Parable of the Talents

Parable of the Talents Octavia E. Butler

Resenhas - Parable of the Talents

Anderson 19/04/2021

Assustadoramente visionário
Tão bom ou ainda melhor que o Parable of the Sower. Eu geralmente não gosto de medir a qualidade de livros de ficção científica pela sua qualidade premonitória, mas nesse caso aqui é assustadora a forma como Butler descreve os EUA do século XXI controlado por um autocrata religioso cujo slogan é "Make America Great Again".
Drickasouza 30/04/2021minha estante
Geeeente...

Anderson 09/05/2021minha estante
A mulher era melhor que a mãe Dinah.

Maitê 10/01/2022

Muito difícil dar continuidade a essa duologia. A personagem principal, a líder do culto Earthseed, Lauren Olamina é insuportável na sua ânsia em fazer todos seguirem sua nova religião a caminho de Alpha Centuri, estamos lendo o tempo todo sobre esse culto, sem de fato entender o por que as pessoas se envolvem, com esses versos chatos e repetitivos. Não faz sentido.
Nessa sequência o elemento despótico ficou um pouco de lado, mas temos o outro lado extremismo politico e religioso, bastante similar com o que temos escutado agora (escrito 20 anos antes) e isso fez a leitura ao mesmo tempo mais interessante e mais difícil.

Benditos livros - Luana 04/07/2018

Octavia ataca novamente !
O volume dois da serie Earthseed é bem melhor do que eu esperava. Quando li o primeiro livro, eu tive minhas implicancias com a protagonista, e neste volume, consigo enxergá-la melhor.
A história se passa 05 anos depois do primeiro volume, os acontecimentos nele são brutais, cruéis, e totalmente passiveis de acontecerem hoje. Ouvimos no livro as vozes de Lauren, de seu irmão Marcus, e de sua filha Larkin, a destruição e o renascimento de Earthseed como filosofia, o descaso e a crueldade politica, e o fanatismo religioso.

O mais impactante é que a história tem um tom quase profético - Octavia descreve os EUA sob a regencia de uma elite conservadora cristã, que destroi e distorce tudo que não se encaixa na sua agenda.
Ficcão cientifica? Distopia? O livro foi publicado pela primeira vez em 1998, e hoje,20 anos depois, estamos ainda mais perto dessa realidade...