Manual do Poeta

Manual do Poeta Ivo Korytowski

Resenhas - Manual do Poeta - Tudo que Você Gostaria de Saber sobre a Arte Poética

13marcioricardo 22/03/2022

Satisfeito
Comprei este livro porque pretendo adicionar a poesia ao conjunto de coisas que leio. A poesia embeleza a vida.

Como não lembro de mais nada do que estudei na escola sobre esta arte, optei por dar uma refrescada no assunto antes de começar.

Então, não tenho termo de comparação pra dizer se o livro é realmente bom, mas o meu propósito era obter um resumo geral do assunto e sinto que cumpriu esse objetivo.

Felipe 10/02/2021

Um verdadeiro manual
Objetivo e com ótimos exemplos de mestres clássicos e contemporâneos. Ideal para qualquer um que queira se aventurar nessa arte e entender como vai muito além de colocar palavras bonitas no papel. Os capítulos sobre variações de métrica, cadência, sonoridade, soneto e repente são fundamentais.

Thais645 27/02/2024

Uma leitura sucinta e agradável que aborda diversos tópicos sobre a arte da poesia. O livro expõe os recursos, as regras e as técnicas necessárias para compreender as composições poéticas existentes.

Roberto 24/04/2022

Terceiro manual de escrita poética que li para a fundamentação do projeto de poesia que desenvolverei com meus alunos, o Manual do Poeta, de Ivo Korytowski, surpreendeu positivamente. O autor apresenta em poucas páginas o essencial para se entender e escrever poesia, mas naquilo que em outras obras similares é muito sintético e até mesmo raso, aqui é muito bem explicado e aprofundado.

No primeiro capítulo, Ivo define poesia, poema, verso e estrofe e já nos revela a nomenclatura das estrofes segundo o número de versos que apresenta. No segundo capítulo, fala de métrica e contagem de sílabas poéticas, e aí supera outros manuais ao demonstrar quando as vogais não se juntam em uma mesma sílaba poética, exceção a uma das regras da métrica. Além disso, trata dos macetes que os poetas utilizam para escrever versos metricamente perfeitos. Depois, apresenta a classificação dos versos segundo o número de sílabas poéticas. No terceiro capítulo, o autor fala de rima e a classifica segundo sua disposição, sua qualidade, sua acentuação e sua correspondência de sons. Do quarto ao sétimo capítulos, vemos uma verdadeira aula sobre recursos de escrita poética, como ritmo, sonoridade e outros. No oitavo capítulo, o autor faz um alerta sobre poemas prosaicos, ou seja, escritos sem ritmo, o que caracteriza como maus poemas. Enfim, do nono ao décimo segundo capítulos, o autor apresenta as principais formas de poesia, como o soneto, o haikai, o cordel, dentre outros.

Sem dúvida, o Manual do Poeta é o mais completo sobre como escrever poesia. É impossível o leitor não ficar ligado ao ler poesia depois de passar por ele. Eu mesmo me peguei contando as sílabas poéticas dos sonetos de Shakespeare e dos poemas que ilustram um livro sobre a história da poesia brasileira que estou lendo agora, além de reparar na tonicidade das sílabas e na posição e nos tipos das rimas.

Há uma edição física e uma versão em e-book, publicada na loja do Kindle. Apesar do preço meio salgado (acho e-books de R$20,00 caros), é muito compensadora a leitura para os amantes da poesia. Existem dois outros manuais similares no Kindle, um deles escrito por Joaquim Osório Duque Estrada, compositor do Hino Nacional do Brasil, mas vou parar aqui, por enquanto.