Parable of the Sower

Parable of the Sower Octavia E. Butler

Resenhas - Parable of the Sower

renattomd 12/01/2024

É um livro difícil de largar, a história é muito bem construída e você cria vínculo com os personagens. O ritmo é um pouco lento no comecinho, mas depois fica intenso e prende bem.

Loba Literária 12/03/2022

Bom, mas realmente não leio mais Butler a não ser que seja obrigada. O começo foi uma sofrência pra ler, muito demorado.

Lari 22/09/2021

Comecei a ler esse livro porque ele foi objeto de análise das aulas de literatura inglesa. No início, foi bem difícil focar na história pois sempre resisto a leituras obrigatórias. Porém, é extremamente interessante acompanhar a jornada de Lauren e seu grupo na busca por uma vida melhor. Temas como religião, desigualdade social, ética e violência são constantemente abordados no livro e criam um paralelo cruel com nossa realidade.
Recomendo muito!

Maitê 13/09/2021

Achei muito difícil chegar até os 30% desse livro, tem um ritmo lento e até um pouco confuso. E mais ainda por eu não gostar de distopias ou adolescentes narrando.
Mas aos poucos fui superando minhas dificuldades e achei mais tranquilo quando a narrativa começa de fato a se movimentar e experimentamos um mudo maior, mais adulto.

Marina.leituras.da 24/08/2021

@leituras.da.marih
🌱Mais uma vez fui surpreendida pela escrita da Dama do Sci-fi, e cada vez mais tenho a certeza que encontrei a escritora perfeita para me fazer ler esse gênero.

🌱Octavia E. Butler parece não focar somente na parte da ficção científica, mas também traz à discussão vários aspectos sociais e, nesta obra pelo menos, aspectos ambientais e religiosos.

🌱O livro é contado pela Lauren, é como se estivéssemos lendo o diário dela desde 2024 até 2027, se não me engano. Lauren também tem uma característica especial, a hiperempatia. Toda vez que vê alguém sofrendo ela também sente a dor alheia.

🌱O livro pode ser um pouco “assustador” para alguns por causa do momento em que estamos vivendo e porque a data em que tudo se passa é bem próxima da nossa realidade. Não é difícil imaginarmos que a nossa sociedade possa se encaminhar para o que você lerá no livro.

🌱Aqui a autora fala bastante de religião, já que nossa personagem é filha de um pastor e por não se identificar com o que é pregado, acaba criando a sua própria. É muito interessante ver a criação dessa religião que, basicamente, acredita que Deus é nada mais do que a mudança.

🌱Esse é um livro que nos faz refletir sobre vários aspectos, sejam sociais ou religiosos. Na minha opinião, mesmo você não concorde com a teoria da Lauren, pode acabar tirando várias coisas interessantes das reflexões do livro e levar pra sua vida.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/07/resenha-parabola-do-semeador.html

Vanessa Sousa 07/08/2021

Este livro dói.
Ler este livro da Octavia foi sem dúvida uma escolha ousada. Ainda não sei se foi exatamente uma escolha sensata de minha parte ler esse livro na Pandemia, mas foi sem dúvida uma escolha e tanto.

O livro dói. Machuca ler esse livro. É uma leitura violenta por ser uma representação absolutamente possível da humanidade. O mundo retratado em "The Parable of the Sower" é completamente possível de existir, e isso é o que violenta a mente leitora. A escrita é absurdamente dolorida e violenta, mas sem dúvida, de qualidade inegável. A narradora se torna familiar depois de um tempo. Sua coerência e habilidade de sobreviver no mundo (se é que isso ainda se pode chamar de mundo) assusta. As personagens são muito bem construídas e são tão violentadas pela história e a vida quanto a pessoa que lê.

Esse livro dói, quase tanto quanto a indiferença irônica a dor inspirada pelo ponto de vista monótono e objetivo necessário à manutenção da (sobre)vida de Lauren.

Que Octavia não seja uma profeta de nós.

God is Change.