Protocolo Bluehand: Zumbis

Deive Pazos

Resenhas - Protocolo Bluehand: Zumbis

1 | 2 | 3 | 4

Lucas 12/01/2013

Resenhas sem desdenhas. (sem spoilers)
O livro em suma é muito bom, porém vou citar os detalhes mais a fundo abaixo:
Capa: A capa é excelente! não tem o que falar, partes em alto relevo imitando a mordida de um zumbi, a arte da capa, o titulo e a distribuição de detalhes é impecável

Conteúdo: como não tem uma história, somente capítulos sobre diferente cenas de um apocalipse zumbi, fica fácil manter a linearidade do contexto, peca muito em tentar manter o interesse do leitor em continuar lendo. Anotações e infográficos são um show a parte, trazem um ar cômico e divertido ao livro. Porém esse lado cômico as vezes perturba um pouco como não é um livro inteiramente cômico, nem totalmente sério você não sabe quando aquilo é uma informação verídica ou não.

Ilustrações: Fortes, pesadas e lindas! a representação é perfeita sem exageros nem apelações, porém ainda sim mantem o clima de apocalipse usando a técnica de usar preto branco e vermelho. Márcio L. Castro está de parabéns!
4 estrelas!
marciolcastro 17/02/2016minha estante
Obrigado pelo elogio Lucas! Foi muito divertido ilustrar esse livro e fico muito feliz que tenha gostado! :D

Ronan.Azarias 25/12/2012

Literatura nerd de primeira
Só gosta de zumbis quem gosta de zumbis. Somos praticamente náufragos nerds sujos de sangue em um mar de cultura pop.

Os zumbis até a alguns anos atrás foram renegados aos filmes classe B. Mas eis que eles ressurgem depois de eras nos confins do imaginário popular para se firmar como um dos ícones mais cultuados da cultura nerd.

Protocolo Bluehand: Zumbis veio no embalo dessa nova febre.Mas não por isso ficou caxias.
O livro trás informações de sobrevivência muito importantes, mesmo que não haja um apocalipse zumbi de verdade.

Os autores conseguiram criar uma forma crível ao vírus causador da zumbificação (levando em conta que a onda do momento é o bioterrorismo) além apontar fatos reais que podem causar a destruição da raça humana pelos zumbis.

As informações são realistas e desmitificam várias "verdades" que foram incutidas na população com os anos de filmes de ação. Mesmo que não haja um apocalipse zumbi o livro serve muito bem como um guia de sobrevivência comum.

O design do livro é lindo. Ele foi criado para ser um diário no qual foram agrupadas todos os dados disponíveis sobre os zumbis e como sobreviver a eles (e aos humanos). Existem várias "marcas de sangue e café" além do papel passar a impressão de que o diário já passou por muitas coisas. Também há "post-it's" com informações coladas e anotações a caneta. Tudo isso para deixar mais real a sensação de um livro de guerra. Por esta característica eu aconselho a pessoa que deseja lê-lo adquirir a versão impressa, pois a digital vai reduzir pela metade a diversão do livro.

Para mim o livro apresentou dois defeitos, um grande e outro menor. O maior problema é que ele cita fatos futuros muito próximos prevendo o apocalipse. Isso para mim foi um erro, pois daqui a alguns anos quando eu voltar a lê-lo (ou meu filho - queira Deus)não terei a sensação de real perigo, pois os fatos ali citados já aconteceram (a muito tempo às vezes)e não aconteceu nada, assim perde um pouco da "veracidade" que é o ponto forte do livro. O defeito de menor importância é sobre a arte da capa. Ela é bem feita, com um arte muito bem acabada e com o detalhe da mordida na beirada, porém ela não está condizente com o formato do conteúdo do livro. Se o livro foi feito para ser um diário de guerra passado de mão em mão por muito tempo a capa deveria imitar o mesmo estilo. Uma capa imitando couro velho como no livro Aziza da autora Ara Mitta pela editora Musa (http://www.skoob.com.br/livro/228976) sujo de sangue e com a mordida no canto seria mais interessante e realista do que a capa que foi feita. A esse detalhe eu considero de mínima importância porque a capa que sugeri pode não ser comercialmente interessante ou mesmo não agradável aos outros fãs de zumbis.

Dei nota 4 pelo dois defeitos que acabei de apresentar, mas o livro é excelente e divertidíssimo de ler!
Ganhou um lugar na minha lista de favoritos!

Dani 09/12/2012

Como sempre, fantástico.
Sim, mais uma vez o selo Nerdbooks conseguiu superar as minhas expectativas. O Protocolo Bluehand:Zumbis além de ser um guia de conduta para o iminente Apocalipse Z, faz o leitor refletir sobre a sua vida, seu futuro, a estrutura da sociedade atual, tudo isso de maneira bem humorada e extremamente irônica.
O Protocolo Bluehand: Alienígenas é muito bem escrito, porém consiste unicamente em um guia de ataque e sobrevivência. Já o PBHz foi escrito de maneira brilhante pelo mestre Fábio Yabu (Abu Fobiya).
Cada centavo economizado para o compra dessa obra de arte vale, não só pela arte, diagramação e incrível cuidado que o senhor Deive Pazos tem com a forma do livro (que acredito ser única, e absurdamente cativante para o leitor). O leitor perceberá o quanto a equipe estudou e pesquisou sobre contaminação por raiva e toxoplasmose e sobrevivência, tanto que, independentemente de Apocalipse Z, sinto-me mais preparada para lidar com eventuais acidentes de qualquer espécie.
Obrigada Fábio, Jovem Nerd e Azaghal pelo excelente livro que vocês fizeram, e continuem com esse padrão.

Sil 07/12/2012

Leia antes que seja tarde demais!!!
Um zumbi tem o direito de permanecer morto.

O novo manual de sobrevivência da NerdBooks traz de volta as instruções, conselhos e guias práticos para NUNCA ENFRENTAR A MENOS QUE SEJA ESTRITA E IRREMEDIAVELMENTE INEVITÁVEL as ameaças que podem varrer definitiva e rapidamente qualquer indício de que algum dia estivemos sobre a face da Terra. Desta vez, o perigo a não ser encarado de frente a não ser em último caso, são os zumbis.

A realidade do horror nada divertido da breve e real infestação zumbi a qual seremos fatalmente submetidos é-nos apresentada por Fabio Yabu (que assina o livro como Abu Fobiya because of the reasons) após intensa pesquisa e consulta junto a profissionais e dados oficiais especializados e dirigidos não apenas a esta catástrofe em particular, mas em muitas outras; desmistificando ideias que perpetram o imaginário nerd a algumas décadas em virtude de muitos filmes, livros e HQ's - afinal o propósito destes é o entretenimento e não livrar os meus e os seus intestinos de serem arrancados a dentadas!!

A já citada possibilidade de aplicar as instruções do manual a situações distintas de tragédia é para mim o melhor ponto positivo. A seguir, vou listar os demais pontos positivos e em seguida os negativos:

Prós
1 - a ironia e as referências nerds continuam lá
2 - infográficos
3 - ilustrações
4 - peculiaridade da capa (animal o/)
5 - familiaridade do autor com zumbis e descrições macabras
6 - excelente narrativa do autor
7 - leitura contagiante - não sei se era de fato o conteúdo ou o fato d'eu precisar de tempo pra aprender algum parkour (ou malabarismo com bandeira branca Q) e arco e flecha antes do próximo dia 21

Contras
1 - o monstro da expectativa me fez esperar um livro com a mesma estrutura de PBHa (não posso dizer aqui o pouco que mudou, seria spoiler), mas a mudança não é necessariamente negativa, além de pequena, eu apenas fui imprudente em me antecipar
2 - muito merchandising das demais obras do Fábio Yabu e do selo NerdBooks - entendo e não reprovo a necessidade de vender, mas em alguns momentos ficou artificial demais e estragou a experiência de leitura =C
3 - eu ficaria mais feliz - e acredito que todos os nerds, com mais infográricos

Resumindo, pra mim vale de 4 a 5 estrelas.
Vocês precisam comprar e ler pra avaliar - não acho que surgirão muitas avaliações negativas.
E precisam decorar e guardar também: o fim está logo aí.

A seguir umas frases aleatórias apenas para deixar quem começou a ler agora, não recebeu ainda ou não comprou curioso 8D.

Imprescindivelmente leia as instruções da página 94.

Próxima cobra que cruzar meu caminho, vou testar as instruções para deixá-la inconsciente, pareceu visualmente engraçado (não pra cobra, claro).

A necessidade de um espelho pra ler me desqualifica como Bluehand?! =C

Faltou lorem ipsu.

Pra finalizar, quero deixar minha sugestão de não jogar fora comida enlatada que esteja vencida, estufada ou amassada: normalmente elas são pesadas e podem ser usadas como arma, arremessando contra mortos, ou vivos. Sim? Não?

Estar preparado é sobreviver.
Carolina 15/12/2012minha estante
Comecei a ler o livro ontem e acabei hoje1 É muuuuito legal esse livro. Além da sátira sobre como se proteger de um Apocalipse zumbi, logo no começo ele nos faz refletir sobre nossa conduta na sociedade e de que modo interferimos no ambiente natural. Recomendo!

Pedro Cortat 30/12/2014minha estante
Concordo em tudo que disse, tanto em prós quanto em contras. Por isso dei uma nota menor do que o PHa ( 4 para o Zumbi, 5 para o Alienígenas). Principalmente o Merchan, e olha que eu já comprei e li todos os lançamento do Abu Fobya, mas quebra a "magia".

1 | 2 | 3 | 4