela tem uma parte dele! Não acho legal ter colocado este fim para demonstrar mais uma vez o quão forte ela era! Por tudo que sofreram, acho que os personagens e os leitores mereciam um final diferente.

Kah 30/01/2022

O melhor da trilogia
simplesmente o final de milhões, muito feliz de ter concluído essa jornada com a Sonea e os outros magos! eu amei que ela encontrou o amor de forma inesperada em uma pessoa inesperada mas pra mim funcionou! uma pena que o fim foi trágico pois eu acho que ambos os personagens tinham muito chão pra evoluir e crescer.

apesar de algumas coisas me incomodarem eu não acho que isso tenha estragado a leitura.

Vou sentir saudades de Dannyl, rothen, lorlen meus queridinhos.

a escrita da trudi evoluiu muito e é perceptível e ela nos prepara pra esse último livro.

a CENA DO JULGAMENTO eu fiquei no chão com tanta emoção.

Amanda3900 04/03/2022

Eu engoli esse livro e não foi por pouco. A leitura é rápida e dinâmica. Tirou muitas dúvidas impostas nos outros livros e isso foi bom. O final deixou a desejar. Algumas coisas não encaixam e ocorreram muito rápido. O casal improvável não faz sentido. O final poderia ter pelo menos mais alguns capítulos para mostrar o que acontece com os personagens. Duas mortes pra mim foram bem decepcionantes. No geral, é um bom livro, apenas o final que deixou a desejar.
Milena 04/03/2022minha estante
Eu amo demais essa trilogia!!!

Jave 04/03/2022minha estante
Vendo qualquer livro a 10 reais !
Me chama no wpp: 85 9 9832 3730

Laila 20/08/2013

Estou meio confusa agora que terminei de ler O Lorde Supremo... não porquê a autora deixe alguma ponta solta, mas porque agora que acabou, sinto um vazio enorme no peito. Um sentimento bem ruim, no entanto, porque sei que não vou mais participar da "vida" de todos aqueles personagens vívidos, bem elaborados e altamente emocionantes.
É, de longe, uma das melhores histórias que eu ja li, se não for a melhor!
Nos envolve de uma forma que não da para resistir a ler em cada segundo vago, perder horas de sono durante a madrugada por não conseguir parar de ler. É assim que é.
Existem livros (séries, trilogias, etc) que deveriam ter a obrigação de serem eternos. Porque, sinceramente, não sei o que vou fazer agora sem ter a Sonea, o Akkarin, Rothen, Dorrien, Dannyl, Lorlen, Osen, Cery, Faren e os Ladrões, e todos os outros habitantes das Terras Aliadas. Sem fazer parte da "vida" deles, sem me emocionar, rir, chorar e me apaixonar pelos personagens como se fosse eu a viver aquela história.
Então, para concluir.. queria agradecer à autora, mesmo sabendo que ela não vai estar ciente do agradecimento, por ter escrito e à editora Novo Conceito por ter publicado uma das melhores experiencias literárias da minha vida! Então muito obrigada por isso.

E é isso. A minha mais sincera opinião.

LEIAM! (Ou não, dai os personagens serão "só meus" hahahahaha)

yehaylw 26/08/2013minha estante
Bom, enfim... Você disse tudo. Realmente quando terminei o livro, senti um vazio enorme. Foi tudo tão perfeito; uma trilogia tão bem escrita e envolvente que me fez me sentir parte dela. E sinceramente eu estaria mentindo se dissesse que não chorei. Agora só resta saudade. :c

Flávia 19/01/2016minha estante
Foi dessa mesma maneira que me senti em relação ao livro quando terminei a leitura: gratidão pela autora. Foi uma das melhores trilogias que já li e fico triste em saber que não terá mais continuidade.

Guilherme Lima 03/04/2021

Fechando com chave de Prata
Esse de longe foi o meu favorito, mas mesmo assim não é o que eu chamaria de perfeito, o jeito como a autora conectou todos os pontos soltos é impressionante, cada revelação deixava você de boa aberta, a relação dos personagens voltou a ser ótima e gostosa de se ler, somente duas coisas nesse livro me incomodaram, uma delas foi o vilão e a outra acho que seria spoiler então fica na imaginação.
Carol 20/04/2021minha estante
Sim!!!! O livro é todo bom, mas o final foi mal trabalhado demais! Não precisava ter acontecido daquele jeito

Déborah 04/09/2020minha estante
Vdd, só sofrimento para a Sonea. Acabei o livro agora. Estou chorando (me apeguei ao Akkarin). A gravidez não compensa a morte dele. Odiooo

@books_beatriz 01/03/2020

Só um comentário
Não dá pra falar muito deste livro, já que é o terceiro da trilogia. Foi muito bom até um pouco mais da metade. Do nada a guria se torna a "super poderosa " e os outros personagens perdem destaque. E fiquei bem decepcionada com a morte do final. Pra quê aquilo?
Irinia Zachello 08/05/2020minha estante
Exato... pra que? essa morte sem nexo!!!

-natalia 20/09/2020

O lorde supremo
Sem dúvidas o melhor da Trilogia do Mago Negro! O Lorde Supremo conseguiu me prender bastante, ao ponto de que eu ficava estudando mas pensando nesse livro hahaha foi um pouco cansativo e demorado em algumas partes, mas os acontecimentos em si foram bem interessantes. O final me deixou meio surpresa, entre as lágrimas e a perplexidade... Vou sentir falta de mais livros com Sonea, Akkarin, Rothen e todos os outros!

SalomaoSalles 01/09/2021

Esse livro me presenteou com um dos melhores plots twisters de todos os livro que li nos últimos anos, foi maravilhoso. O terceiro livro da trilogia chegou dando com os dois pés. Teve ação, romance, aventura, discórdia, suspense e ainda finalizou com um final de cair o queixo. Quem não leu a trilogia do mago negro, LEIA. Só tenha um pouco de paciência com o primeiro livro ?

Kahh 19/06/2020

Depois de anos, conclui essa saga!!!
Com certeza esse é o melhor livro da saga, cheio de reviravoltas, gostei muito da progressão da história, apesar de não ser fã de romances, me alegra como o romance foi bem construído, não foi forçado nem corrido, e também não levou o foco, muito bom, me agradou bastante o desfecho final!!

Vic 21/05/2020

Divertido mas segue a fórmula
A trilogia é bem escrita e nos diverte enquanto lemos, só acho que a história segue a mesma fórmula: garota pobre que descobre que tem poderes. Pra mim não é problema, mas pra quem busca algo mais original talvez seja. E acho o romance meio sei lá, estranho.

Dani 06/10/2020

Vou dizer uma coisa: esse livro compensou toda a enrolação do primeiro, e incrível como a história se desenvolveu, bem diferente daquela narrativa no começo maio arrastada e repetitiva. Se você foi um dos que se sentiram tentados a abandonar a trilogia logo no primeiro livro, acho que vale a pena ler só pelo último.

--SPOILER-----------------------------------------------

Eu até agora não aceitei o final, mesmo já tendo levado spoilers antes sobre a morte de Akkarin, ainda me custa acreditar nisso... >:(
Ny 14/10/2020minha estante
Eu estou revoltadíssima com o final desse livro! ?
Achei um absurdo o que a autora fez!
Ela criou uma química entre dois personagens do nada (porque eu achei que foi bem atropelado esse romance entre os dois), e depois, quando o leitor começa a se acostumar com o casal, ela resolve finalizar a relação deles daquela forma.
O único modo de aplacar a minha indignação foi imaginar finais alternativos, que é o que eu tenho feito desde então, em protesto ao final ridículo que ela deu a um dos personagens principais. ?

Dani 15/10/2020minha estante
Mds, siimm, que fim foi esse?? Depois que acabou o livro eu fiquei um tempão só pensando nos outros possíveis finais, e tipo, se eles tivessem tirado o poder da arena, mesmo que Akkarin tivesse sido atingido, eles iam ter ainda poder de sobra pra matar o último ichani.